AÇÕES DA AIPA - EA
LEIS DE EA
NO BRASIL
TEXTOS INSPIRADORES
TRATADOS
DICAS
PRÁTICAS
CONCURSO
DA PRIMAVERA
RELATOS

 

 

 

CONCURSO DA PRIMAVERA 8.a EDIÇÃO


TEMA DE 2000 - PRECIOSA ÁGUA



Veja aqui,  detalhes do evento


apoie e prestigie o Concurso da Primavera


CONCURSO DA PRIMAVERA 2000 - REGULAMENTO


inicio desta páginaFicha Técnica      Regras Gerais      Temas por Nível de Ensino


FICHA TÉCNICA:

  • Elaboração: Equipe de Educação Ambiental da AIPA.
  • Realização: AIPA e Diretoria Regional de Ensino de Itu.
  • Apoios: Ceunsp, Unibanco, Secretaria Municipal de Educação, empresas que doam prêmios.

=> início regulamento
REGRAS GERAIS:

  • Podem concorrer trabalhos de estudantes de Pré-escola, Ciclo Básico, 3ª à 8ª série do 1º grau, 1º, 2º e 3º ano do inciso III, 3º e 4º ano do Curso de Magistério do 2º Grau, Termos I a IV do Ensino Supletivo, alunos da APAE e Senai.

  • Para cada nível há um tema e uma forma de desenvolvê-lo. A avaliação dos trabalhos observará os dois aspectos pedidos: arte e texto.

  • Cada escola participante entregará, no máximo, três trabalhos para cada nível. Sugere-se que as escolas promovam a escolha interna dos trabalhos e selecione os três, para cada nível, que serão enviados. A escola que transgredir este item estará desclassificada.

  • Os trabalhos deverão ser entregues entre 04 e 08 de setembro, na agência Unibanco, na Praça Padre Miguel, Itu. Cada trabalho deverá ser acompanhado da ficha de identificação fornecida pelos organizadores.

  • Os trabalhos enviados pelas escolas serão avaliados por uma comissão multidisciplinar que escolherá os dois que mais se destacarem no seu conteúdo e forma, de acordo com cada nível.

  • Os dois trabalhos escolhidos de cada nível pela Comissão Multidisciplinar serão expostos no Teatro Budapeste - Bloco II do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp) entre 20 e 22 de setembro

  • A premiação dos melhores será em 22 de setembro, início da Primavera, no Teatro Budapeste - Bloco II do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), às 13 hs.
  • Os alunos que tiverem trabalhos premiados serão avisados previamente.


TEMAS E DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS, POR NÍVEL DE ENSINO

=> início regulamento PRIMEIRO GRAU E APAE:
  • Pré-escola / Ciclo Básico / APAE - Tema: A água que bebo; Desenvolvimento: Observação dos tipos de água, em especial a que podemos beber; Elaboração: Desenho livre em cartolina ou artes plásticas.
  • Terceira série - Tema: Rios poluídos; Desenvolvimento: Pesquisar o que polui os cursos d'água e os prejuízos para os rios de nossa região. Elaboração: Redação de 10 a 20 linhas e desenho (45cm X 30 cm)
  • Quarta série - Tema: Os usos da água; Desenvolvimento: Pesquisar como se utiliza a água (para beber - homem e animais, irrigação, como vias de transporte, para receber esgotos, como lazer, etc.). Elaboração: Redação de 10 a 20 linhas e desenho (45cm X 30cm)
  • Quinta série - Tema: Doenças trazidas pela água contaminada. Desenvolvimento: Pesquisar como ocorre a contaminação, e doenças geradas pelo consumo da água poluída. Elaboração: Redação de 20 a 30 linhas e ilustração (45cm X 30cm)
  • Sexta série - Tema: Tipos de água. Desenvolvimento: Pesquisar os diferentes tipos de água - salgada, doce - mineral e tratada, e a vida que se desenvolve na água. Elaboração: Redação de 20 a 30 linhas e ilustração (45cm X 30cm) em artes plásticas.
  • Sétima série - Tema: Lençol Freático e o ciclo da água. Desenvolvimento: Pesquisar como se forma um lençol freático, perigos de contaminação e cuidados para explorá-lo. Elaboração: Redação de 30 a 40 linhas e ilustração (45cm X 30cm) em artes plásticas.
  • Oitava série - Tema: A água de minha região. Desenvolvimento: Descrever os rios, córregos e outros mananciais que compões a(s) bacia(s) hidrográfica(s) que abastecem sua cidade ou região. Elaboração: Redação de 30 a 40 linhas e ilustração (45cm X 30cm) em artes plásticas.
=> início regulamento SEGUNDO GRAU
  • Primeiro ano - tema: Desperdício de água. Desenvolvimento: Pesquisar como ocorre o desperdício de água e alternativas para diminuí-lo, na região. Elaboração: Redação com mínimo de 40 linhas e ilustração (45cm X 30cm), escultura ou maquete.
  • Segundo ano - Tema: Água potável: captação, tratamento e distribuição da água. Desenvolvimento: Pesquisar quando é preciso tratar a água, como isso é feito e como ela é distribuída. Elaboração: Redação com mínimo de 50 linhas e ilustração (45cm X 30cm), escultura ou maquete.
  • Terceiro ano - Tema: Sistemas de coleta e tratamento da esgoto. Desenvolvimento: Pesquisar a como é a coleta de esgotos em sua cidade, os diferentes sistemas de tratamento dos efluentes que existem, e o que seria preciso melhorar este sistema na sua cidade. Elaboração: Redação com mínimo de 50 linhas, escultura ou maquete.
  • Terceiro ano (Curso de Magistério) - Tema: Propostas de aplicação didático-pedagógica ou lúdica para Pré-escola, Ciclo Básico, 3ª e 4ª séries, relativas ao ciclo da água. Elaboração: Texto, dramatização ou propostas lúdicas.
  • Quarto ano (Curso de Magistério) - Tema: Propostas de aplicação didático-pedagógica ou lúdica para Pré-escola, Ciclo Básico, 3ª e 4ª séries, relativas à importância da redução do consumo de água. Elaboração: Texto, dramatização ou propostas lúdicas.
=> início regulamento SUPLÊNCIA
  • Termo I - Tema: A importância e os diferentes usos da água no dia a dia das pessoas. Desenvolvimento: Pesquisar qual a importância da água em nossa vida, seus usos. Elaboração: Redação de 20 a 30 linhas e ilustração (45cm X 30 cm) em artes plásticas.
  • Termo II - Tema: Filtros de água. Desenvolvimento: Pesquisar maneiras de purificar a água para o consumo humano e a eficiência de cada uma. Elaboração: Redação de 20 a 30 linhas e ilustração (45cm X 30cm) em artes plásticas
  • Termo III - Tema: Fontes de água subterrânea e ciclo da água. Desenvolvimento: Pesquisar as diversas fontes de água subterrânea: como se formam e cuidados necessários. Elaboração: Redação de 30 a 40 linhas e ilustração (45cm X 30cm) em artes plásticas.
  • Termo IV - Tema: A água contaminada e consequências. Desenvolvimento: Pesquisar os principais contaminantes da água, e consequências para a saúde humana e vida animal. Elaboração: Redação de 30 a 40 linhas e ilustração (45cm X 30cm) em artes plásticas.
=> início regulamento ESPECIAL
  • SENAI/ITU - Tema: Soluções para o problema da escassez da água no nosso Planeta. Desenvolvimento: Pesquisar sobre o que gera a escassez e o soluções para minimizar o problema. Elaboração: Livre.
"Durante a exposição e no ato da premiação esperamos a participação dos alunos, professores e diretores das escolas, como já ocorreu nos anos anteriores." - os organizadores.


apoie e prestigie o Concurso da Primavera

inicio desta página

      Home    Conheça a AIPA    Nossas Árvores/Viveiro     Jornal Urtiga    
      Notícias     Educação Ambiental/Projeto Hortas     Cursos     Visite a AIPA   
Vitrine de Produtos     Associe-se     Parceirizando     Quem faz a AIPA