DOCUMENTOS | COLETIVO CONSEMA |
+
NOTÍCIAS
|
||||
2000
|
2003 |
RELEASE
AIPA - 02-12-2000 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
SITE ESPECIALIZADO DESTACA JOGO PREMIADO EM ITU, NO CONCURSO DA PRIMAVERA Depois de se tornar
um dos campeões do Concurso da Primavera 2000 e ser divulgado
no jornal Urtiga e no site da AIPA (clique
aqui para conhecer), o Jogo da Água - criado por um grupo
do 4º Magistério da EE Antonio Berreta - transformou-se
em um dos destaques da Revista Digital Água on Line.
Voltada a temas como água, saneamento e educação ambiental, esta revista é um serviço do Portal da Água, www.aguaonline.com.br. A cada edição, 11.500 internautas cadastrados recebem gratuitamente um informe sobre os principais temas da semana. O acesso ao conteúdo da Revista é gratuito, não sendo obrigatório se cadastrar. "Ficamos muito contentes em publicar o Jogo, pois é um belo trabalho", comentou a jornalista Cecy Oliveira, editora desta revista digital, mostrando-se impressionada com os elogios enviados por usuários do Portal da Água. O QUE É O JOGO O "Jogo da Água" tem um subtítulo que já revela o objetivo: "Corrida contra o Desperdício". Foi criado pelas estudantes Cristina Casseta, Fernanda Benassi, Paula Roberta M. Camargo e Regiane Araújo Batista. Pode ser jogado por crianças, a partir da Pré Escola. Sua base é um tabuleiro, onde cada casa tem uma informação sobre o uso da água: quando é algo negativo (você deixou a torneira aberta...), acontece o "castigo" (voltar N casas). Este tabuleiro está disponível para download no site da AIPA ( seção Concurso da Primavera 2000). Também pode ser visualizado no Portal da Água. Além do Jogo, é possível conhecer - no site da AIPA - todos os trabalhos premiados no Concurso da Primavera 2000. Na última semana também foram incluídas as principais matérias da mais recente edição do Jornal Urtiga - novembro/dezembro 2000. Para navegar pelo Urtiga na Internet é preciso clicar www.aipa.org.br, buscando a seção Jornal Urtiga.
Silvia Czapski - MTb 11.653 |
RELEASE
AIPA - 12/10/2000 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA
AIPA APRESENTA O JOGO DA ÁGUA GRATUITO NA INTERNETÉ UM DOS TRABALHOS PREMIADOS NO CONCURSO DA PRIMAVERA 2000 Acaba de entrar
no ar no site www.aipa.org.br, da AIPA (Associação
Ituana de Proteção Ambiental), o jogo "Corrida contra
o Desperdício" que funciona, de maneira divertida, como instrumento
de conscientização relacionado ao consumo de água.
Este jogo foi premiado no Concurso da Primavera 2000, evento promovido
pela Associação, que atingiu centenas de escolas em dez
municípios da região de Itu e, portanto, dezenas de milhares
de estudantes.
Destinado a crianças, o jogo premiado foi criado por uma turma de 4º ano de Magistério da EE "Prof. Antonio Berreta", de Itu. Foi reproduzido no recém-lançado jornal Urtiga (em p&b - ocupa as páginas centrais) e agora está disponível gratuitamente no site da AIPA (clicar em Jornal Urtiga - 140), podendo assim chegar a um público ainda maior. Além do jogo, o site apresenta - como mais uma novidade - outros trabalhos premiados neste ano - produzidos inclusive por estudantes de Magistério, cursos profissionalizantes e colégios. Entre eles, há uma pesquisa sobre consumo da água em Itu: alunos do Colégio Técnico Agrícola (ETE) Martinho Di Ciero foram às ruas para perguntar quanta água cada família consome em casa nas diferentes atividades cotidianas - na cozinha, no banheiro, lavagem de carro, etc. Também é apresentada uma maquete elaborada por outra turma, da mesma escola, que reproduz um sistema de tratamento de água (que funciona). Entre os trabalhos de estudantes do Magistério, estão duas propostas de textos de teatro e uma sugestão de música infantil famosa, com letra adaptada para Educação Ambiental. Também já foram inseridos no site os trabalhos premiados de alunos da Pré Escola à 8.ª Série. "O nível dos trabalhos deste ano surprendeu", comenta Juljan Czapski, presidente da AIPA O QUE É CONCURSO DA PRIMAVERA Desde 1993, a AIPA promove o Concurso da Primavera, em parceria com órgãos públicos locais (Diretoria de Ensino, entre outros) e empresas (que doam os prêmios), além das escolas de 10 municípios da região (responsáveis pela pré seleção dos trabalhos). Inicialmente, ele só era aberto a alunos até 8ª série. Atualmente, ele abrange também estudantes de segundo grau (inclusive magistério) APAEs da região e cursos profissionalizantes. Neste ano, houve 260 trabalhos finalistas, nas diferentes Categorias do Concurso (de Pré ao Magistério), dos quais um júri especializado escolheu os melhores. O tema central, foi "Preciosa Água", com sub-temas para cada categoria (exemplo: para alunos de pré escola pediram-se desenhos, pinturas ou maquetes sobre "a água que bebo"; para magistério o desafio era criar propostas didáticas/lúdicas com o tema) . Produzido de forma voluntária e artesanal - com apoio da The Way (que cede espaço), Impacto (que colabora com ilustrações) e Rits (Rede de Apoio ao Terceiro Setor - cedeu um computador, exclusivamente para elaboração do site) - o site da AIPA vem recebendo um número crescente de visitas. A expectativa é fazê-lo um instrumento útil sobretudo nos campos de educação ambiental, comunicação ecológica regional e informações sobre árvores brasileiras. Nele, é possível encontrar mais informações sobre o Concurso da Primavera, como o regulamento, lista dos premiados 2000, patrocinadores e outros parceiros, além de todos os premiados em 1999. No início de novembro entrará também no ar a lista de todos os selecionados no Concurso, bem como de todas as escolas participantes.
EM RESUMO O Que: Lançamento do jogo - "Corrida contra o Desperdício da Água" na Internet - premiado no Concurso da Primavera 2000 promovido pela AIPA - Associação Ituana de Proteção Ambiental, bem como dos outros trabalhos premiados. Quando: jogo já disponível na Internet, com regras do jogo no site e o tabuleiro para download (gratuito) Onde: site www.aipa.org.br - seção Jornal Urtiga - 140 Quem (Público): jogo para crianças (6 a 10 anos) para ser usado como instrumento de Educação Ambiental. Pode ser adotado por professores e também por famílias.
Silvia Czapski - MTb 11.653 |
RELEASE
AIPA - 26/09/2000 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
EQUIPE DE PORTO FELIZ GANHA VIAGEM EM SORTEIO
|
RELEASE
AIPA - 19/09/2000 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
AIPA DOARÁ ÁRVORES E ANUNCIARÁ
|
RELEASE
AIPA - data ATT: EDITORIAS CIDADES, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
ESCOLHIDOS VENCEDORES DO CONCURSO DA PRIMAVERA 2000 - ESCOLAS COMEÇAM A SER AVISADAS A partir desta
Quarta-feira, 13/09, as escolas de dez municípios da região
de Itu começam a ser avisadas sobre os resultados do Concurso
da Primavera 2000. É que na segunda feira, 11/09, o Júri
Multidisciplinar - composto por jornalistas, educadores e ambientalistas
- elegeu os melhores trabalhos, que receberão prêmios em
22 de Setembro numa cerimônia em Itu, que também comemorará
o início da Primavera. O Júri escolheu até cinco
trabalhos em cada uma das categorias previstas no Regulamento - da Pré
Escola ao Magistério - sempre indicando a colocação:
Primeiro e Segundo Prêmio, Prêmio Especial e Menção
Honrosa. Os mais apressados, que tiverem acesso à Internet, já
podem conferir os nomes dos vencedores no site
da AIPA - procurar em Concurso
da Primavera 2000.
É o oitavo ano em que AIPA - Associação Ituana de Proteção Ambiental - organiza este concurso. O tema central do ano 2000 do Concurso foi "Preciosa Água", havendo sub-temas adequados para cada nível de ensino - da Pré Escola e Ensino Fundamental ao Ensino Médio, Supletivo, APAE, SENAI e SESI. "Tivemos trabalhos interessantíssimos, que revelam muita pesquisa", diz Marcelo Mattiuci, Coordenador de Educação Ambiental da AIPA. Ele interpreta que o fato do problema da água estar muito presente no dia-a-dia de cada um, influenciou no bom resultado: "Neste ano, trabalhos de excelente nível, alguns deles muito originais: há jogos ecológicos propostos por estudantes de Magistério para serem jogados por crianças, uma máquina que demonstra o funcionamento do ciclo da água, e até uma pesquisa sobre o consumo da água em Itu". PRÊMIOS E APOIOS Neste ano, o Concurso da Primavera recebeu o apoio logístico da Diretoria de Ensino de Itu, Secretarias Municipais de Educação e Cultura, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), Agência Unibanco de Itu. Além destes, empresas da região serão responsáveis por prêmios que serão entregues aos vencedores durante a cerimônia em 22/9, que contará com a presença de autoridades locais, educadores, representantes das escolas, alunos e os demais interessados. Além destes prêmios, os vencedores receberão no dia 22 um Diploma especial e seus trabalhos serão disponibilizados na Internet até o final do mês. As escolas com estudantes premiados também terão seu esforço reconhecido: ganharão certificado e uma muda de árvore nativa brasileira - adequada para áreas urbanas - especialmente produzida no viveiro da AIPA, em Itu. Como explica Marcelo Mattiuci: "As instituições de ensino têm participação relevante, pois são responsáveis pela pré-seleção dos trabalhos." Os autores dos 260 trabalhos selecionados pelas escolas também terão direito a um certificado. Marcelo também adianta que os trabalhos estarão expostos no CEUNSP, em Itu, a partir da tarde de 20 de setembro. SERVIÇO:
Silvia Czapski - MTb 11.653 |
RELEASE
AIPA - 25/08/2000 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
CONCURSO DA PRIMAVERA: LANÇADO PARA
|
EM RESUMO |
---|
|
Silvia Czapski - MTb 11.653
Mais informações: telefone: 0**11 7826.1320 (13 às
16:30hs), fax: 0**11 3884.4835, ou e-mail: aipa@aipa.org.br
RELEASE
AIPA - 14/08/00 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
AIPA EM EVENTOSDois eventos de agosto estão contando com a participação da AIPA. Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental, acaba de participar do 2.º Seminário do Programa Aladin, organizado pelo Instituto Peabiru, com apoio de instituições internacionais, para debater a elaboração de programas e captação de recursos para ONGs que atuam na área ambiental. O evento aconteceu em 7 e 8 de agosto, na região de Itu. Ao final, os organizadores visitaram o município. No próximo final de semana, Célio Bernardes de Freitas Junior, engenheiro agrônomo da AIPA e Silvia Czapski, coordenadora de comunicação, tomam parte do Encontro "Florestas Nativas e Sistemas Agroflorestais", em Botucatu. O evento - que acontece entre 17 e 20 de agosto com apoio da AIPA - terá cursos e palestras sobre temas que vão do plantio e manejo de florestas nativas ao polêmico debate sobre "sequestro de carbono". Para quem quiser participar, ou ter mais informações, o telefone de contato é: (16) 6821.1866, e-mail: agroecologica@uol.com.br . Segundo o comitê organizador, ainda há vagas disponíveis em quase todos os cursos.
Silvia Czapski - MTb 11.653 |
RELEASE
AIPA - 10/08/00 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
MAIS ESCOLAS ADEREM À EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EM ITU As crianças
da Escola de Educação Infantil "Chapeuzinho Vermelho"
e alunos do Ensino Fundamental do SESI, ambos em Itu, terão novos
assuntos para levar para casa, a partir deste semestre. É que
estas escolas acabam de aderir ao Projeto "Hortas Escolares sem Agrotóxicos"
- que une a produção orgânica de verduras e ervas
medicinais às mais diferentes atividades educativas em sala de
aula. "Entre as novidades do ano 2000 nas escolas onde já trabalhamos,
propusemos a montagem de peças de teatro como atividade de final
de semestre. É muito trabalhoso, mas tanto professores, como
crianças e suas famílias adoraram. E, de quebra, ganharam
novos conhecimentos", comenta Marcelo Mattiuci, Coordenador de Educação
Ambiental da AIPA - Associação Ituana de Proteção
Ambiental.
Desenvolvido pela AIPA desde 1991, o projeto já recebeu vários prêmios, como por exemplo o Diploma Ação Verde, concedido pelo Banco Crefisul. Em 1999, foi adaptado à nova Lei Nacional de Educação Ambiental, lei que tornou a educação ambiental obrigatória, não como matéria à parte, mas como atividade que permeia todas as disciplinas. "Hoje, o projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos funciona através de parcerias com as escolas, onde a instituição custeia parte das despesas", relata Marcelo, contando que a demanda na região é crescente: "no final do semestre passado, três escolas de Salto também aderiram ao programa: EMEI Ari Aricati, Lua Crescente e o Centro Infantil SESI/Salto".
Silvia Czapski - MTb 11.653 |
RELEASE
AIPA - 09/06/2000 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
ESCOLAS INFANTIS DE ITU ENCERRAM SEMESTRE COM TEATRO ECOLÓGICO Se depender de
mais de 300 crianças, que estudam no SESI/CI e EEI Pingo de Gente
em Itu, o semestre vai acabar em festa ecológica. Ou melhor,
em grandes representações teatrais, onde elas farão
muito mais de que trabalhar como atores e atrizes. Auxiliadas por suas
professoras e pela equipe da AIPA - Associação Ituana
de Proteção Ambiental, elas estão fazendo de tudo,
a começar pela criação da peça, dos cenários
e dos figurinos, produzidos a partir do que muita gente pensa que é
lixo: garrafas vazias tipo pet (de refrigerantes), papel de jornais
e revistas ou outros produtos recicláveis.
No SESI/CI, 120 crianças que estudam de manhã e outras 120, que estudam à tarde, escolheram como tema a Teatro do Solo, onde algumas representarão os elementos que compõem o solo, como grãos de areia, de argila e pedrinhas. Outras, farão o papel do necessário fertilizante. Haverá, ainda, as gotas de água, que geram a união dos elementos do solo e favorecem o crescimento das plantas. O sol não poderia faltar, pois sem ele não há vida na Terra. O resto é surpresa guardado pelas mais de 200 crianças para um público muito especial: suas famílias, que ganharão o direito de assistir à peça gratuitamente. Se no SESI/CI a escolha foi por um tema único, na EEI Pingo de Gente, escolheram-se dois temas: "Os alunos da manhã também optaram pelo Teatro do Solo, que com certeza será diferente do que o SESI/CI está montando. Mas a turma da tarde prepara a História da Lagarta, que conta como a lagarta curuquerê se transforma ao final em borboleta", conta Mattiuci, relatando que também nesta escola, as crianças realizam desde a pesquisa do tema, até a dramatização. O ciclo de apresentações das crianças em Itu começa na EEI Pingo de Gente, com o Teatro do Solo, na segunda-feira, 26/6. No dia 27/6 é a vez da "História da Lagarta", às 10 hs da manhã. Na tarde de 27/6, acontece a "Dramatização do Solo", do SESI/CI, que repetirá a apresentação daí a dois dias, 29/6, com a turma da manhã. Os espetáculos serão oferecidos somente para convidados. BASTIDORES "Estudar diferentes assuntos, como é o caso do solo, de forma não convencional, é uma das propostas do projeto Hortas Escolares Sem Agrotóxicos que a AIPA desenvolve em várias escolas ituanas. Neste projeto, cada escola escolhe o jeito de trabalhar que for mais adequado à sua grade curricular", explica Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental da Associação, ressaltando que as crianças, ao fazerem papel de partículas de solo, semente, ou outro elemento da natureza têm de entender o processo natural: "Você já imaginou a dificuldade da semente para se transformar em broto, que tem de atravessar a camada de solo que a cobre, e atingir o mundo onde vivemos? Ao preparar a dramatização do solo e da planta, as crianças discutem o tema, entendendo que tudo na natureza está interligado." O coordenador da AIPA explica ainda que, além de ser uma excelente ferramenta didática, o teatro trabalhado desta maneira obedece aos princípios da Nova Política Nacional de Educação Ambiental. "Na nova lei, recomenda-se a interligação entre as disciplinas. E isto acontece, de um jeito tão envolvente para as crianças, que elas aprendem sem sentir, e talvez até mais: com a dramatização, elas trarão informações para seus pais, irmãos e quem mais assistir as peças. Para nós, da AIPA, trata-se de uma das atividades, especialmente bem sucedida, que traz grande satisfação, com os resultados apresentados."
Silvia Czapski - MTb 11.653 |
RELEASE
AIPA - 03/06/2000 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
CRIANÇAS FAZEM TEATRO ECOLÓGICO,
|
RELEASE
AIPA - 18/04/00 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO, CIDADES
AIPA PREPARA OFICINA PARA EDUCADORES, EM ENCONTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTALO EVENTO SERÁ GRATUITO PARA PARTICIPANTES Em 5 e 6/5, uma
sexta-feira e sábado, ocorre em Ribeirão Preto um "Encontro
de Educação Ambiental", com participação
inteiramente gratuita, voltado a educadores da rede pública e
privada, estudantes universitários e outras pessoas da comunidade
interessadas no tema. A AIPA - Associação Ituana de Proteção
Ambiental estará presente em duas das atividades deste evento.
Será a responsável pela Oficina, de dia inteiro, "Parâmetros
Curriculares Nacionais e Educação Ambiental - da Teoria
à Prática", e participará de outra oficina, de
"Horta Orgânica", onde apresentará algumas atividades em
sala de aula desenvolvidas em escolas ituanas, como parte do programa
"Hortas Escolares sem Agrotóxicos - 2000".
Simone Kandratavicius, Diretora do Departamento de Educação da Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil, de Ribeirão Preto e uma das responsáveis pela programação, explica como será o evento. Após a solenidade de abertura, na manhã de 5/5, com a presença de autoridades estaduais do setor de ensino e de meio ambiente, ambientalistas e educadores, este primeiro dia será dedicado a conferências e mesas redondas. Já o segundo dia será inteiramente voltado às "Oficinas de Educação Ambiental", destinadas a dar instrumentos e novas idéias para quem trabalha nesta área. Serão dez oficinas, de 4 ou 8 horas, sendo que os participantes deverão optar pelos temas preferidos. Haverá oficinas que ensinarão usar sucatas como recurso didático, sobre como usar cantigas populares e os sons de elementos como o vento e a água em sala de aula, de horta orgânica e também oficinas que mostrarão, na teoria e na prática, como aproveitar as novas exigências do MEC no ensino de todas disciplinas. É o caso da coordenada pela AIPA, que contará com um convidado especial: o professor de ciências Vinicius Italo Signorelli, que é Assessor da Secretaria de Ensino Fundamental do MEC e atua na formação de professores. Ele será o responsável pela parte teórica, enquanto que a equipe da AIPA dará as atividades práticas complementares, com o acompanhamento do professor. O evento é gratuito, mas a estadia e as refeições não. Simone avisa que os hotéis custam entre R$ 30,00 e R$ 80,00, sendo que há bons restaurantes "por quilo" (custo de aproximadamente de R$ 8,00 por quilo). Mais informações e inscrições para o evento, basta ligar para (16) 636.9590, ou mandar e-mail para jetsk@uol.com.br. A AIPA também poderá remeter a programação, a todos os interessados.
Silvia Czapski - MTb 11.657 |
RELEASE
AIPA -18/04/2000 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
CURSO DA AIPA ADIADO DEVIDO AOS FERIADOS E NOVIDADES NO SITE O próximo
Curso de Capacitação em Horta Orgânica da AIPA,
que aconteceria no sábado da próxima semana, 29/4 está
sendo adiado para sábado, 13/5. O motivo é o feriadão
de 1/5. "Muita gente quer viajar no fim de semana prolongado", comenta
Marcelo Mattiuci, Coordenador de Educação Ambeintal da
AIPA.
O coordenador informa que, diante do sucesso do curso anterior, realizado em 25/3, será mantida a mesma promoção. Ou seja: quem tiver relação com escolas - seja como funcionário (professor, professora, ou outra função), estudante acima de 14 anos, pai ou mãe de aluno ou aluna, terá 50% de desconto para participar, pagando apenas R$ 5,00, em vez do preço normal, de R$ 10,00. O curso é de dia inteiro e, como sempre, a AIPA não oferece transporte, nem refeição. Existe um local para lanches, que devem ser trazidos pelos participantes. Outro aviso, as vagas são limitadas, por isso vale à pena se inscrever com antecedência. Em tempo: informações completas sobre o conteúdo do Curso de Capacitação em Horta Orgânica estão no site www.aipa.org.br (seção Cursos). Este site ganhou no último final de semana, mais uma novidade: as principais matérias do Jornal Urtiga 137, na seção Jornal Urtiga. Serviço: Para se inscrever no "Curso de Capacitação em Horta Orgânica", ter mais informações sobre este curso, ou para receber a programação completa do evento de Ribeirão Preto, basta ligar para (11) 9936.9689 ou (11) 7826.1320 (13 às 16:30h) ou (11) 887.2423 (8 às 13) ou ainda (11) 7823.0525. Outra opção é mandar e-mail para aipa@aipa.org.br.
Silvia Czapski - MTb 11.657 |
RELEASE
AIPA - 05/05/2000 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
MINI-HORTA A PARTIR DO LIXO: AIPA FAZ OFICINA PARA CRIANÇAS DO SESI NA 5.ª, 6/4 Será nesta
quinta feira, 6/4, das 7:30 ÀS 10:00 a Oficina da AIPA "Mini
Horta a partir do Lixo", oferecida a cerca de 80 crianças de
4 a 7 anos do SESI/CI, em Itu (R. José Bruni, 201 Bairro São
Luiz). As crianças aprenderão a fazer vasos a partir de
garrafas PET, onde plantarão sobretudo ervas medicinais. Preparadas
em abril e cuidadas por elas durante um mês, as mini-hortas serão
um excelente presente para as mães, no Dia das Mães. "Já
realizamos outra oficina, de arte-ecologia a partir de sucatas, com
as mesmas crianças. Quem visitar o SESI, verá como elas
usaram garrafas PET também para construir regadores que utilizam
para regar sua horta escolar sem agrotóxicos, e jogos
de boliche (as garrafas pintadas, com areia dentro, tornam se as peças
do jogo), entre outros.
A Oficina de Mini-Horta a partir do Lixo faz parte da campanha lançada pela AIPA em março, mês do consumidor, baseada em dois temas correlatos: o consumo e a reciclagem. Todas escolas ituanas integradas no Projeto "Hortas Escolares sem Agrotóxicos" foram convidadas a promover uma campanha de coleta de lixo reciclável, ou seja, papel, metais, plástico e vidro, que - em vez de jogar fora - poderíamos reutilizar ou reciclar. "As crianças trouxeram montanhas de materiais de casa ou recolheram na própria escola. Agora estamos ensinando como dá para produzir instrumentos úteis, ou simplesmente bonitos, com estes materiais, que eram considerados dejetos. Depois, as crianças levarão para seus lares o que fizeram, ou seja, estenderão para a comunidade a conscientização em relação ao desperdício, e dicas para reaproveitar estes materiais que já se tem em casa, sem se dar valor a eles", explica Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental da Associação. O coordenador informa que o mesmo trabalho será repetido em outras escolas integradas ao Programa de Educação Ambiental da AIPA. Os trabalhos realizados serão fotografados. A partir disso, a AIPA vai construir um caderno de dicas de como construir alguns objetos a partir do lixo. SERVIÇO: Para ter mais informações ou se inscrever para receber o caderno de dicas, é preciso ligar para (11) 9936.9689 ou (11) 7826.1320 (13 às 16:30h) ou (11) 887.2423 (8 às 13) ou ainda (11) 7823.0525. Outra opção é mandar e-mail para aipa@aipa.org.br.
Silvia Czapski - MTb 11.657 |
RELEASE
AIPA - 31/03/2000 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, CIDADES, POLÍTICA
AIPA QUESTIONA PROJETOS DE LEI, DE CONCESSÃO DE ÁGUA
EM ITU
|
DOCUMENTO
AIPA ENCAMINHADO AOS VEREADORES DE ITU
COMENTÁRIOS DA AIPA SOBRE OS PROJETOS DE LEI
|
RELEASE
AIPA - 14/03/2000 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO, CIDADES
AIPA LANÇA NOVA PROGRAMAÇÃO EM ITU INSPIRADA NO MÊS DO CONSUMIDOR Com o começo
das aulas, a AIPA lança uma nova programação de
Educação Ambiental, inspirada em dois temas correlatos:
o consumo e a reciclagem. A data-marco do lançamento é
esta quarta feira, 15 de março, Dia Mundial do Consumidor. Para
começar, todas escolas ituanas integradas no Projeto "Hortas
Escolares sem Agrotóxicos" serão convidadas a promover
uma campanha de coleta de lixo reciclável, isto é,
materiais como papel, metais, plástico e vidro, que - em vez
de jogar fora - poderíamos reutilizar ou reciclar. "Nas próximas
semanas ensinaremos alguns jeitos de transformar estes materiais em
instrumentos úteis, como por exemplo construir um regador a partir
de garrafa Pet", explica Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação
Ambiental da Associação.
A proposta já está tendo repercussão em três escolas ituanas, onde as aulas começaram antes do Carnaval - SESI /CI, Colégio das Terras e Colégio Integrado Monteiro Lobato. Segundo Mattiuci, em poucos dias os alunos trouxeram uma expressiva quantidade de material reciclável. "Tudo está sendo armazenado num local da própria escola, com o primeiro objetivo de mostrar, visualmente, a montanha de materiais que a gente joga fora à toa, ou seja, que poderíamos reaproveitar, ou enviar para a reciclagem. O segundo passo será a promoção de Oficinas de Reaproveitamento, ou Oficinas de Sucata." MAIS DETALHES E COMO PARTICIPAR Marcelo explica que a proposta terá sequência durante todo ano, com ações adequadas a cada nível de ensino. "As opções são muitas, mas dependem da idade e grau de conhecimento para serem melhor absorvidas. Por exemplo, dá para propor pesquisa sobre os tipos de lixo produzido na escola e fora dela. Crianças menores irão observar, separar materiais recicláveis com ajuda dos professores e desenhar. Já os mais velhos podem debater o uso de embalagens, entre outras atividades." Uma destas atividades será fabricar papel reciclado, que poderá ser usado na confecção dos convites da Feira de Ciências da escola. "Também ensinaremos a fazer composto orgânico a partir de restos de alimento. É um ótimo fertilizante para a horta e vasos de plantas ornamentais", diz Mattiuci, informando que as sugestões fazem parte do Projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos 2000. Criado em 1991, o Projeto ganha nova cara no ano 2000, com muitas novas propostas voltadas a estudantes de Pré Escola e Ensino Fundamental. Oito escolas ituanas já confirmaram participação no Projeto 2000. Além das mencionadas (SESI, Terras e Monteiro Lobato), assinaram convênio com a AIPA: EEI (Escola de Educação Infantil) Além do Arco-Íris, EEI Castelinho, EEI "Pinguinho de Gente", CI (Centro Infantil) Abriza Demétrio Assaf e CI Criança Feliz. Para inscrever escolas ou ter mais informações, basta ligar para (11) 9936.9689 (13 às 16:30h) ou (11) 887.2423 (8 às 13) ou mandar e-mail para aipa@aipa.org.br
Silvia Czapski - MTb 11.657 |
RELEASE
AIPA - 03/02/2000 ATT: EDITORIAS POLÍTICA, CIDADES, MEIO AMBIENTE
AIPA PEDE SAÍDA DE BRAGAGNOLO DE SEU
|
DOCUMENTO
-
RESOLUÇÃO A Diretoria, Conselho Diretor e o Conselho Fiscal
da Associação Ituana de Proteção Ambiental
- AIPA, reunidos na sede da Associação, em 22 de Janeiro
de 2000, às 10 horas da manhã, após avaliar a infundada
acusação sofrida pela Associação em relação
à represa da Fazenda São Miguel (que, entre outras incorreções,
não pertence à Associação, como constou
nos autos de infração e em reportagem televisiva), resolve:
volta ao release sobre o assunto Mais informações: telefone: 0**11 7826.1320 (13 às 16:30hs), fax: 0**11 884.4835, ou e-mail: aipa@aipa.org.br |
RELEASE
AIPA - 25/01/2000 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
INSCRIÇÕES ABERTAS, PARA O PROJETO
|
RELEASE
AIPA - 25/01/2000 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, AGENDA
AGENDACURSO PRÁTICO DE HORTA ORGÂNICA - SEXTA, 28/1 Pela primeira vez,
a AIPA oferecerá um Curso de Capacitação em Horta
Orgânica agendado pela Internet. E mais: ele será o primeiro
curso da Associação, neste ano 2000, ocorrendo nesta sexta-feira,
28/1, na sede da AIPA em Itu. Oito professores do Curso Objetivo de
Sorocaba informaram-se através do Site da AIPA (www.aipa.org.br
- seção Cursos) e entraram
em contato com a Associação através de E-mail,
para solicitar uma data. "Normalmente, os cursos acontecem aos sábados,
mas por ser período de férias, pudemos marcá-lo
numa sexta-feira", comenta Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação
Ambiental da AIPA.
Para quem tem interesse, Mattiuci avisa: ainda há algumas vagas disponíveis para o curso desta sexta, 21/8. Ele começa às 9 hs da manhã, seguindo até 16 hs. O programa - aberto para todos os interessdos, a partir dos 12 anos de idade - traz todas as informações para plantar e cuidar da horta no dia-a-dia, além de dar dicas para fazer uma horta em pequenos espaços e sobre chás medicinais. A contribuição de cada participante é de R$ 10,00, não incluindo almoço (trazer lanche) nem a condução até a sede da AIPA. Haverá certificados de participação. Também é possível se inscrever para os próximos cursos. Para ambos os casos, basta entrar em contato com a AIPA, pelos telefones 887.2423 (8 às 14 h) ou 9936.9689 (13 às 16:30 h). Outra opção é o e-mail: aipa@aipa.org.br. Mas atenção! No caso do curso desta sexta-feira, 28/1, a data limite de inscrição - apenas por telefone - é quinta, 27/1, à tarde.
Silvia Czapski - MTb 11.657 |
RELEASE
AIPA - 11/01/2000 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
AIPA É UMA DAS 12 ESCOLHIDAS PARA O PROGRAMA ALADIN
A Associação
Ituana de Proteção Ambiental (AIPA) foi uma das 12 Organizações
Não Governamentais (ONGs) escolhidas, entre entidades ambientalistas
de todo o país, para participar do projeto Aladin, programa inédito
de treinamento que auxiliará desenvolver projetos ecológicos,
com ênfase na captação de recursos. Segundo os organizadores,
a escolha - feita por um comitê especializado - levou em conta
a estrutura da entidade, os projetos já desenvolvidos e os que
estão em andamento. No caso da AIPA, os principais projetos em
andamento envolvem as áreas de Educação Ambiental,
Viveiro de Mudas Nativas e Comunicação Ecológica.
Quem representará a AIPA nesta proposta é o Coordenador de Educação Ambiental, Marcelo Mattiuci. Ele participará, na segunda semana de fevereiro, de um seminário junto com os outros 11 escolhidos, onde se abordarão temas como banco de dados, regras para formar um grupo forte de colaboradores, planejamento estratégico e uso de Internet. A partir disto, quatro participantes serão convidados a um programa aprofundado, de 60 dias, no escritório do Instituto Peabiru.
O QUE É ALADIN
Segundo Matthias Schmitt-Rhaden, Gerente do Projeto Aladin, este nome é uma referência ao conhecido personagem que esfregava uma lâmpada e obtinha seu desejo. O projeto foi idealizado pelo Instituto Peabiru de Ecoturismo - entidade sem fins lucrativos sediada em São Paulo que reune empresários, advogados e cientistas com larga experiência no movimento ambientalista. O apoio vem de três instituições: Fundo Síntese de Investimentos, Lexmark e Avina, organização filantrópica suiça que busca promover a auto-suficiência e fortalecer de instituições do terceiro setor. Ao lado dos seminários, serão propostas tarefas que serão realizadas "em casa" pelos participantes. Além disso, o Instituto Peabiru de Ecoturismo convidará líderes empresariais que queiram assumir um cargo de "tutor" para auxiliar cada um dos "Aladins". Segundo Juljan Czapski, presidente da AIPA, "empreendimentos como este poderão ajudar a AIPA, que vem buscando apoio para dar continuidade aos projetos, que visam um ambiente melhor para todos que vivem na região de Itu."
Silvia Czapski - MTb 11.657 |
+
NOTÍCIAS
|
||
Home Conheça a AIPA Viveiro/Mudas disponíveis Jornal Urtiga | |
Notícias Educação Ambiental/Projeto Hortas Cursos Visite a AIPA | |
Vitrine de Produtos Associe-se Parceirizando Quem faz a AIPA |