DOCUMENTOS | COLETIVO CONSEMA |
Mais
de que produzir alimentos gostosos e saudáveis, uma horta orgânica
na escola torna as aulas mais gostosas, e cheias de informações
importantes.
Confira!!! |
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A
ação
de Educação Ambiental proposta pela AIPA para escolas da
região de Itu é desenvolvida a partir de uma horta , que
pode ser montada em qualquer espaço (até em caixas plásticas),
com adubação natural, técnicas ecológicas
para o equilíbrio do solo (como consorciação de espécies),
sem uso de agrotóxicos mas com muita participação
de crianças e adultos.
Indo além da simples produção dos alimentos, a proposta envolve um trabalho educacional usando como temas hortaliças, chás e mudas de árvores. Confira, através das atividades desenvolvidas em escolas de Itu e Salto no segundo semestre de 2001, descritas por Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental da associação:
ESPECIALIDADE: ENSINO INFANTIL Neste segundo semestre, várias hortaliças foram cultivadas e muito bem cuidadas: alface, cebolinha, rabanete, cenoura, rúcula, couve. Também foram plantados chás, como hortelã, e flores. A tradicional experiência do feijão, na qual feijões são dispostos sobre algodão molhado, observando-se todas fases do desenvolvimento da planta, foi o maior sucesso. "Aproveitamos para aprofundar o assunto raiz", diz Marcelo Mattiuci, da AIPA, acrescentando que no Dia da Árvore (setembro) cada criança levou uma muda de cravo para casa, cultivada por ela.
Já a E.E.I. Castelinho, desenvolveu atividades diferentes
em cada uma de suas unidades, em Itu. Na Castelinho I (R. Santa Rita)
as hortaliças não se desenvolveram bem. A saída
foi dar mais destaque aos chás. Já na Castelinho II (R.
do Patrocínio) a horta produziu diferentes hortaliças,
como chicória, rúcula, rabanete, salsa, cebolinha e cebola.
Também foi possível cultivar o milho.
Variadas foram as atividades didáticas em sala de aula, com
o tema horta. A ponto das crianças optarem por preparar uma dramatização
da formação da horta, programada para os últimos
dias de novembro, como evento de encerramento do ano letivo.
MAIS ENSINO INFANTIL
Em 25 de setembro, comemorando o mês da árvore, os alunos
dos dois períodos visitaram a sede da AIPA para conhecer mais
sobre o cultivo de árovres, hortaliças e chás.
Em 6 de novembro, a excursão foi para a Exposição
de Práticas Agrícolas da Fazenda Maeda, onde observaram
o cultivo de hortaliças, as flores e frutos.
Quatro dias depois, 10/11, foi a vez dos alunos receberem visitas:
eles montaram a Mostra de Projetos, aberta à toda comunidade.
Cada classe trabalhou um tema específico.
Os alunos da Profa. Carminha (pré), que passaram o semestre
estudando Animais Selvagens, aproveitaram a data para convidar o soldado
Marshal, da Polícia Florestal, que ministrou palestra sobre o
tema. Ele trouxe exemplares de animais empalhados, armadilhas e amostras
de palmito clandestinas, apresentados aos visitantes do evento.
A mostra foi enriquecida com mudas de árvores nativas, ervas
medicinais e flores, doadas pela AIPA. Parte serviu para plantio posterior
na própria escola. O resto foi doado a quem tivesse espaço
para o plantio.
HORTA FUNDAMENTAL Também os alunos do Ensino Fundamental se envolveram com a horta, que se desenvolveu muito bem. Eles levaram toda a colheita para casa. Só tiveram azar com o milho, semeado antes das férias de julho, que sofreu com a seca. Em 28 de setembro, dia da Feira de Ciências e Tecnologia da escola (Fecitec), os estudantes de 2.ª Série apresentaram um trabalho sobre as partes das plantas: sementes, raiz, folhas, flores e frutos. A AIPA doou algumas mudas de árvores nativas e de chás, e emprestou caixas de temperos e chás para a mostra. No Colégio Terras, também em Itu, alunos de Educação Infantil cultivaram e colheram diversas hortaliças: alface, rabanete, salsa, cebolinha, espinafre e cenoura. Também plantaram o milho. Igualmente aqui o entusiasmo foi grande: encerrando as atividades do ano, a turma preparou uma dramatização da formação da horta, especialmente para a reunião de pais. Toda festa de encerramento do ano letivo, aliás, teve como base a horta, seus bichinhos (joaninha, pulgão, etc), e as flores. Os de 3a. série aprenderam a fazer composto orgânico caseiro em buraco na terra, lata de 20 litros e latas de alimentos. Em 27 de outubro, o grupo fez uma visita diferente ao Plaza Shopping: foi assistir palestra sobre educação ambiental do soldado Marshal, da Polícia Florestal. Os alunos das 4as. Séries tiveram uma aula sobre formação da horta e participaram - assim como todas outras classes (do Mini Maternal ao Ensino Médio) - da 3a. Mostra de Projetos, em 19 de outubro. Nesta mostra, as turmas de 2.ª Série apresentaram trabalhos sobre plantas, baseados em experiências realizadas em sala de aula, ou na própria horta. Estas classes chegaram a visitar uma propriedade rural que trabalha com hidroponia e exibição a Semana de Agricultura Orgânica, promovida na escola agrícola, em Itu (ETE Martinho di Ciero). MAIS ATIVIDADESEm sala de aula, as turmas de 1a. e 2a. séries gostaram das experiências sobre as plantas, a ponto de trazerem de casa sementes, caroços de abacate, cenoura, etc para estas atividades.
Em 26 e 27 de outubro aconteceu a Escologia - 1a
Expo-Educativa 2001, abordando o problema do lixo, em fotos vídeos
e outros trabalhos, criados pelos alunos. Eis alguns temas: "Sítios
Arqueológicos", "Aproveitamento total de alimentos",
"Lixo: onde está o responsável?", "Somos
o lixo que produzimos, geramos e consumimos", "O olhar do
catador de lixo", "Produção de energia a partir
da biomassa", "Lixo cultural".
Também no Colégio Prudente de Moraes, de Salto,
a horta se desenvolveu super-bem, permitindo boa colheita de hortaliças.
Uma parte, os alunos levaram para casa. Também houve o plantio
de milho e a montagem de um minhocário, que inspirou muita conversa
sobre a vida e as utilidades da minhoca para a fertilização
do solo. Parte dos trabalhos foram apresentados na Feira de Ciências
da escola, em 28 de setembro.
"Temos um tema
geral - a horta orgânica - mas as atividades didáticas
são adaptadas de acordo com a grade curricular de cada escola,
para atender a Lei Nacional de Educação Ambiental e as
expectativas da instituição de ensino", finaliza
Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental.
ATIVIDADE
PRÁTICA |
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