DOCUMENTOS | COLETIVO CONSEMA |
![]() |
...................................................................... |
|
|
C
omo agir localmente, defendendo
o ambiente e a população que nele vive, neste mundo globalizado?
Qual estratégia assumir, diante da crise econômica, que torna
mais difícil a obtenção de recursos para desenvolver
projetos que, ao invés de se limitarem aos fins lucrativos buscam
a conscientização ambiental e a recuperação
de áreas degradadas? Este foi o desafio da Associação
Ituana de Proteção Ambiental, que definiu uma nova estratégia
de ação no final de 1998, implantada em 1999.
Cada Programa da Associação foi adaptado à nova realidade. Por exemplo, as mudas do viveiro de árvores brasileiras passaram a ser comercializadas a preços subsidiados, com valores inteiramente revertidos para a manutenção do próprio viveiro, destinando-se uma parcela das árvores aos demais projetos ecológicos da AIPA. A contrapartida da Associação ultrapassa os serviços prestados: a AIPA está incentivando as instituições a encontrarem parceiros locais (podem ser empresas, associações de pais e mestres, ou outros), dispondo-se a divulgar a parceria em todos materiais de apoio ofertados à escola, inclusive através de releases para a imprensa e a Internet. Quanto à área de Comunicação, a grande novidade do ano foi a criação (enfim!) da Home Page da AIPA. Foi viabilizada graças ao esforço de colaboradores e de apoios não em dinheiro, mas em serviços e equipamentos. Hoje, quem clica o endereço www.aipa.org.br encontra dezenas de páginas esmiuçando desde os projetos, até formas de apoiar a Associação: há um formulário para se associar, uma "Vitrine de Produtos", e dicas de como se tornar parceiro da AIPA. Ainda nos anos 80, pouco tempo após a criação da AIPA, uma música cantada pelo grupo Hanói Hanói (que se desfez no início dos anos 90) alertava: "Quanto tempo ainda nos restará, até 2001 entrar no ar?" A virada de século e de milênio para os cristãos (que de fato ocorrerá com a chegada de 2001), símbolo de um novo tempo que está por vir, parecia longe... mas nem tanto. Este novo tempo está aí. Em vez de diminuir, os problemas parecem cada vez maiores, como é o caso da água, a cada dia mais escassa (leia a respeito, artigo do presidente da AIPA). É sobretudo através da ação local que estes problemas terão de ser enfrentados, na busca de soluções viáveis. Para tanto, é fundamental usar a parceria e o apoio de pessoas e organizações que tenham o mesmo objetivo de buscar um mundo melhor. Também devem ser aproveitados os instrumentos globais, que estão à disposição. É aí que entra a Internet, também chamada de Super-Estrada da Informação.
|
Home => Conheça a AIPA => Jornal Urtiga => Índice Urtiga 135 |