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BALANÇO 2003 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL

(Publicado no Urtiga 159 - novembro / dezembro 2003 - pags. centrais)


 

Confira algumas atividades da AIPA, em 2003, e aprenda uma atividade de educação ambiental, ótima para praticar com adolescentes..

HORTAS NAS ESCOLAS
MAIS ATIVIDADES ESCOLARES
CAMPANHA AIPA-RECICLA

Educação Ambiental - é lei - aplique

PRÊMIO SURPRESA DO CONCURSO DA PRIMAVERA

trabalho de Lennon, premiado no Concurso da Primavera 2003

A primeira reação do ituano Lennon Ceccere de Souza, 13 anos, e de sua família, foi de incredulidade ante o convite da artista Maria Célia Bombana, diretora da AIPA e da Officina Del'Arte, empresa nacionalmente conhecida pelas louças e azulejos artísticos que produz.

Semanas após a cerimônia de premiação (23/9, em Itu), quando ganhou seu certificado e um prêmio doado por empresa ituana, pelo 1.° lugar na Categoria 6.ª Série do Ensino Fundamental do Concurso da Primavera 2003 - evento anual organizado pela Associação -, ela telefonou a este estudante da Escola Estadual Benê Teixeira da Fonseca Amaral Gurgel, onde é orientado pela professora Matilde. Ofereceu-lhe um curso de capacitação para a carreira artística, gratuito e individual, que seria realizado em aulas semanais na L'Officina Del'Arte.

"O nível dos trabalhos neste ano foi excelente", comentou para Urtiga a artista, quando examinou os 72 trabalhos premiados nas 19 categorias deste concurso. Em sua 11.ª edição, o evento bateu vários recordes: 232 estudantes de 34 escolas - situadas em 4 municípios (dos 10 abrangidos no evento) -, participaram dos trabalhos premiados, sob orientação de 50 professores. Realizado em parceria com a Diretoria de Ensino de Itu, ele teve apoio de mais 10 instituições, entre órgãos públicos e privados.

Além de expostos temporariamente no Ceunsp (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), os melhores trabalhos estão na exposição virtual do site www.aipa.org.br (seção Concurso da Primavera). Os vencedores do Ensino Médio, Supletivo e Profissionalizante, e os autores das menções honrosas também estão nesta edição do Urtiga.

"Fui professora por muitos anos, mas deixei esta carreira para me dedicar integralmente à arte, sobretudo à pintura em louça e azulejos", diz Maria Célia, relatando que o convite a Lennon foi uma reação ao que viu: "Quero dar oportunidade a pelo menos um dos talentosos ganhadores."

 

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HORTAS NAS ESCOLAS


O Concurso da Primavera é uma das atividades capitaneadas pela equipe de Educação Ambiental da AIPA, também responsável pelo programa Hortas Escolares sem Agrotóxicos, pelos cursos e trilhas da Associação, e o programa Aipa-Recicla.

"Atendemos quatro escolas com o programa das Hortas Escolares no primeiro semestre, número ampliado a partir de agosto", conta Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental da AIPA, explicando que a proposta é adequar atividades de educação ambiental - hoje obrigatórias por lei federal - à grade curricular de cada instituição. "Fazemos isso através da orientação à escola que faz o convênio conosco, de tal forma que o projeto ganha características próprias em cada instituição". diz.

Ele detalha: "Definimos, com a direção da escola, o espaço para a horta. Quando falta área aberta, dá até para usar caixas. Então, há o preparo do solo com adubação orgânica, e os estudantes são envolvidos, do plantio até a colheita". O principal do programa, diz ele, está nas atividades em sala de aula, com o tema horta. No Colégio Castelinho Pueri Domus, exemplifica, as atividades para 1ª. e 2ª. Série, aproveitaram o conteúdo do livro de ciências.

 

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CADA ESCOLA, UM PROGRAMA

Ainda falando do Castelinho Pueri Domus, Mattiuci relata que, em 2003, alunos da educação infantil cuidaram do manejo diário das hortaliças e ervas medicinais. No Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), plantaram mudas de ervas medicinais ofertadas pela AIPA em vasos feitos com garrafas pet (de refrigerante), trazidas de casa, combinando-se assim os temas reuso do lixo e horta.

Em julho, a turma da Colônia de Férias discutiu a questão dos resíduos sólidos, assistindo um desenho animado, e depois aproveitando folhas secas em trabalhos artísticos. Com terra nova, nem a falta d'água prejudicou a horta da escola no 2.° semestre: as professoras da manhã reservavam água para a rega da tarde. O bom resultado, transformou-se em deliciosos pratos, em uma oficina de cozinha.

Os alunos de 1ª.e 2ª. série produziram composto orgânico, com restos vegetais trazidos de casa, comparando o resultado com um composto "inorgânico", feito de materiais como plástico e vidro.

Mattiuci também descreve a ação da Escola de Educação Infantil Pinguinho de Gente, onde as crianças cuidaram da horta e depois usaram a colheita para prepararem deliciosas saladas. Nesta escola, dois vídeos alimentaram debates. Um, sobre fontes de energia, baseou conversas sobre fontes alternativas. O outro, sobre florestas tropicais, gerou conversas sobre os habitantes destes ecossistemas - plantas e animais -, e o poder destrutivo do bicho-homem.

O tema lixo, virou arte no Dia dos Pais. Cada criança transformou latas de casa em vasos enfeitados, para o plantio de ervas medicinais. Outras latas viraram vasos de flores, usadas para observar a germinação das plantas.

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MAIS ATIVIDADES ESCOLARES

O Coordenador prossegue, descrevendo o trabalho no Colégio Integrado Monteiro Lobato. "Depois de uma reforma da horta, que ganhou até a cobertura de sombrite para facilitar o trabalho dos alunos em dias quentes, a produtividade surpreendeu a todos. Cada classe participou de oficinas de cozinha, onde as hortaliças e verduras orgânicas foram ingredientes para bolinhos de espinafre, salada de alface, bolo de cenoura, pizza de espinafre, entre outras receitas, que todos experimentaram."

O tema horta gerou outros debates, em sala de aula, sobre temas como o desperdício de água e problemas ambientais que o mau hábito de fumar pode gerar (queimadas, poluição do ar, do solo). Lixo orgânico (restos crus de alimentos), colocado num buraco no solo, de um metro cúbico, serviu para fazer adubo orgânico... bem como para discutir a reutilização destes resíduos e o processo de decomposição de diferentes materiais na natureza.

No Colégio Almeida Júnior, continua o coordenador, alunos de 2.ª série também fizeram composto orgânico, porém em latas. E as discussões sobre o destino dos resíduos incluiu debates sobre o aterro sanitário x lixões. Uma das atividades mais envolventes, no segundo semestre, foi a visita à Estrada-Parque, para observar a poluição do rio Tietê, desmatamento e quantidade de lixo.

Os alunos da 4.ª série desta escola excursionaram pelas ruas próximas à escola, observando a falta de árvores, lixo nas ruas, se as casas têm jardins, para debater em classe os pontos positivos e negativos do bairro. Também visitaram a escola estadual Prof. Pery Guarani Blackman, entrevistando alunos da 5.ª série. No 2.° semestre, enquanto a turma da 1.ª série montou um minhocário, observando o trabalho das minhocas, os da 3.ª série identificaram as árvores da escola, usando o livro Árvores Brasileira, de Harry Lorenzi, emprestado pela AIPA, e o apoio de Valter, funcionário da Flora Natureza, empresa parceira da Associação no viveiro.

"Além destas escolas, o Colégio Prudente de Moraes, de Salto, decidiu reativar sua horta no 2.° semestre, com assessoria da AIPA. Ajudamos inclusive nas atividades de semeadura, feitas com os alunos da 1.ª à 4.ª série. As professoras participaram do nosso Curso de Capacitação em Horta Orgânica", comenta Mattiuci, destacando alguns eventos em que a AIPA participou: no Colégio Castelinho Pueri Domus, apoiou atividades da Feira de Ciências; na E.E.I. Pinguinho de Gente, a Mostra de Projetos; no Colégio Monteiro Lobato, a Feira do Conhecimento e Tecnologia, e no Almeida Júnior foi jurada de uma gincana ecológica.

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CURSOS E TRILHAS

Os Cursos Práticos de Capacitação em Horta Orgânica da AIPA voltaram, com grande sucesso, em 2003. Idealizados para tornar mais acessíveis as técnicas de plantio orgânico, seja num apartamento urbano (horta em vasos), ou em sítios e fazendas, este curso foi ofertado no último sábado de cada mês (período escolar), para pessoas acima de 11 anos, em turmas de 10 a 30 alunos. "Duas vezes, a procura foi tão intensa, que abrimos algumas vagas extra", confessa Marcelo Mattiuci, Coordenador de Educação Ambiental da AIPA e docente do curso.

Para aperfeiçoar o curso - que inclui almoço enriquecido por saladas orgânicas da horta, e cofee breaks com chás de ervas colhidas pelos participantes -, a AIPA instituiu uma pesquisa, no final do dia. "Graças a uma crítica, a partir de agosto as turmas foram beneficiadas com a instalação de bancos na horta. Agora, todos ouvem as explicações teóricas, sentados", relata.

Ele resume o conteúdo do curso: "Em um único dia, mostramos na prática como escolher o local para os canteiros ou caixas, diferenciar tipos de solo prepará-lo, métodos de semeadura, e todos tratos culturais até o momento da colheita". Há ainda 3 módulos-extra: 1- receitas caseiras para controlar pragas comuns das plantas, 2- como produzir composto orgânico; 3 - propriedades e cultivo de ervas medicinais.

Outra novidade que atendeu pedidos pessoais e por e-mail, foi o lançamento da apostila Nossa Horta, cujo subtítulo - Como implantá-la, em escolas ou em casa com a participação das crianças - resume o conteúdo. "Além do desconto para quem se inscreve com antecedência, damos um desconto especial a quem compra a apostila durante o curso", diz ele, orgulhoso pela Moção de Congratulação conferida em agosto pela Câmara de Vereadores de Itu.

Visitas à AIPA, diz ele, constituem outra atividade aberta ao público, reativada em meados de 2003. "Em 24 de junho, recebemos alunos e professores do Instituto Ser, de Campinas, que atua como escola e clínica para o desenvolvimento socio-profissional de portadores de necessidades especiais. Enquanto 15 estudantes trabalhavam na horta laboratório, outros 15 percorreram a trilha ecológica. Em julho, foi a vez do Grupo de Escoteiros Utu-Guaçu, de Itu. Entre as escolas que realizaram visitas no segundo semestre, estão as estaduais Prof. Rogério Lázaro Toccheton e Prof.ª Ermelinda Silveira Machado.

"Em meio período percorre-se uma trilha ecológica que passa por uma área agrícola e dois ecossistemas nativos: mata ciliar (que beira rios) e cerrado. Para completar, dá para visitar uma argileira desativada, observando o impacto ambiental", explica Mattiuci explicando que, na opção dia inteiro, além da trilha, há várias atividades na horta orgânica.

Ajudando a divulgar estas trilhas e cursos, a Tombatur firmou parceria com a AIPA, formando turmas e cuidando do transporte até a sede da Associação (área rural de Itu). A agência foi uma das sete patrocinadoras de um folheto de divulgação das trilhas. Outra parceria das trilhas é a Escola Técnica Agrícola de Itu, que indica alunos do curso de turismo para estágios em monitoria.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇOES - CURSOS E TRILHAS DA AIPA

Tels:
* AIPA 11-4026.1320 (13h00 às 17h00) ou 11-3887.2423 (até 14h00), ou
* Tombatur: 11-4022.0001 ou 15-211.0022.
E-mail: aipa@aipa.org.br.
Mais detalhes neste site www.aipa.org.br, seções - seções Curso Horta e trilhas ecológicas (saiba também sobre a apostila Nossa Horta)

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CAMPANHA - AIPA-RECICLA

Iniciada em novembro de 2002 para incentivar a reciclagem, sobretudo de plásticos, a campanha AIPA-Recicla rapidamente ganhou a adesão de postos de combustíveis de Itu e Salto, do Camping Cabreúva, Flora Natureza (que patrocinou um folder de divulgação), Polispuma e outras empresas.

Em 2003, outros parceiros surgiram: catadores em Salto recorreram à campanha, para receberem valores mais justos pelos recicláveis. "Queremos melhorar as condições de vida de quem adotou a coleta como meio de vida há muitos anos", diz Marcelo Mattiuci, coordenador da campanha, que integra o Programa de Educação Ambiental da AIPA.

egundo ele, grupos comunitários também buscaram parceria com o AIPA-Recicla. Na comunidade da Paróquia Cristo Rei em Salto, por exemplo, a coleta é conjunta com a Ong Eco-Salto e a renda é revertida para ações da paróquia. A escola Paula Santos, também de Salto, criou a Gincana do Lixo, incentivando alunos a trazerem recicláveis de casa.
Para colaborar, ou saber mais: contatar Marcelo Mattiuci nos telefones: 11-4026-1320 (à tarde) ou 11-4021-3231.

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inicio desta páginaLEIA TAMBÉM

DICA DE FÉRIAS, DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Uma dica testada por um grupo de pós-graduação do Ceunsp,
na sede da AIPA, e na área protegida de Cerrado.

TODAS ATIVIDADES DA TURMA DO CEUNSP, EM 25/10/2003
fotos e descrição dos trabalhos realizados pelos ós graduandos em Ecologia do CEUNSP, com apoio da AIPA, na sede da Associação

 

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