URTIGA
EDIÇÕES ANTERIORES
MAIS SOBRE O URTIGA
NOTÍCIAS DA AIPA
DOCUMENTOS COLETIVO CONSEMA

   
reproduza as notícias da AIPA e mande cópia prá gente

NOTÍCIAS DA AIPA - 2000


ÍNDICE

04/12/2000: SITE ESPECIALIZADO DESTACA JOGO PREMIADO EM ITU, NO CONCURSO DA PRIMAVERA 2000
12/10/2000: AIPA APRESENTA O JOGO DA ÁGUA GRATUITO NA INTERNET - É UM DOS TRABALHOS PREMIADOS NO CONCURSO DA PRIMAVERA 2000
26/09/2000: EQUIPE DE PORTO FELIZ GANHA VIAGEM EM SORTEIO NA PREMIAÇÃO DO CONCURSO DA PRIMAVERA 2000
19/09/2000: AIPA DOARÁ ÁRVORES E ANUNCIARÁ NOVOS PROJETOS NA PREMIAÇÃO DE CONCURSO, EM 22/9
12/09/2000: ESCOLHIDOS VENCEDORES DO CONCURSO DA PRIMAVERA 2000 - ESCOLAS COMEÇAM A SER AVISADAS
25/08/2000: CONCURSO DA PRIMAVERA: LANÇADO PARA DEZ MUNICÍPIOS NA REGIÃO DE ITU - INSCRIÇÕES ABERTAS!!!
14/08/2000: AIPA PARTICIPA DE DOIS EVENTOS
10/08/2000: MAIS ESCOLAS ADEREM À EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EM ITU
09/06/2000: ESCOLAS INFANTIS DE ITU ENCERRAM SEMESTRE COM TEATRO ECOLÓGICO
03/06/2000: CRIANÇAS FAZEM TEATRO ECOLÓGICO, NO MÊS DO MEIO AMBIENTE, EM ITU
18/04/2000: AIPA PREPARA OFICINA PARA EDUCADORES, EM ENCONTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PROGRAMADO PARA 5 E 6/5
18/04/2000: CURSO DA AIPA ADIADO PARA 13/5 DEVIDO AOS FERIADOS E NOVIDADES NO SITE
05/04/2000: MINI-HORTA A PARTIR DO LIXO: AIPA FAZ OFICINA PARA CRIANÇAS DO SESI NA 5.ª, 6/4
31/03/2000: AIPA QUESTIONA PROJETOS DE LEI, DE CONCESSÃO DE ÁGUA EM ITU
clique aqui para conhecer a avaliação da AIPA na íntegra

14/03/2000: AIPA LANÇA NOVA PROGRAMAÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ITU INSPIRADA NO MÊS DO CONSUMIDOR

03/02/2000: AIPA PEDE SAÍDA DE BRAGAGNOLO DE SEU CONSELHO DIRETOR - PREFEITO NÃO RESPONDE
clique aqui e confira a Resolução da Diretoria, Conselhos Diretor e Fiscal

25/01/2000: INSCRIÇÕES ABERTAS EM ITU PARA PROJETO "HORTAS ESCOLARES SEM AGROTÓXICOS"

25/01/2000: AGENDA - CURSO PRÁTICO DE HORTA ORGÂNICA - SEXTA, 28/1

11/01/2000: AIPA É UMA DAS 12 ESCOLHIDAS PARA O PROGRAMA ALADIN


.

+ NOTÍCIAS
2000
2003
clique no numero para encontrar
as notícias do ano correspondente

ao reproduzir as notícias da AIPA,
se possível, informe-nos,
através de e-mail,
ou remetendo cópia para
Cx. Postal 83 - Itu - SP - CEP 13.300-000

 


Ajude a divulgar as atividades da AIPA

RELEASE AIPA - 02-12-2000
ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO

SITE ESPECIALIZADO DESTACA JOGO PREMIADO EM ITU, NO CONCURSO DA PRIMAVERA

       Depois de se tornar um dos campeões do Concurso da Primavera 2000 e ser divulgado no jornal Urtiga e no site da AIPA (clique aqui para conhecer), o Jogo da Água - criado por um grupo do 4º Magistério da EE Antonio Berreta - transformou-se em um dos destaques da Revista Digital Água on Line.

       Voltada a temas como água, saneamento e educação ambiental, esta revista é um serviço do Portal da Água, www.aguaonline.com.br. A cada edição, 11.500 internautas cadastrados recebem gratuitamente um informe sobre os principais temas da semana. O acesso ao conteúdo da Revista é gratuito, não sendo obrigatório se cadastrar. "Ficamos muito contentes em publicar o Jogo, pois é um belo trabalho", comentou a jornalista Cecy Oliveira, editora desta revista digital, mostrando-se impressionada com os elogios enviados por usuários do Portal da Água.

O QUE É O JOGO

       O "Jogo da Água" tem um subtítulo que já revela o objetivo: "Corrida contra o Desperdício". Foi criado pelas estudantes Cristina Casseta, Fernanda Benassi, Paula Roberta M. Camargo e Regiane Araújo Batista. Pode ser jogado por crianças, a partir da Pré Escola. Sua base é um tabuleiro, onde cada casa tem uma informação sobre o uso da água: quando é algo negativo (você deixou a torneira aberta...), acontece o "castigo" (voltar N casas). Este tabuleiro está disponível para download no site da AIPA ( seção Concurso da Primavera 2000). Também pode ser visualizado no Portal da Água.

       Além do Jogo, é possível conhecer - no site da AIPA - todos os trabalhos premiados no Concurso da Primavera 2000. Na última semana também foram incluídas as principais matérias da mais recente edição do Jornal Urtiga - novembro/dezembro 2000. Para navegar pelo Urtiga na Internet é preciso clicar www.aipa.org.br, buscando a seção Jornal Urtiga.

****

Silvia Czapski - MTb 11.653
Mais informações: telefone: 0**11 4026.1320 (13 às 16:30hs), fax: 0**11 3884.4835, ou e-mail: aipa@aipa.org.br

Ajude a divulgar as atividades da AIPA

inicio desta página

RELEASE AIPA - 12/10/2000
ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA

AIPA APRESENTA O JOGO DA ÁGUA GRATUITO NA INTERNET

É UM DOS TRABALHOS PREMIADOS NO CONCURSO DA PRIMAVERA 2000

       Acaba de entrar no ar no site www.aipa.org.br, da AIPA (Associação Ituana de Proteção Ambiental), o jogo "Corrida contra o Desperdício" que funciona, de maneira divertida, como instrumento de conscientização relacionado ao consumo de água. Este jogo foi premiado no Concurso da Primavera 2000, evento promovido pela Associação, que atingiu centenas de escolas em dez municípios da região de Itu e, portanto, dezenas de milhares de estudantes.

       Destinado a crianças, o jogo premiado foi criado por uma turma de 4º ano de Magistério da EE "Prof. Antonio Berreta", de Itu. Foi reproduzido no recém-lançado jornal Urtiga (em p&b - ocupa as páginas centrais) e agora está disponível gratuitamente no site da AIPA (clicar em Jornal Urtiga - 140), podendo assim chegar a um público ainda maior.

       Além do jogo, o site apresenta - como mais uma novidade - outros trabalhos premiados neste ano - produzidos inclusive por estudantes de Magistério, cursos profissionalizantes e colégios. Entre eles, há uma pesquisa sobre consumo da água em Itu: alunos do Colégio Técnico Agrícola (ETE) Martinho Di Ciero foram às ruas para perguntar quanta água cada família consome em casa nas diferentes atividades cotidianas - na cozinha, no banheiro, lavagem de carro, etc. Também é apresentada uma maquete elaborada por outra turma, da mesma escola, que reproduz um sistema de tratamento de água (que funciona). Entre os trabalhos de estudantes do Magistério, estão duas propostas de textos de teatro e uma sugestão de música infantil famosa, com letra adaptada para Educação Ambiental. Também já foram inseridos no site os trabalhos premiados de alunos da Pré Escola à 8.ª Série. "O nível dos trabalhos deste ano surprendeu", comenta Juljan Czapski, presidente da AIPA

O QUE É CONCURSO DA PRIMAVERA

       Desde 1993, a AIPA promove o Concurso da Primavera, em parceria com órgãos públicos locais (Diretoria de Ensino, entre outros) e empresas (que doam os prêmios), além das escolas de 10 municípios da região (responsáveis pela pré seleção dos trabalhos). Inicialmente, ele só era aberto a alunos até 8ª série. Atualmente, ele abrange também estudantes de segundo grau (inclusive magistério) APAEs da região e cursos profissionalizantes.

       Neste ano, houve 260 trabalhos finalistas, nas diferentes Categorias do Concurso (de Pré ao Magistério), dos quais um júri especializado escolheu os melhores. O tema central, foi "Preciosa Água", com sub-temas para cada categoria (exemplo: para alunos de pré escola pediram-se desenhos, pinturas ou maquetes sobre "a água que bebo"; para magistério o desafio era criar propostas didáticas/lúdicas com o tema) .

       Produzido de forma voluntária e artesanal - com apoio da The Way (que cede espaço), Impacto (que colabora com ilustrações) e Rits (Rede de Apoio ao Terceiro Setor - cedeu um computador, exclusivamente para elaboração do site) - o site da AIPA vem recebendo um número crescente de visitas. A expectativa é fazê-lo um instrumento útil sobretudo nos campos de educação ambiental, comunicação ecológica regional e informações sobre árvores brasileiras. Nele, é possível encontrar mais informações sobre o Concurso da Primavera, como o regulamento, lista dos premiados 2000, patrocinadores e outros parceiros, além de todos os premiados em 1999. No início de novembro entrará também no ar a lista de todos os selecionados no Concurso, bem como de todas as escolas participantes.

****

EM RESUMO

O Que: Lançamento do jogo - "Corrida contra o Desperdício da Água" na Internet - premiado no Concurso da Primavera 2000 promovido pela AIPA - Associação Ituana de Proteção Ambiental, bem como dos outros trabalhos premiados.

Quando: jogo já disponível na Internet, com regras do jogo no site e o tabuleiro para download (gratuito)

Onde: site www.aipa.org.br - seção Jornal Urtiga - 140

Quem (Público): jogo para crianças (6 a 10 anos) para ser usado como instrumento de Educação Ambiental. Pode ser adotado por professores e também por famílias.

****

Silvia Czapski - MTb 11.653
Mais informações: telefone: 0**11 4026.1320 (13 às 16:30hs), fax: 0**11 3884.4835, ou e-mail: aipa@aipa.org.br

Ajude a divulgar as atividades da AIPA

inicio desta página

RELEASE AIPA - 26/09/2000
ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO

EQUIPE DE PORTO FELIZ GANHA VIAGEM EM SORTEIO
NA PREMIAÇÃO DO CONCURSO DA PRIMAVERA 2000

       A sorte maior foi do grupo de alunos da 8.ª Série da Escola Estadual Maria Fernandes Leite, de Porto Feliz: um representante da turma participará, em novembro, de uma excursão para Termas de São Pedro. É que, além de receberem certificados, livros, e vale-árvores - como todos os outros premiados - o grupo foi sorteado, na última sexta feira, 22/09, com o prêmio extra do Concurso da Primavera 2000, organizado pela AIPA (Associação Ituana de Proteção Ambiental), do qual participaram escolas de dez municípios da região.

      Oferecido pelo segundo ano consecutivo, pela Tridimensional Turismo, este prêmio mobilizou as centenas de jovens presentes ao Auditório Budapeste, do CEUNSP (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, em Itu). Uma criança, que estava no auditório, sorteou o número. Agora, Lucas Aparecido Rodrigues, Maria Emília Spizzca, Flávia de Souza Dammy e Rosana Graciano - que compõem o grupo sorteado - deverão definir quem fará a excursão.

      Este é o oitavo ano em que acontece o Concurso da Primavera. Neste ano, o tema central foi 'preciosa água'. Centenas de concorrentes se mobilizaram: houve 260 trabalhos finalistas de dez municípios, em 14 categorias. Destes, um Juri Multidisciplinar premiou os 50 melhores, com 1.ºe 2.º Lugar, Menção Honrosa e Prêmio Especial. E não foi a primeira vez em que a Escola Estadual Maria Fernandes Leite teve alunos que se destacaram. Os demais prêmios foram cedidos por diferentes empresas: Officina Dell'Arte (porcelanas artísticas), Livraria e Papelaria Real (livros e materiais escolares), Copiadora e Editora Ottoni (livros), Restaurante Zeus (refeições). Todos premiados e as escolas também ganharam mudas de árvores, produzidas no Viveiro da Associação Ituana de Proteção Ambiental.

      Os trabalhos premiados ficaram expostos até a tarde de Sexta-feira no CEUNSP, em Itu, onde também ocorreu a cerimônia de premiação. Agora, podem ser visitados no site www.itu.com.br. No início de outubro, entrarão no site da AIPA - www.aipa.org.brcom a íntegra dos textos apresentados pelos estudantes. A lista dos premiados, de quem compôs o júri e apoiou o Concurso já está disponível neste site.

****

Silvia Czapski - MTb 11.653
Mais informações: telefone: 0**11 7826.1320 (13 às 16:30hs), fax: 0**11 884.4835, ou e-mail: aipa@aipa.org.br

Ajude a divulgar as atividades da AIPA

inicio desta página

RELEASE AIPA - 19/09/2000
ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO

AIPA DOARÁ ÁRVORES E ANUNCIARÁ
NOVOS PROJETOS NA PREMIAÇÃO DE CONCURSO, EM 22/9

       Iniciar a primavera com prêmios ecológicos, distribuição de árvores para escolas e novos projetos. Esta será a atividade da AIPA - Associação Ituana de Proteção Ambiental, na 6.ª feira, 22 de setembro, quando começa a estação mais florida do ano. A partir das 13 hs, centenas de pessoas - entre estudantes de diferentes municípios da região de Itu, suas famílias, professores, autoridades e ambientalistas - se concentrarão no Salão Budapeste do CEUNSP (Centro Universitário Nossa Senhora da Aparecida - Rua do Patrocínio 716, Campus 2, Itu), para conhecer de perto os 50 trabalhos premiados no Concurso da Primavera 2000.

      Em seguida ocorre a cerimônia de premiação, que inclui doação de mudas de árvores brasileiras às escolas que tiveram finalistas no concurso. "Aproveitaremos o momento para apresentar novos projetos, que poderão colocar a AIPA e o município de Itu em evidência, no país", adianta Juljan Czapski, presidente da Associação. "Em 2001, a Asociação completará 15 anos. Queremos chegar lá em grande estilo."

O CONCURSO

      Contando com a participação de dez municípios da região, o Concurso da Primavera vem atraindo cada vez mais e melhores trabalhos. Neste ano, o tema central foi "Preciosa Água". Entre os trabalhos vencedores mais originais, está o de uma turma do Magistério do EE Prof. Antonio Berreta, detentora do 1.º prêmio em sua categoria: é um jogo onde as crianças se divertem, aprendendo ao mesmo tempo como não desperdiçar estes precioso líquido. Outra turma, do Colégio Técnico Agrícola Martinho di Ciero, em Itu, fez uma demonstração prática de como água é tratada: a água sai de uma caixinha de isopor (caixa d'água), segue para filtros com areia e pedras (feitas com latas de refrigerante), passa por outras áreas até voltar limpa à caixa inicial. Da mesma escola, outra turma fez uma pesquisa sobre o consumo de água das famílias ituanas - tempo que as pessoas levam no banho, para escovar dentes, etc.

      Mas há também dezenas de redações e desenhos sobre o tema, que denotam criatividade e pesquisa. "O ano 2000 foi campeão em qualidade dos trabalhos. O problema da água faz parte do dia a dia de cada um, e isso pode ter sido um dos motivos para a qualidade dos resultados", diz o presidente da AIPA. Segundo ele, a Associação entende a premiação como um momento de reflexão e de festa, inclusive pela volta do período de chuvas.

VIAGEM - UM DOS PRÊMIOS

      O Concurso da Primavera vem sendo realizado anualmente, desde 1993. Começou apenas em Itu, mas foi se expandindo. Hoje atinge dez municípios, sendo aberto a estudantes da Pré Escola ao Ensino Médio. Há categorias especiais para Magistério, APAE, e alguns cursos profissionalizantes.

      "O Concurso está se tornando um marco, na região", explica Juljan Czapski. "Neste ano, um dos prêmios será uma viagem, doada pela Tridimensional Turismo. Os outros patrocinadores que doarão prêmios, são: Copiadora e Editora Ottoni (livros), a Officina Dell'Arte (objetos artesanais e porcelanas artísticas pintadas à mão), Livraria e Papelaria Real (livros e materiais escolares), Restaurante Zeus (refeições).

Realizado em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Itu, o evento também tem o apoio institucional de várias órgãos públicos e privados, como é o caso das Secretarias Municipais de Cultura e Educação de Itu, do Centro Universitário Nossa Senhora da Aparecida (CEUNSP), e da Agência Unibanco de Itu."

      A lista dos vencedores do Concurso da Primavera já está na Internet (1.º e 2.º colocação, Menção Honrosa e Prêmios Especiais) no site www.aipa.org.br. No início de outubro entrarão no ar os trabalhos, e também a lista de todos os 260 finalistas do Concurso.

****

  • O QUE: Cerimônia de Premiação do Concurso da Primavera 2000,
  • QUANDO: 22/09, 6.ª feira, a partir de 13 horas.
  • ONDE: CEUNSP - Teatro Budapeste (Rua do Patrocínio 716, Bloco II, Itu)
  • QUEM: Estudantes e suas famílias e escolas de Itu, Boituva, Cabreúva, Cerquilho, Iperó, Itupeva, Jumirim, Porto Feliz, Salto e Tietê. Também autoridades, empresários e ambientalistas da região.
  • PARA SABER MAIS: tel: (11) 3887.2423 (manhã) ou (11)4026,1320 (13 às 16hs), fax: (11) 3884.4835, e-mail: aipa@aipa.org.br, ou no site www.aipa.org.br (clicar em Concurso da Primavera 2000)
****

Silvia Czapski - MTb 11.653
Mais informações: telefone: 0**11 7826.1320 (13 às 16:30hs), fax: 0**11 884.4835, ou e-mail: aipa@aipa.org.br

Ajude a divulgar as atividades da AIPA

inicio desta página

RELEASE AIPA - data
ATT: EDITORIAS CIDADES, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO

ESCOLHIDOS VENCEDORES DO CONCURSO DA PRIMAVERA 2000 - ESCOLAS COMEÇAM A SER AVISADAS

       A partir desta Quarta-feira, 13/09, as escolas de dez municípios da região de Itu começam a ser avisadas sobre os resultados do Concurso da Primavera 2000. É que na segunda feira, 11/09, o Júri Multidisciplinar - composto por jornalistas, educadores e ambientalistas - elegeu os melhores trabalhos, que receberão prêmios em 22 de Setembro numa cerimônia em Itu, que também comemorará o início da Primavera. O Júri escolheu até cinco trabalhos em cada uma das categorias previstas no Regulamento - da Pré Escola ao Magistério - sempre indicando a colocação: Primeiro e Segundo Prêmio, Prêmio Especial e Menção Honrosa. Os mais apressados, que tiverem acesso à Internet, já podem conferir os nomes dos vencedores no site da AIPA - procurar em Concurso da Primavera 2000.       

É o oitavo ano em que AIPA - Associação Ituana de Proteção Ambiental - organiza este concurso. O tema central do ano 2000 do Concurso foi "Preciosa Água", havendo sub-temas adequados para cada nível de ensino - da Pré Escola e Ensino Fundamental ao Ensino Médio, Supletivo, APAE, SENAI e SESI. "Tivemos trabalhos interessantíssimos, que revelam muita pesquisa", diz Marcelo Mattiuci, Coordenador de Educação Ambiental da AIPA. Ele interpreta que o fato do problema da água estar muito presente no dia-a-dia de cada um, influenciou no bom resultado: "Neste ano, trabalhos de excelente nível, alguns deles muito originais: há jogos ecológicos propostos por estudantes de Magistério para serem jogados por crianças, uma máquina que demonstra o funcionamento do ciclo da água, e até uma pesquisa sobre o consumo da água em Itu".

PRÊMIOS E APOIOS

      Neste ano, o Concurso da Primavera recebeu o apoio logístico da Diretoria de Ensino de Itu, Secretarias Municipais de Educação e Cultura, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), Agência Unibanco de Itu. Além destes, empresas da região serão responsáveis por prêmios que serão entregues aos vencedores durante a cerimônia em 22/9, que contará com a presença de autoridades locais, educadores, representantes das escolas, alunos e os demais interessados.

      Além destes prêmios, os vencedores receberão no dia 22 um Diploma especial e seus trabalhos serão disponibilizados na Internet até o final do mês. As escolas com estudantes premiados também terão seu esforço reconhecido: ganharão certificado e uma muda de árvore nativa brasileira - adequada para áreas urbanas - especialmente produzida no viveiro da AIPA, em Itu. Como explica Marcelo Mattiuci: "As instituições de ensino têm participação relevante, pois são responsáveis pela pré-seleção dos trabalhos." Os autores dos 260 trabalhos selecionados pelas escolas também terão direito a um certificado. Marcelo também adianta que os trabalhos estarão expostos no CEUNSP, em Itu, a partir da tarde de 20 de setembro.

SERVIÇO:

  • Exposição dos trabalhos vencedores do Concurso da Primavera 2000, da tarde de 20/09 a 22/09
  • Cerimônia de Premiação, no mesmo local, aberta a todos interessados, a partir de 13 horas, de 22/09.
  • Local: CEUNSP - Teatro Budapeste (Bloco II).
  • Cidades participantes do Concurso: Itu, Boituva, Cabreúva, Cerquilho , Iperó, Itupeva, Jumirim, Porto Feliz, Salto e Tietê.
  • Mais informações: (11) 3887.2423 (manhã) ou (11)4026,1320 (13 às 16hs), fax: (11) 3884.4835, e-mail: aipa@aipa.org.br, ou site www.aipa.org.br (procurar em Concurso da Primavera 2000)

****

Silvia Czapski - MTb 11.653
Mais informações: telefone: 0**11 7826.1320 (13 às 16:30hs), fax: 0**11 884.4835, ou e-mail: aipa@aipa.org.br

Ajude a divulgar as atividades da AIPA

inicio desta página

RELEASE AIPA - 25/08/2000
ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO

INSCRIÇÕES ABERTAS!!!

CONCURSO DA PRIMAVERA: LANÇADO PARA
DEZ MUNICÍPIOS NA REGIÃO DE ITU

       Com o tema central "Preciosa Água", pelo menos 100 mil estudantes - do Ensino Fundamental ao Magistério - de dez municípios da região de Itu, já podem preparar trabalhos para participar do Concurso da Primavera 2000, cuja premiação está prevista para 22 de setembro em Itu, marcando o Dia da Árvore e o início da estação mais florida do ano. Para se adequar ao grande número de participantes, de diferentes faixas etárias, o regulamento propõe sub-temas, adequados para cada nível de ensino, isto é, para cada categoria do Concurso.

      Além de diplomas e prêmios doados por empresas, os vencedores ganharão a divulgação de seus trabalhos na Internet. Também as escolas serão agraciadas: cada escola que tiver vencedores receberá uma muda de árvore nativa, produzida no viveiro da AIPA (Associação Ituana de Proteção Ambiental). "As escolas participam ativamente do Concurso. Além de incentivarem a realização dos trabalhos pelos alunos, elas são responsáveis pela seleção dos três melhores trabalhos, dentro de cada categoria ", comenta Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental da AIPA.

      "A entrega dos trabalhos concorrentes deve ser feito pelas escolas, na primeira semana de setembro - entre o dia 4 e dia 8, na Agência Unibanco de Itu, situada na Praça Padre Miguel (da Matriz). A escolha dos vencedores será feita por um Júri Multidisciplinar e os trabalhos vencedores serão expostos no CEUNSP, entre 20 e 22 de setembro. No dia 22, Dia da Árvore, às 14 horas, haverá a cerimônia de premiação, onde sempre comparecem centenas de pessoas", informa o coordenador de Educação Ambiental da AIPA, lembrando que o regulamento do Concurso está sendo distribuído pela Diretoria de Ensino para as instituições públicas de ensino nos seguintes municípios: Itu, Boituva, Cabreúva, Cerquilho , Iperó, Itupeva, Jumirim, Porto Feliz, Salto e Tietê. Mas outras instituições, APAEs ou municípios também podem participar, bastando pedir cópia do Regulamento para a AIPA, através do telefone: (11) 7826,1320 (13 às 16hs), do fax: (11) 3884.4835, ou pelo e-mail: aipa@aipa.org.br. Ou buscá-lo no site da AIPA, na Internet: www.aipa.org.br - seção "Concurso da Primavera".

CHAVE DO SUCESSO

      Organizado anualmente pela AIPA, o Concurso da Primavera vem ganhando cada vez mais repercussão, atingindo não apenas estudantes, mas também diretorias e corpo docente das instituições. Também envolve, indiretamente, as famílias dos alunos. Mas o sucesso desta promoção também se deve às parcerias realizadas entre a AIPA e diferentes instituições, como a Diretoria de Ensino de Itu, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), Secretaria Municipal de Educação, e empresas da região. "Buscamos o apoio das empresas da região para a doação de prêmios, como livros, jogos educativos, ou outro produto que certamente ficará positivamente marcado na memória dos vencedores", diz Juljan Czapski, presidente da Associação. contando que o concurso vem sendo realizado desde desde 1993. "Já virou uma tradição", interpreta, ressaltando que todos classificados ganharão um certificado de participação. "Neste ano, várias APAEs (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) estão novamente se preparando a participar, além das escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental ao Secundário.

      O presidente da AIPA comenta que, em Itu, devem participar 17 cursos supletivos, o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o SESI (alunos da Pré Escola e Primeiro Grau - Itu e também Salto), 32 Escolas Municipais de Educação Municipal Infantil de Itu e as demais escolas integradas no Projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos. Também participa, pela primeira vez, o Colégio Técnico Agrícola Martinho di Ciero.

****

EM RESUMO
O QUE:
Concurso da Primavera 2000, promovido pela AIPA (Associação Ituana de Proteção Ambiental)
QUEM:
AIPA, com Diretoria de Ensino de Itu, Secretaria Municipal de Educação, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, Unibanco/Itu, empresas que doam prêmios e participação de centenas de Instituições de ensino públicas e privadas (Pré Escola ao 2.º Grau, Supletivos e Magistério), das APAEs, SESI/Itu e Salto e SENAI/Itu.
QUANDO:
Participação aberta desde já, com entrega dos trabalhos na primeira semana de setembro. Premiação em 22 de setembro.
ONDE:
Dez municípios: Itu, Boituva, Cabreúva, Cerquilho , Iperó, Itupeva, Jumirim, Porto Feliz, Salto e Tietê.
POR QUE:
Incentivar a consciência ecológica e oferecer mais um instrumento de Educação Ambiental, que corresponde à nova Lei da Política Nacional de Educação Ambiental e aos Parâmetros Curriculares Nacionais.
MAIS INFORMAÇÕES E REGULAMENTO:
Telefone: (11)7826,1320 (13 às 16hs)
Fax: (11) 3884.4835
E-mail: aipa@aipa.org.br
Site: Clique aqui para acessar a página do Concurso no site da AIPA

****

Silvia Czapski - MTb 11.653
Mais informações: telefone: 0**11 7826.1320 (13 às 16:30hs), fax: 0**11 3884.4835, ou e-mail: aipa@aipa.org.br

Ajude a divulgar as atividades da AIPA

inicio desta página

RELEASE AIPA - 14/08/00
ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO

AIPA EM EVENTOS

       Dois eventos de agosto estão contando com a participação da AIPA. Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental, acaba de participar do 2.º Seminário do Programa Aladin, organizado pelo Instituto Peabiru, com apoio de instituições internacionais, para debater a elaboração de programas e captação de recursos para ONGs que atuam na área ambiental. O evento aconteceu em 7 e 8 de agosto, na região de Itu. Ao final, os organizadores visitaram o município.

       No próximo final de semana, Célio Bernardes de Freitas Junior, engenheiro agrônomo da AIPA e Silvia Czapski, coordenadora de comunicação, tomam parte do Encontro "Florestas Nativas e Sistemas Agroflorestais", em Botucatu. O evento - que acontece entre 17 e 20 de agosto com apoio da AIPA - terá cursos e palestras sobre temas que vão do plantio e manejo de florestas nativas ao polêmico debate sobre "sequestro de carbono". Para quem quiser participar, ou ter mais informações, o telefone de contato é: (16) 6821.1866, e-mail: agroecologica@uol.com.br . Segundo o comitê organizador, ainda há vagas disponíveis em quase todos os cursos.

****

Silvia Czapski - MTb 11.653
Mais informações: telefone: 0**11 7826.1320 (13 às 16:30hs), fax: 0**11 884.4835, ou e-mail: aipa@aipa.org.br

Ajude a divulgar as atividades da AIPA

inicio desta página

RELEASE AIPA - 10/08/00
ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO

MAIS ESCOLAS ADEREM À EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EM ITU

       As crianças da Escola de Educação Infantil "Chapeuzinho Vermelho" e alunos do Ensino Fundamental do SESI, ambos em Itu, terão novos assuntos para levar para casa, a partir deste semestre. É que estas escolas acabam de aderir ao Projeto "Hortas Escolares sem Agrotóxicos" - que une a produção orgânica de verduras e ervas medicinais às mais diferentes atividades educativas em sala de aula. "Entre as novidades do ano 2000 nas escolas onde já trabalhamos, propusemos a montagem de peças de teatro como atividade de final de semestre. É muito trabalhoso, mas tanto professores, como crianças e suas famílias adoraram. E, de quebra, ganharam novos conhecimentos", comenta Marcelo Mattiuci, Coordenador de Educação Ambiental da AIPA - Associação Ituana de Proteção Ambiental.

       Desenvolvido pela AIPA desde 1991, o projeto já recebeu vários prêmios, como por exemplo o Diploma Ação Verde, concedido pelo Banco Crefisul. Em 1999, foi adaptado à nova Lei Nacional de Educação Ambiental, lei que tornou a educação ambiental obrigatória, não como matéria à parte, mas como atividade que permeia todas as disciplinas. "Hoje, o projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos funciona através de parcerias com as escolas, onde a instituição custeia parte das despesas", relata Marcelo, contando que a demanda na região é crescente: "no final do semestre passado, três escolas de Salto também aderiram ao programa: EMEI Ari Aricati, Lua Crescente e o Centro Infantil SESI/Salto".

****

Silvia Czapski - MTb 11.653
Mais informações: telefone: 0**11 7826.1320 (13 às 16:30hs), fax: 0**11 884.4835, ou e-mail: aipa@aipa.org.br

Ajude a divulgar as atividades da AIPA

inicio desta página

RELEASE AIPA - 09/06/2000
ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO

ESCOLAS INFANTIS DE ITU ENCERRAM SEMESTRE COM TEATRO ECOLÓGICO

       Se depender de mais de 300 crianças, que estudam no SESI/CI e EEI Pingo de Gente em Itu, o semestre vai acabar em festa ecológica. Ou melhor, em grandes representações teatrais, onde elas farão muito mais de que trabalhar como atores e atrizes. Auxiliadas por suas professoras e pela equipe da AIPA - Associação Ituana de Proteção Ambiental, elas estão fazendo de tudo, a começar pela criação da peça, dos cenários e dos figurinos, produzidos a partir do que muita gente pensa que é lixo: garrafas vazias tipo pet (de refrigerantes), papel de jornais e revistas ou outros produtos recicláveis.

      No SESI/CI, 120 crianças que estudam de manhã e outras 120, que estudam à tarde, escolheram como tema a Teatro do Solo, onde algumas representarão os elementos que compõem o solo, como grãos de areia, de argila e pedrinhas. Outras, farão o papel do necessário fertilizante. Haverá, ainda, as gotas de água, que geram a união dos elementos do solo e favorecem o crescimento das plantas. O sol não poderia faltar, pois sem ele não há vida na Terra. O resto é surpresa guardado pelas mais de 200 crianças para um público muito especial: suas famílias, que ganharão o direito de assistir à peça gratuitamente.

      Se no SESI/CI a escolha foi por um tema único, na EEI Pingo de Gente, escolheram-se dois temas: "Os alunos da manhã também optaram pelo Teatro do Solo, que com certeza será diferente do que o SESI/CI está montando. Mas a turma da tarde prepara a História da Lagarta, que conta como a lagarta curuquerê se transforma ao final em borboleta", conta Mattiuci, relatando que também nesta escola, as crianças realizam desde a pesquisa do tema, até a dramatização.

      O ciclo de apresentações das crianças em Itu começa na EEI Pingo de Gente, com o Teatro do Solo, na segunda-feira, 26/6. No dia 27/6 é a vez da "História da Lagarta", às 10 hs da manhã. Na tarde de 27/6, acontece a "Dramatização do Solo", do SESI/CI, que repetirá a apresentação daí a dois dias, 29/6, com a turma da manhã. Os espetáculos serão oferecidos somente para convidados.

BASTIDORES

      "Estudar diferentes assuntos, como é o caso do solo, de forma não convencional, é uma das propostas do projeto Hortas Escolares Sem Agrotóxicos que a AIPA desenvolve em várias escolas ituanas. Neste projeto, cada escola escolhe o jeito de trabalhar que for mais adequado à sua grade curricular", explica Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental da Associação, ressaltando que as crianças, ao fazerem papel de partículas de solo, semente, ou outro elemento da natureza têm de entender o processo natural: "Você já imaginou a dificuldade da semente para se transformar em broto, que tem de atravessar a camada de solo que a cobre, e atingir o mundo onde vivemos? Ao preparar a dramatização do solo e da planta, as crianças discutem o tema, entendendo que tudo na natureza está interligado."

      O coordenador da AIPA explica ainda que, além de ser uma excelente ferramenta didática, o teatro trabalhado desta maneira obedece aos princípios da Nova Política Nacional de Educação Ambiental. "Na nova lei, recomenda-se a interligação entre as disciplinas. E isto acontece, de um jeito tão envolvente para as crianças, que elas aprendem sem sentir, e talvez até mais: com a dramatização, elas trarão informações para seus pais, irmãos e quem mais assistir as peças. Para nós, da AIPA, trata-se de uma das atividades, especialmente bem sucedida, que traz grande satisfação, com os resultados apresentados."

Agenda:
  • 26/6, 16h - "Teatro do Solo" - EEI Pingo de Gente, Itu
  • 27/6, 10h - "História da Lagarta" - EEI Pingo de Gente, Itu
  • 27/6, 15:30h - "A Dramatização do Solo" - SESI/CI, Itu
  • 29/6, 10h - "A Dramatização do Solo" - SESI/CI, Itu

Para assistir aos espetáculos é necessário ser convidado

 

****

Silvia Czapski - MTb 11.653
Mais informações: telefone: 0**11 7826.1320 (13 às 16:30hs), fax: 0**11 884.4835, ou e-mail: aipa@aipa.org.br

Ajude a divulgar as atividades da AIPA

inicio desta página

RELEASE AIPA - 03/06/2000
ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO

CRIANÇAS FAZEM TEATRO ECOLÓGICO,
NO MÊS DO MEIO AMBIENTE, EM ITU

       Imagine 120 crianças dividindo o mesmo palco, numa produção teatral que elas ajudaram a criar. Imagine, agora, que elas mesmas também ajudaram a montar o figurino e o cenário. Quais os materiais de suas roupas? Cartolina, papel de jornais e revistas, plástico de garrafas tipo Pet (de refrigerantes), entre outros produtos recicláveis ou reaproveitáveis que elas coletaram na escola ou em suas casas, produzindo sua própria moda. Pois esta super-produção está sendo preparada em Itu, em dose dupla: 120 crianças que estudam no SESI/CI de manhã, e outras 120 crianças que têm aulas à tarde, vão compor duas super-apresentações. Como não poderia deixar de ser, como é Junho, mês do meio ambiente, o tema será ecológico.

      Estamos falando da Dramatização do Solo, que as crianças estão montando para apresentação especial voltada às suas famílias e amigos. O SESI - que trabalha com a AIPA (Associação Ituana de Proteção Ambiental) no projeto "Hortas Escolares Sem Agrotóxicos" - selecionou esta proposta didática, colocando-se, como desafio, que todas suas crianças, sem exceção, deverão participar. Algumas representarão os grãos de areia que compõem o solo. Outras, são pedrinhas. Outras, o precioso fertilizante. Há as gotas de água, que quando chegam, provocam a união das partículas do solo, favorecendo o crescimento das plantas. E tem também o sol, elemento chave para a vida na nossa Terra. Mas os envolvidos no projeto não querem contar mais, pois preferem guardar surpresa para o público, no dia da apresentação, na última semana de aulas, em junho.

POR TRÁS DA APRESENTAÇÃO

      Para qualquer adulto, o processo de nascimento de uma planta é tão conhecido, que parece simples. Basta jogar a semente no solo fértil, dar água e luz do sol. Mas, imagine-se como semente: deve ser difícil tirar de si o broto, que terá de atravessar a camada de solo que cobre a semente, para atingir a luz, o mundo onde vivemos. Ao preparar a "dramatização do solo e da planta", as crianças têm chance de discutir o tema, entendendo que tudo na natureza está interligado. Mais de que isso, poderão criar roupas e cenários, em artes plásticas. Escrever nomes, em português. Contar o número de atores, aprendendo aritmética, e assim por diante. "Para nós, da AIPA, trata-se de uma das atividades, especialmente bem sucedida, do Projeto Hortas Escolares Sem Agrotóxicos, que agora está unindo o tema horta à conscientização sobre a questão do lixo. Mas cada escola trabalha a proposta de uma outra maneira, trazendo resultados fantásticos", comenta Marcelo Mattiuci, Coordenador de Educação Ambiental da AIPA.

      O coordenador relata que, em abril, as crianças da Escola de Educação Infantil Abriza Demétrio Assaf montaram uma dramatização da formação do canteiro. "As professoras conduziram esta atividade na semana de Páscoa. Foi bonito, e é claro, bem diferente do que o SESI está preparando. Afinal, cada escola tem sua forma de trabalho e é isso que faz a riqueza da proposta educacional com as hortas." Também diferente será a dramatização preparada pelos alunos da EEI Pinguinho de Gente cujo tema também é a transformação da lagarta curuquerê - que come folhas de rúcula e couve - em uma branca borboleta."

TEATRO E EDUCAÇÃO

      Marcelo Mattiuci explica: o teatro torna-se uma forma criativa de ensinar, atraente para alunos, quando une diferentes disciplinas. Para o corpo docente, é trabalhoso, porém extremamente compensador nos resultados. Ele ressalta que cada escola tem selecionado atividades de acordo com sua grade curricular. Por isso, algumas preferiram incentivar pesquisas, voltadas à montagem da Feiras de Ciências ou exposições sobre temas como "Vida das Formigas", ou Importância do Solo e perigos da Erosão.

Serviço: Para saber mais sobre o Projeto Hortas Escolares Sem Agrotóxicos, e detalhes sobre estes eventos, basta entrar em contato com a Associação, por e-mail: aipa@aipa.org.br, ou pelos telefones: (11) 7826.1320 , 9936.9689 (13:30 às 16:30), ou ainda para (11) 7823.0525 (Marcelo Mattiuci)

****

Silvia Czapski - MTb 11.653
Mais informações: telefone: 0**11 7826.1320 (13 às 16:30hs), fax: 0**11 884.4835, ou e-mail: aipa@aipa.org.br

Ajude a divulgar as atividades da AIPA

inicio desta página

RELEASE AIPA - 18/04/00
ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO, CIDADES

AIPA PREPARA OFICINA PARA EDUCADORES, EM ENCONTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O EVENTO SERÁ GRATUITO PARA PARTICIPANTES

       Em 5 e 6/5, uma sexta-feira e sábado, ocorre em Ribeirão Preto um "Encontro de Educação Ambiental", com participação inteiramente gratuita, voltado a educadores da rede pública e privada, estudantes universitários e outras pessoas da comunidade interessadas no tema. A AIPA - Associação Ituana de Proteção Ambiental estará presente em duas das atividades deste evento. Será a responsável pela Oficina, de dia inteiro, "Parâmetros Curriculares Nacionais e Educação Ambiental - da Teoria à Prática", e participará de outra oficina, de "Horta Orgânica", onde apresentará algumas atividades em sala de aula desenvolvidas em escolas ituanas, como parte do programa "Hortas Escolares sem Agrotóxicos - 2000".

       Simone Kandratavicius, Diretora do Departamento de Educação da Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil, de Ribeirão Preto e uma das responsáveis pela programação, explica como será o evento. Após a solenidade de abertura, na manhã de 5/5, com a presença de autoridades estaduais do setor de ensino e de meio ambiente, ambientalistas e educadores, este primeiro dia será dedicado a conferências e mesas redondas.

       Já o segundo dia será inteiramente voltado às "Oficinas de Educação Ambiental", destinadas a dar instrumentos e novas idéias para quem trabalha nesta área. Serão dez oficinas, de 4 ou 8 horas, sendo que os participantes deverão optar pelos temas preferidos. Haverá oficinas que ensinarão usar sucatas como recurso didático, sobre como usar cantigas populares e os sons de elementos como o vento e a água em sala de aula, de horta orgânica e também oficinas que mostrarão, na teoria e na prática, como aproveitar as novas exigências do MEC no ensino de todas disciplinas. É o caso da coordenada pela AIPA, que contará com um convidado especial: o professor de ciências Vinicius Italo Signorelli, que é Assessor da Secretaria de Ensino Fundamental do MEC e atua na formação de professores. Ele será o responsável pela parte teórica, enquanto que a equipe da AIPA dará as atividades práticas complementares, com o acompanhamento do professor.

       O evento é gratuito, mas a estadia e as refeições não. Simone avisa que os hotéis custam entre R$ 30,00 e R$ 80,00, sendo que há bons restaurantes "por quilo" (custo de aproximadamente de R$ 8,00 por quilo). Mais informações e inscrições para o evento, basta ligar para (16) 636.9590, ou mandar e-mail para jetsk@uol.com.br. A AIPA também poderá remeter a programação, a todos os interessados.

****

Silvia Czapski - MTb 11.657
Mais informações: telefone: 0**11 7826.1320 (13 às 16:30hs), fax: 0**11 3884.4835, ou e-mail: aipa@aipa.org.br

Ajude a divulgar as atividades da AIPA

inicio desta página

RELEASE AIPA -18/04/2000
ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO

CURSO DA AIPA ADIADO DEVIDO AOS FERIADOS E NOVIDADES NO SITE

       O próximo Curso de Capacitação em Horta Orgânica da AIPA, que aconteceria no sábado da próxima semana, 29/4 está sendo adiado para sábado, 13/5. O motivo é o feriadão de 1/5. "Muita gente quer viajar no fim de semana prolongado", comenta Marcelo Mattiuci, Coordenador de Educação Ambeintal da AIPA.

       O coordenador informa que, diante do sucesso do curso anterior, realizado em 25/3, será mantida a mesma promoção. Ou seja: quem tiver relação com escolas - seja como funcionário (professor, professora, ou outra função), estudante acima de 14 anos, pai ou mãe de aluno ou aluna, terá 50% de desconto para participar, pagando apenas R$ 5,00, em vez do preço normal, de R$ 10,00. O curso é de dia inteiro e, como sempre, a AIPA não oferece transporte, nem refeição. Existe um local para lanches, que devem ser trazidos pelos participantes. Outro aviso, as vagas são limitadas, por isso vale à pena se inscrever com antecedência.

       Em tempo: informações completas sobre o conteúdo do Curso de Capacitação em Horta Orgânica estão no site www.aipa.org.br (seção Cursos). Este site ganhou no último final de semana, mais uma novidade: as principais matérias do Jornal Urtiga 137, na seção Jornal Urtiga.

Serviço: Para se inscrever no "Curso de Capacitação em Horta Orgânica", ter mais informações sobre este curso, ou para receber a programação completa do evento de Ribeirão Preto, basta ligar para (11) 9936.9689 ou (11) 7826.1320 (13 às 16:30h) ou (11) 887.2423 (8 às 13) ou ainda (11) 7823.0525. Outra opção é mandar e-mail para aipa@aipa.org.br.

****

Silvia Czapski - MTb 11.657
Mais informações: telefone: 0**11 7826.1320 (13 às 16:30hs), fax: 0**11 884.4835, ou e-mail: aipa@aipa.org.br

Ajude a divulgar as atividades da AIPA

inicio desta página

RELEASE AIPA - 05/05/2000
ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO

MINI-HORTA A PARTIR DO LIXO: AIPA FAZ OFICINA PARA CRIANÇAS DO SESI NA 5.ª, 6/4

       Será nesta quinta feira, 6/4, das 7:30 ÀS 10:00 a Oficina da AIPA "Mini Horta a partir do Lixo", oferecida a cerca de 80 crianças de 4 a 7 anos do SESI/CI, em Itu (R. José Bruni, 201 Bairro São Luiz). As crianças aprenderão a fazer vasos a partir de garrafas PET, onde plantarão sobretudo ervas medicinais. Preparadas em abril e cuidadas por elas durante um mês, as mini-hortas serão um excelente presente para as mães, no Dia das Mães. "Já realizamos outra oficina, de arte-ecologia a partir de sucatas, com as mesmas crianças. Quem visitar o SESI, verá como elas usaram garrafas PET também para construir regadores que utilizam para regar sua horta escolar sem agrotóxicos, e jogos de boliche (as garrafas pintadas, com areia dentro, tornam se as peças do jogo), entre outros.

      A Oficina de Mini-Horta a partir do Lixo faz parte da campanha lançada pela AIPA em março, mês do consumidor, baseada em dois temas correlatos: o consumo e a reciclagem. Todas escolas ituanas integradas no Projeto "Hortas Escolares sem Agrotóxicos" foram convidadas a promover uma campanha de coleta de lixo reciclável, ou seja, papel, metais, plástico e vidro, que - em vez de jogar fora - poderíamos reutilizar ou reciclar.


ATIVIDADES NAS ESCOLAS

      "As crianças trouxeram montanhas de materiais de casa ou recolheram na própria escola. Agora estamos ensinando como dá para produzir instrumentos úteis, ou simplesmente bonitos, com estes materiais, que eram considerados dejetos. Depois, as crianças levarão para seus lares o que fizeram, ou seja, estenderão para a comunidade a conscientização em relação ao desperdício, e dicas para reaproveitar estes materiais que já se tem em casa, sem se dar valor a eles", explica Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental da Associação.

      O coordenador informa que o mesmo trabalho será repetido em outras escolas integradas ao Programa de Educação Ambiental da AIPA. Os trabalhos realizados serão fotografados. A partir disso, a AIPA vai construir um caderno de dicas de como construir alguns objetos a partir do lixo.

SERVIÇO: Para ter mais informações ou se inscrever para receber o caderno de dicas, é preciso ligar para (11) 9936.9689 ou (11) 7826.1320 (13 às 16:30h) ou (11) 887.2423 (8 às 13) ou ainda (11) 7823.0525. Outra opção é mandar e-mail para aipa@aipa.org.br.

****

Silvia Czapski - MTb 11.657
Mais informações: telefone: 0**11 7826.1320 (13 às 16:30hs), fax: 0**11 884.4835, ou e-mail: aipa@aipa.org.br

Ajude a divulgar as atividades da AIPA

inicio desta página

RELEASE AIPA - 31/03/2000
ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, CIDADES, POLÍTICA

AIPA QUESTIONA PROJETOS DE LEI, DE CONCESSÃO DE ÁGUA EM ITU

       Se transformados em Leis Municipais, os Projetos de Lei 189/99 e 190/99 - que tratam respectivamente da concessão (privatização) dos serviços de água e coleta de esgoto em Itu, e da criação do Programa Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Urbano do Município (Pró-Itu) - não darão à população nenhuma garantia quanto qualidade, quantidade e bons preços dos serviços propostos. E mais: estes projetos não garantem, de fato, os recursos desejados pela Prefeitura para realizar melhorias municipais.

       Estas são as conclusões que a AIPA - Associação Ituana de Proteção Ambiental, está encaminhando, por carta, a todos vereadores ituanos. Apresentados pelo Prefeito à Câmara Municipal em dezembro de 1999, estes projetos vêm provocando muita polêmica no município. Para a população, a perspectiva da concessão significaria um possível aumento de preço na conta de água. Já a Prefeitura colocou esta como a solução para o gerenciamento do município. "Leis desta envergadura não podem deixar assuntos técnicos essenciais nas mãos de um possível gestor municipal do futuro", escreveu Juljan Czapski, presidente da Associação, na carta aos vereadores que acompanha a avaliação das leis.


PROJETO DA CONCESSÃO - CRÍTICAS DA AIPA

      O presidente da AIPA explica que a entidade avaliou cada artigo dos dois projetos de lei. Ele ressalta uma das críticas ao Projeto 189/99, que trata da concessão da água. "Em dois pontos do projeto, está escrito que a empresa escolhida deverá prestar serviços adequados. Só que não explica o que é isso. Seria obrigatório definir, isto é, impor os padrões mínimos de qualidade e quantidade de água a ser fornecida para a população, detalhando também quem será atendido. Só a área urbana, ou também a área de expansão urbana e rural?"

       O documento da AIPA coloca ainda que a proposta de lei da concessão de água não explica bem os critérios de julgamento na escolha da empresa que prestará os serviços. As dúvidas continuam com os valores que seriam repassados à Administração Municipal. O projeto propõe que a concessionária deverá pagar à Prefeitura no mínimo o equivalente à "somatória da receita líquida auferida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itu - SAAE" do ano anterior. Só que, na explicação do Executivo, não constam números sobre a realidade atual, o que impede a análise do que o Município ganhará ou perderá com a concessão. Além disso, pelo projeto de lei, quem poderá reajustar as contas de água será o Poder Executivo (prefeitura) ou uma "agência reguladora". O detalhe é que esta agência não existe e nem está prevista. Mais uma crítica: no projeto, garante-se que não haverá demissões no SAAE. "É claro que não queremos desemprego, mas este custo pode absorver aquilo que a Prefeitura promete arrecadar com a concessão, ou até mais, já que ela se compromete a cumprir outros compromissos financeiros, além deste", explica Czapski.

FUNDO - SEM CONTROLE REAL

      Quanto ao Programa Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Urbano do Município de Itu - Pró-Itu, previsto no Projeto de Lei 190/99, trata-se de um Fundo Municipal a ser criado com os valores recebidos pela concessionária de água. Pela proposta, a Prefeitura terá poderes totais para gerenciar estes recursos, com a assistência de um Conselho de Orientação. Ao notar que as únicas atribuições do Conselho são "opinar" e "manifestar-se", o documento da AIPA coloca que "isto qualquer cidadão pode fazer, numa democracia". Ou seja, se a lei for aprovada da forma proposta, será "uma desistência de qualquer controle, seja por parte da Câmara Municipal, ou de outros setores da Sociedade".

       Não são os únicos problemas deste projeto. O texto não especifica como será a composição do Conselho de Orientação, nem coloca se os conselheiros serão remunerados, ou não. Além disso, faltou demonstrar na exposição de motivos a estimativa de valor que este Fundo poderá arrecadar.

       Czapski frisa que, legalmente, todas questões orçamentárias e estabelecimento de taxas municipais são autorizados pela Câmara Municipal, que também deve controlar como o dinheiro público é aplicado. "Trata-se um princípio democrático, que visa o equilíbrio entre os Poderes. Se aprovarem estes projetos de Lei, os vereadores estarão desistindo de suas prerrogativas legais", alerta.

clique aqui para ler o documento da AIPA

****

Silvia Czapski - MTb 11.657
Mais informações: telefone: 0**11 7826.1320 (13 às 16:30hs), fax: 0**11 884.4835, ou e-mail: aipa@aipa.org.br

Ajude a divulgar as atividades da AIPA

inicio desta página

DOCUMENTO AIPA ENCAMINHADO AOS VEREADORES DE ITU

COMENTÁRIOS DA AIPA SOBRE OS PROJETOS DE LEI
RELACIONADOS AO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM ITU


PROJETO DE LEI 189/99     PROJETO DE LEI 190/99
PROJETO DE LEI 189/99
("Autoriza o Poder Executivo Municipal a outorgar sob regime de concessão onerosa a execução da prestação dos serviços públicos de abastecimento de água, coleta e afastamento de água servida, a adotar as medidas que especifica no município da Estância Turística de Itu")

COMENTÁRIOS DA AIPA

Artigo 1.º - Caput II
Neste artigo do projeto de lei não há referência sobre até onde a concessionária deve levar as águas residuais ou servidas. Só cita que "a partir da caixa de inspeção". Eis algumas perguntas, que o texto teria de responder:

  • De quem é a obrigação do tratamento de esgoto?
  • Qual deve ser a qualidade da água, após o tratamento de esgoto?
  • De quem é a responsabilidade do afastamento do lodo, resultante do tratamento da água e do esgoto?
  • De quem é a responsabilidade pelo destino final e eventual tratamento deste lodo?
  • A quem cabe a obrigação de fiscalização e eventual exigência de pré-tratamento, na fonte, de esgotos industriais?
Também nos consta que o afastamento e tratamento de esgoto já está privatizado. Pode ser privatizado duas vezes?

Artigo 1.º - Parágrafo 2.º
Neste parágrafo, o projeto refere que "a concessionária deverá prestar adequadamente os serviços públicos que lhe forem delegados". Mas falta definir o que se quer dizer com "serviços adequadamente prestados"! Eis três parâmetros que consideramos fundamentais:

  1. Quantidade mínima de água a ser fornecida, por habitante/dia (o Ministério da Saúde recomenda o fornecimento mínimo de 200 Litros por habitante por dia);
  2. Padrões de qualidade da água fornecida;
  3. Área de abrangência dos serviços (somente a área urbana do município? área urbana e rural? área urbana atual e possíveis áreas de expansão urbana?).
O projeto também não especifica o prazo para que estes critérios sejam atingidos.

Artigo 2.º Parágrafo 3.º
Não deixa claro qual o peso de cada um dos ítens deste parágrafo, para o julgamento da proposta. Ou seja, não está claro qual o critério de julgamento para a escolha da concessão.

Artigo 2.º - Parágrafo 4.º
Cita um valor mínimo da concessão, como "a somatória da receita líquida auferida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itu - SAAE", do ano anterior. Para tanto, o Poder Executivo Municipal deveria ao menos na justificativa do Projeto de Lei referir qual foi este valor mínimo, nos últimos três anos.

Artigo 3.º - Parágrafo 2.º
A homologação de futuros reajustes ou revisão da conta de água e coleta de esgotos não pode, como está no projeto, ficar a cargo do "Poder Executivo", ou de uma "Agência Reguladora", que não existe em Itu e o projeto de lei também não define o que seja. Este poder deveria ficar com a Câmara Municipal de Vereadores.

Artigo 6.º - Parágrafo 1.º
Assim como no Artigo 1.º não se definem aqui o que seria prestar serviços "de forma adequada".

Artigo 7.º
Para avaliar este artigo e poder votar sobre o destino dos recursos que advirão da concessão prevista no Projeto de Lei, o Poder Executivo deveria encaminhar aos Senhores Vereadores, junto com o projeto, os demonstrativos de: 1) o possível valor da concessão; 2) dos valores dos "pagamentos inadiáveis de dívidas judiciais, funcionais e previdenciais". Talvez ao descontar a dívida, o montante a ser transferido ao proposto "Fundo Especial" seja negativo!!!

Artigo 9.º
Os senhores Vereadores não poderão votar com segurança este Projeto de Lei sem conhecer detalhadamente o custo que a permanência dos funcionários representa, e a necessidade destes no próprio SAAE, ou em outros serviços municipais. Senão, apesar do nobre objetivo de evitar o desemprego, a concessão gerará prejuízos à Municipalidade (ver comentário ao Artigo 7.º).

ir ao inicio do documento

Ajude a divulgar as atividades da AIPA

PROJETO DE LEI 190/99
(Institui o Programa Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Urbano do Município de Itu – Pró Itu - e dá outras providências)

COMENTÁRIOS DA AIPA

A criação do Programa Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Urbano do Município de Itu - Pró-Itu, nos termos como consta neste Projeto de Lei, é uma desistência de qualquer controle, seja por parte da Câmara Municipal, ou outros setores da Sociedade. É um "cheque em branco" ao Senhor Prefeito (atual ou futuros prefeitos).

A previsão de um Conselho de Orientação, no Artigo 3.º apenas confirma nossas colocações, tendo em vista que este futuro "Conselho" só terá as funções de "Opinar" e "Manifestar-se". Isto qualquer cidadão pode fazer, numa democracia. Além disso, o Projeto de Lei não define o número de Conselheiros, a proporção de cada classe representada, o que são "Entidades Públicas", "Organizações Populares regionais" e quem representaria a "Sociedade Civil". Ainda em relação a este item, o texto não define se o cargo de conselheiro será honorífico, ou se será remunerado e - caso seja remunerado - quais os critérios para estabelecer valores de pagamento aos conselheiros. Também não define o processo de nomeação, quem nomeia os conselheiros nem o tempo de seus mandatos.

Além do mais, na Exposição de Motivos, deveria se demonstrar o possível valor que este Fundo poderá arrecadar.

ir ao inicio do documento

****

voltar ao release sobre os projetos de lei

Ajude a divulgar as atividades da AIPA

inicio desta página

RELEASE AIPA - 14/03/2000
ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO, CIDADES

AIPA LANÇA NOVA PROGRAMAÇÃO EM ITU INSPIRADA NO MÊS DO CONSUMIDOR

       Com o começo das aulas, a AIPA lança uma nova programação de Educação Ambiental, inspirada em dois temas correlatos: o consumo e a reciclagem. A data-marco do lançamento é esta quarta feira, 15 de março, Dia Mundial do Consumidor. Para começar, todas escolas ituanas integradas no Projeto "Hortas Escolares sem Agrotóxicos" serão convidadas a promover uma campanha de coleta de lixo reciclável, isto é, materiais como papel, metais, plástico e vidro, que - em vez de jogar fora - poderíamos reutilizar ou reciclar. "Nas próximas semanas ensinaremos alguns jeitos de transformar estes materiais em instrumentos úteis, como por exemplo construir um regador a partir de garrafa Pet", explica Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental da Associação.

      A proposta já está tendo repercussão em três escolas ituanas, onde as aulas começaram antes do Carnaval - SESI /CI, Colégio das Terras e Colégio Integrado Monteiro Lobato. Segundo Mattiuci, em poucos dias os alunos trouxeram uma expressiva quantidade de material reciclável. "Tudo está sendo armazenado num local da própria escola, com o primeiro objetivo de mostrar, visualmente, a montanha de materiais que a gente joga fora à toa, ou seja, que poderíamos reaproveitar, ou enviar para a reciclagem. O segundo passo será a promoção de Oficinas de Reaproveitamento, ou Oficinas de Sucata."

MAIS DETALHES E COMO PARTICIPAR

      Marcelo explica que a proposta terá sequência durante todo ano, com ações adequadas a cada nível de ensino. "As opções são muitas, mas dependem da idade e grau de conhecimento para serem melhor absorvidas. Por exemplo, dá para propor pesquisa sobre os tipos de lixo produzido na escola e fora dela. Crianças menores irão observar, separar materiais recicláveis com ajuda dos professores e desenhar. Já os mais velhos podem debater o uso de embalagens, entre outras atividades." Uma destas atividades será fabricar papel reciclado, que poderá ser usado na confecção dos convites da Feira de Ciências da escola. "Também ensinaremos a fazer composto orgânico a partir de restos de alimento. É um ótimo fertilizante para a horta e vasos de plantas ornamentais", diz Mattiuci, informando que as sugestões fazem parte do Projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos 2000. Criado em 1991, o Projeto ganha nova cara no ano 2000, com muitas novas propostas voltadas a estudantes de Pré Escola e Ensino Fundamental.

      Oito escolas ituanas já confirmaram participação no Projeto 2000. Além das mencionadas (SESI, Terras e Monteiro Lobato), assinaram convênio com a AIPA: EEI (Escola de Educação Infantil) Além do Arco-Íris, EEI Castelinho, EEI "Pinguinho de Gente", CI (Centro Infantil) Abriza Demétrio Assaf e CI Criança Feliz. Para inscrever escolas ou ter mais informações, basta ligar para (11) 9936.9689 (13 às 16:30h) ou (11) 887.2423 (8 às 13) ou mandar e-mail para aipa@aipa.org.br

****

Silvia Czapski - MTb 11.657
Mais informações: telefone: 0**11 7826.1320 (13 às 16:30hs), fax: 0**11 884.4835, ou e-mail: aipa@aipa.org.br

Ajude a divulgar as atividades da AIPA

inicio desta página

RELEASE AIPA - 03/02/2000
ATT: EDITORIAS POLÍTICA, CIDADES, MEIO AMBIENTE

AIPA PEDE SAÍDA DE BRAGAGNOLO DE SEU
CONSELHO DIRETOR - PREFEITO NÃO RESPONDE

       Sem resposta. Esta foi a reação do Prefeito de Itu, Leonel Salvador, à solicitação formal da AIPA - Associação Ituana de Proteção Ambiental, para que mudasse o representante da Prefeitura no Conselho Diretor da Associação, atualmente ocupado por Arcílio Bragagnolo, Diretor de Meio Ambiente do Município. A pedido foi encaminhado em 24 de janeiro último, através de ofício protocolado, dois dias após a reunião da Diretoria Executiva, Conselho Diretor e Conselho Fiscal da AIPA que , juntos, tomaram a resolução, solicitando ao presidente da Associação, Juljan Czapski, que a levasse ao Prefeito.

      "Desde sua fundação, em 1986, a AIPA nunca se viu numa situação como esta, onde temos de solicitar a substituição de um Conselheiro", lamenta Juljan Czapski, presidente da Associação, historiando os fatos. "Logo que assumiu a Prefeitura, Leonel Salvador indicou Bragagnolo que, no início, chegou a participar de algumas reuniões. Depois, deixou de comparecer. Mas o pior aconteceu a partir de 30 de novembro passado. Arcílio me telefonou, anunciando que viria no dia seguinte até represa da Fazenda São Miguel, com intenção de abrir sua comporta, para liberar água para o bairro Cidade Nova. Expliquei a impossibilidade técnica de fazê-lo pela forma de construção daquele açude, e ele optou, então, por uma vistoria. Surpreendentemente, na manhã seguinte ele compareceu acompanhado da Curadora de Meio Ambiente, Dra. Vânia, e de representantes do DAEE, que lavraram autos de infração eivados de erros. Foram tantas as acusações infundadas, que no mês seguinte o Juiz nos dispensou de pagar multa antes do recurso, como se queria inicialmente. Só que, no mínimo, restarão os prejuízos morais e as despesas com todo o processo".

HISTÓRICO

      O presidente da AIPA rememora as acusações. "Em 1.º de dezembro, acusaram a AIPA de ter construído a represa, retendo água da população. Mas a AIPA foi fundada em 1986 e a represa foi feita em 1963 pela Secretaria de Agricultura do Estado, como uma espécie de piscinão para reter enchentes rurais. Além disso, ela pertence à Fazenda São Miguel, e não à AIPA. Usamos uma quantidade ínfima de sua água, que nem torna obrigatório a outorga de direito de uso, para irrigar o viveiro da Associação. Não fica só nestes erros: outro auto de infração exigiu outorga de direito de uso para os poços artesianos lá existentes. A fazenda não possui estes poços."

      Czapski prossegue: "Em 22 de dezembro, os bombeiros compareceram com o Sr. Bragagnolo, para abrir a comporta. E confirmou-se o que tínhamos dito a ele, em 30 de novembro: os bombeiros falaram que não dá para abrí-la. Considerei ótima o que eles propuseram na ocasião: Bragagnolo avisou que instalaria um sifão para retirar a água necessária. A chuva ainda demorou para chegar, mas ninguém da Prefeitura compareceu para colocar o tal sifão nos dias que se seguiram."

      Em 22 de Janeiro, durante reunião com do corpo diretivo da AIPA - Diretoria, Conselho Diretor e Conselho Fiscal - foi lembrado que Arcílio Bragagnolo pertence ao Conselho Diretor, como representante da Prefeitura. "Seria mais um motivo para evitar as acusações infundadas, já que sempre teve acesso a todas informações solicitadas. Diante disso, os presentes incumbiram a mim, como Presidente da AIPA, de encaminhar ao Sr. Prefeito o pedido de substituição. Mas até agora não recebemos uma resposta, seja por fax, telefone, e-mail, ou outro meio", informa o presidente, que ainda espera uma solução para o caso.

PROJETOS

      Enquanto não chega a resposta do Prefeito, a AIPA permanece com suas atividades ecológicas. No próximo 19 de fevereiro, sábado, acontece o Segundo Curso de Capacitação em Horta Orgânica do ano 2000. Quem participa é o corpo docente da Escola de Educação Infantil Castelinho, em Itu. Para ter mais informações sobre cursos da AIPA, e demais atividades, ligar para 011-9936.9689 (à tarde), ou mandar fax para (11)884.4835, ou ainda pelo e-mail aipa@aipa.org.br. Mais detalhes também podem ser obtidos no site da AIPA: www.aipa.org.br.

****

Silvia Czapski - MTb 11.657

clique aqui para ler a íntegra da resolução

Mais informações: telefone: 0**11 7826.1320 (13 às 16:30hs), fax: 0**11 884.4835, ou e-mail: aipa@aipa.org.br

Ajude a divulgar as atividades da AIPA

inicio desta página

DOCUMENTO - sem resposta até agora!!!

RESOLUÇÃO

A Diretoria, Conselho Diretor e o Conselho Fiscal da Associação Ituana de Proteção Ambiental - AIPA, reunidos na sede da Associação, em 22 de Janeiro de 2000, às 10 horas da manhã, após avaliar a infundada acusação sofrida pela Associação em relação à represa da Fazenda São Miguel (que, entre outras incorreções, não pertence à Associação, como constou nos autos de infração e em reportagem televisiva), resolve:

  1. Condenar a atitude do Senhor Arcílio Sérgio Bragagnolo, representante da Prefeitura junto ao Conselho Diretor da AIPA, solicitando ao Sr. Presidente da Entidade que peça ao Sr. Prefeito da Estância Turística de Itu a substituição de seu representante junto ao Conselho Diretor da AIPA;

  2. Autorizar a Diretoria da AIPA, representada por seu Presidente, a tomar todas as atitudes necessárias, inclusive legais, para identificar o ou os autores da denúncia infundada e tomar as medidas necessárias para o ressarcimento dos danos, inclusive morais, causados ao bom nome da AIPA.
(encaminhado a Leonel Salvador, Prefeito da Estância Turística de Itu, em 24/01/2000, como documento protocolado)

****

volta ao release sobre o assunto

Mais informações: telefone: 0**11 7826.1320 (13 às 16:30hs), fax: 0**11 884.4835, ou e-mail: aipa@aipa.org.br

Ajude a divulgar as atividades da AIPA

inicio desta página

RELEASE AIPA - 25/01/2000
ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO

INSCRIÇÕES ABERTAS, PARA O PROJETO
"HORTAS ESCOLARES SEM AGROTÓXICOS"

      Já estão abertas as inscrições para as escolas ituanas que queiram participar do projeto "Hortas Escolares Sem Agrotóxicos - 2000". Desenvolvido desde 1991 pela AIPA (Associação Ituana de Proteção Ambiental) e detentor do Prêmio "Destaque Ação Verde", este projeto foi recentemente adaptado para seguir as diretrizes da nova Lei Nacional de Educação Ambiental, promulgada em 1999. Propondo a implantação uma horta sem venenos na escola e propostas didáticas para sala de aula referentes a cada fase de trabalho no viveiro (da preparação do solo à colheita), ele atinge os alunos, corpo docente e demais funcionários da escola, e também as famílias das crianças e toda comunidade em torno da escola.

      Marcelo Mattiuci, Coordenador de Educação Ambiental da AIPA, conta que, na versão 2000, o programa trará pelo menos duas novidades. Em primeiro lugar, a ampliação dos temas. Além de trabalhar diretamente com a horta, há outras propostas didáticas baseadas em temas ecológicos que afetam o cotidiano de todos ituanos. Um deles é o problema do desperdício de água. A segunda novidade é a divulgação pela Internet. "No ano passado, colocamos no Site da AIPA todos trabalhos premiados no Concurso da Primavera. Eles ainda podem ser visto no endereço www.aipa.org.br). Agora, a experiência será ampliada", promete.

COMO FUNCIONA

      Marcelo Mattiuci conta que o Programa "Hortas Escolares Sem Agrotóxicos" inicia-se com a orientação técnica para implantar uma horta orgânica. A partir disso, a AIPA faz visitas periódicas à escola, oferecendo aulas e propostas didáticas adaptadas à grade curricular da instituição, que utilizam a horta como tema. Comentando os resultados, ele diz que "além de incorporar conhecimentos teóricos, os alunos criam responsabilidade em relação ao lugar onde vivem: a natureza em si, a escola, a praça, sua casa". Além disso, é comum o envolvimento dos funcionários da escola, e também dos pais: "Familiares visitam a horta, dão sugestões, trazem receitas e muitas vezes fazem uma mini-horta em casa ou apartamento, graças ao entusiasmo das crianças".

      Para desenvolver a proposta, a escola arca com alguns custos, que podem ser cobertos pelo patrocínio de empresas do bairro ou até das associações de pais. "Há alguns materiais básicos a serem providenciados, como esterco, sementes, ferramentas. Além disso, pedimos R$ 6,00 para cada hora aula que oferecemos, o que significa uma contribuição de a partir de R$ 48,00 mensais para a escola" (valor referente a uma visita semanal para a turma da manhã e outra para a turma da tarde). "Caso haja um patrocínio, nós nos propomos - como contrapartida - a divulgar este fato em todos os materiais que oferecemos para a escola", adianta Mattiuci.

QUEM JÁ PARTICIPA

      A instituição há mais tempo integrada no Projeto "Hortas Escolares sem Agrotóxicos" é o Colégio Prudente de Moraes, que está ingressando no seu décimo ano de participação. E a "caçula" do programa é o Colégio Monteiro Lobato, que há um ano retornou ao trabalho.

Mas Marcelo Mattiuci adianta que há várias outras escolas interessadas em ingressar no programa, o que significa que logo a Monteiro Lobato perderá seu cargo de mais jovem neste programa. "Para nós será motivo de satisfação atendermos cada vez mais escolas", diz, informando que é possível agendar uma visita da AIPA à escola pelos telefones: (11) 8872423 (das 8 às 13 hs) ou (11) 9936.9389 (das 13 às 16 hs), ou ainda por e-mail.

****

Silvia Czapski - MTb 11.657
Mais informações: telefone: 0**11 7826.1320 (13 às 16:30hs), fax: 0**11 884.4835, ou e-mail: aipa@aipa.org.br

Ajude a divulgar as atividades da AIPA

inicio desta página

RELEASE AIPA - 25/01/2000
ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, AGENDA

AGENDA


CURSO PRÁTICO DE HORTA ORGÂNICA - SEXTA, 28/1

      Pela primeira vez, a AIPA oferecerá um Curso de Capacitação em Horta Orgânica agendado pela Internet. E mais: ele será o primeiro curso da Associação, neste ano 2000, ocorrendo nesta sexta-feira, 28/1, na sede da AIPA em Itu. Oito professores do Curso Objetivo de Sorocaba informaram-se através do Site da AIPA (www.aipa.org.br - seção Cursos) e entraram em contato com a Associação através de E-mail, para solicitar uma data. "Normalmente, os cursos acontecem aos sábados, mas por ser período de férias, pudemos marcá-lo numa sexta-feira", comenta Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental da AIPA.

      Para quem tem interesse, Mattiuci avisa: ainda há algumas vagas disponíveis para o curso desta sexta, 21/8. Ele começa às 9 hs da manhã, seguindo até 16 hs. O programa - aberto para todos os interessdos, a partir dos 12 anos de idade - traz todas as informações para plantar e cuidar da horta no dia-a-dia, além de dar dicas para fazer uma horta em pequenos espaços e sobre chás medicinais. A contribuição de cada participante é de R$ 10,00, não incluindo almoço (trazer lanche) nem a condução até a sede da AIPA. Haverá certificados de participação.

      Também é possível se inscrever para os próximos cursos. Para ambos os casos, basta entrar em contato com a AIPA, pelos telefones 887.2423 (8 às 14 h) ou 9936.9689 (13 às 16:30 h). Outra opção é o e-mail: aipa@aipa.org.br. Mas atenção! No caso do curso desta sexta-feira, 28/1, a data limite de inscrição - apenas por telefone - é quinta, 27/1, à tarde.

****

Silvia Czapski - MTb 11.657
Mais informações: telefone: 0**11 7826.1320 (13 às 16:30hs), fax: 0**11 884.4835, ou e-mail: aipa@aipa.org.br

Ajude a divulgar as atividades da AIPA

inicio desta página

RELEASE AIPA - 11/01/2000
ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO

AIPA É UMA DAS 12 ESCOLHIDAS PARA O PROGRAMA ALADIN

       A Associação Ituana de Proteção Ambiental (AIPA) foi uma das 12 Organizações Não Governamentais (ONGs) escolhidas, entre entidades ambientalistas de todo o país, para participar do projeto Aladin, programa inédito de treinamento que auxiliará desenvolver projetos ecológicos, com ênfase na captação de recursos. Segundo os organizadores, a escolha - feita por um comitê especializado - levou em conta a estrutura da entidade, os projetos já desenvolvidos e os que estão em andamento. No caso da AIPA, os principais projetos em andamento envolvem as áreas de Educação Ambiental, Viveiro de Mudas Nativas e Comunicação Ecológica.

      Quem representará a AIPA nesta proposta é o Coordenador de Educação Ambiental, Marcelo Mattiuci. Ele participará, na segunda semana de fevereiro, de um seminário junto com os outros 11 escolhidos, onde se abordarão temas como banco de dados, regras para formar um grupo forte de colaboradores, planejamento estratégico e uso de Internet. A partir disto, quatro participantes serão convidados a um programa aprofundado, de 60 dias, no escritório do Instituto Peabiru.

O QUE É ALADIN

      Segundo Matthias Schmitt-Rhaden, Gerente do Projeto Aladin, este nome é uma referência ao conhecido personagem que esfregava uma lâmpada e obtinha seu desejo. O projeto foi idealizado pelo Instituto Peabiru de Ecoturismo - entidade sem fins lucrativos sediada em São Paulo que reune empresários, advogados e cientistas com larga experiência no movimento ambientalista. O apoio vem de três instituições: Fundo Síntese de Investimentos, Lexmark e Avina, organização filantrópica suiça que busca promover a auto-suficiência e fortalecer de instituições do terceiro setor.

      Ao lado dos seminários, serão propostas tarefas que serão realizadas "em casa" pelos participantes. Além disso, o Instituto Peabiru de Ecoturismo convidará líderes empresariais que queiram assumir um cargo de "tutor" para auxiliar cada um dos "Aladins". Segundo Juljan Czapski, presidente da AIPA, "empreendimentos como este poderão ajudar a AIPA, que vem buscando apoio para dar continuidade aos projetos, que visam um ambiente melhor para todos que vivem na região de Itu."

****

Silvia Czapski - MTb 11.657
Mais informações: telefone: 0**11 7826.1320 (13 às 16:30hs), fax: 0**11 884.4835, ou e-mail: aipa@aipa.org.br

Ajude a divulgar as atividades da AIPA

 
+ NOTÍCIAS
clique no numero para encontrar
as notícias do ano correspondente

=> volta ao índice


      Home    Conheça a AIPA    Viveiro/Mudas disponíveis     Jornal Urtiga    
     Notícias     Educação Ambiental/Projeto Hortas     Cursos     Visite a AIPA   
Vitrine de Produtos     Associe-se     Parceirizando     Quem faz a AIPA