URTIGA
EDIÇÕES ANTERIORES
MAIS SOBRE O URTIGA
NOTÍCIAS DA AIPA
DOCUMENTOS COLETIVO CONSEMA

   

DICAS VERDES

O IRERÊ, QUE ENFEITA RIOS E LAGOS

(Publicado no Urtiga 139 - julho/agosto 2000 - pág. 7)

irerê, no desenho de Dian Storch A pesar de não ser das maiores aves, o irerê chama a atenção em rios e lagos, pela beleza. Também pudera. O bico é preto, mas a cabeça e garganta são brancas, como se fosse uma máscara. Já a nuca e a região ventral são pretinhas. O peito é castanho e os lados do corpo são estriados em branco e preto. Os pés-de-pato também são negros.

Esta ave aquática, que cientistas chamam de Dendrocygna viduata, também é conhecida como paturi, marreca picadeira, ou viuvinha. Seu porte é ereto e a fêmea adulta fica um pouco maior que o macho. Irerê atinge até 44 cm de comprimento. No fim da tarde costuma voar em grupos, que se alinham em triângulo.

Com o pescoço esticado e batendo continuamente as asas, chegam a superar oitenta quilômetros por hora. E têm o hábito de descrever círculos, sempre piando, na hora de pousar.

Nosso amigo é mais ativo à noite. É onívoro, quer dizer, come folhas e plantas flutuantes, e também é capaz de devorar insetos e vermes. Quem vê de fora, percebe a ave remexendo a água, mergulhando a cabeça e ficando com o corpo em vertical, em busca da comida. Uma característica é sua voz estridente, que parece gritar i-re-rê.

Na época da reprodução, a fêmea põe uns dez ovos. Ninho de irerê pode ser tanto nas árvores ribeirinhas, como no solo, perto da água. Pai e mãe revezam, tanto no choco, quanto no cuidado com os filhotes. A incubação dura cerca de 28 dias e, ao nascerem, os pequenos apresentam dorso e flancos pardos e ventre amarelado.

Saiba: o belo irerê não é privilégio brasileiro. Ele é encontrado em outros países da América Latina, como Bolívia, Argentina, Uruguai, e também na África.

Fonte: "RedeAIPA"

  VOLTAR


mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões

inicio desta página
      Home   => Conheça a AIPA   => Jornal Urtiga    => Índice Urtiga 139