URTIGA
EDIÇÕES ANTERIORES
MAIS SOBRE O URTIGA
NOTÍCIAS DA AIPA
DOCUMENTOS COLETIVO CONSEMA


 
 

ECOS

(Notas publicadas no Urtiga 140 - julho/agosto 2000 - última pág.)


CONCURSO DA PRIMAVERA - A FESTA

publico, na cerimonia de premiação Iniciar a primavera com prêmios ecológicos e o anúncio de novos projetos. Esta foi a atividade da AIPA - Associação Ituana de Proteção Ambiental, na 6.ª feira, 22 de setembro, quando começou a estação mais florida do ano. Centenas de pessoas - entre estudantes de diferentes municípios da região de Itu, suas famílias, professores, autoridades e ambientalistas - se concentraram no Salão Budapeste do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocinio, em Itu, para conhecer de perto os 50 trabalhos vencedores do Concurso da Primavera 2000 e acompanhar a premiação. Na ocasião, Juljan Czapski, presidente da AIPA, comentou que o ano 2000 foi campeão em qualidade dos trabalhos. "O problema da água faz parte do dia a dia de cada um, e isso pode ter sido um dos motivos para a qualidade dos resultados deste concurso, cujo tema central foi Preciosa Água". Ele anunciou uma novidade, em primeira mão. A parceria com a By Net (responsável pelo site www.itu.com.br) para a construção do primeiro álbum de figurinhas pela Internet, que ficará hospedado no site: www.figurinhas.com.br. O tema não poderia ser outro: Casa Ecológica! (leia mais, em todo o jornal, sobre o Concurso da Primavera 2000, e - nesta página - sobre a Casa Ecológica)

inicio desta página

PRIMAVERA 2000 - 1

detalhes da festa A sorte maior foi do grupo de alunos da 8.ª Série da Escola Estadual Maria Fernandes Leite, de Porto Feliz: um representante da turma participará, em novembro, de excursão para Termas de São Pedro. É que, além de receberem certificados, livros, e vale-árvores - como todos os outros premiados no Concurso da Primavera 2000 - o grupo foi sorteado com o prêmio extra do Concurso. Oferecido pelo segundo ano consecutivo, pela Tridimensional Turismo, este prêmio mobilizou as centenas de jovens presentes à cerimônia de premiação. Uma criança do auditório escolheu o número. Ficou por conta de Lucas Aparecido Rodrigues, Maria Emília Spizzca, Flávia de Souza Dammy e Rosana Graciano - que compõem o grupo sorteado - definir quem fará o passeio.

inicio desta página

PRIMAVERA 2000 - 2

outros detalhes, na cerimonia de premiação Além da Tridimensional Turismo, outras empresas da região apoiaram o Concurso da Primavera 2000, doando prêmios: Copiadora e Editora Ottoni (livros), a Officina Dell'Arte (objetos artísticos em porcelana), Livraria e Papelaria Real (livros e material escolar), Restaurante Zeus (almoços). Oferecendo apoio logístico, estiveram: Diretoria de Ensino de Itu, Secretarias Municipais de Educação e Cultura, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), Agência Unibanco de Itu.

inicio desta página

PRIMAVERA 2000 - 3
clique aqui, para ver mais fotos do eventoRealizado anualmente desde 1993. o Concurso da Primavera atinge hoje dez municípios: Itu, Boituva, Cabreúva, Cerquilho, Iperó, Itupeva, Jumirim, Porto Feliz, Salto e Tietê. Quem acompanhou outras edições do Concurso já sabe: instituições de ensino têm papel fundamental no evento. São responsáveis pela pré-seleção dos trabalhos. Neste ano, houve 260 pré selecionados (do ensino infantil ao profissionalizante), que têm direito à menção no site da AIPA. Além disso, as escolas recebem um certificado de participação.

inicio desta página

CASA ECOLÓGICA 1
O Álbum de Figurinhas "Casa Ecológica" pode se tornar uma mania nacional, entre internautas. Mas sua divulgação começa só em Itu. Não é para menos: ela mostra dez ambientes de uma casa comum localizada na Cidade Virtual de Itu, onde moradores têm atitudes ecologicamente corretas. Até o fechamento desta edição, a data de lançamento - prevista para outubro - ainda não estava confirmada.

inicio desta página

CASA ECOLÓGICA 2
Como funciona um álbum internáutico de figurinhas? No começo, só se enxergam os ambientes, com espaços retangulares em branco, correspondentes às 60 figurinhas do jogo. Os inscritos ganharão aos poucos estas figurinhas. Detalhe: são todas animadas, tendo - como brinde - textos bem divertidos com dicas de como tornar uma casa mais ecológica. Só que algumas figurinhas são mais difíceis. Outras, podem vir repetidas. Neste caso, foi criado um mecanismo para os internautas inscritos no jogo poderem "bater figurinhas" de um jeito diferente, pela Internet. No final do jogo, os participantes terão a casa completa e animada, com direito a uma coleção de explicações, dicas e receitas ecológicas.

inicio desta página

CASA ECOLÓGICA 3
A produção do álbum "Casa Ecológica" envolveu uma equipe de mais de 30 pessoas, de diferentes áreas. O conteúdo (escolha das figurinhas, textos e quiz) ficou por conta da AIPA. A By Net - que está patrocinando - coordenou todo o resto: desde a concepção visual dos ambientes, produção das figurinhas, até o desenvolvimento da tecnologia que permitiu o lançamento do jogo na Internet.

inicio desta página

HORTAS - NOVAS ESCOLAS
A Escola de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho e o Sesi, ambos em Itu, aderiram ao Projeto "Hortas Escolares sem Agrotóxicos" - que une a produção orgânica de verduras e ervas medicinais a atividades educativas em sala de aula. Desenvolvido pela AIPA, o Projeto foi adaptado em 1999 para a nova Lei Nacional de Educação Ambiental, que tornou a educação ambiental obrigatória como atividade que permeia todas as disciplinas. "Tivemos algumas dificuldades operacionais, no início do semestre, por isso neste momento não estamos aceitando mais escolas além daquelas com as quais estamos trabalhando", avisa Marcelo Mattiuci, informando que a AIPA busca apoio de empresas ou instituições, para ampliar o projeto. "A demanda é enorme e gostaríamos de atender", diz.

inicio desta página

AIPA EM EVENTOS - 1
Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental da AIPA, participou do 2.º Seminário do Programa Aladin, em agosto. Organizado pelo Instituto Peabiru, com apoio de instituições internacionais, este evento ocorreu na região de Itu reunindo um grupo de 15 convidados, para debater a elaboração de programas e captação de recursos para ONGs da área ambiental. Ao final, os organizadores visitaram o município.

inicio desta página

AIPA EM EVENTOS - 2
Entre 17 e 20 de agosto, foi a vez de Célio Bernardes de Freitas Junior, engenheiro agrônomo da AIPA, e Silvia Czapski, coordenadora de comunicação, participarem do Encontro Florestas Nativas e Sistemas Agroflorestais, em Botucatu, um evento que contou com apoio da AIPA. Com a presença de quase uma centena de participantes, o Encontro serviu para repassar técnicas e discutir tendências desta área, através de mini-cursos, mesas-redondas e debates.

inicio desta página

AIPA EM EVENTOS - 3
Como acontece há vários anos, a AIPA preparou sua participação no Recreança, evento promovido pelo Sesi em Itu, em 12 de outubro, atraindo milhares de pessoas. O stand da Associação foi pensado para que os visitantes conheçam mais sobre três programas: viveiro de árvores nativas, comunicação e educação ambiental.

inicio desta página

MUDANÇA DE CLIMA?
Fique de olho. Em novembro, acontece em Haia, Holanda, mais uma reunião entre países para debater o Protocolo de Kyoto, acordo internacional que quer "tirar do papel" a Convenção de Mudanças Climáticas. Para entender: esta convenção foi definida na Eco 92, por mais de uma centena de países. Reconheceu que as emissões de poluentes na atmosfera terrestre estão aumentando, a ponto de provocar o Aquecimento Global do Planeta (aumento do efeito-estufa). Mas faltava dizer o que fazer na prática para diminuir a poluição. Isto, é o Protocolo de Kyoto quem deverá estabelecer. Uma das propostas chama-se Mecanismo de Desenvolvimento Limpo: com ele, para compensar a poluição, países industrializados poderiam apoiar projetos em países em desenvolvimento que reduzam emissões de gases do efeito estufa, descontando essas emissões do seu balanço. Como árvores, enquanto crescem, consomem mais carbono do ar (para fotossíntese), plantar árvores seria uma atividade que favorece o sequestro do carbono, causador do efeito estufa. Mas há muitas polêmicas em torno disso. Por exemplo, por que não apoiar a manutenção das florestas já existentes, como a Amazônica?

inicio desta página
 
DATAS

Anote estas datas e use, para criar eventos ou ações ecológicas:

SEGUNDA QUINZENA OUTUBRO
  • 16/10, segunda-feira, é Dia Mundial da Alimentação. Que tal usar par uma campanha em favor dos alimentos orgânicos? Tudo pode começar com uma pesquisa para conhecer as lojas que comercializam estes produtos.
  • 18/10, quarta-feira, é Dia do Médico. Dia de lembrar que meio ambiente e saúde estão interligados.
  • Em 24/10/1945 ocorria a criação formal da Organização das Nações Unidas (ONU).
  • 29/10, domingo, é Dia Nacional do Livro.
  • 30/10, segunda-feira, é Dia do Comércio. Quantas pessoas sabem o que é e praticam o Consumo Sustentável (que não desperdiça recursos naturais, não polui, não prejudica esta e futuras gerações)?

NOVEMBRO
  • 2/11, quinta-feira, é Finados. Mais um feriadão.
  • Em 3/11/1957 a nave russa, Sputnik 2 levava o primeiro ser vivo terrestre ao espaço - a cadela Laika.
  • 4/11, sábado, é o Dia do Radiamador.
  • 8/11, quarta-feira, é Dia Mundial do Urbanismo. Use a data para discutir o que é uma Casa Ecológica e o que seria uma Cidade Ecológica.
  • 15/11, quarta-feira, comemora-se a Proclamação da República. Feriado.
  • 19/11, domingo, é Dia da Bandeira. Que tal um passeio em alguma área verde de sua região?
  • 20/11, segunda-feira, é Dia de Zumbi.


VOLTAR

mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões


inicio desta página
      Home   => Conheça a AIPA   => Jornal Urtiga    => Índice Urtiga 140