URTIGA
EDIÇÕES ANTERIORES
MAIS SOBRE O URTIGA
NOTÍCIAS DA AIPA
DOCUMENTOS COLETIVO CONSEMA

 


DICA DE FÉRIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

(Publicado no URTIGA 159 - novembro / dezembro 2003 - pags. centrais)

 



Esta dica foi testada e aprovada pelo grupo de pós-graduandos do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, que trouxe realizou atividades de educação ambiental, com apoio da AIPA, em outubro de 2003. Ótima para praticar nas férias...
(veja também a página especial, com as fotos do dia de campo, da turma do Ceunsp)

filie-se à AIPA e receba o Urtiga em casa inicio desta página


COMO ACONTECEU

Uma visita preparatória à sede da AIPA, em 18 de outubro. Outra, no dia 25, com alunos de uma escola de Votorantim, para que vivenciassem atividades de Educação Ambiental. Esta foi a proposta de um grupo de estudantes da Pós-Graduação em Ecologia do Ceunsp (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio). Orientado pelo professor Rogério Silvestre, o grupo aproveitou a trilha ecológica e a horta-laboratório da AIPA para realizar este trabalho, com apoio da equipe da Associação.

Confira uma atividade de educação ambiental testada pelo grupo. Ela é adequada para adolescentes, e seu objetivo é aguçar o uso dos sentidos da audição, tato e olfato na observação do ambiente que nos cerca. O material é simples: muito barbante e vendas para os olhos.

 
Praticando Educação Ambiental no cerrado ituano. (foto: equipe Ceunsp)

MONTANDO A ATIVIDADE

Veja como
montar a atividade: escolhe-se um local ao ar livre, que tenha barreiras: área de vegetação nativa, um pomar ou mesmo jardim com árvores e arbustos. Trança-se o barbante, amarrando-o então nas árvores, pedras e arbustos de modo a desenhar um percurso. Deve estar na altura das mãos dos participantes, mas, em alguns pontos, pode ser amarrado mais baixo ou alto, aumentando o desafio do jogo.

O ideal é que os participantes não vejam o local, antes da atividade, que começa com o primeiro sendo vendado e guiado por um monitor ao ponto de partida. Com auxilio das mãos, ele deverá percorrer o percurso marcado pelo barbante, até o final. Quando terminar (ou não) o trajeto, ainda de olhos vendados, será levado ao local de onde saiu. Quando todos tiverem passado pela experiência, cada um descreverá para os outros o que sentiu (cheiros e outras sensações), barreiras que encontrou e locais por onde passou. Ao final, o grupo, sem vendas, vai ao local, para comparar o que cada um vivenciou, com a visão do local.

LEIA TAMBÉM

EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2003 - UM BALANÇO
As atividades da AIPA nas escolas, através do programa Hortas Escolares sem Agrotóxicos, na sede da Associação (cursos e trilhas), e a Campanha AIPA Recicla.

TODAS ATIVIDADES DA TURMA, EM 25/10/2003
fotos e descrição dos trabalhos realizados pelos ós graduandos em Ecologia do CEUNSP, com apoio da AIPA, na sede da Associação

 

VOLTAR


mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões


inicio desta página
      Home   => Conheça a AIPA   => Jornal Urtiga    => Índice Urtiga 159