CONCURSO DA PRIMAVERA
2002
DÉCIMA EDIÇÃO!!!
(regulamento
publicado no Jornal Urtiga 151 - páginas centrais)
REGULAMENTO
O Concurso da Primavera chega à
décima edição no ano em que se completam 10 anos da Eco 92
(Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente eDesenvolvimento,
realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992) e em que a ONU realiza a Rio +
10 (Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento
Sustentável, programada no período entre 24/8 e 06/9/2002, na África
do Sul), que deve avaliar o que se fez no mundo, na última década, em favor
do meio ambiente e o que falta ser realizado.
O que
se fez na nossa região em favor do meio ambiente?
E o que mais poderá
ser feito?
Este é o tema central do Concurso da Primavera 2002.
Verifique abaixo o Regulamento, com detalhamento das datas, sub-temas por
categoria, e demais regras.
E participe!!!
Ficha
Técnica Regras
Gerais Temas por Nível
de Ensino
Para ter mais informações
- Elaboração:
Equipe de Educação Ambiental da AIPA;
- Realização:
AIPA e Diretoria Regional de Ensino de Itu;
- Apoio:
Ceunsp, Casa da Cultura, Secretaria Municipal de Educação, empresas
que doam prêmios.
REGRAS
GERAIS:
- Podem
concorrer trabalhos de estudantes dos níveis: Educação Infantil,
Ensino Fundamental (Ciclo I e Ciclo II), Ensino Médio; Curso de Magistério,
Termos I a IV do Ensino Supletivo, Apae, Cemada, Senai e Escola Agrícola.
- Para
cada nível há um tema e uma forma de desenvolvê-lo. A avaliação
dos trabalhos observará os dois aspectos pedidos: arte e texto.
- Cada escola participante
entregará, no máximo, três trabalhos para cada nível.
Sugere-se que as escolas promovam a escolha interna dos trabalhos e selecione
os três, para cada nível, que serão enviados. A escola que
transgredir este item estará desclassificada.
-
Os trabalhos deverão ser entregues entre 09 e 13 de setembro, na Casa da
Cultura, sala 13, Rua Paula Souza, 664, Centro, Itu, das 08:00 às 17:00
h.
-
Cada trabalho deverá ser acompanhado da ficha de identificação.
Você pode fazer o download de sua
ficha de inscrição no formato rtf (124 kb). Se preferir, clique
aqui, para tê-la no formato
zip (23kb)
-
Os trabalhos enviados pelas escolas serão avaliados por uma comissão
multidisciplinar que escolherá os dois que mais se destacarem no seu conteúdo
e forma, de acordo com cada nível de ensino.
-
Os dois trabalhos escolhidos de cada nível pela Comissão Multidisciplinar
serão expostos no Teatro Budapeste - Bloco II do Centro Universitário
Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp) entre 19 e 23 de setembro.
- A premiação
dos melhores será em 23 de setembro , marcando o início da Primavera,
no Teatro Budapeste - Bloco II do Centro Universitário Nossa Senhora do
Patrocínio (Ceunsp), às 14 hs.
-
Os alunos que tiverem trabalhos premiados serão avisados previamente.
IMPORTANTE:
O prazo para a entrega dos trabalhos encerra-se impreterivelmente na sexta-feira,
13 de setembro às 17:00horas (horário de funcionamento da Casa da
Cultura). Não serão aceitos trabalhos após esta data e horário.
|
SUB-TEMAS
E DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS,
POR NÍVEL DE ENSINO
ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, APAE, CEMADA:
- Educação
Infantil/Ensino Fundamental (Ciclos I e II) / APAE / CEMADA
- Tema: Como melhorar o meio
ambiente onde vivemos (tomando como referência a cidade onde o aluno vive).
- Desenvolvimento: Pesquisar
qual o principal problema ambiental onde vivemos e como melhorar esta situação.
- Elaboração:
Desenho livre em cartolina e artes plásticas.
- Terceira série
- Tema:
Utilização racional da energia permitindo a preservação
do meio ambiente.
- Desenvolvimento:
Pesquisar como a utilização irracional da energia pode contribuir
para degradar cada vez mais o meio ambiente.
- Elaboração:
Redação de 10 a 20 linhas e desenho (45 cm x 30 cm).
- Quarta série
- Tema: Crescimento populacional
e suas conseqüências.
- Desenvolvimento:
Discutir como o crescimento populacional e conseqüências como a geração
do lixo e ocupação de áreas de forma desordenada contribui
cada vez mais para a poluição.
- Elaboração:
Redação de 10 a 20 linhas e desenho (45 cm x 30 cm).
- Quinta série
- Tema: Emissão de
poluentes.
- Desenvolvimento:
Pesquisar à respeito da emissão de poluentes no ar e como fazer
para controlar esse problema com a colaboração da sociedade (problema
das queimadas na poluição do ar nas cidades.)
- Elaboração:
Criar uma campanha educativa e cartazes.
Sexta série
- Tema: Recursos naturais como forma
de sobrevivência sem degradar o meio ambiente.
- Desenvolvimento:
Pesquisar a utilização de áreas preservadas como forma de
sobrevivência à população que vive em áreas
protegidas (florestas, rios, etc.).
- Elaboração:
Redação de 20 a 30 linhas e ilustração (45 cm x 30
cm) em artes plásticas.
- OBS:
Descubra exemplos em sua cidade.
- Sétima série
- Tema: Impactos causados
pela agricultura convencional (utilização de agrotóxicos,
monoculturas, etc.).
- Desenvolvimento:
Pesquisar a importância do manejo adequado do solo nas áreas de agricultura,
principalmente as que são cultivadas junto às florestas, rios, lagos,
etc.
- Elaboração:
Redação de 20 a 30 linhas e ilustração (45 cm x 30
cm) em artes plásticas.
- Oitava série
- Tema: Importância
da vegetação existente no Brasil na alimentação e
no uso medicinal.
- Desenvolvimento:
Pesquisar em sua cidade como são utilizados e adquiridos esses recursos
naturais.
- Elaboração:
Redação de 30 a 40 linhas e ilustração ( 45 cm x 30
cm) em artes plásticas.
- OBS:
Inicie a pesquisa na sua escola e na sua casa, não esquecendo a feira livre
semanal.

ENSINO
MÉDIO -
Primeiro ano
- Tema:
Os dez anos da Eco-92.
- Desenvolvimento:
Pesquisar quais os resultados da ECO-92 e quais mudanças ocorreram para
o nosso ambiente.
- Elaboração:
Redação com no mínimo 40 linhas e ilustração
(45 cm x 30 cm), escultura ou maquete.
- OBS:
Pesquisar a Agenda 21.
-
Segundo ano
- Tema:
Desenvolvimento sustentável.
- Desenvolvimento:
Pesquisar o que é, e qual a sua importância para a sociedade atual e principalmente
a futura.
- Elaboração:
Redação com no mínimo 50 linhas e ilustração
(45 cm x 30 cm), escultura ou maquete.
- OBS:
Pesquisar a Agenda 21.
-
Terceiro ano -
- Tema:
Exploração da biodiversidade.
- Desenvolvimento:
Pesquisar como explorar a biodiversidade dentro dos critérios da sustentabilidade.
- Elaboração:
Redação com mínimo de 50 linhas e ilustração,
escultura ou maquete.
- OBS:
Pesquisar a Agenda 21.
- Magistério
(Terceiro e Quarto Anos)
- Tema:
Meio ambiente de nossa região - o que é, e como cada um pode contribuir
para melhorá-lo.
- Desenvolvimento:
Propostas de aplicação didático-pedagógica ou lúdica
para Ensino Infantil ou Fundamental (ciclo básico, terceira e quarta séries),
relativas ao tema.
- Elaboração:
Proposta de dramatização ou lúdicas.

SUPLÊNCIA
E CATEGORIA ESPECIAL
Termo I
- Tema:
Crescimento populacional.
- Desenvolvimento:
Discutir o crescimento populacional e como se organizar para que isso não
se torne um problema com relação à moradia, saneamento básico
e poluição.
- Elaboração:
Redação de 20 a 30 linhas e ilustração (45 cm x 30
cm) em artes plásticas.
Termo II
- Tema:
Lixo como fonte de renda.
- Desenvolvimento:
Pesquisar qual é o melhor destino para o lixo gerado nas cidades e como
torná-lo fonte de renda digna para a comunidade (verificar se na sua cidade
existe uma cooperativa que trabalhe com o lixo e como funciona).
- Elaboração:
Redação de 20 a 30 linhas e ilustração (45 cm x 30
cm) em artes plásticas.
Termo III
- Tema:
Soluções alternativas para poupar recursos naturais.
- Desenvolvimento: Pesquisar
qual a importância de produtos alternativos como gás natural, energia solar,
etc, para poupar recursos naturais não renováveis como água,
petróleo, etc.
- Elaboração:
Redação de 20 a 30 linhas e ilustração (45 cm x 30
cm) em artes plásticas.
Termo IV
- Tema:
Crescimento econômico sem a degradação dos recursos naturais.
- Desenvolvimento:
Pesquisar a possibilidade de crescimento econômico sem afetar os recursos
naturais.
- Elaboração:
Redação de 20 a 30 linhas e ilustração (45 cm x 30
cm) em artes plásticas.
CATEGORIA ESPECIAL: SENAI/ESCOLA AGRÍCOLA
- Tema: Gerenciamento
de recursos hídricos.
- Desenvolvimento:
Criar cartazes/folders para uma campanha educativa de conscientização
de como gerenciar adequadamente os recursos hídricos.
- Elaboração:
livre.
"Durante a exposição
e no ato da premiação esperamos a participação dos
alunos, professores e diretores das escolas, como já ocorreu nos anos anteriores."
- os organizadores. |
MAIS INFORMAÇÕES
- Tel: (11) 4026.1320
- Ivan ou Marcelo
(13:30 às 16:00 horas, 2.ª a 6.ª feira);
- Fax (11)3884.4835
ou
- E-mail:
aipa@aipa.org.br
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