AÇÕES DA AIPA - EA
LEIS DE EA
NO BRASIL
TEXTOS INSPIRADORES
TRATADOS
DICAS
PRÁTICAS
CONCURSO
DA PRIMAVERA
RELATOS

 

 

Clique aqui para conferir os vencedores!!!

PRIMAVERA 2000 - CATEGORIA 4º MAGISTÉRIO

nesta página, um brinde para você!


TEMA: Propostas de aplicação didático pedagógica ou lúdica para Pré Escola à 4.ª Série do Ensino Fundamental relativas à importância da redução do consumo de água
Jogo premiado no Concurso da Primavera 2000 1º LUGAR - JOGO
SEM ÁGUA NÃO TEM VIDA
(INCLUI O DOWNLOAD)
   publicado no Urtiga

2º LUGAR - PROPOSTA DIDÁTICA -
ADAPTANDO UMA MÚSICA FAMOSA


MENÇÃO HONROSA - DADOS E TOQUES,
PARA ENSINAR ECONOMIA DE ÁGUA

 

=> volta ao indice do Urtiga 140


1º LUGAR

"JOGO - CORRIDA CONTRA 0 DESPERDÍCIO DA ÁGUA"

O JOGO      MATERIAIS     AS REGRAS
O POR QUÊ DO JOGO

O JOGO

Este jogo foi especialmente criado por uma equipe do EE Prof. Antonio Berreta, em Itu, para concorrer ao Concurso da Primavera 2000. Foi publicado no Jornal Urtiga (edição setembro-outubro 2000 - páginas centrais).

Caso tenha recebido o jornal, a dica é colorir tanto o tabuleiro (que veio em branco/preto), como as fichas. E, para que o tabuleiro seja bem durável, colá-lo em cartolina, tirando cópia das informações no verso, que são importantes.

Tabuleiro - faça o download e use este esquema para montagem Se você não tem o jornal, não se preocupe. Pode fazer o download do tabuleiro. O único detalhe é que ele vem em oito partes (oito arquivos) para facilitar a impressão numa impressora comum. Então, você deve imprimir as oito folhas e colá-las numa cartolina grande, seguindo a sequência do desenho ao lado.

Agora, conheça as regras do Jogo Ecológico e... bom divertimento!

MATERIAIS PARA JOGAR

 

REGRAS

    1. Espalham-se as fichas a volta do tabuleiro e cada jogador escolhe a sua e coloca-a junto à faixa de partida.
    2. Escolhe-se o/a primeiro/a jogador/a.
    3. O primeiro/a jogador/a lança o dado e avança com sua ficha o número de casas que o dado indicar.
    4. Os jogadores deverão sempre ler em voz alta o que está escrito na casa onde a ficha cair, para que os outros jogadores escutem e... obedecer.
    5. Os próximos jogadores procederão da mesma forma
    6. Vence o jogo quem, obedecendo as regras do jogo, alcançar a chegada primeiro.

O POR QUÊ DESTE JOGO

O que:
Proposta pedagógica, brincadeira lúdica com o tema: Desperdício da Água

Objetivos:
Desenvolver na criança, a consciência de que a água é preciosa e deve ser economizada, para que se evite o desperdício.
Trabalhar situações do nosso dia-a-dia, onde aparecem situações de desperdício e o que fazer para evitá-lo.

Conteúdo

Jogo lúdico, baseado em pontos e questões cotidianas que mostram o desperdício e o que podemos fazer para economizara água como fonte de vida e de sobrevivência.

Autoras: Cristina Casseta, Fernanda Benassi, Paula Roberta M. Camargo, Regiane Araujo Batista
Escola: EE Prof. Antonio Berreta - Itu - 4º Magistério

 
 
 
 
 
 
=> volta ao início desta página
Ajude a divulgar as atividades da AIPA


2º LUGAR

"CANTANDO A PRESERVAÇÃO DA ÁGUA"

Objetivo:
Conscientizar a criança da importância da redução do consumo de água.

Proposta:
Nossa sugestão é trabalhar a melodia e a coreografia d música ciranda-cirandinha, modificando-a para o tema "Água".

Música:
Água, agüinha
Vamos todos beber
Vamos dar tudo de si
Para a água não perder

A água que tu bebeste
Era gelo e se quebrou
A água que tu tinhas
Era boa e se acabou

Por isso (nome da criança)
Faça o favor de entrar na roda
Diga algo sobre a água
Diga adeus e vá embora.

 

Desenvolvimento:
As crianças devem fazer uma roda e de mãos dadas vão girando de um lado para outro, cantando a música. Num determinado momento citamos o nome de uma criança, esta entrará no meio da roda e falará sobre a água

Observação:
Essa sugestão pode ser trabalhada em todas as séries, mas é interessante trabalhá-la na Pré Escola.

Autoras: Alessandra Pereira de Oliveira, Eva Josemara Camargo, Livia Maria de Souza, Luciana Maria di Paschoale, Selma Maria Tomaz
Escola: EE "Prof. Antonio Berreta" - Itu - 4º Magistério

 
 
 
 
 
=> volta ao início desta página
Ajude a divulgar as atividades da AIPA


MENÇÃO HONROSA

"A IMPORTÂNCIA DA REDUÇÃO DO
CONSUMO DE AGUA"

USOS DA ÁGUA    DICAS DE ECONOMIA    MAIS SUGESTÕES

 
Utilização da água
Em todos os lugares da Terra e em todas as situações, as pessoas estão continuamente precisando de água. Ela é utilizada para beber, cozinhar, lavar, navegar, pescar e para produzir energia elétrica. Por isso, desde as antigas civilizações, as populações humanas procuraram viver nas proximidades da água.

Abastecimento de água
O abastecimento de água depende do tamanho da comunidade, da sua localização e de suas condições econômicas. A maioria das habitações das zonas urbanas é abastecida por uma rede de água. Nas zonas rurais é comum o abastecimento por meio de poços. Há muitas populações entretanto, que utilizam água diretamente dos rios ou das fontes.

Rede de água
A água da torneira vem dos rios, mas não diretamente. Há épocas em que os rios estão cheios e outras em que seu nível está baixo. Para garantir a distribuição constante de água, constroem-se repressão. Das represas, a água é levada por canos largos até as estações de tratamento e depois para os grandes reservatórios das cidades. Dos reservatórios saem carros que distribuem a água para nossas casas.

Por que a água passa pelas estações de tratamento? Por que muitas vezes a água dos rios está suja e cheia micróbios?
Na estação de tratamento, ela é purificada. Mesmo assim, quando chega às nossas casas, ainda contém impurezas. As impurezas vêm das caixas d’água das cidades e de nossas casas e dos encanamentos. Por isso é preciso fervê-la ou filtrá-la antes de beber.

Poços de Abastecimento Os poços de abastecimento podem ser de dois tipos: rasos (ou freáticos) e profundos (ou artesianos).
* Os poços rasos são mais usados nas zonas rurais, pois a quantidade de água fornecida geralmente é abundante, e além disso, sua construção e proteção sanitária são relativamente simples e barata.
* Os poços profundos captam a água do lençol localizado entre duas camadas impermeáveis do solo. Esses poços exigem perfuração profunda, e a água é retirada por meio de tubos. Em geral, ela é de boa qualidade, mas é conveniente fazer um exame antes de usá-la, pois pode conter excesso de sais minerais ou mesmo estar contaminada. Como a instalação desse tipo de poço é muito cara, ele é mais usado no abastecimento de cidades ou de núcleos industriais.

Qualidade da água
Um grande número de leitos ocupados nos hospitais do mundo inteiro estão tomados por pessoas com doenças provocadas pela má qualidade da água. Água potável é aquela que é boa para beber. Existem fontes naturais de água potável. A atividade que mais consome água é a agricultura.

Irrigação
O emprego adequado de irrigação traz economia, pois a irrigação localizada com co-aspiração e gotejamento, reduz gasto e aumenta eficiência.
Projetos inadequados de irrigação contribuem para agravar a escassez de água. O sistema de aspiração convencional é o que mais causa desperdício de água. Mas muito produtor ainda prefere por causa do baixo custo inicial.
A disputa pelo uso da água tende a se acirrar. Este já é um dos bens mais preciosos da face da Terra.
Para a agricultura, é um insumo básico e insubstituível, sem o qual não existe produção, mas há usos igualmente prioritários, como o abastecimento humano e o industrial, formando assim uma cadeia em que os usuários se conflitam, pois nem sempre cada um respeita o seu limite de uso da água.

DICAS E SUGESTÕES PARA ECONOMIZAR ÁGUA
  • Somente gotejamento (a torneira) chega-se a perder 46 m3 por mês de água.
    • Com uma abertura de 1mm, 60 m3 por mês.
    • Com uma abertura de 2mm, 130 m3 por mês
    • Com uma abertura de 6mm, 500 m3 por mês

  • Torneiras - Para lavar as mãos, feche a torneira na hora de usar o sabonete e só abra quando for enxaguá-las. Para escovar os dentes, feche a torneira enquanto escova e só volte a abri-la na hora de enxaguar a boca.

  • Vasos sanitários - Os vasos sanitários consomem 50% da água de uso doméstico. Diminua o tempo das descargas. Regule periodicamente a válvula de descarga do seu banheiro.

  • Vazamentos - Certifique-se que se não existem vazamentos em sua casa. Verifique todos os pontos de água, torneiras, bóias de caixas d’água, registros, etc. Vazamentos nesses pontos representam 15% do consumo diário da água de uso doméstico.

  • Chuveiros - Os banhos consomem 30% da água do uso doméstico. Evite banhos demorados. Diminua o fluxo da água do chuveiro e ensaboe-se com o chuveiro fechado. Abra-o depois para enxaguar-se.

  • Barba - Enquanto se faz a barba, com a torneira aberta, um homem gasta 65 litros de água. Com a torneira fechada, não gastará um litro.

  • Louças - Ensaboe a louça toda de uma vez, depois enxague-as.

  • Lavar as mãos - Lavar as mãos com a torneira aberta o tempo, são gastos 7 litros de água. Feche a torneira enquanto esfrega é só volte a usar água para enxaguar-se.

  • Máquina de lavar roupas - Usar a capacidade máxima da máquina de lavar roupa. Lavar poucas peças é desperdício de energia elétrica, sabão, água, que é produto escasso na natureza.

  • Lembre-se: as crianças que brincam com água auxiliam no desperdício.

MAIS SUGESTÕES:

  • Quando você viajar, desligue o registro do cavalete de entrada de água, evitando qualquer desperdício durante a sua ausência.

  • Evite lavar carros e calçadas várias vezes por semana, assim como irrigar demais os jardins.

  • Desperdícios, abusos no consumo ou vazamentos nas instalações internas aumentam o valor de sua conta. A variação de consumo deve ser comparada, tomando-se por base o volume faturado (m3) e não o valor da conta.

  • Ultrapassada significativamente sua média de consumo, devem ser verificadas as instalações hidráulicas de seu imóvel, procurando os consertos necessários.

  • Observação - Ligar para o n.º 7822.0600 (Em Itu), sempre que notar se há vazamentos em sua residência. Ou qualquer irregularidade em sua conta de água, dirigir-se ao posto do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

 

"Precisamos aprender a ter a força da água, que não é dura como a pedra, mas sempre chega onde quer, através dos caminhos alternativos que encontra" - Roberto Schinyashiki

 

Bibliografia:

  • "Ciências – o solo, a água e o ar" - Marques e Porto;
  • Jornal Agrícola (Suplemento);
  • Dados de palestra sobre o meio ambiente;
  • Artigos da Internet

 

Autora: Eleni Garcia de Abreu Boschini
Escola: EE "Prof. Antonio Berreta" - Itu - 4.º Ano Magistério

 
 
 
 
 
 
=> volta ao início desta página



mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões

VOLTAR

=> volta ao início desta página 


 
Educação Ambiental => Concurso da Primavera 2000 => Premiados 2000

Jornal Urtiga  =>  Urtiga 140