DOCUMENTOS | COLETIVO CONSEMA |
+
NOTÍCIAS
|
||||
2002
|
2003 |
RELEASE AIPA - 17/09/2002 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
ESCOLHIDOS VENCEDORES DO CONCURSO DA PRIMAVERA 2002
São cerca de 50 trabalhos provenientes de cinco municípios: Itu, Salto, Porto Feliz, Itupeva e Tietê. Eles foram escolhidos por um Júri Multidisciplinar - composto por jornalistas, educadores e ambientalistas - a partir de um conjunto de 249 trabalhos pré-selecionados pelas escolas de dez municípios que participaram do evento. Foram concedidos Primeiro e Segundo Prêmio, bem como Menção Honrosa, em cada uma das categorias previstas no Regulamento, que incluem desde do Ensino Infantil, Fundamental e APAE, até o Ensino Médio, Supletivo.
TEMA IMPORTANTE, COMEMORANDO 10 ANOS DE CONCURSO Este foi o décimo ano em que AIPA (Associação Ituana de Proteção Ambiental) organiza o Concurso da Primavera. Para comemorar, a comissão organizadora buscou um grande desafio, como tema central para os trabalhos: trazer para a região os assuntos discutidos na Rio+10, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, promovida na África do Sul, no final de agosto e início de setembro. Como nos outros anos, houve um subtema para cada nível de ensino. Desta vez, cada subtema abordava um dos assuntos discutidos na Rio+10. "Uma das categorias que atraiu maior número de concorrentes foi a 5.ª Série do Ensino Fundamental, para quem o desafio era criar cartazes e campanhas educativas que alertassem sobre a emissão de poluentes", comenta Marcelo Mattiuci, Coordenador de Educação Ambiental da AIPA, informando ainda que a categoria campeã em número de participantes foi o Ensino Infantil. Marcelo convida: "Todos estão convidados para a Cerimônia de Premiação, que é aberta ao público, onde haverá a entrega de prêmios e diplomas aos vencedores." A lista dos premiados, diz ele, estará na Internet a partir de sexta-feira, no site da AIPA: www.aipa.org.br (procurar em Concurso da Primavera 2002).
PRÊMIOS E APOIOS
Além destes prêmios, os vencedores receberão no dia 23 um Diploma especial e seus trabalhos serão disponibilizados na Internet até início de outubro. As escolas com estudantes premiados também terão seu esforço reconhecido, através de um certificado especial. Como explica Marcelo Mattiuci: "As instituições de ensino têm participação relevante, pois são responsáveis pela pré-seleção dos trabalhos." Os autores de todos trabalhos selecionados pelas escolas também terão direito a um certificado de participação no evento."
SERVIÇO:
Mais informações: (11) 3887.2423 (manhã) ou (11)4026,1320 (13 `s 16hs), fax: (11) 3884.4835, e-mail: aipa@aipa.org.br, ou site www.aipa.org.br (clicar em Concurso da Primavera 2002)
Silvia Czapski - MTb 11.653 |
RELEASE AIPA - data ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
CONCURSO DA PRIMAVERA 2002 TERÁ RIO+10 COMO TEMA CENTRAL
O que se fez no mundo pelo meio ambiente, desde a Eco-92, evento que atraiu mais de 150 chefes de Estado para o Rio de Janeiro em 1992 e que resultou em documentos importantes, como a Convenção das Mudanças Climáticas e a Agenda 21? E na nossa região, o que melhorou de lá para cá? O que cada um pode fazer a partir de agora, para garantir um meio ambiente melhor? Estas são algumas perguntas que estão por trás dos temas da décima edição do Concurso da Primavera 2002, cujo regulamento começa a ser distribuído em dez municípios da região.
Promovido anualmente pela Associação Ituana de Proteção Ambiental (AIPA), com a Diretoria de Ensino de Itu, e apoio da vários órgãos municipais e empresas, este concurso estabeleceu 16 categorias de participação, baseadas no nível escolar dos participantes. Para cada uma, escolheu-se um aspecto do tema: assim, no momento da premiação, todos verão um quadro amplo dos problemas e possibilidades ambientais da região, relacionando-os aos debates que ocorrem no mundo. Dois exemplos: 1) para alunos de Educação Infantil, Cemada, APAE (categorias especiais, neste concurso), a proposta é observar o ambiente onde vivemos e mostrar como melhorá-lo, através de desenhos ou outros trabalhos artísticos; 2) na categoria SENAI, será premiada a melhor proposta de campanha (cartazes, folders, etc) com o tema gerenciamento de recursos hídricos. A exemplo das edições anteriores do Concurso da Primavera, haverá dezenas de prêmios. Mas, para participar, é obrigatório o envolvimento da instituição de ensino: as escolas são responsáveis pela pré-seleção dos trabalhos - através de escolha interna e encaminhamento dos três melhores de cada categoria para o concurso. A entrega já tem data marcada: 09 e 13 de setembro, na Casa da Cultura, sala 13, Rua Paula Souza, 664, Centro, Itu, das 08:00 às 17:00 h, acompanhado da ficha de identificação preparada pela AIPA e distribuída pela Diretoria de Ensino, ou Secretaria Municipal de Educação de Itu. Segundo Marcelo Mattiuci, Coordenador de Educação Ambiental da AIPA, uma comissão multidisciplinar avaliará todos os trabalhos recebidos, para escolher os dois de cada nível que mais se destacarem no seu conteúdo e forma. Além de prêmios, eles serão expostos no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), entre 19 e 23 de setembro, data em que ocorre também a premiação dos melhores, numa concorrida cerimônia que reunirá centenas de alunos, professores e diretores das escolas de toda região, além de representantes da mídia e autoridades. O regulamento do Concurso da Primavera 2002 também estará disponível no site da AIPA a partir de segunda-feira, 5 de agosto. (clique aqui para consultar)
Silvia Czapski - MTb 11.653 |
RELEASE AIPA - 09/06/2002 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
MOSTRA EM ESCOLA MARCA O MÊS DO MEIO AMBIENTE
O mês do meio ambiente será comemorado na Escola Infantil Pinguinho de Gente com a "III Mostra de Projetos", que recebe apoio da Associação Ituana de Proteção Ambiental. Segundo Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental da AIPA, todos os trabalhos elaborados e desenvolvidos pela equipe da AIPA visam melhorias constantes ao Meio Ambiente.
No dia 15, das 9 às 12 horas, haverá demonstração do trabalho feito pelo pré sobre a importância da água, do destino correto para o lixo e da Dengue. A turminha do Jardim II preparou trabalhos sobre saúde, alimentação e a prática de esportes. Já a classe do Maternal I tem uma surpresa muito interessante: um minhocário, desenvolvido em classe junto da equipe de educação ambiental da AIPA. As outras séries também apresentarão seus trabalhos, com temas variados de interesse para pais, alunos e visitantes. Durante as aulas de educação ambiental, os alunos discutiram temas relacionados aos problemas causados pela destruição da natureza e quais os melhores modos de preservação. Desse modo, conta Mattiuci, as crianças aprenderam que o meio ambiente é muito mais do que flores, animais e árvores. "Hoje elas reconhecem o meio ambiente como tudo o que as rodeia", salienta. A escola fica na Rua Alfredo Savi, 183 - Novo Itu.
Nathalia Paccola (colaboradora) |
RELEASE AIPA - 25/02/2002 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
MAIS NOVIDADES NO SITE DA AIPA
entidades ambientalistas ganham página especial
Depois de um período de
testes, a página do CEAC - Coletivo das Entidades Ambientalistas
cadastradas no Conselho Estadual do Meio Ambiente - ganha destaque
no site da AIPA - Associação Ituana de Proteção
Ambiental. Ela traz documentos oficiais do relacionamento entre este
Coletivo e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, bem como a reprodução
de algumas notícias que mostram a repercussão dos debates.
O CEAC reúne todas as ONGs cadastradas junto ao CONSEMA (Conselho Estadual do Meio Ambiente - considerado órgão máximo do Sistema Estadual do Meio Ambiente já que suas resoluções se tornam regras estaduais). É o Coletivo, por exemplo, quem indica ao Governador do Estado os seis representantes ambientalistas que farão parte do CONSEMA. Como não tem site próprio, a AIPA ofereceu o espaço para divulgar as principais questões em discussão. Na fase de testes, participantes do Coletivo visitaram e opinaram sobre a página, que agora ganha mais destaque. Para conhecer, basta entrar no site da AIPA (www.aipa.org.br), buscar uma das áreas de Comunicação (Jornal Urtiga, ou Notícias/Imprensa), e clicar em Coletivo Consema. "Parabenizamos a proposta da AIPA. Uma prioridade do nosso Coletivo é tornar deliberações e ações do Governo transparentes", comentou Carlos Bocuhy, um dos representantes ambientalistas no Consema. MÊS DE ANIVERSÁRIO A nova página faz parte do processo de reformulação do site da associação, no mês de aniversário da entidade. No início de fevereiro, o internauta conheceu a nova seção "Educação Ambiental", com áreas especiais para quem quer cuidar e ensinar do meio ambiente: leis brasileiras deste setor, os principais tratados, nacionais e internacionais, e textos inspiradores. Ao lado destes, permanecem as páginas "Concurso da Primavera", trazendo todos os trabalhos premiados, desde 1999, "Dicas de Educação Ambiental" e a apresentação das atividades da AIPA neste setor. Em meados do mês, a área de Comunicação também foi renovada. Ela reúne as principais matérias do Jornal Urtiga desde agosto 1999, Notícias, Documentos e agora a página Coletivo Consema. Em março, será a vez da seção - árvores Nativas - que, além das informações já constantes na página Viveiro/Arvores Nativas, incluirá textos para estimular quem gosta do verde e dicas, escolhidas a partir das perguntas mais freqüentes recebidas pela Associação. Ao lado disso, será lançada a página Relatos de Educação Ambiental, onde as escolas participantes do projeto "Hortas Escolares sem Agrotóxicos" poderão relatar causos e sucessos nesta área. Fará parte da reformatação do site o envio de textos para os parceiros deste projeto: The Way/Uol (que viabilizou nascimento do site em 1999, oferecendo espaço e suporte técnico); Itu.com.br (com nova seção, para acomodar informações da Associação) e Spalia.com (afiliada à Globo.com, fez deste site seu canal de Ecologia/ Meio Ambiente) "Dúvidas, críticas e sugestões dos internautas são essenciais para direcionarmos a continuidade deste trabalho", afirma Silvia Czapski, coordenadora de comunicação, e editora do site da AIPA.
Silvia Czapski - MTb 11.653 |
RELEASE AIPA - 06/02/2002 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, INFORMÁTICA, EDUCAÇÃO
NOVIDADES NO SITE DA AIPA Preparando-se para completar
16 anos no final de fevereiro, a AIPA (Associação Ituana
de Proteção Ambiental) está reformulando seu site
e - ao mesmo tempo - prepara-se para incrementar o relacionamento com
os parceiros nesta empreitada: The Way/Uol (que viabilizou o surgimento
do site em 1999, oferecendo espaço e suporte técnico);
Itu.com.br (que já abriu uma nova seção, para acomodar
informações da Associação) e Spalia.com
(afiliada à Globo.com, que fez deste site seu canal de Ecologia/ Meio
Ambiente).
A primeira novidade já está no ar: "Educação Ambiental" tornou-se uma seção, com novas áreas especiais para quem quer atuar no setor: uma página com leis brasileiras de Educação Ambiental (EA), outra apresentando os principais tratados de EA, nacionais e internacionais, e uma terceira, reunindo textos inspiradores para quem quer cuidar e ensinar sobre o meio ambiente. Ao mesmo tempo, será aberto um espaço para as escolas participantes do projeto "Hortas Escolares sem Agrotóxicos" contarem seus causos e sucessos. Ainda nesta seção, estão as páginas "Concurso da Primavera", trazendo todos os trabalhos premiados, desde 1999. Vários ganham destaque especial, na página "Dicas de Educação Ambiental". É o caso do "jogo da água" (trabalho premiado em 2000) e "como criar um minhocário" (premiado em 1999). Depois da seção Educação Especial, virão seções voltadas à área de Comunicação - com o Jornal Urtiga, Notícias e Documentos - e Árvores Nativas - que, além das informações já constantes na página Viveiro/Arvores Nativas, incluirá novas página de dicas, escolhidas a partir das perguntas mais freqüentes recebidas pela Associação. Também faz parte da reformatação do site da Aipa o envio de textos especiais para os parceiros deste projeto: a proposta inicial é divulgar as experiências do projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos. "Já apresentamos a idéia para as sete escolas com quem a AIPA já assinou convênio em 2002, e eles gostaram", comenta Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental. Realizado a partir de trabalho voluntário, o site da AIPA vem crescendo em conteúdo desde sua criação, em 1999. Foi vencedor do I Itubest, na categoria Ecologia. "As dúvidas, críticas e sugestões dos internautas são essenciais para direcionarmos a continuidade deste trabalho", afirma Silvia Czapski, coordenadora de comunicação, e editora do site da AIPA.
Silvia Czapski - MTb 11.653 |
RELEASE
AIPA - 10/12/2001 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL É TEMA DE MESA-REDONDA EM ITUAIPA É UMA DAS DEBATEDORAS Depois da lei
que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental,
tornando-a obrigatória em todos níveis de ensino - não
matéria à parte, mas em todas as disciplinas - qual será
o papel do professor neste processo? Este é o tema de um debate
que colocará na mesma mesa educadores, ambientalistas e representantes
de órgãos públicos, no início da tarde da próxima
4.ª feira, 12/12, num evento destinado a professores de toda região.
Trata-se do "I Encontro de Profissionais de Educação no
programa Formação em Serviço", que deve atrair,
pelas previsões dos organizadores, centenas de educadores para
o Senai/Itu, entre 11 e 14 de dezembro.
A AIPA (Associação Ituana de Proteção Ambiental) é uma das entidades convidadas para debater o "Papel do Professor na Educação Ambiental". Silvia Czapski, coordenadora de comunicação e fundadora da entidade, comentará o projeto "Hortas Escolares sem Agrotóxicos" (classificado como referência nacional em Educação Ambiental pelo MEC) e a promoção de eventos ecológicos nas escolas, na visão dos Parâmetros Curriculares Nacionais propostos pelo Ministério. Os outros debatedores são: George Neves, vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e também diretor da AIPA; Valéria Rusticci, presidente da Cooperativa de Material Reciclado de Itu (Comarei), e Glaucios Celsios Cardozo, professor de Informação, educação e Comunicação. O debate será mediado por Susani C. Souza, coordenadora do curso de Biologia do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp). Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, o Encontro também colocará em pauta outros temas importantes, como a Escola de Pais, a inclusão dos portadores de necessidades especiais, além de oferecer aos participantes apresentações artísticas e oficinas sobre diferentes temas. No dia do debate, o site da Aipa trará o resumo da apresentação da entidade (www.aipa.org.br seção Dicas de Educação Ambiental) e links para esta área. Para outras informações sobre o evento, a dica é contatar a Secretaria Municipal de Educação (11-4024.6826).
SERVIÇO:
Silvia Czapski - MTb 11.653 |
RELEASE
AIPA - 05/12/01 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
AMBIENTALISTAS PREOCUPADOS COM MEGA-TERMELÉTRICA EM SOROCABA Sorocaba pode
ganhar uma usina termoelétrica (UTE) com capacidade de gerar
1000 MW, que só perderia em tamanho para a UTE Carioba, cuja
proposta vem sendo combatida pelos ambientalistas da região de
Americana, devido aos impactos ambientais que pode causar.
A notícia foi passada no último final de semana à AIPA (Associação Ituana de Proteção Ambiental), por representantes ambientalistas no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), que por sua vez, receberam documento oficial da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, contendo um informe da empresa Gás Natural SPS S/A com o Plano de Trabalho para elaborar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do referido empreendimento. "Pelos números que a Gás Natural forneceu, esta usina gastará tanta água quanto consumiria uma cidade de dezenas de milhares de habitantes", diz Carlos Bocuhy, um dos representantes ambientalistas no Consema. Os números estão no documento: a usina consumirá 0,35 m3 de água segundo (por hora serão 1.260 m3, ou 1,2 milhão de litros!), havendo dois números diferentes para efluentes: a descarga seria de 0,15 m3/s (ou 540 m3 por hora), mas a vazão total representaria menos: até 400 m3/h. Como na natureza nada se perde, a água que entra num processo tem 4 destinos:
Mas não é o único problema. O documento entregue aos membros do Consema menciona emissões de CO (gás carbônico), material particulado e de NOx (óxidos de nitrogênio). Este último, por exemplo, é formador de ozônio, um gás benéfico lá na estratosfera, por filtrar os raios ultravioleta que chegam à crosta terrestre mas super-prejudicial à saúde quando nos atinge: ele prejudica a função pulmonar, favorecendo o desenvolvimento de gripe, asma, bronquites, enfizemas pulmonares, entre outros. Vale lembrar que, mesmo sem a usina, as medições da Cetesb revelam que Sorocaba já está saturada com este poluente. Bocuhy comenta: "Em geral, a população fica sabendo de empreendimentos como este, quando já estão decididos, sem ser notificada sobre os impactos ambientais. Felizmente, a Secretaria do Meio Ambiente é obrigada a informar os representantes do Consema. Com isso, nós podemos repassar a informação". Como correntes de ar não param nos limites de cada município, toda região pode sofrer com a poluição de uma Usina Termoelétrica do porte apresentado. Assim, a AIPA buscou esclarecimentos junto à Gás Natural SPS, sendo antendida pela responsável pela área de comunicação, Liliane Grub, que negou informações formecidas pela própria empresa à Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Segundo ela, a Gás natural não tem projetos de construir a mencionada termoelétrica. Apenas estaria "fazendo alguns estudos na região onde atua, para aproveitar os prazos definidos pelo Governo Federal para programas prioritários na área de termoelétricas". E mais: também contrariando dados repassados aos conselheiros do Consema num documento oficial, ela diz o projeto prevê a refrigeração a ar, e que portanto o consumo de água seria ínfimo. Sobre a poluição, não apresentou números, apenas mencionou que o gás é benéfico ao meio ambiente, perguntando à representante da AIPA se seria contra seu uso em automóveis. Para quem quiser conferir os dados do documento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, eles já estão no site da AIPA seção documentos.
Silvia Czapski - MTb 11.653 |
Home Conheça a AIPA Nossas Árvores/Viveiro Jornal Urtiga | |
Notícias 1999 Educação Ambiental/Projeto Hortas Cursos Visite a AIPA | |
Vitrine de Produtos Associe-se Parceirizando Quem faz a AIPA |