URTIGA
EDIÇÕES ANTERIORES
MAIS SOBRE O URTIGA
NOTÍCIAS DA AIPA
DOCUMENTOS COLETIVO CONSEMA
   

NOVIDADES DE EDUCAÇAO AMBIENTAL

(Publicado no Urtiga 137 - março/abril 2000 - pág. 3)

AIPA inaugura sua programação 2000 para as escolas de Itu, no Dia Mundial do Consumidor

 
DIA DO CONSUMIDOR     ATIVIDADES PRÁTICAS    

INSCRIÇÕES ABERTAS     CAPACITAÇÃO EM HORTA ORGÂNICA


associe-se à AIPA e receba o jornal Urtiga em casa
inicio desta página

DIA DO CONSUMIDOR - COMEÇAM AS NOVIDADES




EEI Castelinho: a horta no solo e nos vasos de garrafa Pet
......................................................................





Entrevista a Marcelo Mattiuci,
Coordenador de Educação Ambiental da AIPA
Para mais informações,
e saber como apoiar este programa,
entre em contato com a AIPA
15 de março foi o Dia Mundial do Consumidor. Aproveitando a data, a AIPA lançou uma nova programação de Educação Ambiental em Itu, abordando dois temas correlatos: o consumo e a reciclagem. Para começar, todas escolas ituanas integradas no Projeto Hortas sem Agrotóxicos 2000 foram convidadas a promover uma campanha de coleta de lixo reciclável, isto é, incentivar a coleta de materiais como papel, metais, plástico e vidro que, em vez de jogar fora, poderíamos reutilizar ou reciclar.

Iniciada em três escolas ituanas onde as aulas começaram antes do Carnaval - Sesi/CI, Colégio das Terras e Colégio Integrado Monteiro Lobato - a proposta rapidamente estendeu-se às outras escolas que se integraram ao programa: EEI (Escola de Educação Infantil) Além do Arco-Íris, EEI Castelinho, EEI "Pinguinho de Gente", CI (Centro Infantil) Abriza Demétrio Assaf e CI Criança Feliz.

EEI Além do Arco Iris - trabalhos com materiais coletados pelos alunos Marcelo Mattiuci, Coordenador de Educação Ambiental da Associação, comenta que o primeiro passo foi armazenar os materiais coletados num local da escola que permitisse a observação visual da montanha que se forma, com os materiais reaproveitáveis ou recicláveis trazidos pelos alunos. O passo seguinte foi propor atividades de educação ambiental em sala de aula, usando como matéria prima o que os estudantes trouxeram. "As opções de trabalho são muitas, mas dependem da idade e grau de conhecimento para serem melhor absorvidas. Por exemplo, dá para propor pesquisa sobre os tipos de lixo produzido na escola e fora dela. Crianças menores irão observar, separar materiais recicláveis com ajuda dos professores e desenhar. Já os mais velhos podem debater o uso de embalagens, entre outras sugestões."



associe-se à AIPA e receba o jornal Urtiga em casa

inicio desta página
ATIVIDADES PRÁTICAS




Regador feito de vasilhame Pet - construido e desenhado por criancas do Sesi/CI As atividades práticas fazem parte do planejamento realizado em conjunto com o corpo docente. Na pré-escola, uma das propostas é construir objetos úteis com os materiais coletados; por exemplo regador para a horta, ou vasos para plantar ervas medicinais, usando garrafas de refrigerante. Para os mais velhos, uma ótima idéia é fabricar papel reciclado, que poderá ser usado na confecção dos convites da Feira de Ciências da escola. "No decorrer do semestre, também ensinaremos a fazer composto orgânico a partir de restos de alimento. É um ótimo fertilizante para a horta e vasos de plantas ornamentais", diz Mattiuci, enfatizando que as propostas integram diferentes disciplinas, obedecendo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC e a Lei da Política Nacional de Educação Ambiental, que recomendam a interdiscipinaridade, a multidisciplinaridade e a transdisciplinaridade.

Cada escola adapta as propostas da AIPA de acordo com sua grade curricular. No Sesi/ CI, as crianças receberam tabelas indicando o tempo que determinados produtos levam para se reintegrar na natureza. Se jornais demoram de duas a seis semanas, sacos e copos plásticos podem demorar mais de quatro séculos. E, além de criarem regadores com garrafas Pet, elas desenharam o uso dos regadores na horta. Já no Colégio Terras, uma das atividades dos alunos do 2.º ano de Ensino Médio, foi pesquisar características ambientais do município, inclusive o trecho ituano do Rio Tietê.


associe-se à AIPA e receba o jornal Urtiga em casa

inicio desta página
INSCRIÇÕES ABERTAS




EMEI Abriza Assaf - alunos empolgam-se com a horta Criado em 1991, o Projeto Hortas Escolares Sem Agrotóxicos - que ganhou nova cara no ano 2000, com novas propostas voltadas a estudantes de Pré Escola e Ensino Fundamental - ainda está aberto à inscrição de escolas ituanas.

Mas é preciso saber: a escola deve providenciar os materiais, como sementes, esterco, instrumentos da horta. Também deve cobrir os custos da AIPA para as atividades de orientação, equivalente a seis reais a hora-aula. "Em várias escolas, a Associação dos Pais ou empresas locais têm providenciado este valor. Em muitas, basta uma hora-aula por semana de manhã e outra à tarde, o que soma em torno de R$ 48,00 por mês", diz o coordenador de Educação Ambiental. "Reunimo-nos com a diretora geral do Departamento de Pré Escolas de Itu, Marilda Cortijo Elles, que gostou muito desta proposta, sugerindo que repassássemos a idéia para as Escolas Municipais de Ensino Infantil, Emeis. E convidamos Eliana Aparecida Buzelli, aluna do 5.º semestre do Curso de Biologia do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio e realizar um estágio em Educação Ambiental conosco. Ela apoiará as atividades do Projeto Hortas Escolares Sem Agrotóxicos 2000". Espaço não é problema: na EEI Pinguinho de Gente, horta em floreiras

SERVIÇO
Programa Hortas Escolares sem Agrotóxicos 2000
  • inscrições e informações:
  • e-mail para aipa@aipa.org.br
  • ou telefones
    • (11) 9936.9689 ou (11) 7826.1320 (13 às 16:30h)
    • (11) 887.2423 (8 às 13)
    • ou ainda (11) 7823.0525.

associe-se à AIPA e receba o jornal Urtiga em casa
inicio desta página
CAPACITAÇÃO EM HORTA ORGÂNICA
O segundo Curso da AIPA deste ano, de Capacitação em Horta Orgânica, promovido em 25/3, atraiu dezenas de participantes de Itu, Salto, Indaiatuba e Salto de Pirapora. Entre ituanos, havia professores das Escolas Infantis Castelinho e Pinguinho de Gente, do Sesi/ CI, da Emei Walter Friedrich e estudantes da CEUNSP.

participantes do curso de 25 de março Foi um curso especial onde, além de aprenderem dicas e truques para ter uma horta sem venenos na escola, os participantes percorreram uma trilha ecológica que passa por área rural, o cerrado ituano e uma mata ciliar (que protege o rio, como cílios protegem nossos olhos). Tem mais: numa comemoração pelos 14 anos da entidade, ofereceu-se um desconto especial para todos que têm relação com escolas. Funcionários (professor, professora, ou outra função), estudantes acima de 14 anos, pais de estudantes ganharam 50% de desconto para participar, pagando a metade do custo normal do curso, que é de R$ 10,00.

A procura foi tanta, que a AIPA optou por manter o mesmo desconto para o próximo curso, no último sábado de abril, 29/4. "Temos um número limitado de vagas, para garantir o bom aproveitamento de todos", avisa Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental da Associação, explicando que, em um dia, os participantes aprendem técnicas básicas para implantar uma horta sem usar venenos - da preparação do solo à colheita, com dicas especiais sobre legumes, verduras e chás mais comuns. Ele informa, também, que AIPA não oferece transporte, nem refeição, mas há um local para lanches, que devem ser trazidos pelos participantes.


Participe você também!!!
SERVIÇO
Curso de Capacitação em Horta Orgânica
  • próximas datas: 13/5 e 27/5
  • inscrições e informações:
  • e-mail para aipa@aipa.org.br
  • ou telefones
    • (11) 9936.9689 ou (11) 7826.1320 (13 às 16:30h)
    • (11) 887.2423 (8 às 13)
    • ou ainda (11) 7823.0525.


(clique aqui para ter mais detalhes do Curso de Capacitação em Horta Orgânica da AIPA)

(clique aqui, para entrar na página de Educação Ambiental da AIPA)

VOLTAR

mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões


inicio desta página
      Home   => Conheça a AIPA   => Jornal Urtiga    => Índice Urtiga 137