Esta atividade de educação ambiental nasceu de um problema
prático, ocorrido numa Escola Municipal de Educação
Infantil (EMEI) de Itu. Pode ser adotado em qualquer outra horta escolar
sem agrotóxicos.
De repente, surgiram na horta umas lagartas que atacavam (comiam as folhas)
a rúcula e a couve: a lagarta curuquerê.
A primeira reação seria seu combate, com a aplicação
de inseticida caseiro. Só que os bichinhos despertaram intensa curiosidade
nas crianças. Por isso, sugeriu-se a experiência de capturar
algumas lagartas e observar, em sala de aula, seu ciclo de vida que culmina
na transformação em borboletas.
Com a experiência, foi possível conhecer a metamorfose
das borboletas e mariposas, que se aprende em Ciências. E muito mais.
Conheça a experiência:
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- uma garrafa PET vazia (de 1,5 ou 2 litros);
- um punhado de areia
- um pedaço de plástico, perfurado (furos pequenos);
- elástico, para fixar o plástico perfurado no lugar da
tampa;
- folhas de rúcula, ou couve;
- um chumaço de algodão.
- um ou dois exemplares da lagarta;
PROCEDIMENTO
- Preparar a casinha da lagarta, na embalagem PET (item 1), colocando
uma fina camada de areia no fundo (item 2) inserindo algumas folhas úmidas
de rúcula ou couve (item 5) e o algodão úmido (item
6)
- Capturar a lagarta e colocar na casinha. Tampar com o plástico
perfurado, fixada com o elástico (itens3 e 4).
- Diariamente, observar, com as crianças, a evolução
da lagarta, renovando a alimentação, quando necessário.
As crianças verão formar-se o casulo e, dias depois, a abertura
do casulo, surgindo a borboleta.
- A borboleta deverá ser solta, com a participação
das crianças (cortar a garrafa para libertá-la, se preciso).
- Para finalizar, é importante discutir com as crianças
as diferentes formas de vida que existem em torno da gente. Dá
para fazer uma "excursão" numa praça, para observar insetos,
aves e outros seres vivos que povoam nossa cidade.
SUGESTÕES
PARA OUTRAS ATIVIDADES COM O TEMA CURUQUERÊ
- Desenhar a lagarta, as folhas de couve e de rúcula e toda a horta.
- Escrever a "história da lagarta".
- Criar a "dança da lagarta", imitando seu jeito de se mover.
- Aprender as vitaminas que existem nas hortaliças, boas para gente
e para bichos.

JUNHO É MÊS DO MEIO AMBIENTE
DICAS DA AIPA, PARA COMEMORAR
A escolha de junho, como Mês do Meio Ambiente, e do dia 5/6, como
Dia Mundial do Meio Ambiente, não é tão antiga....
A data foi criada em 1972 pela ONU (Organização das Nações
Unidas), para marcar o final da Primeira Conferência das Nações
Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, promovida na Suécia e que resultou
na criação do Programa do Meio Ambiente da ONU (PNUMA, ou
UNEP, em inglês).
E foi só a partir da Eco 92 - Conferência das Nações
Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro,
em 1992 - que a data ganhou fama mundial sendo comemorada em praticamente
todas as cidades de todos países. É claro que o aumento
da preocupação com as causas ambientais contribuiu para
isso.
A AIPA usa o mês para promover eventos especiais, junto às
escolas e ao público em geral. Eis três boas idéias,
que você pode aproveitar:
- CAMPANHA "ADOTE UMA ÁRVORE": idéia lançada em
1996 e aperfeiçoada nos anos seguintes pela equipe de Educação
Ambiental, começa com um levantamento prévio, pela escola,
das crianças que têm espaço para plantar árvores
brasileiras identificando também o tipo de local: na calçada,
jardim, ou propriedade rural. No dia da doação, promove-se
uma cerimônia, onde - junto com a muda - a criança recebe
uma "certidão", com direito da dar um nome para a árvore
que adotou. Assim, a planta se torna uma espécie de mascote,
com direito ao carinho que merece, para crescer forte e vistosa.
- ARRASTÃO ECOLÓGICO: convite para estudantes, ou moradores
de um bairro, coletar - em dia e horário pré-determinados
- todo o "lixo" inorgânico (plástico, papel, latas, etc.)
que as pessoas jogam displicentemente nas ruas e na própria escola.
Em Itu, junto com a proposta do Arrastão, a AIPA oferece idéias
de diferentes atividades didáticas, como pesquisa sobre o lixo
que não é lixo (materiais reaproveitáveis e recicláveis),
significados de palavras relacionadas ao tema e a promoção
de exposições.
- VISITA À AIPA: programa realizado na sede da Associação,
em Itu, onde, em apenas três horas, o grupo conhecerá o
viveiro de mudas nativas, uma horta sem agrotóxicos modelo, ou
percorre uma trilha na qual se aprende a diferenciar uma área
alterada pelo ser humano para fins agrícolas, um cerrado nativo
e uma mata ciliar (como cílios protegem nossos olhos, estas matas
protegem os rios). No mês do meio ambiente, a AIPA oferece este
serviço com um preço ainda mais baixo. (clique
aqui, para conhecer detalhes da visita)