DOCUMENTOS | COLETIVO CONSEMA |
|
No
mundo todo, junho, mês do meio ambiente, tornou-se um período repleto
de eventos ecológicos. Neste ano, em Itu, as comemorações
começam mais cedo, neste sábado, 31/05, com mais um Curso Prático
de Capacitação em Horta Orgânica, oferecido a todos que querem implantar
uma horta (inclusive em vasos e caixas), para terem alimentos mais saudáveis,
muito baratos. "Ainda há poucas vagas disponíveis", avisa Marcelo
Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental, lembrando que o curso
vai das 8 às 16h30, com almoço e coffe breaks inclusos.
Na ocasião, a AIPA estará lançando sua apostila "Nossa Horta - Como Implantá-la, em Escolas ou em Casa, com a Participação das Crianças". Produzida pela equipe de Educação Ambiental da AIPA, com texto final de Silvia Czapski, coordenadora de comunicação da associação, ela atende à demanda de interessados, em todo país. "Preparamos esta apostila devido ao enorme número de e-mails solicitando material de apoio para implantar uma horta orgânica. Ela será vendida com desconto especial aos sócios e participantes dos cursos da AIPA", adianta Juljan Czapski, presidente da Associação, explicando ainda que a AIPA tem um rico material que poderá se transformar em livro: "Estamos buscando editoras interessadas na obra, cujo conteúdo foi produzido com base na experiência de 10 anos em escolas da região". (clique aqui, para mandar um e-mail, solicitando a apostila)
Não
são as únicas atividades programadas para junho. Resultante de uma
parceria coma a Eco-Solar Energia Alternativa, e apoio institucional do Centro
Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp) e Cooperativa
Agrícola Mista de Itu, a AIPA está preparando também um Curso
para a Construção de Sistema de Aquecimento Solar de Água
de baixo custo.
Em apenas um dia, os participantes (25, no máximo) terão uma demonstração prática, de todos os passos para construírem um sistema de aquecimento da água muito barato, usando materiais encontrados em lojas da região. Trata-se de uma tecnologia simples, desenvolvida pela ONG Sociedade do Sol (sediada na USP), adequado tanto para casas em áreas urbanas, como nas áreas rurais. O custo deste sistema paga-se rapidamente com a economia gerada na conta de luz.
Para facilitar o acesso dos interessados, deverá haver um curso em Itu e outro em Salto, descontos especiais para associados da AIPA e da Cooperativa Agrícola Mista de Itu, e para estudantes do Ceunsp. E mais: todos participantes receberão gratuitamente um manual para construção de seu aquecedor solar, para facilitar a auto-construção deste sistema. São apenas 25 vagas em cada curso. (clique para ter mais detalhes)
As
escolas integradas ao Projeto "Hortas Escolares sem Agrotóxicos" também
estão preparando atividades especiais no mês do meio ambiente, com
apoio da AIPA. Entre as atividades programadas, explica o coordenador de Educação
Ambiental, estão demonstrações da reutilização
de garrafas plásticas, que podem ser transformadas em jardineiras; plantios
simbólicos de mudas de árvores nativas e até produção
de mudas de árvores para doação às crianças
com espaço adequado para seu plantio. "Estas atividades vão ocorrer
na EEI Pinguinho de Gente e nos colégios Almeida Júnior, Castelinho
Pueri Domus e Monteiro Lobato", adianta Mattiuci.
Outra atividade programada pela AIPA é um curso de Horta Orgânica, de meio período, em 14 de junho, na sede da ONG Eco-Salto. Situada no Bairro São Judas, em Salto, a Eco-Salto desenvolve seu trabalho com a Pastoral da Ecologia, da Paróquia de Cristo Rei, e pretende implantar uma horta orgânica comunitária na Paróquia, além de atividades de Educação Ambiental.
Várias palestras também fazem parte das atividades da AIPA, no mês do meio ambiente. Na quinta-feira, 5/6, Dia Mundial do Meio Ambiente, Marcelo Mattiuci, Coordenador de Educação Ambiental da Associação, é convidado do Rotary em Itu, onde fará um pronunciamento. Em dois outros dias, 3 e 7/6, será a vez de falar em Salto, a convite da Eco-Salto, numa escola e na Paróquia Cristo Rei.
Por fim, o Urtiga de maio/junho sai no sábado, 7/6, como encarte do jornal Periscópio, em Itu e Salto, com duas reportagens especiais. Pouco após o anúncio, pelo Ibama, da nova lista de espécies em extinção, uma das reportagens aborda mudanças da avifauna urbana. Espécies que não se viam nas cidades, agora são facilmente observadas. A reportagem revela que, ao contrário do que muitos pensam, isto não quer dizer melhoria no ambiente urbano. Em outra reportagem, a estudante da Unicamp, Andréa da Costa Marques, conta sobre a pesquisa que está desenvolvendo sobre flores e seus polinizadores, no cerrado ituano, para o qual recebeu uma bolsa de estudo. O projeto tem apoio institucional da AIPA. As reportagens chegarão ao site da AIPA (Urtiga On Line) em 10 de junho.
A
escolha de junho, como Mês do Meio Ambiente, e do dia 5/6, como Dia Mundial
do Meio Ambiente, tem mais de 30 anos. A data foi criada em 1972 pela ONU (Organização
das Nações Unidas), para marcar o final da Primeira Conferência
das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, promovida na Suécia
e que resultou na criação do Programa do Meio Ambiente da ONU (PNUMA,
ou UNEP, em inglês), cuja sede fica em Nairobi/ Quênia (África).
E foi só a partir da Eco 92 - Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992 - que a data ganhou fama mundial sendo comemorada em praticamente todas as cidades de todos países. É claro que o aumento da preocupação com as causas ambientais contribuiu para isso.
A AIPA usa o mês para promover eventos especiais, junto às escolas e ao público em geral. Eis três boas idéias, que você pode aproveitar:
SERVIÇO CURSO DE
CAPACITAÇÃO EM HORTA ORGÂNICA:
CURSO PRÁTICO
- COMO CONSTRUIR UM AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA DE BAIXO CUSTO:
INFORMAÇÕES
SOBRE OUTROS EVENTOS DA AIPA:
|
Home Conheça a AIPA Nossas Árvores/Viveiro Jornal Urtiga | |
Notícias 1999 Educação Ambiental/Projeto Hortas Cursos Visite a AIPA | |
Vitrine de Produtos Associe-se Parceirizando Quem faz a AIPA |