EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Conheça este programa premiado da AIPA

e clique aqui para conhecer muitas dicas, testadas e aprovadas



Escola visita sede da AIPA

Conheça e participe dos programas da AIPA


HISTÓRICO DO PROGRAMA


A ação de Educação Ambiental da AIPA começou informalmente nos anos 80, com a realização de palestras para os mais diferentes públicos: escolas, clubes de serviço, etc.

passeata ecológica de crianças em Itu Em 1991, iniciou-se o projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos, em sete Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Itu. Este projeto, que une a produção de hortaliças e ervas medicinais a propostas didáticas com o tema horta, ganhou apoio do Unibanco Ecologia. E foi ampliado graças a um apoio adicional, até 1997, do Lateinamerika-Zentrum e União Européia, firmado pelo Convênio AIPA - Laz - Unibanco Ecologia - União Européia - Prefeitura de Itu. (clique aqui para saber mais sobre as Hortas Escolares sem Agrotóxicos)

Tem mais: desde 1993 a AIPA também promove o Concurso da Primavera, com a Delegacia de Ensino de Itu, Administração Municipal e apoio de empresas locais. O evento envolve dezenas de escolas de pelo menos cinco municípios, entre agosto e outubro. O mês do meio ambiente - junho - também é tema para muitas atividades de Educação Ambiental, organizadas pela equipe da AIPA.

Doação de mudas da AIPA na Semana do Meio Ambiente A Associação oferece estágios para estudantes de magistério em Educação Ambiental e está preparada para apoiar programas, seguindo os princípios da nova Lei de Educação Ambiental, de 1999.

Não é para menos que o Programa de Educação da AIPA mereceu prêmios e menções importantes (clique aqui para conhecer)

Hoje, o Programa de Educação Ambiental enfrenta um novo desafio: a auto-sustentabilidade. É a busca de parcerias locais, para manter as atividades e até ampliá-las. (clique aqui para saber como apoiar este programa da AIPA)


inicio desta páginaConheça e participe dos programas da AIPA


PRÊMIOS E MENÇÕES DO PROGRAMA


  • Em 1993, este programa recebeu o Prêmio Destaque Ação Verde, oferecido pelo Banco Crefisul.
  • Em junho de 1997, foi um dos cinco destaques nacionais da Teleconferência Nacional de Educação Ambiental promovida pelo Ministério da Educação e Desportos (MEC).
  • Em 1998, foi citado no livro "A Implantação da Educação Ambiental no Brasil", produzido pelo MEC, com apoio da UNESCO.
  • O Programa de Educação Ambiental da AIPA foi apresentado no Primeiro Congresso Nacional de Educação Ambiental, promovido em Brasília, em outubro de 1997 e em muitos outros eventos;
  • Entre eventos internacionais, a Equipe de Educação Ambiental organizou a participação brasileira na remessa de mensagens ecológicas para o navegador sueco Dennis Oren, que deu a volta ao Planeta num veleiro.
inicio desta páginaConheça e participe dos programas da AIPA

HORTAS ESCOLARES SEM AGROTÓXICOS


é mais gostoso, quando a gente planta e cuida
  • A horta serve como um organismo vivo educacional.
  • Na concepção orgânica possui um equilíbrio biológico e dinâmico.
  • Educacionalmente, é fator de integração criança/natureza.
  • Ajuda na interação entre professores, alunos, funcionários e comunidade.
  • As propostas em sala de aula, baseadas nos cuidados práticos diários, são multidisciplinares e transdisciplinares, obedecendo aos Parâmetros Curriculares Nacionais, do MEC;
  • A metodologia proposta pela AIPA também obedece à nova Lei Nacional de Educação Ambiental.

Histórico do Projeto   Metodologia Inovadora   1999 - Programa Renovado


=>inicio Projeto Hortas Escolares

HISTÓRICO DO PROJETO

O projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos é o carro-chefe do trabalho de educação ambiental da AIPA. Foi iniciado em 1991, como projeto piloto, em sete Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) ituanas, por sugestão do então Secretário Municipal de Educação, Anthenor Fruet, e com apoio do Unibanco Ecologia.

Graças ao apoio adicional do Lateinamerika-Zentrum e da União Européia, entre 1993 e 1997, este projeto chegou a mais de 40 escolas infantis, além de algumas instituições de primeiro e segundo grau.

São dezenas de milhares de crianças beneficiadas pela proposta, além de centenas de professores de Itu e municípios vizinhos, diretoras e merendeiras das escolas. Mais de que isto: toda a comunidade é atingida pelo projeto, pois as crianças trazem mudinhas e informações para suas famílias, que - em algumas instituições - puseram "a mão na terra" nos períodos de férias escolares para ajudar a manter a horta.


=>inicio Projeto Hortas Escolares

METODOLOGIA INOVADORA

Para nascer, se desenvolver e dar frutos, uma plantinha tem de ser semeada, cuidada diariamente, e os frutos devem ser colhidos na hora certa e podem ser aproveitados como alimento. Esta é uma das facetas do projeto Hortas Escolares Sem Agrotóxicos.

Mas, o projeto oferece muito mais: a partir do elemento horta, vivo e dinâmico, a equipe da AIPA fornece propostas educacionais práticas de trabalho em sala de aula. São propostas multidisciplinares, como pede a nova Lei Nacional de Educação Ambiental - que ajudam a desenvolver a percepção e observação através de atividades com terra, plantas, hortaliças e insetos. Envolvem a educação artística, a contagem, alfabetização e identificação.

Na horta, com as crianças e professoras, a equipe da AIPA criou atividades lúdicas e práticas facilitando a visualização dos fenômenos biológicos e naturais com o preparo dos canteiros, semeadura, manejo da horta, transplante e colheita.

Um dos grandes momentos do trabalho com a horta é a colheita que é aproveitada na elaboração da merenda escolar. Muitas crianças passaram a comer, na escola, algumas hortaliças que não consumiam em casa. O motivo: elas haviam plantado e cuidado.

Complementando o trabalho nas escolas, a equipe da AIPA desenvolveu o curso de Capacitação em Horta Orgânica, que hoje é acessível para todos os públicos. (clique aqui para saber mais sobre este curso da AIPA)


=>inicio Projeto Hortas Escolares

1999 - PROGRAMA RENOVADO

A partir de 1999, a AIPA adotou uma nova forma de trabalho junto às escolas, inclui as seguintes atividades:

.

É FÁCIL
APOIAR
O PROJETO
"HORTAS ESCOLARES
SEM AGROTÓXICOS"

você ajuda com
a partir de
R$ 95,00
por mês!

.

.
Até em espaços pequenos, a horta escolar vale à pena

.

(clique na imagem, para saber como adotar uma Horta Escolar sem Agrotóxicos

inicio desta páginaConheça e participe dos programas da AIPA



HORTA MODELO NA SEDE DA AIPA

BASEADA EM PRINCÍPIOS ORGÂNICOS, DE CARÁTER FAMILIAR

Visitantes conhecerão as técnicas, adotadas no cultivo de hortaliças e chás: