URTIGA
EDIÇÕES ANTERIORES
MAIS SOBRE O URTIGA
NOTÍCIAS DA AIPA
DOCUMENTOS COLETIVO CONSEMA



ENERGIA É TEMA DO CONCURSO DA PRIMAVERA

(Publicado no Urtiga 145 - julho/agosto 2001 - pág. 3)

 
O Concurso da Primavera tornou-se um dos eventos mais importantes do calendário escolar na região, para comemorar a estação mais florida do ano.
Participe!!!

ilustracao: Dian Storch



associe-se à AIPA e receba o jornal Urtiga em casa
inicio desta página
Energia não vai faltar no Concurso da Primavera deste ano. O tema escolhido é fonte inesgotável de questionamentos e debates.

Organizado pela Aipa, com apoio de diferentes instituições públicas e privadas, este concurso chega à sua nona edição, abrindo espaço para milhares de estudantes de centenas de instituições da região. Professores e a direção das escolas participam ativamente, já que são responsáveis pela pré-seleção dos trabalhos da instituição que serão remetidos ao Concurso, sendo que aquelas instituições que tiverem trabalhos vencedores, recebem também um certificado especial.

Os melhores serão escolhidos por um júri multidisciplinar, que avalia a qualidade das informações e também a criatividade.

Obedecendo à tradição, a premiação ocorre na época do início da primavera, 21 de setembro (Dia da Árvore), numa cerimônia que atrai centenas de pessoas e a mídia de toda região.

Logo em seguida, os melhores trabalhos são divulgados através da Internet, no site da AIPA, e também na edição de outubro/novembro do jornal Urtiga. Confira o regulamento:

inicio desta página


REGULAMENTO

  • Podem concorrer ao 9.º Concurso da Primavera trabalhos de estudantes de Educação Infantil, Ensino Fundamental: Ciclo I e Ciclo II, Ensino Médio; 3o e 4o ano do Curso de Magistério, Termos I à IV do Curso de Jovens e Adultos, alunos da Apae, Senai e Escola Agrícola.
  • Para cada nível há um tema e uma forma de desenvolvê-lo. A avaliação dos trabalhos observará os dois aspectos pedidos: arte e texto.
  • Cada escola participante entregará, no máximo, três trabalhos para cada nível. Sugere-se que as escolas promovam a escolha interna dos trabalhos e selecionem os 3, para cada nível, que serão enviados. A escola que transgredir este item estará desclassificada.
  • Os trabalhos deverão ser entregues entre 03 e 06 de setembro, na agência Unibanco, na Praça Padre Miguel, Itu.
  • Cada trabalho deverá vir com uma ficha de identificação, com os seguintes dados: Concurso da Primavera 2001 - Nome do/s concorrente/s, idade, endereço, escola, série, cidade, curso, data e telefone de contato (veja modelo, nesta página). Esta ficha deverá ser preenchida em letra de forma, ou à maquina, e grampeada junto ao trabalho. Se faltar, ou preenchimento for incorreto, o trabalho será desclassificado.
  • Os trabalhos enviados pelas escolas serão avaliados por uma comissão multidisciplinar, que escolherá os dois que mais se destacarem no seu conteúdo e forma, de acordo com cada nível.
  • Os dois trabalhos escolhidos de cada nível, pela comissão multidisciplinar, serão expostos no Teatro Budapeste - Bloco II do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), entre os dias 19 e 21 de setembro.
  • A premiação dos melhores será em 21 de setembro, no Teatro Budapeste - Bloco II do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), em Itu, às 14:00 horas.
  • Os alunos que tiverem trabalhos premiados serão avisados previamente.

inicio desta página


SUB-TEMAS E DESENVOLVIMENTO

Primeiro Grau e APAE

  • Educação Infantil/ Ensino Fundamental/ Apae: Tema: A energia que utilizamos. Desenvolvimento: Observação dos locais onde utilizamos a energia elétrica. Elaboração: Desenho livre em cartolina ou artes plásticas.
  • Terceira série - Tema: Energia elétrica - de onde vem? Desenvolvimento: Pesquisar de onde vem a energia elétrica que utilizamos (fontes de energia). Elaboração: Redação de 10 a 20 linhas e desenho (45 cm x 30 cm).
  • Quarta série - Tema: Utilização da energia elétrica. Desenvolvimento: Pesquisar as utilidades da energia elétrica no nosso dia-a-dia. Elaboração: Redação de 10 a 20 linhas e desenho (45 cm x 30 cm).
  • Quinta série - Tema: Os perigos da energia elétrica. Desenvolvimento: Pesquisar como a energia elétrica é perigosa se não for utilizada corretamente. Elaboração: Redação de 20 a 30 linhas e ilustração (45 cm x 30 cm).
  • Sexta série - Tema: Economia da energia elétrica. Desenvolvimento: Pesquisar quais as maneiras de se economizar energia elétrica em casa, na escola, na cidade, no trabalho, etc. Elaboração: Redação de 20 a 30 linhas e ilustração (45 cm x 30 cm) em artes plásticas.
  • Sétima série - Tema: Energia Eólica. Desenvolvimento: Pesquisar a respeito deste tipo de energia, como é gerada, quais, as vantagens e os eventuais problemas ocasionados por ela. Elaboração: Redação de 30 a 40 linhas e ilustração (45 cm x 30 cm) em artes plásticas.
  • Oitava série - Tema: Energia solar. Desenvolvimento: Pesquisar a respeito deste tipo de energia: desde seu uso para aquecimento (água, por exemplo) até a produção de eletricidade (energia fotovoltaica). Elaboração: Redação de 30 a 40 linhas e ilustração (45 cm x 30 cm) em artes plásticas.

Ensino Médio


  • Primeiro ano - Tema: Energia Nuclear. Desenvolvimento: Pesquisar como é produzido este tipo de energia e seus riscos - no processo de produção e armazenamento do lixo nuclear. Elaboração: Redação com mínimo de 40 linhas e ilustração (45 cm x 30 cm), escultura ou maquete.
  • Segundo ano - Tema: Hidrelétricas. Desenvolvimento: Pesquisar quais os impactos - negativos e positivos - causados pelas hidrelétricas. Elaboração: Redação com mínimo de 50 linhas e ilustração (45 cm x 30 cm), escultura ou maquete.
  • Terceiro ano - Tema: Termoelétricas. Desenvolvimento: Pesquisar como é o processo de produção e os perigos para o meio ambiente. Elaboração: Redação com mínimo de 50 linhas, escultura ou maquete.
  • Terceiro ano (Magistério) - Tema: Propostas de aplicação didático-pedagógica ou lúdica para educação infantil e ensino fundamental - Ciclo I, relativas à energia elétrica. Elaboração: Texto, dramatização ou propostas lúdicas.
  • Quarto ano (Magistério) - Tema: Propostas de aplicação didático-pedagógica ou lúdica para educação infantil e ensino fundamental - Ciclo I, relativas à importância do consumo correto de energia. Elaboração: Texto, dramatização ou propostas lúdicas.

Suplência e Categoria Especial


  • Termo I - Tema: Hidrelétricas brasileiras. Desenvolvimento: Pesquisar quais são as principais hidrelétricas brasileiras, a capacidade de produção de cada uma, riscos e vantagens deste tipo de energia. Elaboração: Redação de 20 a 30 linhas e ilustração (45 cm x 30 cm) em artes plásticas.
  • Termo II - Tema: Falta de energia elétrica. Desenvolvimento: Pesquisar quais os problemas gerados pela falta de energia. Elaboração: Redação de 20 a 30 linhas e ilustração (45 cm x 30 cm) em artes plásticas.
  • Termo III - Tema: Redução do consumo de energia elétrica. Desenvolvimento: Pesquisar como o governo pode incentivar a população para economizar energia, e quais as vantagens ambientais das propostas. Elaboração: Redação de 30 a 40 linhas e ilustração (45 cm x 30 cm) em artes plásticas.
  • Termo IV - Tema: Energias alternativas. Desenvolvimento: Pesquisar os diferentes tipos de energia alternativa - vantagens e dificuldades para seu uso. Elaboração: Redação de 30 a 40 linhas e ilustração (45 cm x 30 cm) em artes plásticas.
  • Categoria especial - SENAI - Tema: Biodigestor. Desenvolvimento: Pesquisar como utilizar o lixo e outros resíduos para produzir energia. Elaboração: livre.
inicio desta página


associe-se à AIPA e receba o jornal Urtiga em casa

  • MEMÓRIA

    Com a recente crise de energia, o tema ganhou espaço em toda a mídia, tornando-se ainda destaque de campanhas de empresas, atividades escolares e ações de órgãos públicos.

    Mas a AIPA já vem alertando há anos para a necessidade de economizar. Afinal, para produzir eletricidade usam-se recursos naturais e sempre há impacto ambiental. E a natureza tem seus limites.

    O problema está também no excesso de consumo. Em 1997, o RedeAIPA revelou algumas conclusões de um estudo do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da ONU, mostrando que cerca de 80% das mercadorias são descartadas depois de serem usadas uma única vez (para produzi-las, usa-se energia). E muitas outras não duram o quanto deveriam. Tem mais: 85% da energia gerada com a queima de petróleo é desperdiçada no motor de carros e trens antes de mover estas máquinas.

    Além de disseminar os dados para inspirar campanhas, RedeAIPA também dava dicas práticas: desde informações sobre lâmpadas mais econômicas, bom uso da geladeira, do fogão e ferro de passar, até dicas de decoração, ensinando - por exemplo - que "parede escura não reflete luz. Quer dizer, para enxergar melhor você precisará da luz artificial. É melhor pintar a casa com cores claras."

    Você pode conferir alguns mandamentos da economia de energia - divulgados nos anos 90 através do serviço RedeAIPA - numa seção especial do site da AIPA. Clique aqui, para conferir.


  • VOLTAR
    inicio desta página

    mande seu e-mail
    Clique na imagem para mandar seu e-mail
    com comentários, críticas, sugestões


    inicio desta página
          Home   => Conheça a AIPA   => Jornal Urtiga    => Índice Urtiga 145