- HOMENAGEM.
-
Foi uma visita a Itu e Salto, que levou ao geógrafo Aziz Ab'Saber a definir seu futuro profissional em direção à geomorfologia. Na época (anos 40), sem recursos financeiros para comprar livros, ele concentrou-se no que chama de leitura da natureza. Viajando na região de Itu, entusiasmou-se com a observação dos limites entre o planalto cristalino e bacia sedimentar. Foi o começo de brilhante carreira, coroada em março com o Título de Professor Emérito da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP. Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ab'Saber descreveu suas dificuldades e descobertas no começo da carreira, durante outra homenagem, também em março, no Instituto de Estudos Avançados da USP, quando proferiu a palestra Uma Autobiografia Sentimental. Vale saber: entre as descobertas do professor, estão as stone lines, isto é, linhas de pedra que se formaram, em outras eras, onde havia leitos de rios. É possível observar estas formações na rara mancha de cerrado, que existe em Itu.
- CERRADO AMEAÇADO - 1
- O Cerrado, quem diria, é um dos biomas mais ricos em espécies vivas e mais ameaçados do mundo. Esta foi a conclusão do estudo científico desenvolvido pela ONG Conservation International - CI, que colocou o Cerrado e a Mata Atlântica entre os 25 hotspots do mundo. Conceito criado em 1988, hotspots são ecossistemas não apenas ricos em biodiversidade: eles devem ter pelo menos 1500 plantas endêmicas, isto é, espécies que existem apenas lá. Ao mesmo tempo são áreas ameaçados pela devastação. Segundo a CI, 60% da vida terrestre do Planeta ocupam 1,4% da superfície terrestre. Quanto ao cerrado, ele tomava 21% do Brasil. Hoje resta um quinto de áreas originais.
- CERRADO AMEAÇADO - 2
- Apesar da valiosa biodiversidade, o Cerrado vem dando lugar à criação de gado e à agricultura extensiva, sobretudo soja. Entre as consequências, está a erosão e a contaminação por agrotóxicos. Segundo o estudo da Conservation International, só 3% do Cerrado Brasileiro são protegidos como área ecológica. É pouco, diante de tanta riqueza de vida: estima-se que os Cerrados possuam cerca de 10 mil espécies de plantas, 4.000 delas endêmicas (que só existem lá). Vale saber: Itu tem uma rara mancha de cerrado, uma das mais próximas da capital paulista. Desde 1986, a AIPA luta por sua conservação.
- EFEITO ESTUFA - BRASIL EM RISCO
- O Brasil corre o risco de trocar o status de absorvedor do carbono da atmosfera, pelo de co-responsável pelo aquecimento global do Planeta. A denúncia, do professor Ildo Sauer, da USP, ocorreu durante evento que reuniu cientistas, ambientalistas e autoridades governamentais para debater a Amazônia e sequestro de carbono. Para entender: nas últimas décadas descobriu-se que a emissão de certos gases, sobretudo o gás carbônico, provocariam o aumento da temperatura média na Terra (efeito estufa). Este aquecimento seria desastroso: por exemplo, o nível do mar subiria a ponto de submergir ilhas e cidades costeiras. Para evitar, os países discutem o Protocolo de Kyoto, com medidas práticas a serem adotadas. Um instrumento é reduzir o uso de derivados de petróleo, maiores vilões da emissão do carbono. Plantar árvores é outra estratégia: no processo de fotossíntese elas absorvem carbono do ar. O Brasil era considerado país limpo, já que a floresta ocupa um terço de seu território e a principal fonte de energia, hidrelétrica, é limpa. Só que o desmatamento está diminuindo a área verde. E, ao contrário do que vem se divulgando, as usinas termoelétricas - em implantação com incentivo do Governo - são poluidoras. Elas usarão gás derivado do petróleo para produzir energia. Só que, no processo de queima, o gás emite carbono, vilão do efeito estufa.
- ARAGUAIA-TOCANTINS - DENÚNCIAS
- Na sugestiva data de 1.º de Abril, dia da mentira, realizou-se em São Félix do Araguaia, Mato Grosso, a Audiência Popular sobre a Hidrovia Araguaia-Tocantins, visando questionar este projeto prioritário do governo federal que transformaria os rios das Mortes, Tocantins e Araguaia em corredor hidroviário, de 2.516 Km. Em nome de escoar a soja produzida na região central do Brasil, a obra prejudicaria o ecoturismo, o meio ambiente local, e também o Pantanal e a Região Amazônica, já que trata-se de um corredor ecológico entre estes ecossistemas. A vida animal seria afetada, entre outros, pela diminuição dos lagos, baias, praias e das áreas úmidas. Na região, há 35 povos indígenas, e povos ribeirinhos. O projeto não apresenta a contrapartida de gerar mais empregos. Segundo os organizadores do evento, o Ibama, responsável pela aprovação ambiental, chegou a marcar audiências públicas para debater a hidrovia, mas em locais que sofrerão pouco impacto ambiental da obra e onde há produtores de soja, interessados na Hidrovia. Em junho de 1999, os grupos Karajá e Tapirapé solicitaram formalmente, uma audiência pública na aldeia Fontoura. Nenhuma das audiências se realizou. Por isso, a Comissão Pastoral da Terra organizou esta, facilitando o acesso para grupos de 11 municípios da região, inclusive das comunidades Karajá e Tapirapé. O próximo passo será outra audiência, desta vez em Brasília. organizada pela Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias da Câmara dos Deputados.
- OFICINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- Anote em sua agenda: em 5 e 6 de maio, sexta e sábado, tem Encontro de Educação Ambiental no campus da USP, em Ribeirão Preto. Organizado pela Associação Cultural e Ecológica Pau-Brasil, após a abertura solene com a presença de autoridades, o evento terá palestras e mesa redonda, e Oficinas de Educação Ambiental. A AIPA participa, organizando a Oficina Parâmetros Curriculares Nacionais e Educação Ambiental, que unirá exemplos práticos com a teoria, ministrada pela Equipe da AIPA e junto com palestrantes convidados. Mais informações com Simone Kandratavicius, e-mail: jetsk@uol.com.br.
- FIM DA USINA DE CHERNOBYL?
- A menos de um mês do Acidente de Chernobyl completar 14 anos, o governo da Ucrânia anunciou a intenção de fechar esta usina. Foi em 26 de abril de 1986 que ocorreu o vazamento o reator 4 daquela central nuclear, causando o maior acidente nuclear do mundo. A nuvem radiativa espalhou-se na Europa. Fala-se de 8 mil pessoas mortas, milhões de pessoas e animais atingidos. Em 1991, a Organização Mundial de Saúde criou uma programa de monitoramento de população da região: dos 840 mil habitantes de Belarus, Ucrânia e Federação Russa, 50 mil viviam em áreas perigosas. Em 1996, os primeiros resultados do trabalho indicaram aumento de casos de câncer de tiróide, sobretudo em crianças. Mas estatisticamente não se provou que a causa era o acidente nuclear. Naquela data, já se anunciou a intenção de fechar a usina. Em tempo: enquanto lá se fala em fechar, no Brasil começa a operar a Usina Nuclear Angra II.

DATAS
Anote estas datas e use, para criar eventos ou ações ecológicas:
2.a QUINZENA DE ABRIL
- Sábado, 15/4, é o Dia da Conservação do Solo.
- Terça feira, 18/4 é Dia Nacional do Livro Infantil.
- Quarta feira, 19/4 é Dia do Indio.
- Sexta feira, 21/4, é Dia de Tiradentes. Neste dia, Brasília comemora 40 anos. Para pensar: a capital brasileira incentivou a ocupação do Cerrado no Brasil Central.
- No sábado, 22/4, enquanto o Brasil comemora 500 anos da chegada dos colonizadores a nosso território, o mundo festeja o Dia da Terra.
- 23/4, domingo, é Dia Mundial do Escoteiro.
- Semana sem TV: esta é a proposta de ecologistas espanhóis para a última semana de abril, como forma de repensar o modo de vida e o consumismo que a TV incita.
- Quarta-feira, 26/4, é dia de lembrar o Acidente Chernobyl, o maior acidente nuclear do mundo, ocorrido em 1986. (ver nota)
- Sábado, 29/4, tem Curso de Capacitação em Horta Orgânica da AIPA.
MAIO 2000
- Feriadão. 1/5, Dia do Trabalho acontece numa segunda-feira.
- Sexta e sábado, 5 e 6/5, tem Encontro de Educação Ambiental em Ribeirão Preto (para detalhes - clique aqui)
- Domingo, 7/5 é o Dia do Silêncio. Poluição sonora - você se cuida em relação a este perigo?
- Segunda feira, 8/5, é Dia do Artista Plástico.
- Sábado, 13/5, é Dia da Abolição da Escravatura e Dia da Imprensa.
- Domingo, 14/5, é Dia das Mães. Dê presentes ecológicos.
- Segunda-feira, 16/5, é Dia do Gari. Que tal debater os 3R nesta data - Redução da produção de lixo, Reutilização e Reciclagem?
- Quarta-feira, 18/5, é Dia Internacional dos Museus
- Segunda-feira, 22/5, é Dia do Apicultor
- Sábado, 27/5, tem Curso de Capacitação em Horta Orgânica da AIPA.
- Segunda-feira, 29/5, é Dia do Geógrafo.
- Terça-feira, 30/5, é Dia do Geólogo.
|
|