URTIGA
EDIÇÕES ANTERIORES
MAIS SOBRE O URTIGA
NOTÍCIAS DA AIPA
DOCUMENTOS COLETIVO CONSEMA


   

ECOS

(Notas publicadas no Urtiga 144 - maio/junho 2001 - última pág.)

  • ARRASTÃO ECOLÓGICO
  • SPALIA.COM/AIPA
  • HORTA ORGÂNICA
  • NA SURDINA
  • TRISTE ANIVERSÁRIO 1
  • TRISTE ANIVERSÁRIO 2
  • AQUECIMENTO GLOBAL
  • AQUECIMENTO GLOBAL 2
  • AFTOSA EM GENTE
    DATAS COMEMORATIVAS - JUNHO
    DATAS COMEMORATIVAS - JULHO
  • MAIS DATAS - INICIO AGOSTO


    Leia o jornal Urtiga
    Arrastao em Cidade Nova - Foto: Saci
    ARRASTÃO ECOLÓGICO
     
    Foi na manhã ensolarada do último sábado de abril, que aconteceu o 3.º Arrastão Ecológico do bairro Cidade Nova, em Itu. Organizado pela AIPA, Sociedade de Amigos da Cidade de Itu (SACI) e Rotary Itu Convenção, com apoio da Administração Regional de Pirapitingui e Guarda Municipal, o Arrastão contou com a participação de alunos da EEPG Prof. Anthenor Fruet (CAIC Cidade Nova) que - além de percorrerem o caminho previsto (da escola até a Área de Proteção Ambiental Cidade Nova) - decidiram visitar a feira livre, recolhendo materiais recicláveis do chão, como papéis, plásticos e garrafas vazias, também lá. Ao final, os alunos e representantes das entidades plantaram quatro mudas de árvores nativas, doadas pela AIPA.

    inicio desta página

    SPALIA.COM/AIPA

    O site da AIPA tornou-se o canal de ecologia do spalia.com, passando a fazer parte do mais novo portal da região, inaugurado em maio pela TV Aliança Paulista (afiliada da TV Globo em Sorocaba). Num primeiro momento, a previsão é multiplicar o número de visitas de internautas ao site, criado em 1999, com ajuda da Rede de Apoio do Terceiro Setor (que doou um computador, para este fim) e já recebe apoio da The Way (provedor Uol, em Itu) e Impacto Publicidade (responsável pelas ilustrações). A partir de agosto, a proposta é buscar apoio cultural, para lançar novas seções voltadas à informação e educação ambiental, bem como promover campanhas, que ajudem a AIPA a desenvolver seus projetos em defesa do meio ambiente. "O que nos entusiasmou, foi que os coordenadores do Spalia nos procuraram, não com finalidade comercial e sim, para buscarmos desenvolver um trabalho conjunto que vise melhorias sociais e ambientais na região", afirma Juljan Czapski, presidente da AIPA.

    inicio desta página

    HORTA ORGÂNICA
    A turma de maio, do Curso de Capacitação em Horta Orgânica veio do Colégio Objetivo de Sorocaba. São professores, interessados em aprender como se implanta uma horta sem agrotóxicos e também ter algumas dicas de como trabalhar o tema horta com crianças. "Sempre que possível, adaptamos o curso ao público. Neste caso, na última parte falaremos mais do projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos, que promovemos em Itu, dando dicas práticas". Em tempo: mais uma escola de educação infantil, em Itu, aderiu a este projeto: EEI Vagalume. A primeira atividade foi participar de um curso, na sede da AIPA.

    inicio desta página

    NA SURDINA
    A revelação só aconteceu depois da tragédia. Usando dados do seu Atlas dos Remanescentes Florestais, editado junto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Sos Mata Atlântica revelou que o campeão do desmatamento da Mata Atlântica no Brasil, de 1995 para cá, foi o Paraná. Isto aconteceu sobretudo em três situações: 1- áreas destinadas à reforma agrária, 2- descumprimento às leis ambientais e 3- existência de planos de manejo, que incluíam a retirada de madeira. A pior situação é das matas de araucária, o famoso pinheiro do Paraná : restam apenas 8,21% destas florestas, que já foram a marca registrada deste estado.

    inicio desta página

    TRISTE ANIVERSÁRIO 1
    Não passou em branco o 15.º aniversário do pior acidente nuclear do mundo, ocorrido em Chernobyl, Ucrânia, em 26 de abril de 1986. O presidente daquele país, Leonid Kutchma, assistiu um ato em frente ao monumento dedicado às vítimas. Vale lembrar: quando explodiu o reator n.º 4 da usina nuclear, pelo menos 30 pessoas morreram imediatamente e mais de 200 sofreram envenenamento agudo. Além disso, milhares sofreram enfermidades de origem nuclear. Trabalhadores que atuaram na descontaminação do local também tiveram a saúde ameaçada. Além disso, uma nuvem radioativa atingiu vários países, obrigando o sacrifício de milhares de animais e contaminando o solo. A usina está fechada: o último reator em funcionamento foi desligado em 5 de dezembro de 2000. Mas, segundo agências internacionais de notícias, a proposta do governo ucraniano é construir dois novos reatores no local, para substituir a produção da central danificada.

    inicio desta página

    TRISTE ANIVERSÁRIO 2
    Em 10 de julho, outro grande acidente ambiental completa 25 anos. Aconteceu em 1976, em Seveso, localidade densamente povoada do norte da Itália, quando se rompeu uma válvula na indústria de cosméticos Hoffmann-Roche. Vazaram cerca de 2 kg de um gás extremamente tóxico (2,3,7,8-tetracloro p dibenzodioxina ), provocando danos permanentes em centenas de pessoas, obrigando o sacrifício de mais de 75.000 animais e contaminando o solo. Na região, aumentou o número de mal formações em recém nascidos. A conseqüência positiva foi que a Europa criou normas de prevenção de acidentes e estabeleceu a obrigatoriedade de planos de emergência. Apesar das normas, acidentes graves continuaram acontecendo. )

    inicio desta página

    AQUECIMENTO GLOBAL
    A União Européia gastaria apenas 0,1% de seu Produto Interno Bruto, para alcançar as metas do Protocolo de Kyoto, de redução da poluição do ar (metade do valor anteriormente previsto). A conclusão está num relatório assinado pela Ecofys (Holanda), AEA Techology (Inglaterra) e Universidade Nacional de Atenas (Grécia), e divulgado pelo Environmental News Service. O estudo considerou a possibilidade de retorno econômico dos investimentos anti-poluição (poluir o ar, além de gerar efeito estufa, é sinônimo de jogar matérias primas na atmosfera). Também mediu o quanto cada setor deve reduzir a poluição, de acordo com quanto emite os gases geradores do efeito-estufa (causadores do aquecimento global). Veja os que mais devem investir: setor de petróleo (46% de redução), de lixo (28%), industrial (26%).

    inicio desta página

    AQUECIMENTO GLOBAL 2
    Um estudo da Universidade Johns Hopkins, encomendado pela EPA (agência de proteção ambiental dos EUA), avaliou que o aquecimento global do planeta também pode prejudicar a saúde dos norte americanos. Se a temperatura média subir até 5,8.º C, surgiriam: 1- doenças associadas ao calor (sobretudo em idosos e crianças); 2- problemas relacionados a secas e enchentes; 3- doenças provenientes da contaminação da água, ar, alimentos e 4- moléstias transmitidas por vetores, como dengue, sobretudo em comunidades sem rede de água e esgoto (nos EUA, haveria 950, nesta situação). Vale saber: em junho, representantes dos países desenvolvidos reúnem-se na Alemanha, para discutir a ratificação do Protocolo de Kyoto, documento com propostas reduzir a emissão dos gases causadores de efeito estufa. Os Estados Unidos, responsáveis pela maior emissão do mundo, rejeitam o protocolo.

    inicio desta página

    AFTOSA EM ANIMAIS
    Os ingleses ficaram amedrontados ao saberem que um empregado de matadouro britânico poderia ter contraído febre aftosa. Seria a segunda vítima humana da febre aftosa no país (o primeiro caso foi em 1966). Não precisariam se assustar tanto: os casos da doença em seres humanos são raros, e, quando ocorrem, a forma é muito mais branda de que nos animais
    inicio desta página


     
    DATAS COMEMORATIVAS

    JUNHO

    Anote estas datas e use, para criar eventos ou ações ecológicas:

    • 8/6, sexta-feira, é Dia Mundial dos Oceanos.
    • 12/6, terça-feira, é Dia dos Namorados. Dê presentes ecológicos.

      16/6, sábado, é o dia Mundial contra a Desertificação. Boa data para debater incêndios florestais, que empobrecem o solo e facilitam a criação de desertos.

    • 18/6, segunda-feira, é Dia do Químico.
    • 21/6, quinta-feira, marca o inicio oficial do inverno.
    • Feriadão: 22/6, sexta-feira, é Corpus Christi.
    • 24/6, domingo é Dia de São João, o mais curto do ano. Também é o Dia do Mel.
    • 29/6, sexta-feira, é Dia de São Pedro e o Dia da Telefonista e Dia dos Pescadores.



      JULHO


    • 4/7, quarta-feira, é o Dia Internacional do Cooperativismo. Coincidentemente, foi nesta data que ocorreu o Massacre da Praça Celestial em Pequim, China, em 1989.
    • 10/7, terça feira, é dia de lembrar o aniversário (25 anos) um dos mais graves acidentes ambientais, provocados por indústria química: acidente em Seveso, Itália (saiba mais, nesta página)
    • 13/7, sexta-feira, é Dia do Engenheiro Florestal e Sanitarista. Que tal convidar um profissional, para discutir como proteger nossas águas e nossas florestas?
    • 14/7, sábado, é Dia do Farmacêutico.
    • 17/7, terça-feira, é Dia do Protetor da Floresta.
    • 20/7, sexta-feira, é Dia Internacional do Amigo. Faça algo em prol de nossa mãe-amiga Terra. E lembre: neste dia, em 1969, o homem pisou pela primeira vez na Lua, de lá avistando a Terra.
    • 25/7, quarta-feira, é Dia do Motorista: boa data para debater medidas contra a poluição automotiva.
    • 26/7, quinta-feira, é Dia da Vovó.
    • 28//7, sábado, é o Dia do Agricultor. Portanto, também é Dia do Agricultor Orgânico.



      AGOSTO (PRIMEIRA QUINZENA)


    • 1/8, quarta-feira, é o Dia do Selo. Que tal pesquisar as séries que exploram o tema Proteção Ambiental?
    • 6/8, segunda-feira, é dia de lembrar a bomba atômica lançada em Hiroshima, Japão. Foram 190 mil mortos, para não mencionar feridos e danos ao ambiente!
    • 8/8, quarta-feira, é Dia do Bandeirante.
    • 10/8, sexta-feira, é Dia do Veterinário. Convide um para que fale sobre a vida animal.
    • 11//8, sábado, é Dia do Advogado e do Magistrado. Lembre-se: direito ambiental continua em alta.
    • 12/8, domingo, é Dia dos Pais. Comemore com um passeio ecológico.
    • 13/8, segunda-feira, é Dia do Economista.


    VOLTAR

    mande seu e-mail
    Clique na imagem para mandar seu e-mail
    com comentários, críticas, sugestões

    inicio desta página
          Home   => Conheça a AIPA   => Jornal Urtiga    => Índice Urtiga 144