URTIGA
EDIÇÕES ANTERIORES
MAIS SOBRE O URTIGA
NOTÍCIAS DA AIPA
DOCUMENTOS COLETIVO CONSEMA

 

   

ECOS

(Notas publicadas no URTIGA 149 - março-abril 2002 - última pág.)


 
  • HOMENAGEM
  • POLUIÇÃO VEICULAR - 1
  • POLUIÇÃO VEICULAR - 2
  • ARRASTÃO ECOLÓGICO
  • CHERNOBYL ANO 16
  • ESTRANHA AÇÃO
  • APROVAÇÃO DE CARIOBA II
  • APROVAÇÃO DE CARIOBA II - 2
  • APROVAÇÃO DE CARIOBA II - 3
  • PROTESTOS
  • DATAS COMEMORATIVAS - ABRIL
  • DATAS COMEMORATIVAS - MAIO

    Leia o jornal Urtiga


  • HOMENAGEM

    a gente merece!!!Uma moção de congratulação da Câmara de Vereadores de Itu à AIPA, que está ao completar 16 anos de relevantes serviços prestados. Proposta pelo vereador Levi Vicente Clementino, a congratulação foi aprovada pelos Vereadores na seção ordinária de 13 de fevereiro, com pedido de remessa de cópias aos Conselhos Municipal do Meio Ambiente (Comdema), Estadual do Meio Ambiente (Consema) e Nacional do Meio Ambiente (Conama), além de 14 instituições de ensino do município. A moção ressaltou a participação da AIPA nos conselhos mencionados, o convênio da Associação com o Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), e alguns dos prêmios recebidos, bem como o fato do projeto Hortas Escolares Sem Agrotóxicos ter sido considerado referência nacional na Teleconferência Nacional de Educação Ambiental do MEC, em 1997.

    inicio desta página

    POLUIÇÃO VEICULAR - 1
    Em grandes metrópoles, como a capital paulista, automóveis ainda são os vilões da contaminação do ar. Eles liberam poluentes como gás carbônico e óxidos de nitrogênio (formadores de ozônio) que, quando em excesso, podem até matar. Itu tem menos veículos, mas a poluição veicular não deve ser ignorada. O que fazer? Este foi o tema de pesquisa dos alunos do 2.º ano de Ensino Médio da Escola de 2.º Grau Junqueira Ortiz. Para saber mais, uma equipe visitou a sede da AIPA, conhecendo o trabalho da associação e consultando materiais de apoio. Na segunda-feira, 25/3, duas classes se uniram e, após assistir a um CD Rom sobre poluição veicular, debateram o tema com representantes da Associação. Ao lado de melhorias nos motores e medidas governamentais para reduzir o problema, cada um pode contribuir, por exemplo evitando andar de carro e, no caso de proprietários de veículos, promover a carona e ter o motor sempre regulado.

    inicio desta página

    POLUIÇÃO VEICULAR - 2
    foto-cortesia freefoto.comBenéfico lá na estratosfera, por filtrar raios ultravioleta que chegam à crosta terrestre, o gás ozônio é superprejudicial à saúde quando nos atinge: afeta a função pulmonar, favorecendo o surgimento de gripe, asma, bronquites, enfisemas pulmonares, etc. É formado a partir de uma reação química dos óxidos de nitrogênio no ar. Não apenas carros liberam este gás. Também alguns empreendimentos, como termelétricas. Por isso, a população da região de Sorocaba teme a termelétrica que a empresa Gás Natural planeja construir. Os dados sobre este megaempreendimento estão na seção Documentos do site a da AIPA (www.aipa.org.br).

    inicio desta página

    ARRASTÃO ECOLÓGICO
    Mais um Arrastão Ecológico aconteceu no sábado, 23/3, no bairro Cidade Nova. Desta vez, os moradores e membros das entidades promotoras do Arrastão saíram da Casa Modelo, percorrendo as ruas do bairro recolhendo lixo das ruas, calçadas e áreas verdes. Promovido pelo Conselho das Sociedades Amigos de Bairros da Cidade de Itu (Consabsci), Associação de Moradores da Cidade Nova, Rotary Itu Convenção e Sociedade Amigos da Cidade de Itu (Saci), o evento contou com apoio da Prefeitura através da Regional do Pirapitingui, do Caic e da Aipa, que doou a muda de árvore plantada pelos participantes no início do Arrastão.

    inicio desta página

    CHERNOBYL ANO 16
    Quem vive na Ucrânia não tem como esquecer o maior desastre nuclear da história: iniciado com a explosão do reator n.º 4 da Usina Nuclear de Chernobyl, em 26 de abril de 1986, ele liberou 200 vezes mais radioatividade que as bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki no final da 2.ª Guerra Mundial. Em Chernobyl, pelo menos 300 mil pessoas morreram. Rios e solo foram contaminados. Depois, aumentaram casos de câncer de tiróide no país: de 1981 a 85, nenhuma cirurgia de extração de tumores na tireóide foi registrada. De 1986 e 1999, 1217 pessoas foram operadas. Vale saber: as atividades da usina foram encerradas em dezembro passado.

    inicio desta página

    ESTRANHA AÇÃO
    Uma moção de apoio do Coletivo das Entidades Ambientalistas cadastradas no Consema (CEAC) e manifestos de Ongs de todo Estado em defesa do representante ambientalista. Estas são algumas respostas ao processo movido pelo Ex-Secretário Estadual do Meio Ambiente, Ricardo Trípoli, contra Carlos Bocuhy, representante ambientalista no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema). Na ação, o ex-secretário alega danos extrapatrimoniais (por prejuízos em relação ao seu eleitorado), que teriam sido provocados por Bocuhy que, por deliberação do Coletivo, havia encaminhado representação à Procuradoria da República de São Paulo pedindo apuração de irregularidades na pasta de Meio Ambiente. Antes disso (como Urtiga já noticiou) o movimento ambientalista tinha se reunido com o Governador do Estado, Geraldo Alckmin, solicitando afastamento do então Secretário devido às citadas irregularidades.

    inicio desta página

    APROVAÇÃO DE CARIOBA II
    Antes mesmo do final da votação do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) - que poderia rejeitar o projeto para construir a Usina Termelétrica Carioba II em Americana - a assessoria de imprensa do empreendimento tinha um release falando da sua aprovação. A denúncia saiu no Jornal de Piracicaba, que descreveu a tensa reunião de mais de 4 horas, em que usina acabou por receber licença prévia. Dos 20 votos favoráveis, 16 vieram de representantes de órgãos públicos, secretarias ou universidades estaduais. Os 4 votos contrários foram de: 2 representantes ambientalistas no Conselho, Sindicato dos Trabalhadores Urbanos e Unicamp. Além de uma abstenção, vários conselheiros faltaram à reunião.

    inicio desta página

    APROVAÇÃO DE CARIOBA II - 2
    Ao final da reunião que deu licença prévia a Carioba II, representantes dos empreendedores Shell e Intergen anunciaram que esperam começar a construção em seis meses. Mas licença prévia ainda não dá direito a isso: é preciso ainda detalhar investimentos e medidas compensatórias. Movimentos contrários ao empreendimento prometeram continuar lutando contra, inclusive com plebiscitos e ações civis públicas. Na véspera, o movimento Diga Não à Carioba II já tinha 64.394 assinaturas no abaixo-assinado contrário Carioba II. Um dos argumentos contra é que os empreendedores consideraram a emissão de óxidos de nitrogênio na atmosfera como se não houvesse outros poluidores na região.

    inicio desta página

    APROVAÇÃO DE CARIOBA II - 3
    base: foto freefoto.comPara lembrar: em dezembro último, a Sociedade de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (Sodemap), deu início a uma Ação Popular contra a implantação de Carioba II, "para impedir a intensa poluição aérea associada ao empreendimento". Num documento, a ONG informou que a iniciativa "soma-se às várias já impetradas pelo Ministério Público Estadual e pela Procuradoria Federal da República, além de liminares ainda não julgadas que pedem pela anulação do processo de licenciamento", apontando problemas como: esconder e falsear informações, cooptar grupos variados, manipulando audiências públicas. O texto do manifesto está na seção Documentos site da AIPA )

    inicio desta página

    PROTESTOS
    Deu até em noticiários internacionais: dez manifestantes que participavam de protestos contra a construção de hidrelétrica de Barra Grande, no Rio Grande do Sul, em 12 de março, foram hospitalizados, após confronto com a polícia. A demonstração era organizada pelo Movimento dos Atingidos pelas Barragens (Mab). Não foi o único protesto: também houve manifestações em outros dez estados brasileiros, para lembrar o Dia Internacional de Ação contra Barragens, pelos Rios, Água e Vida. Em Brasília, manifestantes pediram que subsídios para o consumo de eletricidade para indústrias eletrointensivas (como as de alumínio) fossem trocados pelo fornecimento subsidiado de energia para comunidades rurais. Em Altamira, Pará, o protesto foi contra o projeto de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, que seria a 3.ª maior do mundo, afundando 10 mil km2 de floresta, que abrigam comunidades indígenas e espécies em extinção. Em vez disso, a proposta é investir na eficiência energética e busca de outras alternativas, como co-geração e uso da energia solar de eólica (dos ventos).

    inicio desta página


     
    DATAS COMEMORATIVAS

    ABRIL

    Anote estas datas e use, para criar eventos ou ações ecológicas:

    • 15/4, segunda-feira, é Dia da Conservação do Solo.
    • 18/4, quinta-feira, é Dia nacional do livro Infantil e também Dia de Monteiro Lobato, que nasceu nesta data, em 1882, ou seja, estaria completando 120 anos em 2002.
    • 19/4, sexta-feira, é Dia do Índio.
    • 20/4, sábado, é Dia do Diplomata
    • 21/4, domingo, é Dia de Tiradentes, Dia do Metalúrgico e, fora do Brasil, é o dia de conscientização contra o ruído.
    • 22/4, segunda-feira, é o Dia da Terra, com manifestações no mundo todo. No Brasil, comemora-se também o descobrimento do Brasil.
    • 23/4, terça-feira é Dia Mundial do Escoteiro.
    • 26/4,sexta-feira, é dia de relembrar o acidente da Usina Nuclear de Chernobyl. (veja nota nesta página)


    MAIO

    • 1/5, quarta-feira, é feriado: Dia do Trabalho.
    • 7/5, terça-feira, é Dia do Silêncio.
    • 8/5, quarta-feira, é Dia do Artista Plástico.
    • 10/5, sexta-feira, é dia de lembrar que nesta data, em 1842, acontecia a revolução liberal em Sorocaba, chefiada pelo Brigadeiro Tobias de Aguiar e pelo Padre Feijó.
    • 12/5, domingo é Dia das Mães. Comemore preparando um presente ecológico para ela. Se ela for enfermeira, comemore duplamente, pois este é o Dia da Enfermeira.
    • 13/5, segunda-feira, é Dia da Abolição da Escravatura e Dia da Imprensa.
    • 18/5, sábado, é o Dia Internacional dos Museus.
    • 22/5, quarta-feira, é Dia do Apicultor.
    • 29/5, quarta-feira, é Dia do Geógrafo.
    • 30/5, quinta-feira de Corpus Christi, também é Dia do Geólogo.
    • 31/5, sexta-feira, é Dia Mundial de Combate ao Fumo. Dia de lembrar que, além de poluir o ar, 4 milhões de pessoas morrem anualmente por doenças relacionadas ao consumo do tabaco, segundo a Organização Mundial de Saúde.


    mande seu e-mail
    Clique na imagem para mandar seu e-mail
    com comentários, críticas, sugestões

    voltar


    inicio desta página
          Home   => Conheça a AIPA   => Jornal Urtiga    => Índice Urtiga 149