URTIGA
EDIÇÕES ANTERIORES
MAIS SOBRE O URTIGA
NOTÍCIAS DA AIPA
DOCUMENTOS COLETIVO CONSEMA

   

AIPA NA SUPER-ESTRADA DA INFORMAÇÃO

(Publicado no Urtiga 135 - nov/dez 1999 - pág. 1)

AIPA na Internet - uma das novidades de 1999 ......................................................................

Editorial do Jornal Urtiga 135
leia e clique aqui para...
mandar sua opinião
 
C omo agir localmente, defendendo o ambiente e a população que nele vive, neste mundo globalizado? Qual estratégia assumir, diante da crise econômica, que torna mais difícil a obtenção de recursos para desenvolver projetos que, ao invés de se limitarem aos fins lucrativos buscam a conscientização ambiental e a recuperação de áreas degradadas? Este foi o desafio da Associação Ituana de Proteção Ambiental, que definiu uma nova estratégia de ação no final de 1998, implantada em 1999.

Cada Programa da Associação foi adaptado à nova realidade. Por exemplo, as mudas do viveiro de árvores brasileiras passaram a ser comercializadas a preços subsidiados, com valores inteiramente revertidos para a manutenção do próprio viveiro, destinando-se uma parcela das árvores aos demais projetos ecológicos da AIPA.

Feira de Ciencias - EEI Castelinho No que se refere à Educação Ambiental, o premiado Projeto Hortas Escolares Sem Agrotóxicos - que está de acordo com a recente Política Nacional de Educação Ambiental - também mudou sua estrutura. As escolas, que recebiam gratuitamente todos os materiais e orientação, passaram a ter de providenciar as ferramentas e insumos, além de contribuir com um valor mínimo, destinado a cobrir pelo menos parcialmente os custos da orientação pedagógica.

A contrapartida da Associação ultrapassa os serviços prestados: a AIPA está incentivando as instituições a encontrarem parceiros locais (podem ser empresas, associações de pais e mestres, ou outros), dispondo-se a divulgar a parceria em todos materiais de apoio ofertados à escola, inclusive através de releases para a imprensa e a Internet.

Arrastão Ecológico Em outras palavras, a AIPA está apostando cada vez mais nas parcerias locais para viabilizar projetos que visam um futuro melhor para a população. É, também, o caso do Projeto Cidade Nova, organizado junto com a Sociedade de Amigos da Cidade de Itu (Saci) e Rotary Club. Este projeto foi lançado durante o II Arrastão Ecológico do Bairro Cidade Nova, em setembro último, contando com apoio de expressivo número de entidades, listadas na última edição do Urtiga. Após participar, em outubro, de reuniões com moradores do bairro e professoras, a AIPA preparou um curso de Capacitação em Horta Orgânica, necessário para a boa continuidade da proposta (clique aqui para ler mais sobre esta atividade).

Viveiro da AIPA - mudas a preço subsidiado Outra parceria que a Associação está estabelecendo - que deve resultar num Encontro no final de janeiro de 2000 (data a confirmar) - é com a Agroecológica, entidade sediada em Botucatu, conhecida pelo trabalho de divulgação e orientação para quem pratica ou quer adotar a agricultura orgânica. A Agroecológica vem buscando - assim como a AIPA - métodos de regenerar florestas nativas que permitam o uso econômico da terra. Pois hoje duas perguntas que agricultores fazem são: a) como recompor uma floresta com árvores nativas, recriando, por exemplo a mata ciliar (que beira e protege os rios)? b) dá para ter um rendimento econômico desta floresta que não poderei derrubar? Existem alternativas e a preocupação é conhecê-las melhor e divulgá-las.

Quanto à área de Comunicação, a grande novidade do ano foi a criação (enfim!) da Home Page da AIPA. Foi viabilizada graças ao esforço de colaboradores e de apoios não em dinheiro, mas em serviços e equipamentos. Hoje, quem clica o endereço www.aipa.org.br encontra dezenas de páginas esmiuçando desde os projetos, até formas de apoiar a Associação: há um formulário para se associar, uma "Vitrine de Produtos", e dicas de como se tornar parceiro da AIPA.

Ainda nos anos 80, pouco tempo após a criação da AIPA, uma música cantada pelo grupo Hanói Hanói (que se desfez no início dos anos 90) alertava: "Quanto tempo ainda nos restará, até 2001 entrar no ar?" A virada de século e de milênio para os cristãos (que de fato ocorrerá com a chegada de 2001), símbolo de um novo tempo que está por vir, parecia longe... mas nem tanto.

Este novo tempo está aí. Em vez de diminuir, os problemas parecem cada vez maiores, como é o caso da água, a cada dia mais escassa (leia a respeito, artigo do presidente da AIPA). É sobretudo através da ação local que estes problemas terão de ser enfrentados, na busca de soluções viáveis. Para tanto, é fundamental usar a parceria e o apoio de pessoas e organizações que tenham o mesmo objetivo de buscar um mundo melhor. Também devem ser aproveitados os instrumentos globais, que estão à disposição. É aí que entra a Internet, também chamada de Super-Estrada da Informação.

E pensar que ainda tem muito por fazer!!!Muitos brasileiros ainda não têm acesso a ela, ou sequer a computadores. Mas trata-se de um veículo que já chega a uma grande parcela de pessoas interessadas em um mundo social e ecologicamente equilibrado. Também atinge os gabinetes dos políticos e os chamados "formadores de opinião", como a imprensa de todo o Planeta. Sem deixar de lado o contato pessoal, os outros meios de comunicação, o "corpo a corpo", a Internet é mais um instrumento para "botar a boca no trombone", divulgando fatos e incentivando a troca de informações, para que entremos no século 21 com melhores perspectivas de que as que temos hoje.


VOLTAR

mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões

inicio desta página
      Home   => Conheça a AIPA   => Jornal Urtiga    => Índice Urtiga 135