DOCUMENTOS | COLETIVO CONSEMA |
+
NOTÍCIAS
|
||||
2001
|
2003 |
ao reproduzir
as notícias da AIPA, se possível,
|
RELEASE
AIPA - 10/12/2001 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL É TEMA DE MESA-REDONDA EM ITUAIPA É UMA DAS DEBATEDORAS Depois da lei
que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental,
tornando-a obrigatória em todos níveis de ensino - não
matéria à parte, mas em todas as disciplinas - qual será
o papel do professor neste processo? Este é o tema de um debate
que colocará na mesma mesa educadores, ambientalistas e representantes
de órgãos públicos, no início da tarde da próxima
4.ª feira, 12/12, num evento destinado a professores de toda região.
Trata-se do "I Encontro de Profissionais de Educação no
programa Formação em Serviço", que deve atrair,
pelas previsões dos organizadores, centenas de educadores para
o Senai/Itu, entre 11 e 14 de dezembro.
A AIPA (Associação Ituana de Proteção Ambiental) é uma das entidades convidadas para debater o "Papel do Professor na Educação Ambiental". Silvia Czapski, coordenadora de comunicação e fundadora da entidade, comentará o projeto "Hortas Escolares sem Agrotóxicos" (classificado como referência nacional em Educação Ambiental pelo MEC) e a promoção de eventos ecológicos nas escolas, na visão dos Parâmetros Curriculares Nacionais propostos pelo Ministério. Os outros debatedores são: George Neves, vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e também diretor da AIPA; Valéria Rusticci, presidente da Cooperativa de Material Reciclado de Itu (Comarei), e Glaucios Celsios Cardozo, professor de Informação, educação e Comunicação. O debate será mediado por Susani C. Souza, coordenadora do curso de Biologia do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp). Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, o Encontro também colocará em pauta outros temas importantes, como a Escola de Pais, a inclusão dos portadores de necessidades especiais, além de oferecer aos participantes apresentações artísticas e oficinas sobre diferentes temas. No dia do debate, o site da Aipa trará o resumo da apresentação da entidade (www.aipa.org.br seção Dicas de Educação Ambiental) e links para esta área. Para outras informações sobre o evento, a dica é contatar a Secretaria Municipal de Educação (11-4024.6826).
SERVIÇO:
Silvia Czapski - MTb 11.653 |
RELEASE
AIPA - 05/12/01 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
AMBIENTALISTAS PREOCUPADOS COM MEGA-TERMELÉTRICA EM SOROCABA Sorocaba pode
ganhar uma usina termoelétrica (UTE) com capacidade de gerar
1000 MW, que só perderia em tamanho para a UTE Carioba, cuja
proposta vem sendo combatida pelos ambientalistas da região de
Americana, devido aos impactos ambientais que pode causar.
A notícia foi passada no último final de semana à AIPA (Associação Ituana de Proteção Ambiental), por representantes ambientalistas no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), que por sua vez, receberam documento oficial da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, contendo um informe da empresa Gás Natural SPS S/A com o Plano de Trabalho para elaborar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do referido empreendimento. "Pelos números que a Gás Natural forneceu, esta usina gastará tanta água quanto consumiria uma cidade de dezenas de milhares de habitantes", diz Carlos Bocuhy, um dos representantes ambientalistas no Consema. Os números estão no documento: a usina consumirá 0,35 m3 de água segundo (por hora serão 1.260 m3, ou 1,2 milhão de litros!), havendo dois números diferentes para efluentes: a descarga seria de 0,15 m3/s (ou 540 m3 por hora), mas a vazão total representaria menos: até 400 m3/h. Como na natureza nada se perde, a água que entra num processo tem 4 destinos:
Mas não é o único problema. O documento entregue aos membros do Consema menciona emissões de CO (gás carbônico), material particulado e de NOx (óxidos de nitrogênio). Este último, por exemplo, é formador de ozônio, um gás benéfico lá na estratosfera, por filtrar os raios ultravioleta que chegam à crosta terrestre mas super-prejudicial à saúde quando nos atinge: ele prejudica a função pulmonar, favorecendo o desenvolvimento de gripe, asma, bronquites, enfizemas pulmonares, entre outros. Vale lembrar que, mesmo sem a usina, as medições da Cetesb revelam que Sorocaba já está saturada com este poluente. Bocuhy comenta: "Em geral, a população fica sabendo de empreendimentos como este, quando já estão decididos, sem ser notificada sobre os impactos ambientais. Felizmente, a Secretaria do Meio Ambiente é obrigada a informar os representantes do Consema. Com isso, nós podemos repassar a informação". Como correntes de ar não param nos limites de cada município, toda região pode sofrer com a poluição de uma Usina Termoelétrica do porte apresentado. Assim, a AIPA buscou esclarecimentos junto à Gás Natural SPS, sendo antendida pela responsável pela área de comunicação, Liliane Grub, que negou informações formecidas pela própria empresa à Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Segundo ela, a Gás natural não tem projetos de construir a mencionada termoelétrica. Apenas estaria "fazendo alguns estudos na região onde atua, para aproveitar os prazos definidos pelo Governo Federal para programas prioritários na área de termoelétricas". E mais: também contrariando dados repassados aos conselheiros do Consema num documento oficial, ela diz o projeto prevê a refrigeração a ar, e que portanto o consumo de água seria ínfimo. Sobre a poluição, não apresentou números, apenas mencionou que o gás é benéfico ao meio ambiente, perguntando à representante da AIPA se seria contra seu uso em automóveis. Para quem quiser conferir os dados do documento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, eles já estão no site da AIPA seção documentos.
Silvia Czapski - MTb 11.653 |
RELEASE
AIPA - 08/11/2001 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
2.ª MOSTRA DA EEI PINGUINHO DE GENTE, SÓ NESTE SÁBADO, 10/11
Para preparar a Mostra, cada classe escolheu um subtema, como plantas, animais, etc. As crianças - que não querem dar mais detalhes pois preferem deixar a surpresa para os visitantes - avisam que o ingresso para a mostra é gratuito. E mais: a AIPA doou algumas mudas de árvores e chás medicinais, que deverão ser sorteados, ao final, entre os presentes. "Quem visitar o evento, co-nhecerá um pouco mais sobre nosso projeto Hortas Escolares sem A-grotóxicos, que une a produção de hortaliças e chás medicinais, a outros temas importantes, como conscienti-zação sobre uso de água, energia, o problema do lixo, e outros assuntos ecológicos, que estão no nosso dia a dia", afirma Marcelo Mat-tiuci, coordenador de Educação Ambiental da AIPA. CONCURSO DA PRIMAVERA NO SITE DA AIPA Já estão no site da AIPA os trabalhos premiados do Concurso da Prima-vera 2001, outra atividade organizada pela equipe de educação ambiental da Associação. São 60 trabalhos, alguns dos quais realizados por equipes, o que resultou na premiação de 83 estudantes, de 4 a 42 anos de idade, do Ensino Infantil ao Profissionalizante, vindos de 21 escolas localizadas em 4 municípios: Itu, Salto, Cabreúva e Porto Feliz. Quem quiser conferir os trabalhos, deve acessar endereço do site, buscando, em seguida, a seção Concurso da Primavera.
Silvia Czapski - MTb 11.653 |
RELEASE
AIPA - 26/09/2001 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO, AGENDA
ENCERRAMENTO DO MÊS DA ÁRVORE: AIPA DOA MUDAS EM ITU Encerrando o Mês
da Árvore, a AIPA - Associação Ituana de Proteção
Ambiental fará uma doação de 300 mudas de árvores
nativas e ervas medicinais, produzidas em seu viveiro de mudas nativas,
em Itu. A doação será feita para os 300 primeiros
visitantes do stand da Associação, no evento da Semana
da Primavera, que acontece em Itu, na Praça do Carmo, no Sábado
e Domingo, 29 e 30/09, entre 10 e 18h.
"Normalmente, as mudas da AIPA são fornecidas por valores baixíssimos, e o dinheiro arrecadado serve para patrocinar projetos ecológicos da associação. Mas mesmo assim, muita gente tem dificuldade de buscá-las, na nossa sede. Por isso, resolvemos disponibilizar este número para os ituanos e visitantes do município no próximo fim de semana. É uma forma de tornar nossa região mais verde", comenta Juljan Czapski, presidente da entidade. Ele avisa: quem visitar o stand da associação poderá conhecer os projetos de educação ambiental, comunicação ecológica e viveiro. Ele recomenda também a visita ao site da AIPA - www.aipa.org.br - na seção viveiro, recheada de informações e dicas sobre o assunto.
FEIRA DE CIÊNCIAS Na Sexta-feira, 28/09, tem Feira de Ciências do Colégio Integrado Monteiro Lobato, em Itu, com uma exposição de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. Uma parte destes trabalhos tem a participação da AIPA, através do programa "Hortas Escolares Sem Agrotóxicos", desenvolvido na escola. "O programa une todas orientações necessárias para que estudantes - com apoio dos professores - possam ter uma horta orgânica na escola. Mas é muito mais que isso. Aproveitando o tema horta, sugerimos atividades em sala de aula, para todas disciplinas. Neste ano, temas como água, energia e lixo estão fazendo parte das propostas didáticas. Assim, a escola estará seguindo as exigências da Lei Nacional de Educação Ambiental", explica o coordenador de Educação Ambiental da Associação, Marcelo Mattiuci.
Silvia Czapski - MTb 11.653 |
RELEASE
AIPA - 21/09/2001 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
TRABALHOS SOBRE ENERGIA DE 4 MUNICÍPIOS
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Silvia Czapski - MTb 11.653
Mais informações: telefone: 0**11 7826.1320 (13 às
16:30hs), fax: 0**11 884.4835, ou e-mail: aipa@aipa.org.br
RELEASE
AIPA - 18/09/2001 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
80 PREMIADOS NO CONCURSO DA PRIMAVERA - EVENTO DE PREMIAÇÃO SERÁ NA SEXTA, 21/9 . É ABERTO AO PÚBLICO O quanto dá
para escrever, desenhar, fazer demonstrações científicas,
sobre o tema Energia e Meio Ambiente, unindo beleza, criatividade
e conscientização? Você poderá ter idéia
disto, se participar da Cerimônia de Premiação
do Concurso da Primavera 2001, em Itu. Será possível
conferir uma grande variedade de trabalhos: maquetes com dicas de economia
de energia e energia alternativa (como solar e dos biodigestores), explicações
técnicas - escritas e desenhadas - sobre as várias fontes
de energia, desenhos de crianças que observaram como a energia
é usada em seus ambientes, textos que revelam como a gente se
sente em relação ao racionamento ... aprendendo muito.
O evento acontece nesta sexta feira, 21 de Setembro (Dia da Árvore), a partir de 14 hs, no Salão Budapeste do CEUNSP (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, na Rua do Patrocínio, em Itu. De quebra, dará para sentir a emoção de mais de 80 estudantes premiados, que desenvolveram seus trabalhos individualmente ou em grupo. É claro que estes trabalhos estarão expostos, para que o público curta junto com os vencedores os resultados. "A pré escolha é sempre feita pelas escolas, que selecionaram , três destaques de suas instituições, para cada nível de ensino. Mesmo assim, recebemos 298 trabalhos, escolhendo os melhores entre eles, nas 16 categorias propostas - da Educação Infantil ao Ensino Médio e Profissionalizante", conta Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental da AIPA. O júri foi composto por jornalistas, autoridades, ambientalistas e educadores. Cada premiado receberá um certificado, sendo que os primeiro e segundo colocados de cada categoria ganharão prêmios doados por empresas da região. Os 1.º e 2.º colocados, bem como Menções Honrosas, serão reproduzidos na Internet, a partir de outubro. Os campeões (1.º lugar) ganharão divulgação extra, também Jornal Urtiga. No dia da premiação, Sexta feira, os nomes de todos os premiados estarão no site da AIPA - www.aipa.org.br.
Silvia Czapski - MTb 11.653 |
RELEASE
AIPA - 31/08/2001 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
NOVO PRAZO PARA ENTREGA DE TRABALHOS, DO CONCURSO DA PRIMAVERA 2001 Devido ao "feriadão"
de 7 de setembro - e atendendo à solicitação de
escolas que pretendem participar do Concurso da Primavera 2001, organizado
pela AIPA (Associação Ituana de Proteção
Ambiental) - o prazo final de entrega dos trabalhos foi estendida por
mais uma semana. Assim, as escolas interessadas em participar, terão
– impreterivelmente - até o dia 13/9, uma 5.ª feira, para levar
seus trabalhos ao ponto de recepção, a Agência Unibanco
de Itu, situada na praça da Matriz.
O Concurso da Primavera - que em 1999 passou a contar com a contar com a participação de dez municípios na região de Itu - tem atraído centenas de escolas e milhares de estudantes, explica Marcelo Mattiuci, Coordenador de Educação Ambiental da AIPA, indicando o por quê: "As instituições de ensino participam ativamente, incentivando a realização dos trabalhos pelos alunos e fazendo a primeira escolha – elas selecionam os três melhores, dentro das diferentes categorias, que abrangem todos os níveis de ensino, desde crianças que estão na Educação Infantil, até o Ensino Médio e Profissionalizante, e também as APAEs da região." Outro fator de atração é o tema, que mexe com o dia a dia de cada um "Neste ano, o tema central é Energia e Meio Ambiente, havendo sub-temas adequados para cada categoria do Concurso. Por exemplo, alunos de Educação Infantil observarão como é usada a energia elétrica em seus ambientes, e desenharão o que vêem." REGULAMENTO E OUTRAS DICAS A viabilização do Concurso da Primavera 2000 ocorre graças a parcerias, como da Diretoria de Ensino de Itu, órgãos municipais, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP) e empresas da região. "Sempre buscamos o apoio das empresas para a doação de prêmios: livros, jogos, materiais escolares, ou outro produto útil e que futuramente fique marcado na memória dos vencedores, como uma boa lembrança", comenta Mattiuci. Além dos prêmios, há os certificados, entregues na Cerimônia de Premiação (que será em 21/9, em Itu) e a divulgação pela Internet, no site da AIPA (www.aipa.org.br) e no jornal Urtiga, editado pela Associação. O regulamento, com todas as regras, já foi distribuído pela Diretoria de Ensino para as instituições públicas de ensino, nos seguintes municípios: Itu, Boituva, Cabreúva, Cerquilho , Iperó, Itupeva, Jumirim, Porto Feliz, Salto e Tietê. Outras instituições de ensino, APAEs ou municípios que queiram participar do evento poderão pedir cópia do Regulamento para a AIPA, através dos telefones: 0**11-3887.2423 (manhã) ou 0**11-4026,1320 (13:30 às 16hs), do fax: 0**11- 3884.4835, ou ainda pelo e-mail: aipa@aipa.org.br. Todas informações sobre o concurso já fazem parte do site da AIPA, seção Concurso da Primavera. Lá dá para conferir os trabalhos vencedores dos concursos de 1999 e 2000, cujos temas foram, respectivamente "Preciosa Água" e "Lixo".
Silvia Czapski - MTb 11.653 |
RELEASE
AIPA - 10/08/2001 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
DADA A LARGADA PARA O CONCURSO DA PRIMAVERA 2001 Aviso aos estudantes,
professores ou professoras, diretores ou diretoras de escolas da região:
já está disponível o regulamento do 9.º Concurso
da Primavera. Promovido anualmente pela Associação Ituana
de Proteção Ambiental (AIPA), com a Diretoria de Ensino
de Itu, além do apoio da vários órgãos municipais
e empresas, este concurso tem, neste ano, como tema central a questão
da energia, em sua perspectiva ecológica. Para tanto, foram estabelecidas
dezesseis categorias de participação, baseadas no nível
escolar dos participantes. Dois exemplos: 1) para alunos de Educação
Infantil e da APAE (uma categoria especial, neste concurso), a proposta
é observar onde usamos energia no dia a dia, e fazer desenhos
ou outros trabalhos artísticos sobre este assunto; 2) na categoria
4.º ano do Curso de Magistério será premiada a melhor
proposta de aplicação didático-pedagógica
ou lúdica para Educação Infantil e Fundamental-
Ciclo I, relativa ao uso correto de energia. As diferentes fontes de
energia (como: solar, eólica ou dos ventos, nuclear, hidrelétrica,
ou biomassa) também entram no Concurso.
A exemplo das edições anteriores do Concurso da Primavera, haverá dezenas de prêmios. Mas, para participar, é obrigatório o envolvimento da instituição de ensino: as escolas são responsáveis pela pré-seleção dos trabalhos - através de escolha interna e encaminhamento dos três melhores de cada categoria para o concurso. A entrega já tem data marcada: deve ocorrer entre 3 e 6 de setembro, na agência Unibanco de Itu, na Praça Padre Miguel (Praça da Matriz), sendo que cada trabalho deve vir, obrigatoriamente, acompanhado da ficha de identificação preparada pela AIPA e distribuida pela Diretoria de Ensino, ou Secretaria Municipal de Educação de Itu. Marcelo Mattiuci, Coordenador de Educação Ambiental da AIPA, relata que uma comissão multidisciplinar avaliará todos os trabalhos recebidos, para escolher os dois de cada nível que mais se destacarem no seu conteúdo e forma. Além de prêmios, eles serão expostos no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), entre 19 e 21 de setembro, dia da Árvore e véspera do início da Primavera. Esta é a data em que ocorre também a premiação dos melhores, numa concorrida cerimônia que reunirá alunos, professores e diretores das escolas de toda região, além de representantes da mídia e autoridades. O regulamento do Concurso também
estará disponível no site da AIPA - Seção
Concurso da Primavera 2001- a partir de segunda-feira, 20 de agosto.
Silvia Czapski - MTb 11.653 |
RELEASE
AIPA - 10/07/2001 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
AIPA TEM PROGRAMAÇÃO DE FÉRIASDurante todo o mês de julho a equipe da AIPA realizará uma série de atividades Para as férias, a AIPA programou diversas atividades que irão movimentar o mês de julho. Os interessados em participar do Roteiro Ecológico ou de um Curso de Capacitação Prático em Horta Orgânica podem optar por visitas de meio período ou de dia todo. O Roteiro Ecológico está dividido em uma visita até a horta orgânica cultivada na AIPA, ao viveiro de árvores nativas e as trilhas, onde se conhece áreas de agricultura, argileiras desativadas e mata ciliar. O valor, por pessoa, do passeio de meio período é de R$ 5.00 e R$ 10.00 para o dia todo, lembrando que o transporte e a alimentação devem ser providenciados pelos visitantes. No Curso de Capacitação Prático em Horta Orgânica, os participantes recebem orientações de como montar uma horta orgânica, desde o preparo do solo, adubo orgânico adequado, semeadura, irrigação, colheita, controle biológico de pragas e de doenças, além do preparo de mudas de chás em casa, na escola ou no sítio. O custo para participar das oito horas de curso é de R$ 10.00 por pessoa, sendo que o transporte e a alimentação são por conta dos participantes. Silvia Czapski - MTb 11.653 |
RELEASE
AIPA - 26/06/2001 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
AIPA TORNA-SE PORTAL DE ECOLOGIA DO SPALIA.COM O site da AIPA (Associação Ituana de Proteção Ambiental)
entrará no mês de julho com mais visitas. Convidada pela TV Aliança
Paulista (afiliada da TV Globo em Sorocaba), ela vai se tornar o canal
de ecologia do spalia.com, passando a fazer parte do mais novo portal
da região.
Num primeiro momento, a previsão é multiplicar o número de visitas de internautas ao site, criado em 1999, com ajuda da Rede de Apoio do Terceiro Setor (que doou um computador, para este fim) e já recebe apoio da The Way (provedor Uol, em Itu) e Impacto Publicidade (responsável pelas ilustrações). A partir de agosto, a proposta é buscar apoio cultural, para lançar novas seções voltadas à informação e educação ambiental, bem como promover campanhas, que ajudem a AIPA a desenvolver seus projetos em defesa do meio ambiente.
OPINIÕESEnrique Vasquez, da The Way, empresa que viabilizou o ingresso da AIPA no mundo virtual e é o provedor oficial do site da associação, elogia a iniciativa: "Nós consideramos importante todos os apoios que gerem mais visitas para iniciativas como esta, onde a proposta é em favor do meio ambiente e da comunidade. Além de hospedar o site da AIPA, buscamos sempre levar as informações para a Uol, para dar uma repercussão muito maior ao trabalho realizado". "O que nos entusiasmou, foi que - como no caso dos outros parceiros no site - os coordenadores do Spalia nos procuraram, não com finalidade comercial e sim, para buscarmos desenvolver um trabalho conjunto que vise melhorias sociais e ambientais na região", afirma Juljan Czapski, presidente da AIPA. "Também estamos entusiasmados", confessa Amauri Chamorro, coordenador do Spalia.com. Segundo ele, esta está sendo a primeira parceria não comercial do site, que vai de encontro com a proposta da Globo, em todo país, de apoiar ações comunitárias. "Buscamos a AIPA pela qualidade do conteúdo do site, e pela proposta ambiental. E esperamos ajudar para que o trabalho possa crescer." Silvia Czapski - MTb 11.653 |
RELEASE
AIPA - 01/03/2001 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
AIPA APRESENTA PROGRAMA 2001DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Muita gente ainda
não conhece o conteúdo da Lei Federal 9975/99, que tornou
obrigatória a Educação Ambiental no país, não
como disciplina escolar, mas como tema presente em todas as matérias.
Ajudando as escolas ituanas a satisfazer esta exigência da lei, a AIPA (Associação Ituana de Proteção Ambiental) já iniciou sua programação 2001 do Projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos, com algumas novidades. Criado em 1993, este projeto chegou a ser apresentado pelo MEC, em 1997, como exemplo para todo o Brasil. Seu charme é unir a produção de hortaliças em qualquer pedacinho do chão da escola (ou até em vasos), com atividades didáticas em sala de aula, nas diferentes disciplinas. Mais de que isso: estudantes montam peças de teatro, realizam feiras de ciências e, em muitos casos, chegam a levar verduras e os novos conhecimentos para suas casas, melhorando os hábitos alimentares da comunidade.
MUITO ALÉM DA HORTA "Em 2001, além de produzirmos hortaliças, verduras, temperos e chás medicinais, vamos plantar algumas flores e uma árvore que tem uma fruta que quase todos adoram: amora", adianta Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental da AIPA. Ele conta que o trabalho da horta nunca vem sozinho. "Também vamos trabalhar o problema do lixo, que é um tema anunciado recentemente pelo prefeito como prioritário em Itu. As crianças vão aprender como produzir um ótimo adubo orgânico a partir de restos de alimentos que as famílias jogam fora. Também ensinaremos a reutilizar materiais que iriam para a lixeira, produzindo objetos úteis e trabalhos artísticos. Tudo isso ajuda a entender a lógica dos 3R - reduzir, reusar, reciclar - e diminuir o volume de lixo produzido na cidade." Depois de 3 escolas iniciarem o trabalho com a AIPA em fevereiro - Colégios Integrado Monteiro Lobato, Prudente de Moraes e Terras - outras quatro iniciarão na próxima semana: escolas de educação infantil Além do Arco Íris, Castelinho I e II, Pinguinho de Gente e o recém inaugurado Almeida Junior. "Estamos abertos para atender mais escolas", avisa Marcelo, informando que - devido ao vendaval que assolou a fazenda onde fica a sede da AIPA no carnaval, cortando a linha telefônica - provisoriamente os telefones de contato são apenas 9936.9689 (13:30 às 16 hs), ou 3887.2423 (8:30 às 13:30). Também há o e-mail aipa@aipa.org.br.
Silvia Czapski - MTb 11.653 |
RELEASE
AIPA - 16/02/2001 ATT: EDITORIAS MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO
SITE DA AIPA É PREMIADO![]() Realizado inteiramente através de trabalho voluntário, este site - criado no final de 1999 - contou com apoio da RITS (que doou um computador), da The Way (provedor Uol, em Itu, que cedeu espaço), e da Impacto (empresa de publicidade ituana, que oferece as ilustrações). Os textos e fotos são realizados por membros da entidade. Hoje, ele conta mais de cem páginas, divididas em temas como: Educação Ambiental, Árvores nativas brasileiras, informações ambientais regionais (notícias da AIPA, jornal Urtiga e documentos), e produtos da AIPA. A escolha do site foi realizada por uma equipe de jornalistas dos três jornais locais e do site itu.com.br, promotor do Itu Best 2001. Para tanto, eles analisaram os mais de 300 sites que já existem no município. A cerimônia de premiação ocorreu no Ituano Clube. Houve nove categorias premiadas e um prêmio especial ao provedor The Way, pelo pioneirismo e incentivo dado ao crescimento da Internet na região. Antes da entrega dos troféus, os organizadores do evento Alan Dubner e Plínio Bernardes Júnior explicaram a finalidade do Itu Best. A idéia é que o prêmio seja exclusivamente voltado à comunidade virtual de Itu, mas ele será ampliado no próximo ano, envolvendo os internautas na escolha dos melhores, além da bancada de representantes da imprensa, como aconteceu neste ano. Através do endereço www.itubest.com.br, os sites interessados em participar poderão se cadastrar. ITU BEST 2001 - SITES PREMIADOS, POR CATEGORIA
Silvia Czapski - MTb 11.653 |
+
NOTÍCIAS
|
||
Home Conheça a AIPA Viveiro/Mudas disponíveis Jornal Urtiga | |
Notícias Educação Ambiental/Projeto Hortas Cursos Visite a AIPA | |
Vitrine de Produtos Associe-se Parceirizando Quem faz a AIPA |