HORTA E CIDADANIA
Uma horta que alimenta ações de cidadania e o aprendizado.
Crianças, professores, merendeiras, diretoras e a comunidade local
são envolvidos no Programa Hortas Escolares sem Agrotóxicos,
desenvolvido pela AIPA nas escolas, numa proposta que atende as exigências
da Lei Nacional de Educação Ambiental, a partir da qual
educação ambiental tornou-se obrigatória em todos
os níveis de ensino.
Veja aqui exemplos de atividades do primeiro semestre de 2001.
E.E.I. PINGUINHO DE GENTE
No 2.º ano do projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos nesta
escola de educação infantil, uma das atividades didáticas
de sucesso foi a experiência da lagarta: as crianças recolheram
algumas lagartas que aparecem nas folhas de rúcula, observando
sua metamorfose até que se tornem borboletas e até criando
a dança da lagarta, que imita os movimentos dos bichinhos.
Também o minhocário, montado no ano passado, continuou objeto
de observação e discussão de desenvolvimento da vida.
Em maio, cravos, plantados pelas crianças em garrafas pet
(reutilização do lixo) transformaram-se em emocionantes
presentes no Dia das Mães.
Unindo ecologia e cidadania, em 5 de junho, Dia do Meio Ambiente,
alunos percorreram o quarteirão da escola notando a degradação,
muitas vezes não percebida no dia a dia, como orelhão
quebrado, ou falta de árvores nas calçadas. É o
primeiro passo para mudar esta situação.
No novo semestre, a horta estréia num lugar novo, mais ensolarado.
Alunos sentirão na prática a importância da luz
no desenvolvimento dos vegetais.
E.E.I. ALÉM DO ARCO-ÍRIS
Que alegria!!! No 5.º ano do projeto Hortas nesta escola, o
espaço para as hortaliças e ervas medicinais foi triplicado...
assim aumentou também o espaço para flores, milho e árvores
frutíferas.
Mais uma vez, estudantes cuidaram da horta, realizaram atividades
didáticas e testaram o gosto das hortaliças e condimentos
que cultivaram.
O semestre terminou com a proposta de montar um pequeno viveiro de
mudas de árvores e flores: parte servirá ao paisagismo
da escola, mas os alunos também levarão mudas para suas
casas.
As atividades não pararam em julho: na Colônia de Férias,
alunos plantaram hortaliças e prepararam mudas de alface e gerânio
em garrafas pet – uma amostra da possível reutilização
do que seria lixo.
E.E.I. VAGALUME
Escola que estreou no projeto Hortas Escolares Sem Agrotóxicos
este ano, já encerrou o semestre com colheita de alface, com
o qual se produziu uma deliciosa salada. Em julho, durante a Colônia
de Férias, foi a vez do rabanete, vistoso e suculento. A cenoura
será a surpresa do segundo semestre.
Indo além das hortaliças e atividades didáticas
em sala de aula, os alunos são responsáveis também
paisagismo, cuidando do jardim, das flores. Um aprendizado que levam
para o dia a dia, em suas famílias.
COLÉGIO MONTEIRO LOBATO
Aqui, o programa Hortas, da AIPA, atinge a Educação
Infantil e Ensino Fundamental. Depois de participarem, em abril, do
Curso de Capacitação em Horta Orgânica, na
sede da AIPA, professoras de Educação Infantil dividiram
os novos conhecimentos com alunos, em atividades na horta.
No início do ano, plantaram cravos como presente para o Dia
Internacional da Mulher (8 de março). Uma das experiências
didáticas de sucesso, inspiradas na horta, ocorreu na Semana
do Meio Ambiente: a identificação do tipo de solo da escola.
Alunos já aguardam o Dia da Árvore, em setembro, pois
as mudas de amora que plantaram serão levadas para suas casas.
Para os alunos do Ensino Fundamental (1a. a 4a.
série) a expectativa é a feira de ciências, quando
a horta inspirará atividades especiais. No primeiro semestre
estudantes tiveram aulas sobre água, lixo, ao lado do trabalho
na horta. Junho - mês do meio ambiente - foi um período
de intensas atividades ecológicas.
COLÉGIO TERRAS
Esta escola entrou em seu 5.º ano do projeto Hortas sem Agrotóxicos
com uma nova horta, mais espaçosa que a antiga, onde cada classe
possui o seu canteiro, além do espaço extra para cultivar
outras plantas.
Os alunos de Educação Infantil se envolveram
com a semeadura e tratos diários para obter gostosas verduras
e hortaliças - arrancando os matos, regando as plantas
corretamente, entre outras responsabilidades diárias. Plantaram
também uma variedade de ervas medicinais, flores e milho.
Na hora da colheita, o orgulho dos alunos de levar para casa rabanete,
cenoura, beterraba, salsa e cebolinha: uma das classes colheu espinafre,
utilizado para fazer bolinhos. O sucesso foi tal que uma mãe
pediu a receita da escola para fazer em casa.
Marcelo Mattiuci, da AIPA, conta como as famílias participam.
Após explicar o projeto numa reunião de pais, todos visitaram
a horta da escola e ganharam um lanche, com um bolo feito com as cenouras
sem agrotóxicos, cultivadas por seus filhos. Resultado:
entusiasmo e pedidos para fazer o curso Capacitação
em Horta Orgânica, da AIPA.
Mattiuci explica que neste 2.º semestre, a proposta nesta escola é
dar ênfase à conscientização sobre o lixo,
discutindo os 3R (redução – reutilização
– reciclagem) e incentivando as classes para que separem o seu lixo
e doem a uma instituição.
No caso do Ensino Fundamental as atividades da horta - da semeadura
à colheita - está incorporada no cotidiano dos estudantes,
que também cultivam flores e milho. A colheita foi ótima:
eles levaram para casa produtos orgânicos, como cenouras, rabanetes,
alface, chicória, espinafre, beterraba.
Alunos de 4.ª Série já desenvolvem projetos de jardinagem.
As flores que cultivam serão utilizadas no paisagismo da escola.
Outras atividades envolvendo água, lixo e energia elétrica
foram desenvolvidas em sala de aula.
PRUDENTE DE MORAES - SALTO
Ao iniciar seu segundo ano de Hortas sem Agrotóxicos, o
Colégio Prudente de Moraes, em Salto, também ampliou o espaço
para o verde. Assim, cenoura, rabanete, espinafre, rúcula, alface,
chicória, salsa e cebolinha - plantadas no sistema orgânico
- puderam ser levadas para casa.
Aqui, os alunos trouxeram sementes de hortaliças e flores que
cultivariam, como cenoura, rabanete, girassóis e ... abóbora.
Em junho, as abóboras tinham frutos, mas ainda verdes. A diretora
prometeu que colheria, quando amadurecessem, para fazer um doce na volta
às aulas.
Unindo o tema lixo com plantios, alunos semearam mudas de cravo em
caixas vazias de leite, levando para casa seus vasos ecológicos,
no Dia do Meio Ambiente.
E.E.I. CASTELINHO I - ITU E SALTO
Depois de implantado em Itu, este projeto se estende também à
filial da escola infantil, em Salto. Assim, os alunos das duas cidades
desenvolveram atividades nas hortas - do preparo do solo à colheita.
Neste semestre de estréia, a turma de Salto também levou
para casa cenoura, chicória, rabanete e cebolinha.
Nas duas escolas, a experiência da lagarta despertou interesse
nas crianças, que observaram a transformação deste
bicho em borboleta. Além disso, foi montado um minhocário,
em Itu.
O vistoso girassol fez sucesso nas duas escolas. Em Itu, foram plantados
em copos plásticos, e levados para casa, ao lado de atividades
realizadas com ervas medicinais. Em Salto, durante a Colônia de
Férias de julho, crianças assistiram uma aula sobre meio
ambiente e semearam esta flor em garrafas pet enfeitadas.
COLÉGIO ALMEIDA JÚNIOR
Esta escola ituana foi inaugurada este ano e o projeto de educação
ambiental também (1.ª a 4.ª Série). Com ajuda dos professores
e orientação da AIPA, estudantes implantaram a horta, desde
a semeadura à primeira colheita, que propiciou uma saborosa salada
de alface.
As ervas medicinais, como hortelã, tornaram-se um gostoso presente
de Dia das Mães. No Dia do Meio Ambiente, após uma palestra
sobre temas ambientais, turma toda participou do plantio de uma muda
de Ipê, produzida no viveiro da AIPA.
Para alunos da 1a. e 2a. série, as atividades
foram especialmente importantes no estudo de ecologia, em Ciências.
Entre as experiências práticas acompanhadas pela AIPA,
destaca-se a montagem de um pequeno minhocário.
Alunos da 3a. e 4a. Série fizeram um
estudo do meio no quarteirão da escola: percorrendo as
ruas, puderam observar e discutir como anda o meio ambiente na região
e o que se pode fazer para melhorá-lo.
SURPRESAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE
A questão do lixo torna-se um dos temas importantes do Programa
Hortas Escolares sem Agrotóxicos, no segundo semestre 2001. Além
de discutir o próprio conceito com professores e alunos, mostrando
na prática que muito do que se joga fora poderia ser reutilizado,
a proposta é trabalhar com a Cooperativa de Materiais Reciclados
de Itu, recentemente criada.
Assim, serão reforçadas as atividades que incentivam
a redução da produção do lixo e ações
de reutilização - como é o caso da transformação
de garrafas pet
e caixas vazias de leite em vasos de flores. Também serão
propostas oficinas de sucata, onde se montarão outros objetos úteis
com materiais que iriam normalmente para o lixo.
Por fim, as escolas serão incentivadas a separar os seus lixos
e depois entreguem para a Cooperativa de Materiais Reciclados.
Energia
será outra prioridade, tornando-se o tema do Concurso da
Primavera 2001 (veja, na página 3). Por fim, nas hortas, será
ampliada a variedade de vegetais cultivados, com plantio de chuchu,
maracujá, pimentão, milho, tomate, abóbora, etc.,
além de mais flores.
(reportagem:
Nathalia Paccola)
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