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BALANÇO 2003 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL(Publicado no Urtiga 159 - novembro / dezembro 2003 - pags. centrais) |
Confira algumas atividades da AIPA, em 2003, e aprenda uma atividade de educação ambiental, ótima para praticar com adolescentes..
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PRÊMIO
SURPRESA DO CONCURSO DA PRIMAVERA
A primeira reação do ituano Lennon Ceccere de Souza, 13 anos, e de sua família, foi de incredulidade ante o convite da artista Maria Célia Bombana, diretora da AIPA e da Officina Del'Arte, empresa nacionalmente conhecida pelas louças e azulejos artísticos que produz. Semanas após a cerimônia de premiação (23/9, em Itu), quando ganhou seu certificado e um prêmio doado por empresa ituana, pelo 1.° lugar na Categoria 6.ª Série do Ensino Fundamental do Concurso da Primavera 2003 - evento anual organizado pela Associação -, ela telefonou a este estudante da Escola Estadual Benê Teixeira da Fonseca Amaral Gurgel, onde é orientado pela professora Matilde. Ofereceu-lhe um curso de capacitação para a carreira artística, gratuito e individual, que seria realizado em aulas semanais na L'Officina Del'Arte. "O nível dos trabalhos neste ano foi excelente", comentou para Urtiga a artista, quando examinou os 72 trabalhos premiados nas 19 categorias deste concurso. Em sua 11.ª edição, o evento bateu vários recordes: 232 estudantes de 34 escolas - situadas em 4 municípios (dos 10 abrangidos no evento) -, participaram dos trabalhos premiados, sob orientação de 50 professores. Realizado em parceria com a Diretoria de Ensino de Itu, ele teve apoio de mais 10 instituições, entre órgãos públicos e privados. Além de expostos temporariamente no Ceunsp (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), os melhores trabalhos estão na exposição virtual do site www.aipa.org.br (seção Concurso da Primavera). Os vencedores do Ensino Médio, Supletivo e Profissionalizante, e os autores das menções honrosas também estão nesta edição do Urtiga. "Fui professora por muitos anos, mas deixei esta carreira para me dedicar integralmente à arte, sobretudo à pintura em louça e azulejos", diz Maria Célia, relatando que o convite a Lennon foi uma reação ao que viu: "Quero dar oportunidade a pelo menos um dos talentosos ganhadores."
HORTAS NAS ESCOLAS
"Atendemos quatro escolas com o programa das Hortas Escolares no primeiro semestre, número ampliado a partir de agosto", conta Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental da AIPA, explicando que a proposta é adequar atividades de educação ambiental - hoje obrigatórias por lei federal - à grade curricular de cada instituição. "Fazemos isso através da orientação à escola que faz o convênio conosco, de tal forma que o projeto ganha características próprias em cada instituição". diz. Ele detalha: "Definimos, com a direção da escola, o espaço para a horta. Quando falta área aberta, dá até para usar caixas. Então, há o preparo do solo com adubação orgânica, e os estudantes são envolvidos, do plantio até a colheita". O principal do programa, diz ele, está nas atividades em sala de aula, com o tema horta. No Colégio Castelinho Pueri Domus, exemplifica, as atividades para 1ª. e 2ª. Série, aproveitaram o conteúdo do livro de ciências.
CADA ESCOLA, UM PROGRAMA
Em julho, a turma da Colônia de Férias discutiu a questão dos resíduos sólidos, assistindo um desenho animado, e depois aproveitando folhas secas em trabalhos artísticos. Com terra nova, nem a falta d'água prejudicou a horta da escola no 2.° semestre: as professoras da manhã reservavam água para a rega da tarde. O bom resultado, transformou-se em deliciosos pratos, em uma oficina de cozinha. Os alunos de 1ª.e 2ª. série produziram composto orgânico, com restos vegetais trazidos de casa, comparando o resultado com um composto "inorgânico", feito de materiais como plástico e vidro.
O tema lixo, virou arte no Dia dos Pais. Cada criança transformou latas de casa em vasos enfeitados, para o plantio de ervas medicinais. Outras latas viraram vasos de flores, usadas para observar a germinação das plantas.
MAIS ATIVIDADES ESCOLARES
O tema horta gerou outros debates, em sala de aula, sobre temas como o desperdício de água e problemas ambientais que o mau hábito de fumar pode gerar (queimadas, poluição do ar, do solo). Lixo orgânico (restos crus de alimentos), colocado num buraco no solo, de um metro cúbico, serviu para fazer adubo orgânico... bem como para discutir a reutilização destes resíduos e o processo de decomposição de diferentes materiais na natureza. No Colégio Almeida Júnior, continua o coordenador, alunos de 2.ª série também fizeram composto orgânico, porém em latas. E as discussões sobre o destino dos resíduos incluiu debates sobre o aterro sanitário x lixões. Uma das atividades mais envolventes, no segundo semestre, foi a visita à Estrada-Parque, para observar a poluição do rio Tietê, desmatamento e quantidade de lixo.
"Além destas escolas, o Colégio Prudente de Moraes, de Salto, decidiu reativar sua horta no 2.° semestre, com assessoria da AIPA. Ajudamos inclusive nas atividades de semeadura, feitas com os alunos da 1.ª à 4.ª série. As professoras participaram do nosso Curso de Capacitação em Horta Orgânica", comenta Mattiuci, destacando alguns eventos em que a AIPA participou: no Colégio Castelinho Pueri Domus, apoiou atividades da Feira de Ciências; na E.E.I. Pinguinho de Gente, a Mostra de Projetos; no Colégio Monteiro Lobato, a Feira do Conhecimento e Tecnologia, e no Almeida Júnior foi jurada de uma gincana ecológica.
CURSOS E TRILHAS
Para aperfeiçoar o curso - que inclui almoço enriquecido por saladas orgânicas da horta, e cofee breaks com chás de ervas colhidas pelos participantes -, a AIPA instituiu uma pesquisa, no final do dia. "Graças a uma crítica, a partir de agosto as turmas foram beneficiadas com a instalação de bancos na horta. Agora, todos ouvem as explicações teóricas, sentados", relata. Ele resume o conteúdo do curso: "Em um único dia, mostramos na prática como escolher o local para os canteiros ou caixas, diferenciar tipos de solo prepará-lo, métodos de semeadura, e todos tratos culturais até o momento da colheita". Há ainda 3 módulos-extra: 1- receitas caseiras para controlar pragas comuns das plantas, 2- como produzir composto orgânico; 3 - propriedades e cultivo de ervas medicinais.
Visitas à AIPA, diz ele, constituem outra atividade aberta ao público, reativada em meados de 2003. "Em 24 de junho, recebemos alunos e professores do Instituto Ser, de Campinas, que atua como escola e clínica para o desenvolvimento socio-profissional de portadores de necessidades especiais. Enquanto 15 estudantes trabalhavam na horta laboratório, outros 15 percorreram a trilha ecológica. Em julho, foi a vez do Grupo de Escoteiros Utu-Guaçu, de Itu. Entre as escolas que realizaram visitas no segundo semestre, estão as estaduais Prof. Rogério Lázaro Toccheton e Prof.ª Ermelinda Silveira Machado. Ajudando a divulgar estas trilhas e cursos, a Tombatur firmou parceria com a AIPA, formando turmas e cuidando do transporte até a sede da Associação (área rural de Itu). A agência foi uma das sete patrocinadoras de um folheto de divulgação das trilhas. Outra parceria das trilhas é a Escola Técnica Agrícola de Itu, que indica alunos do curso de turismo para estágios em monitoria.
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DICA
DE FÉRIAS, DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL TODAS
ATIVIDADES DA TURMA DO CEUNSP, EM 25/10/2003 |
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