AÇÕES DA AIPA - EA
LEIS DE EA
NO BRASIL
TEXTOS INSPIRADORES
TRATADOS
DICAS
PRÁTICAS
CONCURSO
DA PRIMAVERA
RELATOS



CONCURSO DA PRIMAVERA 9.a EDIÇÃO


TEMA DE 2001 - ENERGIA E MEIO AMBIENTE



Veja aqui, como participar


apoie e prestigie o Concurso da Primavera


CONCURSO DA PRIMAVERA 2001 - REGULAMENTO


inicio desta páginaFicha Técnica       Regras Gerais      Temas por Nível de Ensino
Para ter mais informações


FICHA TÉCNICA:

  • Elaboração: Equipe de Educação Ambiental da AIPA.
  • Realização: AIPA e Diretoria Regional de Ensino de Itu.
  • Apoio institucional: Ceunsp, Agência Unibanco de Itu, imprensa regional, empresas que doam prêmios.

=> início regras
REGRAS GERAIS:

  • Podem concorrer ao 9.º Concurso da Primavera trabalhos de estudantes de Educação Infantil, Ensino Fundamental: Ciclo I e Ciclo II, Ensino Médio; 3o e 4o ano do Curso de Magistério, Termos I à IV do Curso de Jovens e Adultos, alunos da Apae, Senai e Escola Agrícola.
  • Para cada nível há um tema e uma forma de desenvolvê-lo. A avaliação dos trabalhos observará os dois aspectos pedidos: arte e texto.
  • Cada escola participante entregará, no máximo, três trabalhos para cada nível. Sugere-se que as escolas promovam a escolha interna dos trabalhos e selecionem os 3, para cada nível, que serão enviados. A escola que transgredir este item estará desclassificada.
  • Os trabalhos deverão ser entregues entre 03 e 12 de setembro, na agência Unibanco, na Praça Padre Miguel, Itu.
  • Cada trabalho deverá vir com uma ficha de identificação, fornecida pela AIPA. Esta ficha deverá ser preenchida em letra de forma, ou à maquina, e grampeada junto ao trabalho. Se faltar, ou preenchimento for incorreto, o trabalho será desclassificado.
  • Os trabalhos enviados pelas escolas serão avaliados por uma comissão multidisciplinar, que escolherá os dois que mais se destacarem no seu conteúdo e forma, de acordo com cada nível.
  • Os dois trabalhos escolhidos de cada nível, pela comissão multidisciplinar, serão expostos no Teatro Budapeste - Bloco II do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), entre os dias 19 e 21 de setembro.
  • A premiação dos melhores será em 21 de setembro, no Teatro Budapeste - Bloco II do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), em Itu, às 14:00 horas.
  • Os alunos que tiverem trabalhos premiados serão avisados previamente"

Participe!!!



SUB-TEMAS E DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS, POR NÍVEL DE ENSINO



=> início regulamento PRIMEIRO GRAU E APAE:
=> início regulamento ENSINO MÉDIO

  • Primeiro ano - Tema: Energia Nuclear. Desenvolvimento: Pesquisar como é produzido este tipo de energia e seus riscos - no processo de produção e armazenamento do lixo nuclear. Elaboração: Redação com mínimo de 40 linhas e ilustração (45 cm x 30 cm), escultura ou maquete.
  • Segundo ano - Tema: Hidrelétricas. Desenvolvimento: Pesquisar quais os impactos - negativos e positivos - causados pelas hidrelétricas. Elaboração: Redação com mínimo de 50 linhas e ilustração (45 cm x 30 cm), escultura ou maquete.
  • Terceiro ano - Tema: Termoelétricas. Desenvolvimento: Pesquisar como é o processo de produção e os perigos para o meio ambiente. Elaboração: Redação com mínimo de 50 linhas, escultura ou maquete.
  • Terceiro ano (Magistério) - Tema: Propostas de aplicação didático-pedagógica ou lúdica para educação infantil e ensino fundamental - Ciclo I, relativas à energia elétrica. Elaboração: Texto, dramatização ou propostas lúdicas.
  • Quarto ano (Magistério) - Tema: Propostas de aplicação didático-pedagógica ou lúdica para educação infantil e ensino fundamental - Ciclo I, relativas à importância do consumo correto de energia. Elaboração: Texto, dramatização ou propostas lúdicas.
=> início regulamento SUPLÊNCIA E CATEGORIA ESPECIAL

  • Termo I - Tema: Hidrelétricas brasileiras. Desenvolvimento: Pesquisar quais são as principais hidrelétricas brasileiras, a capacidade de produção de cada uma, riscos e vantagens deste tipo de energia. Elaboração: Redação de 20 a 30 linhas e ilustração (45 cm x 30 cm) em artes plásticas.
  • Termo II - Tema: Falta de energia elétrica. Desenvolvimento: Pesquisar quais os problemas gerados pela falta de energia. Elaboração: Redação de 20 a 30 linhas e ilustração (45 cm x 30 cm) em artes plásticas.
  • Termo III - Tema: Redução do consumo de energia elétrica. Desenvolvimento: Pesquisar como o governo pode incentivar a população para economizar energia, e quais as vantagens ambientais das propostas. Elaboração: Redação de 30 a 40 linhas e ilustração (45 cm x 30 cm) em artes plásticas.
  • Termo IV - Tema: Energias alternativas. Desenvolvimento: Pesquisar os diferentes tipos de energia alternativa - vantagens e dificuldades para seu uso. Elaboração: Redação de 30 a 40 linhas e ilustração (45 cm x 30 cm) em artes plásticas.
  • Categoria especial - SENAI - Tema: Biodigestor. Desenvolvimento: Pesquisar como utilizar o lixo e outros resíduos para produzir energia. Elaboração: livre.

Participe!!!




=> início regulamento MAIS INFORMAÇÕES
  • Telefone: (11) 4026.1320 - Ivan ou Marcelo (13:30 às 17:00 horas, 2.ª a 6.ª feira);
  • Fax (11)3884.4835 ou
  • E-mail: aipa@aipa.org.br
"Durante a exposição e no ato da premiação esperamos a participação dos alunos, professores e diretores das escolas, como já ocorreu nos anos anteriores." - os organizadores.


apoie e prestigie o Concurso da Primavera

inicio desta página

      Home    Conheça a AIPA    Viveiro/Mudas disponíveis     Jornal Urtiga    
      Notícias     Educação Ambiental/Projeto Hortas     Cursos     Visite a AIPA   
Vitrine de Produtos     Associe-se     Parceirizando     Quem faz a AIPA