URTIGA
EDIÇÕES ANTERIORES
MAIS SOBRE O URTIGA
NOTÍCIAS DA AIPA
DOCUMENTOS COLETIVO CONSEMA
   

BATE PAPO - AIPA - 15 ANOS

vamos comemorar, protegendo o meio ambiente?
(Comentário publicado no Urtiga 142 - janeiro/fevereiro 2001 - pág. 2)

Desenho de Hilde, 1988, para o Urtiga - adapt. Dian Storch

Depoimento de Juljan Czapski - presidente da AIPA

envie seu comentário

 

AIPA - 15 ANOS

"Estive em 3 de fevereiro, pela manhã, com o prefeito Lázaro Piunti, num dos eventos em que se comemorou mais um aniversário do município de Itu e que marcou o início da recuperação da Área de Proteção Ambiental Cidade Nova I. Nesta ocasião, foram plantadas mil mudas de árvores nativas, parte das quais, doadas pela Aipa.

O senhor prefeito lembrou que exatamente há 15 anos, durante seu segundo mandato, nós o procuramos e que foi a partir daquele encontro que nasceu a Aipa (Associação Ituana de Proteção Ambiental), e, logo em seguida, uma das primeiras áreas de proteção ambiental municipais do país, a APA Itu Varejão Taquaral.

Naquela época, traçamos nossas metas:

* Conservar e melhorar, na medida do possível, o ecossistema da APA, estabelecida num raro trecho de cerrado do interior paulista.

* Educação Ambiental, com alvo principal nos jovens.

* Informações ambientais, voltadas, sobretudo à população local.

* Recuperação de áreas devastadas, começando pela produção de mudas de árvores nativas, para distribuição.

Para cumprimos com nossos objetivos, começamos no campo da educação ambiental, oferecendo palestras para diferentes públicos. Em 1993, pudemos instalar o projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos nas escolas ituanas, que foi escolhido, em 1997, como referéncia nacional de educação ambiental pelo MEC, por se encaixar perfeitamente no conceito de interdisciplinaridade e multidisciplinaridade preconizados pelo governo federal.

Na área de comunicação, iniciamos este jornal Urtiga em 1987, que circula até hoje na forma impressa, atingindo do Oiapoque ao Chuí, como prova a correspondéncia recebida. Este jornal hoje também está disponível na Internet, no site da AIPA (www.aipa.org.br), criado em 1999.

Durante trés anos, também produzimos o RedeAIPA de Informações Ambientais, com apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente, que se tornou um modelo de agéncia de informações ambientais para outras ONGs do país. Nosso livro, Pequeno Guia do Ecologista Amador, foi várias vezes reeditado, atingindo tiragem superior a 50 mil exemplares. Esperamos conseguir o mesmo sucesso com nova publicação que planejamos publicar em 2001, o Educação Ambiental para o Ensino de Educação Infantil - Hortas Escolares sem Agrotóxicos.

Implantamos um viveiro de mudas nativas, no início dos anos 90, que já distribuiu mais de um milhão de mudas na região. A distribuição continua, como ocorreu neste evento de Cidade Nova I, em 3 de fevereiro.

Quando iniciamos nosso trabalho, na década de 1980, promovemos um inventário da fauna e flora da APA Itu bairros Varejão-Taquaral, que descobriu dados interessantíssimos, como a presença de mais de cem espécies de animais vertebrados. Hoje, a volta do canto das seriemas, em determinadas épocas do na, é um dos sinais de que o número de animais nativos voltou a crescer. Mas, infelizmente, ainda não conseguimos obter patrocínio para realizar novo inventário, desta vez contando também com participação de instituições universitárias da região. Seria importante para a Ciéncia e para a região, acompanhar a evolução da área, nos últimos 15 anos.

Também infelizmente, na área dos recursos hídricos, os resultados foram negativos. A área de proteção ambiental foi diminuída, em vez de expandida, para incluir as principais nascentes da bacia do Ribeirão São Miguel, fonte de abastecimento de água da região de Cidade Nova. Houve nascentes assoreadas ("entupidas"), e o volume de água diminuiu.

Apesar deste problema, podemos afirmar que os primeiros 15 anos de Aipa foram um sucesso. E que nenhum dos avanços teria sido possível sem a colaboração de todos aqueles que compuseram a diretoria da associação, dos que atuaram como colaboradores durante todo este tempo, dos que foram parceiros diretos nas atividades, e de todos aqueles que patrocinaram projetos ou ações específicas.

Tivemos a ajuda de empresas locais, em termos de materiais e apoio institucional a eventos, bem como do Unibanco Ecologia, durante dez anos, da União Européia e Lateinamerika Zentrum, durante 5 anos. Órgãos municipais e instituições de ensino em Itu foram nossos parceiros, sobretudo nas atividades de Educação Ambiental, sendo que a lista de amigos da Aipa seria grande demais, para este espaço limitado. Estes apoios continuam necessários, para viabilizar a continuidade de projetos em andamento, ou de novos sonhos.

Uma associação só é bem sucedida com o envolvimento de muitos, defendendo causas que visem o bem comum, como é o caso do meio ambiente e da qualidade de vida. É assim que esperamos continuar."

Juljan Czapski
Presidente da AIPA

clique aqui para ler o editorial, sobre o mesmo tema

Clique aqui para acessar a seção Ecos, com outros detalhes sobre os 15 anos da AIPA


VOLTAR


mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões


inicio desta página
      Home   => Conheça a AIPA   => Jornal Urtiga    => Índice Urtiga 142