URTIGA
EDIÇÕES ANTERIORES
MAIS SOBRE O URTIGA
NOTÍCIAS DA AIPA
DOCUMENTOS COLETIVO CONSEMA

   

ECOS

(Notas publicadas no URTIGA 153 - novembro/dezembro 2002 - última pág.)


 
  • TRILHAS DA AIPA
  • ESPÉCIES AMEAÇADAS - 1
  • ESPÉCIES AMEAÇADAS - 2
  • NEGOCIAÇÕES FRIAS
  • PARQUE ADIADO
  • MORATÓRIA DO MOGNO
  • PERIGO DO OZÔNIO
  • EM AGOSTO
  • DATAS COMEMORATIVAS - SEGUNDA QUINZENA DE AGOSTO
  • DATAS COMEMORATIVAS - SETEMBRO
  • DATAS COMEMORATIVAS - INICIO DE OUTUBRO

    Leia o jornal Urtiga


  • TRILHAS DA AIPA

    fotos: arquivo AIPAAs visitas à AIPA poderão acontecer também no período de férias. Quem informa é Marcelo Mattiuci, relatando que a trilha foi reestruturada neste semestre, para permitir visitas nas modalidades fácil e médio esforço. Em meio período (ou dia inteiro), passa-se por três ecossistemas bem diferenciados: uma área agrícola (alterada pelo ser humano), um trecho do cerrado brasileiro e na mata ciliar (que protege o rio assim como os cílios protegem nossos olhos). Além disso, os visitantes recebem toques de como defender a natureza. "É preciso haver um grupo, de 8 a 35 pessoas, para garantir o aproveitamento de cada um", informa Mattiuci. Outra opção, segundo ele, é o curso de horta orgânica: "É um curso de dia inteiro, também para grupos, onde ensinamos técnicas de cultivo sem o uso de agrotóxicos", explica ele, informando em 2003 poderão ser ofertados outros cursos, como um de meio período, sobre cultivo de ervas medicinais, e oficinas de reciclagem. A AIPA está fechando parceria com uma agência de turismo de Itu, de forma a facilitar a operacionalização destas atividades (por exemplo, transporte do grupo). Informações podem ser obtidas de segunda à sexta-feira, pelos telefones 11-4897.7689 (das 13 às 17 h), ou 3887.2423 (das 8 às 13 h), ou pelo e-mail aipa@aipa.org.br.

    inicio desta página

    ESPÉCIES AMEAÇADAS - 1
     
    Mais proteção ao mogno, aos cavalos marinhos e a 26 espécies de tartarugas marinhas. Este foram alguns resultados da 12.ª reunião de partes da Convenção Internacional para a Proteção das Espécies Ameaçadas (Cites), realizada no Chile, para revisar a lista mundial dos animais ameaçados de extinção.
    Ilustr: Dian Storch
    Curiosamente, representantes do Brasil, Bolívia e Peru foram contra a proteção internacional do mogno, alegando que já estão tomando medidas antidevastação suficientemente fortes. Mas ambientalistas foram a favor, acusando que, na Amazônia, paga-se o equivalente a 50 dólares por árvore de mogno derrubada. No porto de Belém, ela já valeria U$ 1.200,00. Agências de notícias internacionais divulgaram que o candidato eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, aprovou a restrição internacional ao mogno. (ENS)

    inicio desta página

    ESPÉCIES AMEAÇADAS - 2
    A Cites tem quase 20 anos: foi estabelecida em 1973, como um acordo internacional voluntário do qual participam hoje 160 países. O objetivo é proteger as espécies ameaçadas, não impondo mecanismos para preservar os habitats, mas impedindo o seu comércio. No caso dos cavalos marinhos, o novo status de proteção do Cites teve como base um estudo que aponta que hoje só restam 5% da população destes animais, caçados na natureza para o aquarismo e com fins medicinais. Outro problema é a poluição do mar, que mata estes animais. Além deles e de tartarugas marinhas, várias espécies de tubarão ingressaram na lista dos ameaçados de extinção, apesar de o Japão, interessado no seu comércio, ter sido contra. Igualmente, alguns animais do Madagascar, como camaleões e uma espécie de orquídea, ganharam o status de proteção. (ENS)

    inicio desta página

    NEGOCIAÇÕES FRIAS
    Avançaram pouco as negociações da 8.ª Conferência das Partes da Convenção de Mudanças Climáticas, finalizada em 1.º de novembro em Nova Delhi, Índia. Ambientalistas acusaram os Estados Unidos - responsáveis pela emissão de 25% dos gases que provocam o efeito-estufa - de polarizar o debate entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, para adiar qualquer decisão sobre o Protocolo de Kioto. Este protocolo propõe medidas práticas para combater o perigo do aquecimento global do planeta, o que inclui os Mecanismos de Desenvolvimento Limpo, que permitiriam, entre outros, os créditos de carbono. Através destes, empresas poluidoras de países desenvolvidos podem compensar a contaminação, financiando o plantio de árvores em outros países, como o Brasil. Só que, para o protocolo entrar em vigor, deve ser ratificado por países que, somados, gerem 55% da poluição por dióxido do carbono do planeta. Isso ainda não aconteceu. A próxima conferência das partes acontecerá em dezembro de 2003, na Itália.

    inicio desta página

    MUITO TEMPO PARA POLUIR -1
    2015: este será o ano limite para o uso de navios-tanque antigos, como o Prestige, que afundou na Espanha em 19 de novembro. Com 26 anos, este navio pertencia a uma empresa russa (Consórcio Alfa), estava registrado na Suíça, era operado por uma empresa grega, navegava com bandeira dos Bahamas, e levava óleo para Singapura, onde se paga mais por este produto. O navio sofreu um acidente em 13 de novembro, derramando grande quantia de óleo no Oceano Atlântico. A mídia apontou três fatores que facilitam desastres: o design dos navios antigos (com casco simples, admitidos até 2015), manutenção imprópria e controle inadequado sobre os percursos que realizam. Pelos cálculos mais da metade dos 10 mil navios petroleiros em atividade no mundo são antigos, com cascos simples.

    inicio desta página

    MUITO TEMPO PARA POLUIR -2
    ilustr: Dian StorchO acidente do Prestige faz lembrar outro, de 1989, com o Exxon Valdez no Alasca, do qual vazaram 257 mil barris de petróleo (quase um quarto do que o navio carregava). Na ocasião, a Exxon afirmou ter tido prejuízos de 2,5 bilhões de dólares, referentes à operação de limpeza do ecossistema e indenizações. O Prestige carregava 500 mil barris. Quando afundou, cerca de 73 mil já teriam sido derramados no mar. Enquanto o Valdez carregava óleo cru, o Prestige tinha óleo refinado e usado, mais poluente. Além da morte da fauna marinha, a economia pesqueira e o turismo na região foram prejudicados. O medo da contaminação chegou a Portugal e à França. Uma esperança era que com o afundamento do navio, o óleo se congelasse no fundo do mar, em vez de se espalhar. (ENS)

    inicio desta página

    NOVO LOTEAMENTO
    Notícia dada pelos representantes das ambientalistas do Conselho Estadual do Meio Ambiente. Está na Secretaria Estadual do Meio Ambiente o Plano de Trabalho para elaboração de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do Condomínio Terras de Santa Cecília, planejado para ser implantado na Estrada do Pinheirinho, em Itu. No final de junho, o local já foi transformado em área urbana para permitir loteamentos. Porém os problemas ambientais são muitos, justificando a exigência de Estudo de Impacto Ambiental pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Um dos maiores impedimentos é o da água, já que empreendimentos como este atraem novos habitantes para o município, que consomem muita água (falta d’água já é freqüente hoje em Itu). O condomínio fica na bacia do Ribeirão Pirapitingui, um manancial de abastecimento. O relatório inicial não apresenta o mapeamento da cobertura vegetal, só indica que no local há matas secundárias com característica de cerrado, fortemente alteradas pelo Homem. Mas já há dados sobre o sistema de esgoto sanitário e lixo, cuja coleta caberia à administração pública, após a implantação do loteamento. Só de lixo, seriam 2,85 toneladas por dia.
    inicio desta página

    apoie os projetos da Aipa

     
    DATAS COMEMORATIVAS

    DATAS DE FIM DE ANO...

    Anote estas datas e use, para criar eventos ou ações ecológicas:

      • 2/12, segunda-feira, é Dia Panamericano da Saúde.
      • 3/12, terça-feira, é dia de lembrar o Acidente de Bhopal, na Índia, maior acidente industrial do mundo. * 7/12, sábado, é Dia do Pau-brasil, data criada por lei federal em 1974.
      • 10/12, terça-feira, é Dia dos Direitos Humanos: a Declaração Universal dos Direitos do Homem foi assinada nesta data, em 1948.
      • 11/12, quarta-feira, é Dia do Engenheiro e do Arquiteto.
      • 21/12, sábado, começa o Verão
      • 22/12, domingo, é dia de lembrar que Chico Mendes morreu nesta data, em 1988. Um ano depois, no mesmo dia a ONU assinou a resolução 22/48, definindo a Eco 92.
      • 23/12, segunda-feira, é Dia do Vizinho
      • 25/12, quarta-feira, é Natal. Comemore, trocando presentes ecológicos.
      • 29/12, domingo, é Dia Mundial da Biodiversidade, instituído pela ONU para lembrar o dia em que começou a vigorar a Convenção sobre o assunto.
      • 31/12, terça-feira, último dia do ano, é Dia de São Silvestre.



    E NO COMEÇO DE 2003...

      • 1/1/2003, quarta-feira, é Dia Mundial da Paz
      • 6/1, segunda-feira, é Dia de Reis
      • Em 10/1, sexta-feira, comemoram-se os 56 anos da Primeira Assembléia Geral da ONU, realizada em 1946.
      • 24/1, sexta-feira, é dia de lembrar que a ONU editou nesta data, em 1946, sua primeira resolução, prevendo o uso pacífico da energia atômica e a eliminação das armas de destruição maciça.
      • 25/1, sexta-feira, é Dia do Carteiro
      • Em 27/1/1991 a mancha de petróleo lançada no mar, durante a Guerra do Golfo, iniciada 11 dias antes, atinge 600 km2, causando um impressionante desastre ecológico
      • 30/1, quinta-feira, é Dia da Saudade
      • 2/2, domingo, é dia de comemorar mais um aniversário de Itu

    mande seu e-mail
    Clique na imagem para mandar seu e-mail
    com comentários, críticas, sugestões

    voltar


    inicio desta página
          Home   => Conheça a AIPA   => Jornal Urtiga    => Índice Urtiga 153