URTIGA
EDIÇÕES ANTERIORES
MAIS SOBRE O URTIGA
NOTÍCIAS DA AIPA
DOCUMENTOS COLETIVO CONSEMA

 

 

parabéns para nós todosMARATONA EM PROL DA EDUCAÇÃO E DA NATUREZA

(Publicado no URTIGA 150 - maio-junho 2002 - pags. centrais)

Todo dia é do meio ambiente, para quem participa do
Projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos
Acompanhe

UM ANO MUITO ESPECIAL...

SEGUNDA FEIRA...

TERÇA FEIRA...

QUARTA FEIRA...

QUINTA FEIRA...

SEXTA FEIRA...

NOVIDADES 2° SEMESTRE

economizar energia é preservar o meio ambiente inicio desta página


UM ANO MUITO ESPECIAL

"As mudanças que desejamos nas atitudes humanas
dependem de uma campanha de educação,
debates e participação pública"

Relatório da Comissão Brundtland
1986


2002 é um ano muito especial para quem quer transformar o meio ambiente em ambiente inteiro. Há exatos 30 anos - em junho de 1972 - foi assinada a Declaração da ONU sobre o Ambiente Humano e se instituía o Dia Mundial do Meio Ambiente, resultante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano (veja na última página).

Em junho de 1992 - exatamente dez anos atrás - a Eco-92 (Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento) reuniu representantes dos governos de mais de 150 países no Rio de Janeiro, bem como milhares de pessoas de organizações não governamentais, para definir medidas que tornassem o mundo melhor. Além de documentos internacionais, como as Convenções de Mudanças Climáticas e da Biodiversidade, ela resultou na ampliação da consciência ambiental, em todo o Planeta.

Em Itu, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todos os dias pela AIPA. Durante o período letivo, a equipe de educação ambiental da associação percorre, diariamente, escolas do município e de Salto integradas ao programa Hortas Escolares sem Agrotóxicos. mostrando, na prática, como defender o ambiente onde a gente vive.

As atividades começam com a instalação e a manutenção, pelos alunos, de uma horta orgânica na instituição de ensino. E se estendem por todas as disciplinas, inclusive propondo atividades que estudantes (e suas famílias) podem aplicar no dia-a-dia.

Neste ano, durante a Semana de Meio Ambiente, a equipe de comunicação acompanhou a de educação ambiental para repassar um pouquinho dessa rotina aos leitores do Urtiga.


economizar energia é preservar o meio ambiente inicio desta página


SEGUNDA FEIRA....

Marcelo Mattiuci na horta modelo da AIPA Manhã de 2ª feira, 3/6, sede da AIPA: Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental da AIPA, vistoria a horta-modelo da Associação, realiza alguns tratos culturais e confere as atividades no viveiro da entidade. Trabalha, então, no planejamento do projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos, realizado pela AIPA em parceria com instituições de ensino em Itu e Salto.

"Conscientizar a criança sobre a importância de proteger o meio ambiente no lugar onde ela vive é uma maneira de formar cidadãos que lutarão por um futuro melhor," diz ele, explicando ainda que o programa segue as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Lei da Política Nacional de Educação Ambiental

economizar energia é preservar o meio ambiente
inicio desta página

TERÇA FEIRA...

Pinguinho de Gente: terrario e coleta seletiva

  ...4/6, dia de visitas às escolas: quem primeiro recebe a equipe da AIPA neste dia, é a Escola de Educação Infantil Pinguinho de Gente. O espaço limitado para uma horta não impediu o desenvolvimento de um criativo programa de educação ambiental: as crianças aprenderam, por exemplo, a cultivar hortaliças e flores em garrafas PET. Cravos que cultivaram, aliás, transformaram-se em presentes no Dia das Mães...

No início do semestre, contornando o quarteirão da escola, os alunos observaram os diferentes tipos de poluição, encontrando possíveis focos de dengue e aprendendo como combater este mal. Personagens populares, como os Três Porquinhos, inspiraram debates com o tema higiene.

Na véspera do Dia do Meio Ambiente, 4/6, a turma se empolga com a exposição que seria realizada em 15/6 (veja, na última página): "É o terceiro ano que desenvolvemos o trabalho com a AIPA e percebemos que, em casa, os alunos cobram dos pais a reciclagem, por exemplo, além de comerem hortaliças sem reclamar", diz Valéria Perina Bellon, uma das professoras, opinião compartilhada pelas diretoras Suely Lucca Silveira Arruda e Selma Lucca Arruda.

Castelinho Pueri Domus: muito além da horta...No Colégio Castelinho Pueri Domus, o projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos também vai muito além da horta, que aliás foi reinaugurada em maio. Entre outras atividades, as crianças montaram uma mini-floresta, isto é, um terrário contendo bichinhos encontrados na própria escola ou na casa dos alunos.

O debate sobre o lixo, foi enriquecido com a apresentação de um vídeo, trazido pela AIPA para a escola. E, como nas outras escolas, a dengue foi explorada.

Iraides Góes Andreazza de Freitas e Adriano Góes, diretores do Colégio, interpretam: o trabalho com a AIPA contribui para que os alunos ampliem seus conhecimentos e adquiram consciência ambiental. Ao que acrescenta Enrico Capellari França, 6 anos, aluno da 1ª série: "Eu gosto de mexer na terra, de plantar. Acho muito importante os homens conservarem o meio ambiente."

Prudente: boa colheita e boas dicas de educação ambientalInstalado em Salto, o Colégio Prudente de Moraes, em Salto, próxima escola a ser visitada, também comemora bons resultados do programa. "O trabalho teórico em sala de aula fica completo com as atividades práticas desenvolvidas com apoio da AIPA", informa Sueli Duarte Pereira, diretora da escola.

A horta da escola tomou forma depois do período das chuvas de fevereiro. A primeira colheita, de rúcula, serviu para preparar uma deliciosa salada. E até amoras foram plantadas, em garrafas PET, mostrando uma reutilização possível em garrafas, que iriam para o lixo.

"A gente mexe na terra, no esterco. É muito gostoso. Lá na minha casa eu conto que aprendi a gostar de comer rúcula, rabanete e alface", comenta Vivian Frasier Abreu, 6 anos, aluna da 1ª série, que também aprendeu muito sobre lixo e como evitar a dengue, através das atividades de educação ambiental.

economizar energia é preservar o meio ambiente
inicio desta página

QUARTA FEIRA...

Monteiro Lobato: trabalho complementado com ações em sala de aula

  ....5/6, Dia Mundial do Meio Ambiente e de mais visitas às escolas: no Colégio Monteiro Lobato, até mesmo os pequenininos são incentivados pelo trabalho na horta: desde os quinze meses de idade, os alunos são envolvidos pela educação ambiental. No Dia Mundial do Meio Ambiente, os maiores, assistem o vídeo emprestado pela AIPA sobre o destino correto do lixo.

Para o final do semestre, as professoras já preparavam uma atividade especial: cada classe aprendeu uma receita culinária, como patê de espinafre, ou salada, com os produtos colhidos da horta

Célia Werner Rodrigues Barsotti, diretora e Joyce R. Barsotti, coordenadora do Infantil, o trabalho com a AIPA mudou o comportamento dos alunos, que têm orgulho daquilo que plantam e colhem. "O projeto das hortas também trouxe ganhos nas atividades em sala de aula", complementa Juliana de Brito Ruiz, professora do Jardim 1.

O Centro Infantil Criança Feliz - único da rede municipal de ensino que integra o projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos - recebe a AIPA, em seguida, com muito orgulho de sua bem cuidada horta e dos resultados alcançados no semestre.

Lucas: ajudando também no fim de semanaTrata-se de uma das primeiras escolas integradas ao projeto (de 1991 a 1999), que retomou a parceria em 2002, com a AIPA oferecendo a orientação técnica para que as professoras desenvolverem ações de Educação Ambiental com as crianças, sempre a partir da horta escolar.

"Atuando na horta, os alunos aprendem desde o processo de desenvolvimento das plantas, até o gosto pelas hortaliças", exemplifica a diretora Cilmara Pereira, para quem a atividade contribui para a formação de adultos melhores, no futuro.

"Eu e meu pai aproveitamos os finais de semana para cuidar da horta da escola. Molhamos as plantas, tiramos as sujeirinhas e deixamos a horta preparada para a próxima semana", explica Lucas de Lima Moraes, 6 anos, aluno da 3ª fase de Educação Infantil, traduzindo assim uma atitude cidadã de cuidar de algo que não é só seu.

economizar energia é preservar o meio ambiente
inicio desta página

QUINTA FEIRA...

Criança Felia: assumindo a horta

  ... 6/6, mais um dia das hortas escolares: A Escola de Educação Infantil Além do Arco-Íris participa desde 1996 do Projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos. A novidade do segundo semestre, é que esta escola assumirá a continuidade do projeto.

"Os pais ficam muito felizes quando as crianças levam para casa alguma hortaliça que colheram, para ser preparada no almoço ou na janta. Muitas mães dizem que aproveitaram as cenouras em uma sopa ou na salada", comenta a diretora Isabel Cristina Oliveira Silva.

No Colégio Terras, próxima escola visitada em 6/6, há muito para ver: Cada classe desenvolve a atividade de uma forma diferente.

Na Educação Infantil, por exemplo, a turma do Infantil I teve oportunidade de experimentar um gosto novo: a salada de rabanete colhido na horta, além de acompanhar a vida da mini-floresta que tinha até o casulo de uma borboleta, trazido de casa por uma das crianças.

Colégio das Terras: cada classe, uma atividadeEntre outras tantas atividades, a turma do Infantil 2 transformou caixas de sapato em sementeiras, e aprendeu muito sobre o lixo, realizando um arrastão ecológico na própria escola.

Já as turmas do Infantil 3 esperaram a maturação de algumas hortaliças, para o desenvolvimento atividades especiais em sala de aula. Uma delas aguardou a cenoura para estudar a letra C, até aprendendo a fazer bolo de cenoura. A outra usou o espinafre, como inspiração para estudar a letra E, e ingrediente principal do bolinho de espinafre.

Também no Ensino Fundamental a horta foi importante, servindo inclusive para o estudo de ecossistemas. A colheita incluiu rabanete, cenoura, espinafre, salsa, chicória, rúcula. Perto da entrada da escola, os alunos plantaram hera, que cresceu melhor graças ao composto orgânico.

Entre outros temas que a horta pode inspirar, a conservação dos solos despertou muito interesse entre os estudantes. Dois alunos da 4.ª série, Victor Daldon e Mateus até trouxeram esterco, para melhor adubar o jardim e a horta da escola.

"O trabalho de educação ambiental tem importância para nós, por exemplo, para desenvolver o raciocínio lógico. E mais: as crianças são estimuladas a manter em harmonia o local onde vivem", cita Márcia Cano Margonari, coordenadora da 1ª a 4ª Série, explicando que o trabalho já é parte do conteúdo passado às crianças.

"É envolvente todo esse trabalho com a horta. O retorno dos pais também é ótimo. Alguns até se espantam com o fato dos filhos passarem a gostar de almeirão, espinafre e a ajudar o jardineiro da casa ou da chácara", afirma a professora do Infantil 3, Nelma Lucia Bruni.

economizar energia é preservar o meio ambiente
inicio desta página

SEXTA FEIRA...

...7/6, uma visita à AIPA: A sede da AIPA recebe uma visita muito especial, são 65 alunos da Escola Almeida Júnior. Marcelo Mattiuci recebe todos e explica os cuidados a serem tomados no percurso da trilha ecológica.

Durante o trajeto, de quase duas horas, os alunos coletam folhas e amostras de solo para estudarem em sala de aula. Eles também aprendem que é com silêncio que se explora ainda mais o passeio.

Trilha ecológica: alunos aprendem na prática sobre ecossistemas em Itu"O Projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos teve início logo que a escola foi inaugurada, há um ano. Queríamos dar uma visão global da vida para os nossos alunos, mostrando que todas as coisas estão relacionadas e dependem das atitudes humanas", historia Marilda Pacheco, coordenadora de 1ª a 4ª Série.

Nesta escola, o tema lixo também foi importante, inspirando um arrastão ecológico, realizado pelos alunos para retirar o lixo que as pessoas atiram por aí. Além da visita à AIPA, outro evento especial, programado para o último dia de aula no semestre, seria a construção de uma deliciosa salada verde, com os produtos da horta orgânica.

"Eu gosto de trabalhar junto dos professores na horta. É muito gostoso plantar e depois colher as verduras, como alface, cenoura, rabanete", resume Willian César Mendes, aluno da 3ª série.

 

(reportagem e fotos: Nathalia Paccola, edição: Silvia Czapski;
assessoria: Marcelo Mattiuci)

economizar energia é preservar o meio ambiente inicio desta página


NOVIDADES NO SEGUNDO SEMESTRE

A Educação Ambiental não deve ser encarada como disciplina à parte, mas sim como atividade presente em todas as matérias e momentos do ensino.

Este conceito, consolidado no Brasil há 5 anos, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais, foi reafirmado na Lei 9795, de 1999, que estabeleceu a Política Nacional de Educação Ambiental.

Contribuindo para que as escolas sigam as recomendações federais, a AIPA vem renovando o Projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos, de forma que ele se mantenha como instrumento ideal para a aplicação da lei e - ao mesmo tempo - uma ferramenta de ensino que faça com que as crianças gostem cada vez mais do cotidiano escolar.

Para tanto, as novidades da segunda metade do ano ocorrem sempre a partir de conversas com as escolas, no final do semestre anterior. Em maio de 2002, Juljan Czapski, presidente da AIPA, e Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental, reuniram-se com a direção de cada uma das escolas parceiras, que estão se preparando para renovar o programa, através de atividades que serão desenvolvidas pelo corpo docente, com apoio da Associação.

"A participação de todos enriquecerá o programa, além de obedecer as regras propostas pela Lei Federal", interpreta Juljan Czapski, presidente da AIPA.


VOLTAR
inicio desta página


associe-se à AIPA e receba o jornal Urtiga em casa


mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões

inicio desta página
      Home   => Conheça a AIPA   => Jornal Urtiga    => Índice Urtiga 150