URTIGA
EDIÇÕES ANTERIORES
MAIS SOBRE O URTIGA
NOTÍCIAS DA AIPA
DOCUMENTOS COLETIVO CONSEMA

 

 

BALANÇO 2º SEMESTRE - EDUCAÇÃO AMBIENTAL

(Publicado no Urtiga 135 - nov/dez 1999 - pág. 3)

Escolas se mobilizam para participar do Programa de Educação Ambiental da AIPA. Confira, neste resumo das atividades desenvolvidas pela equipe de Educação Ambiental, nas escolas e com a comunidade ituana, no 2º semestre de 1999.

 
AIPA NAS ESCOLAS     OUTRAS ATIVIDADES     RESUMO - AÇÕES NAS ESCOLAS


associe-se à AIPA e receba o jornal Urtiga em casa
inicio desta página

AIPA NAS ESCOLAS




Horta no SESI/CI - detalhe
......................................................................





Entrevista a Marcelo Mattiuci,
Coordenador de Educação Ambiental da AIPA
Para mais informações,
e saber como apoiar este programa,
entre em contato com a AIPA
Itu tem o privilégio de possuir numerosas casas com quintais e raros edifícios. Assim, foi fácil para muitas das crianças que estudam em escolas onde existe o Projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos, convencerem suas famílias a montar uma horta na área externa.

Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental da AIPA, entidade responsável pelo Projeto, notou que - mesmo quem não dispõe de espaço para uma horta - plantou hortaliças em caixas, garrafas e vasos. "Fazemos questão de mostrar que em qualquer cantinho é possível cultivar", explica. E mais: houve alunos que trouxeram do lar para a escola sementes de hortaliças, mudas de chás, sementes de árvores e até mudas de morango. "As crianças passaram a ajudar o avô, tio, pai, mãe que já têm horta em casa, trazendo a cada aula nova dúvida sobre hortaliças e outras plantas".

Segundo o Coordenador, a união das atividades práticas na horta, com propostas didáticas em sala de aula - mais uma vez - resultou no entusiasmo de alunos, corpo docente e outros funcionários: "Até as crianças que não gostavam inicialmente, passaram a ter interesse pelo cultivo não só de hortaliças, mas também de flores, árvores e na formação de jardins." Mattiuci garante que seu trabalho nunca é repetitivo, exigindo muita criatividade e proporcionando sempre surpresas.

Horta na EEI Alem do Arco IrisPor exemplo, na Escola de Educação Infantil Além do Arco Iris, no início do semestre, a cerca ao redor da horta estava danificada e - para completar - o esterco não tinha chegado. A saída foi desenvolver atividades correlatas, a respeito dos "bichinhos" mais comuns: minhoca, joaninha, formiga, etc... Montou-se um minhocário e as crianças observavam diariamente sua evolução. Também apresentou-se o filme Formiguinhaz, que conta a história de um formigueiro, motivando a discussão sobre o assunto. No Colégio Monteiro Lobato, o trabalho com as hortas acabou sendo um dos temas da Feira de Ciências, para a qual os alunos prepararam apresentações sobre horta em caixas e em saquinhos de leite, formação de sementeiras, diferenças entre raizes, entre outros.

Classe da EE Monteiro Lobato na sua hortaMuitas das ações didáticas poderiam ser copiadas por escolas de outros municípios. Por exemplo, alunos de pré escola, da Fase VI do Sesi/Cei, uniram artes plásticas, português e aritmética, ao montar uma pequena cartilha, com cada página dedicada a uma letra. Assim, para cada letra as crianças foram descobrindo um elemento relacionado à horta, que era desenhado, escrito, contando-se o número das letras das palavras utilizadas (A- alface - 6 letras, B- beterraba - 9 letras, C- cenoura ... e assim por diante)

O semestre foi encerrado com outra boa novidade: a Escola Municipal Infantil (Emei) Abriza Assef aderiu à nova proposta das Hortas Escolares sem Agrotóxicos onde a instituição de ensino providencia os materiais ( ferramentas, como enxada, e insumos, como esterco) e paga uma taxa mínima para a realização das atividades (varia de acordo com a escola - em geral cerca de R$ 50,00 por mês), valor este pode ser obtido junto a patrocinadores locais, como empresas ou associação de pais de alunos. É a primeira escola municipal a reintegrar-se ao programa.

Horta Modelo na sede da AIPA, onde ocorrem cursosMarcelo Mattiuci, da AIPA, avisa: estão abertas as inscrições para novas escolas ituanas que queiram se integrar ao Projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos. Instituições interessadas podem entrar em contato, através dos telefones 0**11-78261320, ou 0**11-9936.9689, ou ainda mandar um fax (0**11-8844835) ou e-mail (aipa@aipa.org.br).



associe-se à AIPA e receba o jornal Urtiga em casa

inicio desta página
OUTRAS ATIVIDADES




Mostra sobre a AIPA, na EE Regente Feijó Neste semestre, mais uma vez, as atividades da equipe de Educação Ambiental ultrapassaram os muros das escolas que desenvolvem o Projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos. Marcelo Mattiuci conta que foi convidado pela Escola Estadual Regente Feijó, no início do semestre, a dar palestra sobre a Associação. É que a escola escolhera a AIPA como tema de estudo do Ensino Médio. Assim, em 8 de setembro, ele apresentou, aos estudantes de 2.º Colegial, os programas Educação Ambiental, Viveiro de Mudas Nativas e Comunicação, dando detalhes sobre a realização de trilhas ecológicas, o Concurso da Primavera e ações comunitárias.

Plantio de árvore doada pela AIPA, no Arrastão Os estudantes ficaram sabendo, em primeira mão, de uma ação que ocorreria daí a 11 dias: o II Arrastão Ecológico do Bairro Cidade Nova, promovido em 19 de setembro, marcando o início do Projeto Cidade Nova, que envolve diferentes organizações ituanas e prevê muitas atividades de Educação Ambiental

Quanto ao mencionado Concurso da Primavera - que neste ano chegou à sétima edição, desta vez com o tema "Nossa Fauna" - uma das novidades foi sua expansão para dez municípios. Isto gerou uma pré seleção de 300 trabalhos. Foi um desafio, para o Júri, chegar aos 57 vencedores - 1.º e 2.º lugares, prêmios especiais e menções honrosas, nas diferentes categorias do Concurso. A segunda novidade - uma surpresa para os participantes - foi disponibilização para os internautas, no início de novembro, de todos os detalhes deste evento - inclusive os trabalhos vencedores - na nova Home Page da AIPA (www.aipa.org.br).

Stand da AIPA no RecreançaTem muito mais. Em 12 outubro, a AIPA montou um stand no Recreança, evento promovido pelo Sesi/ Itu, com a TV Aliança Paulista. Lá, recebeu expressivo número de curiosos visitantes, que puderam aprender sobre plantio de hortaliças, chás medicinais e árvores. Ao final, houve a distribuição de mudas para os interessados. Houve reuniões para dar andamento ao Projeto Cidade Nova. No entanto, a primeira atividade prática - um curso oferecido pela AIPA para professoras da Escola Estadual Anthenor Fruet (CAIC Cidade Nova) e jovens do Interact - foi adiada, devido à ameaça de fortes chuvas no sábado, 6 de novembro. Até o fechamento desta edição (obs - 14/11/99), nova data não havia sido definida.

 

associe-se à AIPA e receba o jornal Urtiga em casa
inicio desta página
ATIVIDADES NAS ESCOLAS ITUANAS - 2.º SEMESTRE DE 1999
 

Colégio Monteiro Lobato

  • Horta Escolar sem Agrotóxicos, com alunos da 1.ª à 4.ª séries, cada classe com seu canteiro.

  • Tema "lixo" - alunos trouxeram de casa materiais como garrafas PET, saquinhos de leite vazios para cultivar hortaliças e chás medicinais, trabalhando reutilização destes materiais

  • Evento - Feira de Ciências em 25 de novembro com apresentação de temas - cultivo de horta em caixas de madeira, garrafas PET e saquinhos de leite, demonstração de sementário, entre outras atividades.

  • Participação no Concurso da Primavera.
 

Colégio Prudente de Moraes

  • Horta Escolar sem Agrotóxicos, iniciada pelos alunos da 4.ª série, foi estendida para alunos da 2.ª e 3.ª séries.

  • Atividades especiais em sala de aula - o tema da 2.ª Série foi Meio Ambiente, Lixo e Produtos Químicos Usados na Agricultura e, da 3.ª série, foi Cidade de Itu (aspecto histórico, cultural e agricultura local).

  • Participação no Concurso da Primavera
 

Colégio Terras

  • Trabalhos da Horta Escolar sem Agrotóxicos ao ar livre, desenvolvidos com menor intensidade, dando-se mais peso às atividades em sala de aula.

  • Temas abordados: Meio Ambiente, Importância de uma Alimentação Sadia, Lixo, Produtos Químicos na Agricultura, entre outros.

  • Participação no Concurso da Primavera.
 

Escola de Educação Infantil Além do Arco-Íris

  • Horta Escolar reiniciada em outubro (ver matéria), quando cada classe montou seu canteiro, cultivando também mudas de 7 variedades de chás.

  • Trabalho didático com Bichinhos - Montagem de um minhocário com as crianças, com observação diária e experiências relacionadas ao tema e debates sobre a vida das formigas, a partir do filme Formiguinhaz

  • Participação no Concurso da Primavera
 

Escola de Educação Infantil Castelinho

  • Horta Escolar sem Agrotóxicos, com plantio de hortaliças e chás. Trabalhos específicos com chás (cheiros, propriedades medicinais, etc), que foram inclusive preparados pelas professoras e servidos às crianças.

  • Feira de Ciências, em 25/9, onde as classes que trabalharam com horta apresentaram: minocário, cultivo de chás e hortaliças em saquinhos e trabalhos sobre os 3R (redução, reutilização e reciclagem do lixo)

  • Participação no Concurso da Primavera

SESI-CI - Itu

  • Horta Escolar sem Agrotóxicos, com nove classes, rendeu boa quantia de alimentos, preparados como salada, lanche, etc...

  • Prevendo período de férias, decidiu-se plantar chás para conter a expansão do mato. E programou-se para o ano 2000, além da horta, implantar um jardim.

  • Participação no Concurso da Primavera.
 

C.I Abriza Assef

  • Atividades iniciadas em novembro, com a montagem da horta por um hortelão que é vizinho à escola e tornou-se responsável pela rega nos finais de semana. Alguns pais de alunos participam do trabalho.



VOLTAR


mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões


(clique aqui, para entrar na página de Educação Ambiental da AIPA)

inicio desta página
      Home   => Conheça a AIPA   => Jornal Urtiga    => Índice Urtiga 135