URTIGA
EDIÇÕES ANTERIORES
MAIS SOBRE O URTIGA
NOTÍCIAS DA AIPA
DOCUMENTOS COLETIVO CONSEMA


 

ECOS

(Notas publicadas no Urtiga 139 - julho/agosto 2000 - última pág.)


ENCONTRO - FLORESTAS NATIVAS
Logo do Encontro de Florestas Nativas em Botucatu. Participe!!!Anote em sua agenda e participe: de 17 a 20 de agosto, em Botucatu, acontece o V Encontro "Florestas Nativas & Sistemas Agroflorestais". O evento, que terá palestras, depoimentos de especialistas e seis mini-cursos para, está sendo organizado pela Agroecológica, com apoio da Aipa, Associação Mata Ciliar, Imaflora e Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Segundo Manfred Osteroth, da Agroecológica, o objetivo é apresentar para cerca de 300 participantes - entre produtores, técnicos, consultores, pesquisadores e outros interessados - experiências práticas na implantação e manejo de florestas nativas, discutindo também as novidades nesta área. Assim, os mini-cursos ensinarão técnicas de cultivo ecológico, como permacultura, agroflorestas e modelos de baixo custo, bem como assuntos correlatos, como Auditoria Ambiental e Certificação Florestal. Já as palestras serão um espaço especial para abordar a recuperação florestal, o polêmico "sequestro de carbono" através de reflorestamentos, entre outros. Para saber mais, entre em contato com a Agroecológica, pelo fone/fax: (16) 6821.1866, e-mail: agroecologica@uol.com.br, ou escrevendo para Cx. Postal 06, 18.603-970 - Botucatu - SP

inicio desta página

WWW.ITU.COM.BR - AIPA PRESENTE
Agora, além do site da AIPA - www.aipa.org.br (que conta com o apoio do provedor The Way, representante da Uol em Itu, e da ONG Rede de Informações do Terceiro Setor) - os internautas encontrarão informações sobre a Associação no site www.itu.com.br. Lançado oficialmente na Fenasoft 2000, o site traz informações sobre tudo o que rola no município. A AIPA foi a primeira organização ecológica a contribuir com o site, com matérias sobre o cerrado ituano e a questão da água. O jornal Urtiga estará nos dois sites.

inicio desta página

NOVIDADES NO VIVEIRO
Mais árvores nativas para Itu e municípios vizinhos. Com esta proposta, já começou a trabalhar na Associação o novo engenheiro agrônomo responsável pelo viveiro da Associação: Célio Bernardes de Freitas Junior. Ele assume a função que o Engenheiro Florestal Rinaldo Orlandi acumulava, junto ao cargo de Diretor Científico da AIPA. Além de orientar o plantio das mudas nativas, o Engenheiro Célio visitará propriedades e proporá parceria com comerciantes, para implementar projetos de reflorestamento nativo na região

inicio desta página

PROJETOS PERIGOSOS
Será em Piracicaba, em 23 de agosto, o seminário para debater grandes empreendimentos que podem prejudicar o meio ambiente nas regiões de Piracicaba e Campinas. Eis alguns: 1) Centrais Termoeletricas de grande porte em Paulinia, Americana, Indaiatuba e Jundiaí; 2) Barragem e reservatório no Rio Piracicaba que inundarão 4.000 hectares, atingindo áreas de Santa Maria da Serra, São Pedro, Rio das Pedras e Piracicaba, implicando em obras de navegação, novos eixos rodoviários e ferroviários, e novo polo industrial que gerará, entre outros, problemas de abastecimento de água; 3) Ampliação do aeroporto de Viracopos, para o que se destruirá um dos últimos fragmentos de cerrado de Campinas - o aeroporto teria o fluxo ampliado para 30 mil pessoas/dia; 4) Empreendimento Sete Quedas em Campinas (já aprovado) que formará em duas décadas o equivalente a 3 cidades de Ibiúna. Mais informações por e-mail, com Romeu Mattos Leite: romeu@yamaguishi.com.br.

inicio desta página

PERDA
Faleceu em São Paulo, em 21 de junho o ecologista e artista Miguel Abellá. Em 81 anos de vida, tornou-se conhecido também como pacifista. Fundador do Movimento Arte e Pensamento Ecológico, notabilizou-se nas lutas contra a Usina Nuclear de Angra dos Reis, nos anos 70, contra a poluição e em favor da vida. (Confira, no site da AIPA, o artigo em homenagem a Abellá escrito por Randáu Marques )

inicio desta página

OZÔNIO EM PERIGO
O primeiro protocolo internacional em prol da proteção da camada de ozônio na estratosfera terrestre - Convenção de Viena - está completando 15 anos. Como se sabe, esta camada protege a vida na Terra, pois filtra os raios ultravioleta do sol, causadores de doenças como o câncer. Este acordo foi seguido de outros: Protocolo de Montreal em 1987; de Londres, 1990; Copenhaguen, 1992; Viena, 1995 e Montreal, 1997. Com eles, a indústria comprometeu-se a parar de produzir os perigosos CFCs (clorofluorocarbonos, principais responsáveis pela destruição da camada de ozônio). Só que os substitutivos - HCFCs ou hidroclorofluorocarbonos, também são prejudiciais, mesmo que em menor escala. E há o igualmente perigoso brometo de metila (BrMe), usado como agrotóxico. A ONG espanhola Ecologistas En Acción, lembra que os compostos já emitidos exercerão efeitos por muitos anos. Para completar, pelos acordos firmados, só se deixará de produzir os HCFCs em 2040. Quanto ao BrMe - proibido em vários países por contaminar cursos d'água e ter efeitos negativos para a saúde - a eliminação total será em 2015 (com possibilidade de exceções, para "usos essenciais").

inicio desta página

PERIGOS DA HIDROVIA
A denúncia saiu na Folha de São Paulo, em artigo assinado por Alcides Faria, das ONGs Ecoa e Rios Vivos. Ele criticou novos artifícios para "vender" a construção da Hidrovia Paraná Paraguai, projeto polêmico que exigiria centenas de obras de dragagens, derrocamento, retificação de curvas dos rios Paraná e Paraguai, para ligar Cáceres, no Brasil a Nueva Palmira, no Uruguai. O ecologista cita que as obras poderiam "secar" trechos do Pantanal, prejudicando o ambiente e outras atividades econômicas, como turismo, pesca e pecuária. Segundo Faria, a nova estratégia é "não mais apresentar a hidrovia em seu conjunto, com todas suas intervenções no rio Paraguai, mas por partes". É o caso da empresa americana ACBL, que quer construir um porto em Morrinhos (80 km abaixo de Cáceres, em região alagada do Pantanal). O ecologista alerta: "quem conhece a região sabe que serão necessárias obras associadas como estradas, as quais deverão abrir caminho entre as águas através de aterros para se alcançar as margens do rio." E conclui: "Se porventura a soja transportada pela hidrovia viesse a gerar novos postos de trabalho estes estariam destinados a outras regiões agrícolas do Brasil da Bolívia e do Paraguai e não ao Pantanal".

inicio desta página

POUCA PROTEÇÃO
Foi aprovada no Congresso Nacional a nova lei dos Sistema Nacional de Unidades de Conservação, SNUC. O texto reformula conceitos relacionados às diferentes áreas ecológicas no país. Vale lembrar a porcentagem de áreas sob proteção integral no país, segundo dados do Fundo Mundial para a Vida Selvagem e Ibama: Amazônia: 3,6%; Cerrado: 0,8%; Caatinga: 0,8%; Mata atlântica: 0,69%; Campos sulinos: 0,3%; Pantanal: 0,55%; Áreas Costeiras: 6,24%. No total, são de 2% de territórios protegidos, contra a média mundial de 6%. O índice é baixo, mesmo comparando com outros países da América do Sul: a Bolívia tem 3,9% de área de conservação integral; a Colômbia, 7,9%; a Venezuela, 22%.(Ecoa)

inicio desta página

FOGO!!!
Você sabia que um simples cigarro mal apagado, ou fósforo aceso atirado pela janela de um veículo na natureza pode causar enormes incêndios nos períodos mais seco? quando estiver numa rodovia, seja em ônibus ou carro, não jogue cigarros, fósforos (ou qualquer lixo) pela janela. Ao ver um incêndio, comunique à autoridade mais próxima. E evite fazer fogueiras durante excursões para áreas naturais, sobretudo na época mais seca do ano - leve frutas e alimentos leves, que dispensem cozimento. Se a fogueira for inevitável, certifique-se de que está completamente apagada, antes de deixar o local. Outra dica para evitar o risco de incêndios florestais é não soltar balões nas festas juninas. Soltar balão é proibido por lei. (Ecoa)

inicio desta página
 
DATAS

Anote estas datas e use, para criar eventos ou ações ecológicas:

AGOSTO
  • 1/8, terça-feira, é o Dia do Selo. Que tal pesquisar as séries que exploram o tema Proteção Ambiental?
  • 5/8, sábado, tem curso de Horta Orgânica na sede da AIPA, em Itu. Informações: (11) 7826.1320.
  • 6/8, domingo, é dia de lembrar que há 55 anos, foi lançada a bomba atômica em Hiroshima, Japão. Foram 190 mil mortos, para não mencionar feridos e danos ao ambiente!
  • 10/8, quinta-feira, é Dia do Veterinário. Convide um para que fale sobre a vida animal.
  • 11//8, sexta-feira, é Dia do Advogado e do Magistrado.
  • 13/8, domingo, é Dia do Economista. Também é Dia dos Pais - prepare um presente ecológico.
  • De 17 a 20/8, quinta a domingo, tem o Encontro Florestas e Sistemas Agroflorestais, em Botucatu (ver destaque, nesta página)
  • 19/8, sábado, é o Dia Mundial da Fotografia. Que tal visitar neste dia uma área ecológica, fotografando suas belezas e problemas?
  • 22/8, terça-feira, é Dia do Folclore
  • 24/8, quinta-feira, é o Dia dos Artistas. Comemore com arte.
  • 25/8, sexta-feira, além de ser Dia do Soldado, é Dia do Feirante.
  • 26/8, sábado, é Dia do Psicólogo e Dia da Limpeza Urbana. Em Itu, tem curso de Horta Orgânica na sede da AIPA, em Itu. Informações: (11) 7826.1320. 31/8, quinta-feira, é o Dia da Nutricionista. Pense na frase: "diga-me o que comes, que direi quem és".

SETEMBRO
  • 3/9, domingo, é Dia Nacional do Biólogo
  • 5/9, terça feira, é Dia da Amazônia, e também de lembrar um evento ocorrido nesta data há 5 anos, que gerou protestos no mundo: o teste nuclear da França em Mururoa, com potência de 20 kilotons, superior à bomba de Hiroshima.
  • Feriadão: 7/9, quinta-feira, é Dia da Pátria.
  • 9/9, sábado, é Dia do Veterinário.
  • 10/9, domingo, é Dia da Imprensa.
  • 16/9, terça-feira, é Dia Internacional do Ozônio, instituído em 1995 pela ONU (ver nota nesta página)
  • 21/9, quinta feira, tem muita festa: é o Dia da Árvore, no Sudeste, Sul e Centroeste do país.
  • 22/9, sexta feira, tem mais festa. É inicio Primavera. Em Itu, ocorrerá a premiação do Concurso da Primavera (ver matéria, págs. centrais)
  • 27/9, quarta-feira, é Dia Mundial do Turismo.
  • 30/9, sábado, é Dia da Secretária. Neste dia, em Itu, tem mais um curso de Horta Orgânica na sede da AIPA. Secretárias e pessoas ligadas à questão terão desconto especial. Informações: 11 - 7826.1320.


VOLTAR

mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões

inicio desta página
      Home   => Conheça a AIPA   => Jornal Urtiga    => Índice Urtiga 139