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EDUCAÇÃO AMBIENTAL? PRESENTE!

(Publicado no Urtiga 145 - julho/agosto 2001)


lixo, trilhas fazem parte do programa
Balanço do Programa
Hortas Escolares sem Agrotóxicos
no 1.º semestre e
projetos para o segundo...


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HORTA E CIDADANIA
E.E.I. PINGUINHO DE GENTE
E.E.I. ALÉM DO ARCO-ÍRIS
E.E.I. VAGALUME
COLÉGIO MONTEIRO LOBATO
COLÉGIO TERRAS
PRUDENTE DE MORAES - SALTO
E.E.I. CASTELINHO I - ITU E SALTO
COLÉGIO ALMEIDA JÚNIOR
SURPRESAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE
MUITO ALÉM DA HORTA


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HORTA E CIDADANIA

Uma horta que alimenta ações de cidadania e o aprendizado. Crianças, professores, merendeiras, diretoras e a comunidade local são envolvidos no Programa Hortas Escolares sem Agrotóxicos, desenvolvido pela AIPA nas escolas, numa proposta que atende as exigências da Lei Nacional de Educação Ambiental, a partir da qual educação ambiental tornou-se obrigatória em todos os níveis de ensino.

Veja aqui exemplos de atividades do primeiro semestre de 2001.

Educação Ambiental - é lei - aplique
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E.E.I. PINGUINHO DE GENTE

No 2.º ano do projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos nesta escola de educação infantil, uma das atividades didáticas de sucesso foi a experiência da lagarta: as crianças recolheram algumas lagartas que aparecem nas folhas de rúcula, observando sua metamorfose até que se tornem borboletas e até criando a dança da lagarta, que imita os movimentos dos bichinhos. Também o minhocário, montado no ano passado, continuou objeto de observação e discussão de desenvolvimento da vida.

Em maio, cravos, plantados pelas crianças em garrafas pet (reutilização do lixo) transformaram-se em emocionantes presentes no Dia das Mães.

Unindo ecologia e cidadania, em 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, alunos percorreram o quarteirão da escola notando a degradação, muitas vezes não percebida no dia a dia, como orelhão quebrado, ou falta de árvores nas calçadas. É o primeiro passo para mudar esta situação.

No novo semestre, a horta estréia num lugar novo, mais ensolarado. Alunos sentirão na prática a importância da luz no desenvolvimento dos vegetais.

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E.E.I. ALÉM DO ARCO-ÍRIS

Que alegria!!! No 5.º ano do projeto Hortas nesta escola, o espaço para as hortaliças e ervas medicinais foi triplicado... assim aumentou também o espaço para flores, milho e árvores frutíferas.

Mais uma vez, estudantes cuidaram da horta, realizaram atividades didáticas e testaram o gosto das hortaliças e condimentos que cultivaram.

O semestre terminou com a proposta de montar um pequeno viveiro de mudas de árvores e flores: parte servirá ao paisagismo da escola, mas os alunos também levarão mudas para suas casas.

As atividades não pararam em julho: na Colônia de Férias, alunos plantaram hortaliças e prepararam mudas de alface e gerânio em garrafas pet – uma amostra da possível reutilização do que seria lixo.

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E.E.I. VAGALUME


Escola que estreou no projeto Hortas Escolares Sem Agrotóxicos este ano, já encerrou o semestre com colheita de alface, com o qual se produziu uma deliciosa salada. Em julho, durante a Colônia de Férias, foi a vez do rabanete, vistoso e suculento. A cenoura será a surpresa do segundo semestre.

Indo além das hortaliças e atividades didáticas em sala de aula, os alunos são responsáveis também paisagismo, cuidando do jardim, das flores. Um aprendizado que levam para o dia a dia, em suas famílias.

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COLÉGIO MONTEIRO LOBATO

Aqui, o programa Hortas, da AIPA, atinge a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Depois de participarem, em abril, do Curso de Capacitação em Horta Orgânica, na sede da AIPA, professoras de Educação Infantil dividiram os novos conhecimentos com alunos, em atividades na horta.

No início do ano, plantaram cravos como presente para o Dia Internacional da Mulher (8 de março). Uma das experiências didáticas de sucesso, inspiradas na horta, ocorreu na Semana do Meio Ambiente: a identificação do tipo de solo da escola.

Alunos já aguardam o Dia da Árvore, em setembro, pois as mudas de amora que plantaram serão levadas para suas casas.

Para os alunos do Ensino Fundamental (1a. a 4a. série) a expectativa é a feira de ciências, quando a horta inspirará atividades especiais. No primeiro semestre estudantes tiveram aulas sobre água, lixo, ao lado do trabalho na horta. Junho - mês do meio ambiente - foi um período de intensas atividades ecológicas.

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COLÉGIO TERRAS

Esta escola entrou em seu 5.º ano do projeto Hortas sem Agrotóxicos com uma nova horta, mais espaçosa que a antiga, onde cada classe possui o seu canteiro, além do espaço extra para cultivar outras plantas.

Os alunos de Educação Infantil se envolveram com a semeadura e tratos diários para obter gostosas verduras e hortaliças - arrancando os matos, regando as plantas corretamente, entre outras responsabilidades diárias. Plantaram também uma variedade de ervas medicinais, flores e milho.

Na hora da colheita, o orgulho dos alunos de levar para casa rabanete, cenoura, beterraba, salsa e cebolinha: uma das classes colheu espinafre, utilizado para fazer bolinhos. O sucesso foi tal que uma mãe pediu a receita da escola para fazer em casa.

Marcelo Mattiuci, da AIPA, conta como as famílias participam. Após explicar o projeto numa reunião de pais, todos visitaram a horta da escola e ganharam um lanche, com um bolo feito com as cenouras sem agrotóxicos, cultivadas por seus filhos. Resultado: entusiasmo e pedidos para fazer o curso Capacitação em Horta Orgânica, da AIPA.

Mattiuci explica que neste 2.º semestre, a proposta nesta escola é dar ênfase à conscientização sobre o lixo, discutindo os 3R (redução – reutilização – reciclagem) e incentivando as classes para que separem o seu lixo e doem a uma instituição.

No caso do Ensino Fundamental as atividades da horta - da semeadura à colheita - está incorporada no cotidiano dos estudantes, que também cultivam flores e milho. A colheita foi ótima: eles levaram para casa produtos orgânicos, como cenouras, rabanetes, alface, chicória, espinafre, beterraba.

Alunos de 4.ª Série já desenvolvem projetos de jardinagem. As flores que cultivam serão utilizadas no paisagismo da escola. Outras atividades envolvendo água, lixo e energia elétrica foram desenvolvidas em sala de aula.

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PRUDENTE DE MORAES - SALTO

Ao iniciar seu segundo ano de Hortas sem Agrotóxicos, o Colégio Prudente de Moraes, em Salto, também ampliou o espaço para o verde. Assim, cenoura, rabanete, espinafre, rúcula, alface, chicória, salsa e cebolinha - plantadas no sistema orgânico - puderam ser levadas para casa.

Aqui, os alunos trouxeram sementes de hortaliças e flores que cultivariam, como cenoura, rabanete, girassóis e ... abóbora. Em junho, as abóboras tinham frutos, mas ainda verdes. A diretora prometeu que colheria, quando amadurecessem, para fazer um doce na volta às aulas.

Unindo o tema lixo com plantios, alunos semearam mudas de cravo em caixas vazias de leite, levando para casa seus vasos ecológicos, no Dia do Meio Ambiente.

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E.E.I. CASTELINHO I - ITU E SALTO

Depois de implantado em Itu, este projeto se estende também à filial da escola infantil, em Salto. Assim, os alunos das duas cidades desenvolveram atividades nas hortas - do preparo do solo à colheita. Neste semestre de estréia, a turma de Salto também levou para casa cenoura, chicória, rabanete e cebolinha.

Nas duas escolas, a experiência da lagarta despertou interesse nas crianças, que observaram a transformação deste bicho em borboleta. Além disso, foi montado um minhocário, em Itu.

O vistoso girassol fez sucesso nas duas escolas. Em Itu, foram plantados em copos plásticos, e levados para casa, ao lado de atividades realizadas com ervas medicinais. Em Salto, durante a Colônia de Férias de julho, crianças assistiram uma aula sobre meio ambiente e semearam esta flor em garrafas pet enfeitadas.

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COLÉGIO ALMEIDA JÚNIOR

Esta escola ituana foi inaugurada este ano e o projeto de educação ambiental também (1.ª a 4.ª Série). Com ajuda dos professores e orientação da AIPA, estudantes implantaram a horta, desde a semeadura à primeira colheita, que propiciou uma saborosa salada de alface.

As ervas medicinais, como hortelã, tornaram-se um gostoso presente de Dia das Mães. No Dia do Meio Ambiente, após uma palestra sobre temas ambientais, turma toda participou do plantio de uma muda de Ipê, produzida no viveiro da AIPA.

Para alunos da 1a. e 2a. série, as atividades foram especialmente importantes no estudo de ecologia, em Ciências. Entre as experiências práticas acompanhadas pela AIPA, destaca-se a montagem de um pequeno minhocário.

Alunos da 3a. e 4a. Série fizeram um estudo do meio no quarteirão da escola: percorrendo as ruas, puderam observar e discutir como anda o meio ambiente na região e o que se pode fazer para melhorá-lo.

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SURPRESAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE

A questão do lixo torna-se um dos temas importantes do Programa Hortas Escolares sem Agrotóxicos, no segundo semestre 2001. Além de discutir o próprio conceito com professores e alunos, mostrando na prática que muito do que se joga fora poderia ser reutilizado, a proposta é trabalhar com a Cooperativa de Materiais Reciclados de Itu, recentemente criada.

Assim, serão reforçadas as atividades que incentivam a redução da produção do lixo e ações de reutilização - como é o caso da transformação de garrafas pet e caixas vazias de leite em vasos de flores. Também serão propostas oficinas de sucata, onde se montarão outros objetos úteis com materiais que iriam normalmente para o lixo.

Por fim, as escolas serão incentivadas a separar os seus lixos e depois entreguem para a Cooperativa de Materiais Reciclados.

Energia será outra prioridade, tornando-se o tema do Concurso da Primavera 2001 (veja, na página 3). Por fim, nas hortas, será ampliada a variedade de vegetais cultivados, com plantio de chuchu, maracujá, pimentão, milho, tomate, abóbora, etc., além de mais flores.

(reportagem: Nathalia Paccola)

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ALÉM DA HORTA....

As ações de da AIPA ultrapassam os muros da escolas, atingindo diferentes setores da comunidade em Itu e cidades vizinhas. Confira:
  • CAMPANHAS
    Desde seu surgimento, como bairro ituano distante do centro, planejado para a população carente, a região de Cidade Nova - onde já vivem mais de 30 mil pessoas - sofre problemas sociais e ambientais.
    Em 3 de fevereiro, como parte das comemorações do aniversário de Itu, a AIPA doou parte das mil mudas de árvores nativas, destinadas a tornar mais verdes as ruas. É claro que também participou da cerimônia de plantio, junto com autoridades municipais e representantes de diferentes setores.
    Em 28 de abril, promoveu - junto com a Sociedade Amigos da Cidade de Itu (Saci) e Rotary Itu - Convenção - o III Arrastão Ecológico, quando pessoas da própria comunidade buscaram todos os tipos de lixo que se encontram nas ruas. Quem participa de um evento como este, deixa de atirar papéis e outros produtos nas ruas, passando a perceber o ambiente urbano como extensão da própria casa.
  • PALESTRAS E VISITAS EXTERNAS
    A equipe da AIPA é frequentemente convidada a participar de eventos, visitar projetos sociais e ecológicos, bem como conhecer propostas educacionais em toda região de Itu. Este tipo de ação se intensifica no início de junho, já que 5/6 é o Dia Mundial do Meio Ambiente.
    Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental da AIPA, que o diga. No dia 1.º de junho, visitou o Colégio Objetivo de Indaiatuba, discutindo ações ecológicas com o corpo docente.
    Já no dia 7 foi a vez de Salto, onde conheceu o projeto de Integração "A casa do parque" do Fundo Social de Solidariedade daquele município. No dia seguinte, estava novamente em Itu, fazendo uma palestra sobre Educação Ambiental no Colégio Almeida Júnior.
    Isso, sem deixar de lado outras comemorações importantes, que incluíram festejos e plantios de árvores em diferentes escolas ituanas.

  • CURSOS E VISITAS
    O curso Capacitação em Horta Orgânica, de um dia (com direito a diploma e uma muda de erva medicinal como brinde) continuou a fazer sucesso.
    Oferecido a turmas de 10 a 30 pessoas, na sede da AIPA, ele atraiu públicos diferentes como professoras do Colégio Integrado Monteiro Lobato (educação infantil) e da E.E.I. Vagalume de Itu (em 17/4), e professores do Colégio Objetivo de Sorocaba e Indaiatuba (26/5).
    Outra atividade conduzida pela equipe de educação ambiental que atrai muita gente, é a visita de grupos organizados à sede da Associação. Em 17 de março, por exemplo, foi a vez dos alunos da Pós-Graduação em Ecologia do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp) passarem o dia na sede da entidade, conhecendo a trilha ecológica (que passa por diferentes ecossistemas), o viveiro e a horta demonstrativa da associação. Se o foco deste grupo foi a pesquisa científica, outros visitantes - como os alunos do Lar Menino Patrocínio, de Itu - querem o contato com a natureza e noções básicas de ecologia.
    "O conteúdo da visita e o roteiro é adaptado aos interesses de cada grupo", diz Mattiuci, da AIPA, relatando que existe uma taxa de participação. Visitas de meio período custam R$ 10,00 por pessoa, enquanto que tanto os cursos como as visitas especiais, de dia inteiro, saem por R$ 15,00 por pessoa. "O custo não inclui o transporte ou alimentação, mas há um local muito agradável para preparar lanches", avisa, lembrando que este valor é inteiramente revertido cobrir os custos da própria atividade e sustentar os projetos ecológicos da associação.
    Para saber mais, é preciso:
    • ligar para (11) 4026-1320 (13h às 17h), ou
    • mandar fax para (11)3884.4835, ou
    • mensagem para o e-mail aipa@aipa.org.br.



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CONCURSO DA PRIMAVERA 2001

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