MULTIPLICANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Se as
atividades ecológicas multiplicam-se em junho, por conta do Dia Mundial
do Meio Ambiente (5/6), nas escolas - onde a Educação Ambiental
tornou-se obrigatória por lei, não como uma disciplina, mas como
atividade que permeia todas as matérias - o mês inspira muitas ações
nesta área. Não
podia ser diferente em Itu onde, neste ano, as escolas integradas ao Projeto Hortas
Escolares sem Agrotóxicos, que têm a orientação da
AIPA, programaram ações especiais para o período, que vão
da transformação, pelas crianças, de garrafas plásticas
em lindas jardineiras (reuso de materiais que seriam descartados), ao plantio
simbólico de mudas de árvores nativas e/ou produção
de mudas de árvores pelos estudantes, que serão entregues aos que
tenham espaço para o plantio.
Este é apenas um dos aspectos do projeto que une a produção
de hortaliças às mais diversas ações didáticas:
observação da vida animal, questões da água e do lixo,
e outros temas, respeitando sempre a grade escolar da instituição
e a Lei Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.785/99, regulamentada
em 2002). Confira algumas das
atividades deste projeto, do primeiro semestre de 2003.
COLÉGIO
ALMEIDA JÚNIOR
No
Colégio Almeida Júnior, o programa da horta ficou mais vinculado
ao curso de ciências. Para tanto, Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação
Ambiental da AIPA, definiu, com os docentes, no início do ano, as atividades
didáticas, de acordo com o livro desta disciplina, em cada série.
Assim, todos estudantes participam do dia-a-dia da horta. Mas há atividades
especiais, dependendo do nível de ensino. Um exemplo, no caso dos alunos
de 1ª série, é a observação da vida animal. Como?
Com minhocas que aparecem na horta, constrói-se um minhocário. Coletando-se
uma lagarta que surge na couve ou na rúcula da horta, pode-se observar
a evolução deste bichinho, até que se transforme em borboleta.
Para a turma 2ª série, o lixo (produção de resíduos,
desperdício) foi um tema importante. Exemplo de atividade: produzir composto
orgânico com materiais (restos de alimentos, entre outros) trazidos semanalmente
de casa pelos alunos. Os
estudantes da 3ª série puderam aprender botânica a partir da
jardinagem (plantio de flores) e da identificação das árvores
e arbustos existentes na própria escola. Por fim, para o pessoal da 4.ª
série, a horta inspirou discussões a ações de cidadania
e responsabilidade social e ambiental, a partir de passeios por diferentes bairros,
para observação de problemas ecológicos no meio ambiente
urbano. Datas especiais,
eventos especiais. Em comemoração ao Dia das Mães, cada aluno
entregou para a mamãe uma muda de erva medicinal juntamente com um cartão.
Todos aprenderam sobre as propriedades medicinais e culinárias de cada
erva, e dicas de cultivo..
C.I.
MONTEIRO LOBATO
Uma
horta totalmente reformada, com muito mais espaço para as atividades com
os alunos. Esta foi uma das novidades do início de 2003, para quem estuda
no Colégio Integrado Monteiro Lobato.
Foi possível produzir uma boa variedade e grande quantidade de hortaliças
e condimentos como: salsa, cebolinha, cenoura, espinafre, rúcula, alface,
beterraba e couve. Com isso, logo após a colheita, realizada pelos próprios
alunos, preparou-se não apenas salada, mas também bolinhos e até
pizza de espinafre. Muitos que não gostavam de hortaliças, experimentaram
e aprovaram os pratos preparados com a colheita.
Em abril, aproveitando o Dia da Conservação do Solo (15/4), alunos
da primeira série assistiram o desenho animado Os Oceanos, no qual dois
personagens - Albert, um pássaro muito interessado, e um simpático
golfinho - contam a saga dos oceanos: sua importância, seus habitantes,
como a pesca ilegal e a poluição destroem essas maravilhas. O filme
serviu para ir além da discussão sobre solo, debatendo-se a preservação
da água e outras formas de poluição.
CASTELINHO
PUERI DOMUS
Um
evento da própria escola foi a principal atividade de Educação
Ambiental de estréia do semestre, no Colégio Castelinho Pueri Domus:
a Feira de Ciências, realizada em abril.
Só então, iniciaram-se as atividades na horta, cujos três
canteiros receberam terra nova e uma boa dose de esterco, para garantir boa produção
orgânica. Foram os
próprios alunos que preparam estes canteiros e semearam diversas hortaliças:
salsa, cebolinha, cenoura, alface e rabanete. Até o final do primeiro semestre,
todas as hortaliças serão colhidas e utilizadas em oficinas de cozinha.
Também nesta escola, a ação prática é complementada
com atividades em sala de aula, realizadas com orientação da AIPA,
de acordo com a grade escolar. Turmas de 1.ª e 2.ª Séries, por
exemplo, ganharam propostas didáticas com o tema horta voltadas ao enriquecimento
das sugestões já constantes no livro de ciências
.
EEI
PINGUINHO DE GENTE
A
criançada da Escola de Educação Infantil Pinguinho de Gente
ficou muito envolvida com a horta, participando de todos os cuidados diários:
desde a preparação dos canteiros, até a colheita.
Resultado: uma boa colheita de hortaliças como cenoura, alface, salsa,
cebolinha, rabanete, beterraba e rúcula. A rúcula e o rabanete,
foram transformados numa deliciosa salada, que fez sucesso entre os alunos.
Tem mais: datas especiais motivaram atividades-extra. No Dia da Conservação
do Solo, os alunos receberam informações da importância do
solo para a nossa vida. Também estudaram como o desmatamento, o uso exagerado
de adubos químicos e a erosão acabam com a fertilidade.
MAIS
ATIVIDADES
Não
é a única atividade da AIPA, em Educação Ambiental.
Há também o Curso Prático de Capacitação em
Horta Orgânica, oferecido no último sábado do mês.
Escolas
e grupos organizados podem participar das trilhas ecológicas da AIPA, promovidas
em parceria com a Tombatur. Outra atividade com grande receptividade é
o programa AIPA-Recicla, realizado junto a empresas da região.
Em junho, mês do meio ambiente, as ações se multiplicam. Neste
ano, graças a uma parceria entre a AIPA e a Eco-Solar Energia Alternativa
- e apoios institucionais -, ocorre um curso, em Itu e Salto, que ensina como
montar um aquecedor solar de baixo custo, para aquecimento de água. (veja
mais sobre estas atividades na última página)
COMO
ADERIR AO PROJETO "HORTAS ESCOLARES SEM AGROTÓXICOS"Há
mais de dez anos, o Programa Hortas Escolares sem Agrotóxicos faz sucesso
em escolas de Itu e Salto, que precisam apenas cobrir parte do custo da AIPA nesta
atividade. Tanto sucesso, que recebeu prêmios e se tornou referência
nacional durante a teleconferência do Programa Nacional de Educação
Ambiental, em 1997. Este projeto
começa com a escolha, pelas escolas, de um local da horta (pode ser um
pequeno espaço). A partir disso, o corpo docente recebe toda a orientação
de como mantê-las, com a participação direta das crianças.
Não fica só nisso: a orientação da AIPA - através
de visitas periódicas do Coordenador de Educação Ambiental
da Associação - inclui sugestões de atividades didáticas
adaptadas à grade escolar de cada instituição e ao momento
da horta (plantio, crescimento das hortaliças, colheita, etc). Datas importantes
e eventos especiais, como Dia Mundial do Meio Ambiente ou Feira de Ciências,
também merecem um apoio especial.
Escolas da região interessadas em participar, podem entrar em contato pelos
telefones indicados em Serviço, logo abaixo:
SERVIÇO PROGRAMA
DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA AIPA:
informações
sobre os projetos e inscrições em eventos - tel.
11-4026.1320 (13 às 16h), 3887.2423 (8 às 13h),
-
e-mail: aipa@aipa.org.br,
- site:
www.aipa.org.br - seção Educação Ambiental
(que
também traz muitas dicas) e Curso-Horta.
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