URTIGA
EDIÇÕES ANTERIORES
MAIS SOBRE O URTIGA
NOTÍCIAS DA AIPA
DOCUMENTOS COLETIVO CONSEMA

 
 

ECOS

(Notas publicadas no Urtiga 138 - mai/jun 2000 - última pág.)


CURSOS DA AIPA
Participantes do curso, em 13/5Era véspera do Dia das Mães. Mesmo assim, o terceiro curso de Capacitação em Horta Orgânica, realizado na sede da AIPA em 13 de maio, foi um sucesso. Participantes de escolas municipais, estaduais, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, estudantes do supletivo e comunidade compareceram para aprender os truques para instalar uma horta orgânica em qualquer espaço e os cuidados para mantê-la sempre sadia. Após este aprendizado, os participantes tiveram a oportunidade de percorrer uma trilha ecológica, comparando uma área explorada pela agricultura, com o cerrado nativo e uma mata ciliar (que protege os rios, como cílios protegem nossos olhos). O próximo curso está agendado para sábado, 17/06, e as inscrições já estão abertas. O preço continua promocional: professores, estudantes ou pais de estudantes pagarão apenas R$ 5,00, para este curso de dia inteiro. Mas atenção: alimentação e transporte até a sede da Associação não estão inclusos neste preço (há local para fazer lanche, que cada um deve trazer). Informações pelos telefones: (11) 7826-1320 ou (11) 9936-9689, com Marcelo, Eliana ou Vagner. Outra opção é o e-mail: aipa@aipa.org.br.

inicio desta página

CIDADE NOVA 4 E 5? - 1
Já está em análise na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em São Paulo, o RAP, ou Relatório Ambiental Prévio, para a implantação de dois novos loteamentos no sub-distrito Pirapitingui, em Itu. Trata-se de Cidade Nova IV e V. Vale lembrar: o projeto Cidade Nova foi iniciado em 1986, com a implantação de um primeiro núcleo, com cerca de mil lotes, para auto-construção. A partir disso, planejaram-se mais quatro núcleos, Cidade Nova II, III, IV e V. Apenas dois foram implantados, com muitas irregularidades, que mereceram uma Ação Civil, do Ministério Público. Após muita luta, foi feito um Estudo de Impacto Ambiental, aprovado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente, com exigências que deveriam ser cumpridas, antes da ocupação de Cidade Nova III. A Prefeitura descumpriu as determinações.

inicio desta página

CIDADE NOVA 4 E 5? - 2
O Estudo de Impacto Ambiental dos empreendimentos "Cidade Nova", é do início dos anos 90. Ele previa que - com os cinco núcleos programados - a região chegaria no futuro a uma população de no máximo 25 mil habitantes. Mas a permissão só foi dada para a construção de Cidade Nova II e III (hoje, Jardim União e Novo Mundo). Mesmo assim, hoje a população ultrapassa em muito a previsão: são cerca de 40 mil habitantes, que sofrem com uma multiplicidade de problemas, como carência de água, deficiências de saneamento e desemprego. Estatísticas também apontam alto índice de criminalidade na área. E tem mais: sem Estudo de Impacto Ambiental, já está sendo erguido outro loteamento na área. "Tentaremos examinar o Relatório Prévio de Impacto Ambiental, e pediremos que se exija um Estudo de Impacto Ambiental", diz Juljan Czapski, presidente da AIPA, explicando que o Relatório Prévio é mais superficial e passa apenas pela análise de técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Já o Estudo de Impacto é mais aprofundado, sendo analisado pelos técnicos e pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente. Muitas vezes, recomenda-se a realização de Audiência Pública, para que a população local conheça o projeto e coloque suas restrições, quando existirem.

inicio desta página

CAVERNAS AMEAÇADAS
Deu em alguns jornais. A Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados retirou um artigo do projeto de lei que trata da proteção das cavernas brasileiras. Este artigo exigia a elaboração de estudo e relatório de impacto ambiental (EIA-RIMA) para empreendimentos de grande porte no entorno das cavernas. Espeleólogos, e outros especialistas sabem que cavernas são sistemas frágeis, ou seja, sofrem facilmente a destruição. São patrimônios naturais, onde há espécies únicas de vegetais e animais. A região do Vale do Ribeira, em São Paulo, que concentra o maior número de cavernas brasileiras, é coberta por pura Mata Atlântica.

inicio desta página

VISITAS À AIPA
O mês do meio ambiente é sempre cheio de atividades ecológicas. Antecipando-se à data, em 26 de maio, 25 alunos do SESI / CEI visitaram a sede da Associação, como complementação de um trabalho de uma professora, com o tema "sítio". No início de junho, divididos em duas turmas, a Pré Escola Municipal Cemus, de Salto, programou a visita de cem alunos. "Foram as primeiras visitas solicitadas para este mês", informa Marcelo Mattiuci, da AIPA, lembrando que as visitas, abertas a grupos de qualquer idade, devem ser agendadas com no mínimo 10 dias de antecedência. Normalmente, elas são realizadas às sextas feiras. O número de participantes é limitado, para garantir melhor aproveitamento

inicio desta página

AMPLIAÇÃO DE VIRACOPOS? - 2
A ampliação do aeroporto de Viracopos, em Campinas, pode destruir uma das últimas áreas de Cerrado da região. Como se sabe, o Cerrado é um dos biomas mais ameaçados e mais ricos em biodiversidade do mundo, representando um precioso patrimônio genético para o país. E mais: aumentará a poluição sonora, bem como o risco de acidentes aéreos sobre áreas residenciais. O alerta vem de João Luiz Pegoraro, da Sociedade Protetora de Diversidade das Espécies (Proesp), que já encaminhou ao Secretário Estadual do Meio Ambiente, Ricardo Trípoli, um pedido para que a Secretaria exija que se faça o Estudo de Impacto Ambiental. De acordo com informações do jornal Correio Popular de Campinas, a análise do caso estaria a cargo do Departamento de Avaliação de Impactos Ambientais da Secretaria, que tem poder para permitir o projeto, do ponto de vista ambiental, sem Estudo de Impacto.

inicio desta página

AMPLIAÇÃO DE VIRACOPOS? - 2
Para lembrar: um órgão ligado à própria Secretaria Estadual, a Fundação Florestal, estimou que, entre 1972 e 1990, o Estado de São Paulo perdeu 89% de seu Cerrado. Para recompor esta área, seriam necessários R$ 3,8 bilhões de reais! Citando previsões da Infraero, o Correio Popular informa que a ampliação do aeroporto gerará cerca de 1,4 mil pousos e decolagens por dia, ou um movimento de 50 milhões de pessoas por ano! São informações que a Proesp repete, para embasar seu pedido de Estudo de Impacto Ambiental para a ampliação do Aeroporto de Viracopos.

inicio desta página

EM FAVOR DAS FLORESTAS
Uma pesquisa do Instituto Vox Populi, encomendada pela Agência Estado com as ONGs Socioambiental e WWF foi usada para defender a mudança do atual Código Florestal brasileiro proposta pelo Conama - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Segundo a pesquisa, 88% dos 503 entrevistados querem mais proteção para as florestas brasileiras e 93% acreditam que a conservação ambiental não prejudica o desenvolvimento do país. Vale lembrar as informações do Urtiga 136 (janeiro/fevereiro 2000): o Código Florestal existe desde os anos 60, sendo que a proposta de mudança feita pelo Conama teve participação dos ruralistas. É o que foi também lembrado em maio, num evento em São Paulo, que resultou em manifesto subscrito por ambientalistas, promotores e outras autoridades. O documento lembra que o texto do Conama tem pontos que são brechas para a devastação, devendo ser revistos. Mas todos concordam: a proposta do deputado Micheletto (ruralista), é pior, ao permitir claramente mais desmatamento na Amazônia Legal. (confira no site da AIPA a íntegra do manifesto sobre o tema)

inicio desta página

CUIDADO COM A ÁGUA
Quem mora em regiões condenadas ao racionamento de água deve tomar um cuidado para não sofrer um duplo prejuízo. É muito comum o relógio que mede o consumo "enlouquecer", ou seja, paga-se mais caro de que se houvesse o fornecimento normal. A dica é desligar o relógio durante o tempo em que a água não está sendo fornecida. E é claro: economizá-la o tempo todo e lutar por uma política justa para este setor

inicio desta página

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Além de que conhecer a teoria, os professores sentem falta da discussão de práticas educacionais, para tirar do papel os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Esta foi uma das conclusões dos participantes da Oficina PCN e Educação Ambiental, ministrada pela AIPA no Encontro de Educação Ambiental realizado em Ribeirão Preto no início de maio. Organizado pela Associação Cultural e Ecológica Pau-Brasil, o evento teve grande procura: 400 inscritos, atraídos pelas palestras e dez Oficinas de Educação Ambiental. A AIPA também participou da Oficina de Horta Orgânica, apresentando a experiência desenvolvida nas escolas ituanas.

inicio desta página
 
DATAS

Anote estas datas e use, para criar eventos ou ações ecológicas:

JUNHO

  • 5/6, segunda-feira, é o Dia Mundial do Meio Ambiente, data criada em 1972, para marcar a primeira Conferência Mundial de Meio Ambiente, promovida pela ONU.
  • 8/6, quinta-feira, é Dia Mundial dos Oceanos.
  • 12/6, segunda-feira, é Dia dos Namorados. Dê presentes ecológicos.
  • 16/6, sexta-feira, é aniversário do município de Salto.
  • 18/6, domingo, é Dia do Químico.
  • 21/6, quarta-feira, marca o inicio oficial do inverno.
  • Feriadão: 22/6, quinta-feira, é Corpus Christi.
  • 24/6, sábado, tem muita festa: é Dia de São João, o mais curto do ano. Também é o Dia do Mel.
  • 29/6, quinta-feira, é Dia de São Pedro e o Dia da Telefonista e Dia dos Pescadores.

JULHO
  • 4/7, sábado, é o Dia Internacional do Cooperativismo. Coincidentemente, foi nesta data que ocorreu o Massacre da Praça Celestial em Pequim, China, em 1989.
  • 13/7, quinta-feira, é Dia do Engenheiro Florestal e Sanitarista. Boa data para discutir como proteger nossas águas e nossas florestas.
  • 14/7, sexta-feira, é Dia do Farmacêutico.
  • 17/7, segunda-feira, é Dia do Protetor da Floresta.
  • 20/7, quinta-feira, é Dia Internacional do Amigo. Faça algo em prol de nossa mãe-amiga Terra. E lembre: neste dia, em 1969, o homem pisou pela primeira vez na Lua, de lá avistando a Terra.
  • 25/7, terça feira, é Dia do Motorista: boa data para debater medidas contra a poluição automotiva.
  • 26/7, segunda-feira, é Dia da Vovó.
  • 28/7, quarta-feira, é o Dia do Agricultor. Portanto, também é Dia do Agricultor Orgânico.

INÍCIO DE AGOSTO
  • 1/8, terça-feira, é o Dia do Selo. Que tal pesquisar as séries que exploram o tema Proteção Ambiental?
  • 6/8, domingo, é dia de lembrar que há 55 anos, foi lançada a bomba atômica em Hiroshima, Japão. Foram 190 mil mortos, para não mencionar feridos e danos ao ambiente!
  • 8/8, terça-feira, é Dia do Bandeirante.
  • 10/8, quinta-feira, é Dia do Veterinário. Convide um para que fale sobre a vida animal.
  • 11/8, sexta-feira, é Dia do Advogado e do Magistrado.
  • 13/8, domingo, é Dia do Economista. Também é Dia dos Pais - prepare um presente ecológico.


mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões

inicio desta página
      Home   => Conheça a AIPA   => Jornal Urtiga    => Índice Urtiga 138