DOCUMENTOS COLETIVO CONSEMA

 




ATIVIDADES NOTA 10, EM ITU

(Publicado no Urtiga 147 - novembro/dezembro 2001 - pág. 3)

 
Mais de que produzir alimentos gostosos e saudáveis, uma horta orgânica na escola torna as aulas mais gostosas, e cheias de informações importantes.
Confira!!!


ESPECIALIDADE: ENSINO INFANTIL

HORTA FUNDAMENTAL 

COMO PARTICIPAR DO PROGRAMA 



associe-se à AIPA e receba o jornal Urtiga em casa
inicio desta página
A ação de Educação Ambiental proposta pela AIPA para escolas da região de Itu é desenvolvida a partir de uma horta , que pode ser montada em qualquer espaço (até em caixas plásticas), com adubação natural, técnicas ecológicas para o equilíbrio do solo (como consorciação de espécies), sem uso de agrotóxicos mas com muita participação de crianças e adultos.

Indo além da simples produção dos alimentos, a proposta envolve um trabalho educacional usando como temas hortaliças, chás e mudas de árvores. Confira, através das atividades desenvolvidas em escolas de Itu e Salto no segundo semestre de 2001, descritas por Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental da associação:

inicio desta página


ESPECIALIDADE: ENSINO INFANTIL

alunos da EEI Arco Iris, em 2000Algumas das escolas atendidas pela AIPA são especializadas em Educação Infantil. É o caso da E.E.I. Além do Arco-Íris, de Itu, onde crianças transformaram a horta em fonte de aprendizado mais gostoso.

Neste segundo semestre, várias hortaliças foram cultivadas e muito bem cuidadas: alface, cebolinha, rabanete, cenoura, rúcula, couve. Também foram plantados chás, como hortelã, e flores.

A tradicional experiência do feijão, na qual feijões são dispostos sobre algodão molhado, observando-se todas fases do desenvolvimento da planta, foi o maior sucesso. "Aproveitamos para aprofundar o assunto raiz", diz Marcelo Mattiuci, da AIPA, acrescentando que no Dia da Árvore (setembro) cada criança levou uma muda de cravo para casa, cultivada por ela.

 

Já a E.E.I. Castelinho, desenvolveu atividades diferentes em cada uma de suas unidades, em Itu. Na Castelinho I (R. Santa Rita) as hortaliças não se desenvolveram bem. A saída foi dar mais destaque aos chás. Já na Castelinho II (R. do Patrocínio) a horta produziu diferentes hortaliças, como chicória, rúcula, rabanete, salsa, cebolinha e cebola. Também foi possível cultivar o milho.

Variadas foram as atividades didáticas em sala de aula, com o tema horta. A ponto das crianças optarem por preparar uma dramatização da formação da horta, programada para os últimos dias de novembro, como evento de encerramento do ano letivo.

inicio desta página


MAIS ENSINO INFANTIL

Na E.E.I. Pinguinho de Gente todas atividades dos alunos do Jardim II (manhã e tarde), da Profa. Valéria, usaram plantas como tema: foram montadas experiências, cartazes mostrando os diversos tipos de folhas e sementes, além de se fazerem desenhos, fotos, etc. Até os pais foram envolvidos, enviando material de apoio para a escola.

  Visita à AIPA e mostra da EEI Pinguinho de Gente

Em 25 de setembro, comemorando o mês da árvore, os alunos dos dois períodos visitaram a sede da AIPA para conhecer mais sobre o cultivo de árovres, hortaliças e chás. Em 6 de novembro, a excursão foi para a Exposição de Práticas Agrícolas da Fazenda Maeda, onde observaram o cultivo de hortaliças, as flores e frutos.

Quatro dias depois, 10/11, foi a vez dos alunos receberem visitas: eles montaram a Mostra de Projetos, aberta à toda comunidade. Cada classe trabalhou um tema específico.

Os alunos da Profa. Carminha (pré), que passaram o semestre estudando Animais Selvagens, aproveitaram a data para convidar o soldado Marshal, da Polícia Florestal, que ministrou palestra sobre o tema. Ele trouxe exemplares de animais empalhados, armadilhas e amostras de palmito clandestinas, apresentados aos visitantes do evento.

A mostra foi enriquecida com mudas de árvores nativas, ervas medicinais e flores, doadas pela AIPA. Parte serviu para plantio posterior na própria escola. O resto foi doado a quem tivesse espaço para o plantio.

inicio desta página


HORTA FUNDAMENTAL

O Colégio Integrado Monteiro Lobato desenvolve o trabalho de educação ambiental para o ensino infantil e fundamental. Como tem bom espaço para a horta, cada classe de Educação Infantil ficou responsável por um canteiro, desde o preparo do solo, até a colheita de alface, almeirão, espinafre, rúcula, salsa e cebolinha.

Mostra da CI Monteiro LobatoParte das hortaliças colhidas foi preparada e consumida na própria escola. Mas as crianças também levaram verduras para casa. Uma das classes plantou milho, uma vez que a professora estava trabalhando o tema sítio. O plano foi tê-lo pronto para colheita no final do período letivo.

Também os alunos do Ensino Fundamental se envolveram com a horta, que se desenvolveu muito bem. Eles levaram toda a colheita para casa. Só tiveram azar com o milho, semeado antes das férias de julho, que sofreu com a seca.

Em 28 de setembro, dia da Feira de Ciências e Tecnologia da escola (Fecitec), os estudantes de 2.ª Série apresentaram um trabalho sobre as partes das plantas: sementes, raiz, folhas, flores e frutos. A AIPA doou algumas mudas de árvores nativas e de chás, e emprestou caixas de temperos e chás para a mostra.

No Colégio Terras, também em Itu, alunos de Educação Infantil cultivaram e colheram diversas hortaliças: alface, rabanete, salsa, cebolinha, espinafre e cenoura. Também plantaram o milho.

Igualmente aqui o entusiasmo foi grande: encerrando as atividades do ano, a turma preparou uma dramatização da formação da horta, especialmente para a reunião de pais. Toda festa de encerramento do ano letivo, aliás, teve como base a horta, seus bichinhos (joaninha, pulgão, etc), e as flores.

Muitas atividades no Colégio TerrasTambém os estudantes do Ensino Fundamental participaram do projeto horta, cuidando dela em todas as fases, o que rendeu uma boa colheita. Entre as atividades paralelas, os alunos da 1.ª Série montaram um minhocário, demonstrando como a minhoca vive, o que come, os benefícios que traz.

Os de 3a. série aprenderam a fazer composto orgânico caseiro em buraco na terra, lata de 20 litros e latas de alimentos. Em 27 de outubro, o grupo fez uma visita diferente ao Plaza Shopping: foi assistir palestra sobre educação ambiental do soldado Marshal, da Polícia Florestal.

Os alunos das 4as. Séries tiveram uma aula sobre formação da horta e participaram - assim como todas outras classes (do Mini Maternal ao Ensino Médio) - da 3a. Mostra de Projetos, em 19 de outubro. Nesta mostra, as turmas de 2.ª Série apresentaram trabalhos sobre plantas, baseados em experiências realizadas em sala de aula, ou na própria horta. Estas classes chegaram a visitar uma propriedade rural que trabalha com hidroponia e exibição a Semana de Agricultura Orgânica, promovida na escola agrícola, em Itu (ETE Martinho di Ciero).

inicio desta página


MAIS ATIVIDADES

No Colégio Almeida Júnior a horta passou por uma boa reforma. Os alunos puderam cultivar mais hortaliças e, com a colheita, preparar receitas aprendidas na oficina de cozinha.

Em sala de aula, as turmas de 1a. e 2a. séries gostaram das experiências sobre as plantas, a ponto de trazerem de casa sementes, caroços de abacate, cenoura, etc para estas atividades.

  Homem de lixo e debate no Escologia

Em 26 e 27 de outubro aconteceu a Escologia - 1a Expo-Educativa 2001, abordando o problema do lixo, em fotos vídeos e outros trabalhos, criados pelos alunos. Eis alguns temas: "Sítios Arqueológicos", "Aproveitamento total de alimentos", "Lixo: onde está o responsável?", "Somos o lixo que produzimos, geramos e consumimos", "O olhar do catador de lixo", "Produção de energia a partir da biomassa", "Lixo cultural".

Também no Colégio Prudente de Moraes, de Salto, a horta se desenvolveu super-bem, permitindo boa colheita de hortaliças. Uma parte, os alunos levaram para casa. Também houve o plantio de milho e a montagem de um minhocário, que inspirou muita conversa sobre a vida e as utilidades da minhoca para a fertilização do solo. Parte dos trabalhos foram apresentados na Feira de Ciências da escola, em 28 de setembro.

"Temos um tema geral - a horta orgânica - mas as atividades didáticas são adaptadas de acordo com a grade curricular de cada escola, para atender a Lei Nacional de Educação Ambiental e as expectativas da instituição de ensino", finaliza Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental. inicio desta página



associe-se à AIPA e receba o jornal Urtiga em casa

ATENÇÃO

As inscrições para o Projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos 2002 já podem ser feitas.
Escolas que quiserem reservar sua vaga no programa, ou apenas conhecer melhor o projeto, poderão entrar em contato com Marcelo Mattiuci pelo telefone: (11) 4026-1320 (à tarde).


ATIVIDADE PRÁTICA
FAÇA ADUBO ORGÂNICO USANDO O QUE SERIA LIXO

inicio desta página

mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões

voltar



inicio desta página
      Home   => Conheça a AIPA   => Jornal Urtiga    => Índice Urtiga 147