![]() |
Em 1991, iniciou-se o projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos, em sete
Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Itu. Este projeto,
que une a produção de hortaliças e ervas medicinais a propostas
didáticas com o tema horta, ganhou apoio do Unibanco Ecologia. E foi ampliado
graças a um apoio adicional, até 1997, do Lateinamerika-Zentrum
e União Européia, firmado pelo Convênio AIPA - Laz - Unibanco
Ecologia - União Européia - Prefeitura de Itu. (clique
aqui para saber mais sobre as Hortas Escolares sem Agrotóxicos)
Tem mais: desde 1993 a AIPA também promove o Concurso da Primavera, com a Delegacia de Ensino de Itu, Administração Municipal e apoio de empresas locais. O evento envolve dezenas de escolas de pelo menos cinco municípios, entre agosto e outubro. O mês do meio ambiente - junho - também é tema para muitas atividades de Educação Ambiental, organizadas pela equipe da AIPA.
A Associação oferece estágios para estudantes de magistério
em Educação Ambiental e está preparada para apoiar programas,
seguindo os princípios da nova Lei de Educação Ambiental,
de 1999.
Não é para menos que o Programa de Educação da AIPA mereceu prêmios e menções importantes (clique aqui para conhecer)
Hoje, o Programa de Educação Ambiental enfrenta um novo desafio: a auto-sustentabilidade. É a busca de parcerias locais, para manter as atividades e até ampliá-las. (clique aqui para saber como apoiar este programa da AIPA)
Histórico do Projeto Metodologia Inovadora 1999 - Programa Renovado
HISTÓRICO DO PROJETO
O projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos é o carro-chefe do trabalho de educação ambiental da AIPA. Foi iniciado em 1991, como projeto piloto, em sete Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) ituanas, por sugestão do então Secretário Municipal de Educação, Anthenor Fruet, e com apoio do Unibanco Ecologia.Graças ao apoio adicional do Lateinamerika-Zentrum e da União Européia, entre 1993 e 1997, este projeto chegou a mais de 40 escolas infantis, além de algumas instituições de primeiro e segundo grau.
São dezenas de milhares de crianças beneficiadas pela proposta, além de centenas de professores de Itu e municípios vizinhos, diretoras e merendeiras das escolas. Mais de que isto: toda a comunidade é atingida pelo projeto, pois as crianças trazem mudinhas e informações para suas famílias, que - em algumas instituições - puseram "a mão na terra" nos períodos de férias escolares para ajudar a manter a horta.
METODOLOGIA INOVADORA
Para nascer, se desenvolver e dar frutos, uma plantinha tem de ser semeada, cuidada diariamente, e os frutos devem ser colhidos na hora certa e podem ser aproveitados como alimento. Esta é uma das facetas do projeto Hortas Escolares Sem Agrotóxicos.Mas, o projeto oferece muito mais: a partir do elemento horta, vivo e dinâmico, a equipe da AIPA fornece propostas educacionais práticas de trabalho em sala de aula. São propostas multidisciplinares, como pede a nova Lei Nacional de Educação Ambiental - que ajudam a desenvolver a percepção e observação através de atividades com terra, plantas, hortaliças e insetos. Envolvem a educação artística, a contagem, alfabetização e identificação.
Na horta, com as crianças e professoras, a equipe da AIPA criou atividades lúdicas e práticas facilitando a visualização dos fenômenos biológicos e naturais com o preparo dos canteiros, semeadura, manejo da horta, transplante e colheita.
Um dos grandes momentos do trabalho com a horta é a colheita que é aproveitada na elaboração da merenda escolar. Muitas crianças passaram a comer, na escola, algumas hortaliças que não consumiam em casa. O motivo: elas haviam plantado e cuidado.
Complementando o trabalho nas escolas, a equipe da AIPA desenvolveu o curso de Capacitação em Horta Orgânica, que hoje é acessível para todos os públicos. (clique aqui para saber mais sobre este curso da AIPA)
1999 - PROGRAMA RENOVADO
A partir de 1999, a AIPA adotou uma nova forma de trabalho junto às escolas, inclui as seguintes atividades:
|
. É FÁCIL você ajuda com
. . (clique na imagem, para saber como adotar uma Horta Escolar sem Agrotóxicos
|
Visitantes conhecerão as técnicas, adotadas no cultivo de hortaliças e chás:
(clique aqui, para saber como visitar a AIPA e conhecer esta horta-modelo)
CONCURSO DA PRIMAVERA
A CADA ANO, UM NOVO TEMA CENTRALO Concurso da Primavera é um exemplo de atividade bem sucedida de Educação Ambiental. Foi idealizado pela AIPA em 1994, com a Delegacia de Ensino de Itu e apoio de empresas da região. São dezenas de escolas, e milhares de pessoas - estudantes e corpo docente - envolvidos na proposta
Destina-se a alunos de 1° e 2° graus (inclusive 3º e 4° magistério) e APAEs
de quatro municípios: Itu, Salto, Porto Feliz, Tietê. A partir de
1996 passou a abranger também as pré-escolas de Itu, com apoio da
Secretaria Municipal de Educação.
Os estudantes são convidados a fazer textos (redação, poesia) ou trabalhos de artes plásticas (desenhos, colagens, maquetes, etc), com temas que variam em função do nível escolar.
Professores e direção de cada escola participante fazem a pré-seleção: somente estes trabalhos, selecionados pelas instituições, participam do concurso.
Um júri de formação multidisciplinar, convidado pela AIPA, escolhe três trabalhos por categoria, para premiação.
Ganham prêmios (diploma e materiais ofertados por empresas): o/a aluno/a, o/a professor/a, e a escola.
No dia da premiação, é inaugurada a mostra dos melhores trabalhos do ano. Desde 1995, esta exposição é na no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), que também apoia, desta maneira, o evento organizado pela AIPA.
clique
aqui para conhecer as regras do Concurso da Primavera 2003, e muito mais
Home Conheça a AIPA Nossas Árvores/Viveiro Jornal Urtiga | |
Notícias Educação Ambiental/Projeto Hortas Cursos Visite a AIPA | |
Vitrine de Produtos Associe-se Parceirizando Quem faz a AIPA |