MEIO AMBIENTE INTEIRO
Na natureza, está tudo interligado.
Ao reaproveitarmos materiais que iriam para o lixo, como latas, garrafas
pet, ou papel, estamos beneficiando o meio ambiente de várias
formas:
- não compraremos produtos que - para serem fabricados - utilizam
matérias primas e energia;
- evitaremos que este material chegue a um aterro sanitário,
cuja manutenção é cara, e muito complicada.
Se usamos água demais numa rega, não estamos somente
desperdiçando este precioso recurso natural. Na verdade, entre
outros prejuízos, isto provoca erosão, ou seja, um desgaste
do solo, prejudicando o crescimento das plantas.
Portanto, que tal usar o mês do meio ambiente, para promover
atividades de Educação Ambiental, com as crianças,
com o tema vida do solo?
O tema energia também estará em debate. Além de
discutir formas de economizar, dá para falar das fontes alternativas
de energia, sugerindo, para os mais velhos, pesquisas sobre o tema.
PASSEANDO E OBSERVANDO
A primeira atividade será juntar o grupo, para passear numa área
verde próxima, por exemplo, um jardim ou parque, observando detalhadamente
o solo. Dará para notar que ele não é uniforme. É
formado por um conjunto de partículas como areia, terra, torrões,
pedregulhos, restos de raízes, além de bichinhos (minhoca,
formiga, tatu-bola) revolvem as partículas tornando o solo mais
poroso e até mais fértil. Também tem os matinhos,
que crescem a partir do solo.
Observar estes matinhos, como são variados, e se houver flores,
prestar atenção no formato, cor, e em bichinhos buscam
se alimentar nas plantas, nos quais em geral não se presta atenção,
como os pequenos insetos.
Uma lente de aumento é útil neste passeio. Dará
para observar melhor cada detalhe.
ATIVIDADE 1
DESENHANDO A NATUREZA
Nesta
atividade, basta papel e lápis coloridos e um suporte para desenhar
(pranchetas). Convidar todos a retratar o solo da horta (ou jardim) e
os seus componentes com detalhes.
Em seguida, uma boa idéia é montar uma exposição
dos trabalhos. Espaço não é problema. Com barbante,
pode se montar um comprido varal, fixando os trabalhos, com pregadores.
Dá até para chamar amigos e parentes dos artistas, para
visitar a mostra.
ATIVIDADE 2
DRAMATIZAÇÃO DO SOLO
Se
a turma for grande, dá para dramatizar a formação
do solo e sua preparação para receber as sementes. As crianças
serão os personagens.
O primeiro passo é preparar a dramatização, formando
diferentes grupos com as crianças: grupo maior, do solo (aqui,
cada criança representa uma partícula do solo, ou matinhos
e o esterco, que entra depois); grupo das sementes, grupo da limpeza,
e grupo da água (onde as crianças representam gotas d'água).
Tudo pronto para começar a dramatização. Vamos
montar o solo com o primeiro grupo, misturando os seus formadores (areia,
terra, torrões, pedregulhos e bichinhos) com as crianças
que representam estes elementos sentadas, organizando a forma do canteiro.
Entre estes, de pé distribuem-se aleatoriamente os "matinhos".
Agora a "turma da limpeza" entra, para retirar os matinhos e pedregulhos,
levando para as laterais da horta (lateralidade).
Em seguida, é preciso fazer uma movimentação
em círculos com os diferentes grupos do solo para torná-lo
"fofo" e ir acrescentando o esterco (é hora deste grupo entrar,
trazido pelo grupo da limpeza), que serve de alimento para nossas futuras
plantas, sempre realizando a mistura.
Vamos aplainar o solo do canteiro para receber as sementes, com as
crianças já misturadas, ficando agachadas no formato do
canteiro.
Entra o grupo da água que molha o canteiro, com as crianças
deste grupo se intercalando no meio das que representam o solo, ligando
cada torrãozinho, dando alegria para o solo ao ser molhado, vida
nova.
A dramatização pode terminar, com as sementes, que estavam
"agachadas", junto com as partículas do solo, representando o
nascimento da planta.
Usando a dramatização
Depois da dramatização, dá discutir como resolver
alguns problemas da horta, ou jardim:
- solo duro: precisa "afofar", estercar e molhar;
- excesso de matinhos e pedrinhas: retirar do canteiro;
- terra indo embora do canteiro: muita água de uma só
vez ou jogada com muita força durante a rega.
ATIVIDADE 3 -
ÁGUA SEM DESPERDÍCIO
Para esta atividade, é preciso:
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- uma área com terra: horta ou jardim,
- esguicho (ou regador, ou balde),
- sementes graúdas (de espinafre, por exemplo),
- água.
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As crianças devem fazer dois montes pequenos de solo na forma
de canteiro (retângulares e planos, com cerca de 10 cm de altura),
semeando neste espaço algumas as sementes.
Em seguida, com a mangueira (ou regador), molhar um dos montes com
alta pressão ou/e com grande quantidade de água de uma
só vez.
Quanto ao outro monte, molhar com a mangueira ou regador da maneira
certa, isto é, com baixa pressão, pouca quantidade de
água e distância adequada.
Observar as diferenças que ocorrem, enfatizando a perda de
terra e sementes quando uma rega é mal feita (pode-se fazer analogia
com uma chuva torrencial) e a importância de se regar com pouca
força, para que a água entre devagar no solo, sem correr,
não deixando à mostra, nem espalhando as sementes.
Variação desta experiência:
Aqui, bastam:
- duas caixas
- terra
- água
- capim seco ou palha
Coloque a mesma quantia de terra em cada caixa (até aproximadamente
metade da altura), deixando uma delas num local plano e outra, inclinada.
Aguar ambas, observando o que acontece (na inclinada, escorrerá
terra, junto com a água).
Cobrir, então, o solo das caixas com capim seco e regar novamente.
A terra não escorrerá.
Isto demonstra que no solo, sem vegetação,
ocorre a erosão. A cobertura vegetal é uma importante
proteção.
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