AÇÕES DA AIPA - EA
LEIS DE EA
NO BRASIL
TEXTOS INSPIRADORES
TRATADOS
DICAS
PRÁTICAS
CONCURSO
DA PRIMAVERA
RELATOS

 

 

Clique aqui para conferir os vencedores!!!

PRIMAVERA 2000
CATEGORIA 3º ANO - MAGISTÉRIO

Tema: Propostas de aplicação didático-pedagógica ou lúdica para Pré-escola à 4ª série do Ensino Fundamental, relativas ao ciclo da água.


1º LUGAR - "SE A ÁGUA FALASSE" - TEXTO INÉDITO DE TEATRO      publicado no Urtiga!

2º LUGAR - "ÁGUA GRANDIOSA" - + UM TEXTO INÉDITO DE TEATRO

=> volta ao indice do Urtiga 140


1º LUGAR

"SE A ÁGUA PENSASSE..."

4 gotinhas contam uma história - trabalho premiado Concurso Primavera 2000
Dramatização para alunos da
Pré Escola à 4.ª Série do Ensino Fundamental -
proposta de aplicação didática-pedagógica
......................................................................

Capa do Jornal Urtiga 139
leia e clique aqui para...
mandar sua opinião
* Personagens: Chuá, Ploc, Tiblum, Tim (gotas), Sol, Narrador

Narrador - A água é essencial para manter a vida: 61% do corpo humano é composto por água e a porcentagem do planeta Terra é de 70%. A água passa por etapas muito importantes, denominadas o ciclo da água. Primeiramente, com o calor do Sol, ocorre a evaporação da água, que se transforma em partículas que sobem e, à medida que vão subindo, transformam-se em gotas, devido à condensação resultante do resfriamento. Essas gotas caem na terra em forma de chuva, sendo esse o ciclo da água.
 
(Som do trovão)
Chuá – Nossa, voltamos à terra novamente.
Tim – Sim, mas vocês não estão achando algo diferente?
Ploc – É, cadê as flores? E o que aconteceu com as nossas amigas da comunidade rio Tietê? Elas estão todas mortas.
Chuá – Ainda bem que eu não aceitei o convite delas de viver ali.
Tim – Não seja insensível, quando elas te convidaram ali era lindo de dar inveja.
Ploc – Precisamos procurar um abrigo para nos prevenirmos da evaporação, o sol já está vindo, precisamos descansar, já tivemos uma longa viagem.
Tim – Concordo, mas... cadê o Tiblum?
Chuá – Não sei, mas tenho total certeza que ela choveu junto com a gente.
Tiblum – Pessoal, socorro... socorro! Me tirem daqui ...
Ploc – Nossa, Tiblum caiu no rio Tietê, acho que foi quando a chuva mudou de sentido com o vento.
Tim – Pare de papo, precisamos fazer algo para tirá-la de lá! Mas o que?
Chuá – Vamos nos expor ao sol para assim chover no Tietê e ajuda-la a sair.
Ploc – Fazer todo o ciclo novamente e morrer no rio?
Tim – Pare de medo e vamos salvar nossa amiguinha!
Tiblum – Pessoal, pensem bem, isso é muito perigoso... mas, me tirem daqui!
Tim – É prá já.
 
(As 3 gotinhas vão em direção ao sol)
Ploc – Sol, você precisa nos evaporar para salvarmos Tiblum.
Sol – Ela precisa ter aulas de direção para não fazer tiblum no Tietê.
Tim – Concordamos, mas vamos que não temos muito tempo.
Sol – Tudo bem, não fiquem nervosas.
 
(Gotas são evaporadas e entram no rio). Somente vozes
Ploc – Acho tão bom quando somos evaporadas. Ficamos leves e até vamos ao céu.
Tim – Sim, mas a medida que subimos, fica mais frio e nos condensamos virando novamente gotas.
Chua – E aí é só esperar a nuvem ficar pesada e ...
 
(Som de trovão. As gotas aparecem novamente)
Ploc – Estou caindo no Tietê ...
Tim – Ah! .....
Chuá – Não esqueçam nosso plano.
Ploc e Tim – Que plano?
Chuá – Caiam no barquinho para ser mais seguro.
 
(Caem)
Ploc – Pensei que não conseguiria ...
Chuá – Eu também, agora vamos remar e salvar Tiblum
(Chegando perto de Tiblum) Tiblum – Estou aqui, me ajudem, me ajudem! Estou quase sem fôlego!
(... e tiram a gota do rio) Tiblum – Pensei que ia morrer!
Ploc – Eu também.
Chuá – (Bate em Ploc). Não dá para você falar algo mais motivador ou simplesmente ficar quieto?
Ploc – Pô, Chuá, foi mal aí, desculpa...
Tiblum – A Tim ficou com medo? Cadê ela?
Ploc – Oh! De novo não ...
 
(Sol se aproxima)
Sol – Não tenham medo de mim não vou evaporá-los, já estou me pondo.
Chuá – E o que você quer? Um copo de água?
Sol – Não, vim dar o recado de Tim à vocês ...
Ploc – O que? Você a torturou e veio dar o recado de Tim tostada?
Sol – Não me tratem assim, eu não sou mau e por isso ela confiou em mim.
Gotinhas – Oh! Desculpa Sol.
Sol – Tudo bem. Tim resolveu sacrificar sua vida e caiu sobre a cabeça de um ser humano para que assim ele tivesse uma maravilhosa idéia para conscientizar seu povo e salvar todas as gotinhas.
Ploc – Poxa, ela era tão durona, nunca pensei que pudesse fazer isso por mim.
Tiblum – Só por você, não. Por todo ser vivo, aliás, somos frágeis, mas somos necessárias.
Chuá – Ei pessoal, vamos comemorar a volta de...
Ploc – É isso aí!

*Tiblum, Tiblum
*Olha a gota
*Tiblum, Tiblum
*Tim é a salvadora
* Bis
Ah! Ah! Ah!
Tum, tum, tum, tum, tum, tum, tum
Depende de nós
Para que o nosso mundo exista
Para que não se prejudique o mundo
Para a nossa mata crescer
Para não ver a floresta morrer
Ah! Ah!
Para que vá pro lixo o lixo
Para sempre cantar os bichos
Para a vida sempre viver
Não quero ver meu mundo morrer.

Autoras: Adriana Cristino, Aline Regina dos Santos, Andressa Thame Lovatto e Vanessa Gabriela de Souza -
Escola: E.E. Prof. Antonio Berreta - Itu

 
 
 
 
 
 
 
=> volta ao início desta página
Ajude a divulgar as atividades da AIPA


2º LUGAR

"ÁGUA GRANDIOSA"

Trabalho premiado no Concurso da Primavera 2000!

*Personagens: Beto, Mãe, Narrador

Narrador - O filho aproveita que sua mãe está distraída para poder brincar com água, quando a mãe o surpreende:
Mãe - Filho, o que
fazendo aí?
Beto -
Mainha, eu ... é lavando a garagem prá senhora...
Mãe - Sei.. e você não sabe que não se pode ficar desperdiçando água?
Beto - Mas eu não
mamãe. Eu sei que ela nunca vai acabar...
Mãe - Até eu que não tenho muito estudo sei que se a gente não economizar, vai faltar.
Beto - Mas mãe, eu não entendo isso, como que vai faltar água?
Mãe - Olha querido, eu vou tentar explicar mais ou menos como acontece. Então senta aí e preste muita atenção.
Beto - Tá.
Mãe - Sabia que a água pode existir de três jeitos?
Beto - Mas como?
Mãe - A água pode ser sólida, sabe, dura que nem gelo; líquida, que nem essa aí que nós
pode beber e gasosa que nem aquela fumacinha que sai da panela de pressão, sabe?
Beto - Ah, agora estou começando a entender...
Mãe - Então eu vou continuar.
Beto - Então vai logo que até agora eu não sei o que isso tem a ver com a água acabar.
Mãe - Bom, sabe aquelas águas dos rios, lagos e mar?
Beto - Sei, o que tem?
Mãe - Essas águas aí tão sempre virando vapor. Sabe aquela água gasosa que eu te falei?
Beto - Sei.
Mãe - Esses vapores vão subindo até chegar
lááá em cima na atmosfera. Esse vapor faz o ar ficar...
Beto - Nossa, que legal!
Mãe - As águas das
nuve podem vir prá terra como chuva, neve ou granizo (aquela pedrinha). Aí ela volta pros rios, oceanos e lagos e também vai pro solo.
Mãe - Dessas águas que vão
pro solo, uma parte, as raízes das plantas absorvem junto com um tal de sais minerais. Uma parte dessas águas volta para a atmosfera na forma de vapor através de um processo que se chama transpiração e respiração. Os animais que comem dessas plantas aproveitam a água nelas existentes. Parte dessa água também volta prá atmosfera na forma de vapor pelo processo de transpiração e respiração. Desse jeito filho, a água vai e vem na natureza, obedecendo um negócio que eles chamam de ciclo da água.
Beto - É bem difícil essas coisas mais eu acho que já tô pegando o jeito.
Mãe - Deu prá você perceber que prá tudo isso acontecer tem que chover, né? Se não chover não tem água em casa, viu? E do jeito que as coisas andam, é melhor ter cuidado.
Narrador - O menino ficou pensativo e decidiu brincar com outra coisa.
 
2ª Parte
Por outro lado, há muitas pessoas gastando água à vontade, sem pensar no prejuízo que isso pode nos trazer. Exemplos: Pessoas tomando banho, deixando o chuveiro ligado, lavando chão conversando com a vizinha, escovando os dentes deixando a água escorrer. Depois disso, a água começou a faltar. As pessoas ficaram revoltadas e não sabiam porquê isso estava acontecendo.

Autoras: Beatriz Shirley Alarcon Speroni, Danielle Claudia dos S. Rodrigues, Eliane dos Santos Ferreira, Gisele Cristina de Almeida, Márcia Regina de Moraes
Escola: EE Prof. Antonio Berreta - Itu

 
 
 
 
=> volta ao início desta página

mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões

VOLTAR

=> volta ao início desta página 


 
Educação Ambiental => Concurso da Primavera 2000 => Premiados 2000

Jornal Urtiga  =>  Urtiga 140