DOCUMENTOS COLETIVO CONSEMA



EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FOCO

** ATIVIDADES DA AIPA NO SEMESTRE **

(Publicado no URTIGA 153 - novembro/dezembro 2002 - pág. 3)

Observação da vida animal, água e a questão do lixo são alguns ingredientes do programa das hortas escolares sem agrotóxicos, que a AIPA desenvolve com escolas em Itu e Salto, contribuindo para que as instituições sigam as regras da nova Lei Nacional de Educação Ambiental, cuja regulamentação entra em vigor em 2003.

As escolas participantes escolhem o local da horta, e o corpo docente recebe toda a orientação de como mantê-las, incentivando a participação das crianças, bem como – a partir de visitas periódicas do Coordenador de Educação Ambiental da Associação – recebe sugestões de atividades didáticas adaptadas à grade escolar de cada instituição e ao momento da horta (plantio, crescimento das hortaliças, colheita, etc.).

Em datas importantes e eventos especiais, como Semana da Árvore, ou Feira de Ciências também merecem um apoio especial.

Confira algumas das atividades do segundo semestre de 2003


PINGUINHO DE GENTE

CASTELINHO PUERI DOMUS  

ALMEIDA JUNIOR

COMO PARTICIPAR  

DIA DA ÁRVORE NAS EMEIS


inicio desta página

PINGUINHO DE GENTE

Pouco comentado, mas com reflexos em todo o sistema de ensino. Assim foi o Decreto Federal 4.281/02, assinado em 25 de junho último, que regulamenta a Lei 9.795/99. Promulgada em abril de 1999, há mais de 3 anos portanto, foi esta a lei que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental. Para sair do papel, a regulamentação era necessária.

Foto: EEI Pinguinho de GEnteCom a aquisição de um novo espaço, a Escola de Educação Infantil Pinguinho de Gente – que mantinha sua horta em jardineiras - montou três canteiros. Os alunos do Jardim I e II (manhã) e Jardim II e Pré (tarde) aproveitaram: prepararam a terra, semearam salsa, cebolinha, alface, cenoura, beterraba e rabanete, e participaram das tarefas diárias de rega, arranquio de tiriricas, entre outros tratos necessários para a horta orgânica se desenvolver da melhor maneira.

Foram os alunos que prepararam salada de alface e rabanete, bolinhos de folhas de cenoura e beterraba, com o que colheram. Mas cozinheira também usa a salsa e cebolinha para temperar os pratos. A última colheita do ano é de cenoura e beterraba.

Em setembro, para comemorar a chegada de Primavera e o Dia da Árvore, os alunos semearam girassóis em copos descartáveis e plantaram mudas de amora doadas pela AIPA em garrafas PET (reaproveitamento de embalagens). Todos levaram mudinhas para casa.

Em 9 de novembro, um sábado, ocorreu a 4ª Mostra de Projetos da escola. Todas as classes trabalharam o tema Sítio do Pica-Pau Amarelo e, como não poderia deixar de ser, o tema horta fez parte do desenvolvimento das atividades.

inicio desta página

associe-se à AIPA e receba o jornal Urtiga em casa

CASTELINHO PUERI DOMUS


Fotos: Castelinho Pueri DomusA horta do Colégio Castelinho Pueri Domus Escolas Associadas desenvolveu-se muito bem neste segundo semestre. Um dos plantios mais bem sucedidos foi de rabanete: alunos de todas as classes prepararam saladas e levaram parte da colheita para casa. Capim-cidrão, melissa, hortelã, malva, alecrim, boldo e manjericão foram as ervas que circundaram os canteiros. Os estudantes aproveitaram para experimentar os chás cultivados na horta.

Em 18 de setembro aconteceu a Feira de Reciclagem, projeto no qual os alunos de todas as classes prepararam brinquedos (robô, televisão, foguete e espantalho), aproveitando caixas usadas, garrafas plásticas, tampinhas, entre outros.

Estudantes de duas classes também promoveram um Arrastão Ecológico em uma praça próxima à escola, coletando todo o lixo espalhado por lá. E aproveitaram para observar problemas como: falta de árvores, poluição de um córrego, quantia de lixo espalhada no terreno, etc. O lixo que coletaram, eles separaram na escola, colocando cada material no seu devido recipiente, para posterior reciclagem.

inicio desta página

associe-se à AIPA e receba o jornal Urtiga em casa




ALMEIDA JÚNIOR

Os alunos do Colégio Almeida Júnior aprenderam na prática como a falta da luz do sol pode prejudicar o desenvolvimento das plantas. Após uma simples poda das árvores que faziam sombra no local, as hortaliças se desenvolveram bem no semestre.

Fotos: Col. Almeida JrOrientados pelos professores e pela AIPA, os estudantes semearam salsa, cebolinha, beterraba, cenoura, alface e rabanete. Com alface e rabanete que colheram, prepararam uma deliciosa salada, que fez sucesso em todas as classes. Ao redor dos canteiros, foram cultivadas mudas de chás (capim-cidrão, melissa, tomilho, alecrim e boldo), além de algumas flores como o gerânio e érika.

Os alunos da 1ª série montaram um minhocário, para observar como estes animais que vivem dentro do solo fabricam o húmus. Foi um sucesso: eles puderam observar de perto coma a minhoca vive, do que se alimenta e qual a sua importância para o solo. Com os conhecimentos adquiridos, puderam até ensinar suas famílias a montar um minhocário em casa utilizando garrafas plásticas.

Nos dia 25 e 26 de outubro aconteceu a 2ª Expo-Educativa Almeida Júnior: Traços da Alma Caipira, da qual participaram alunos de todos os níveis. Entre as muitas atividades, houve oficinas de pintura, música, poesia, foto e culinária. A turma da 1ª série do Ensino Fundamental (Ciclo I) montou um stand, com um espaço reservado para a semeadura de alface e girassol em copinhos plásticos, entregues aos visitantes. Os próprios alunos explicavam como preparar os copinhos e cuidar das mudas.

inicio desta página

associe-se à AIPA e receba o jornal Urtiga em casa


COMO PARTICIPAR

Programa Hortas Escolares sem Agrotóxicos é oferecido a escolas de Itu e Salto, que precisam apenas ajudar a cobrir parte do custo da AIPA nesta atividade. Mais informações, podem ser obtidas através de

  • telefones: 11-4026.1320 (13 às 16h) ou 3887.2423 (8 às 13h),
  • e-mail: aipa@aipa.org.br.

A seção Educação Ambiental do site da Aipa (www.aipa.org.br) também contém muitas dicas que podem facilitar o desenvolvimento da Educação Ambiental junto a vários públicos.

inicio desta página associe-se à AIPA e receba o jornal Urtiga em casa


DIA DA ÁRVORE NAS EMEIS

Acima: EMEI M. das Dores, Abaixo: EMEI J.Motta NavaroDuas Escolas Municipais de Educação Infantil de Itu, que já participaram do programa Hortas Escolares Sem Agrotóxicos, usaram mudas de árvores do viveiro da AIPA para comemorar o Dia da Árvore e o início da primavera.

Em 20 de setembro, os alunos da EMEI Professor José Mota Navarro plantaram duas mudas de goiaba e duas de casco de vaca, doadas pela Associação, encerrando assim o projeto Plantar uma árvore para reconstruir a vida, incentivado pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Itu.

Para a ocasião, professoras criaram cartazes com fotos e desenhos das crianças. Presente ao evento, Marcelo Mattiuci, da AIPA, falou para as crianças sobre a importância de preservar o local onde vivemos, discutindo a importância das árvores, de não jogar lixo no ambiente, não maltratar os animais, e outras atitudes do dia a dia que combinam cidadania com ecologia.

Já a EMEI Maria da Dores Luporini Sampaio ganhou seis mudas de casco-de-vaca, que foram plantadas pelos alunos na calçada em frente à escola, também num evento realizado no Dia da Árvore, que ficará na memória de todos participantes.


inicio desta página


mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões

voltar



inicio desta página
      Home   => Conheça a AIPA   => Jornal Urtiga    => Índice Urtiga 153