URTIGA
EDIÇÕES ANTERIORES
MAIS SOBRE O URTIGA
NOTÍCIAS DA AIPA
DOCUMENTOS COLETIVO CONSEMA

 

 

CAMPANHAS PELA REDUÇÃO, REUSO E RECICLAGEM DO LIXO

(Publicado no URTIGA 163 - julho/agosto 2004- pags. centrais)

 



Escolas e grupos de Terceira Idade podem ganhar prêmios no Concurso da Primavera 2004, com idéias para campanhas educativas.

HISTÓRIA DE UMA CAMPANHA VITORIOSA

COMO FAZER

CONFIRA O REGULAMENTO DO CONCURSO

 

 

filie-se à AIPA e receba o Urtiga em casa inicio desta página


UMA CAMPANHA VITORIOSA

Na década de 1980, quando a caça às baleias era permitida em mares brasileiros, ambientalistas criaram uma campanha, usando pouquíssimos recursos e muita criatividade, para sensibilizar a população e os políticos, em defesa destes animais.

Em grandes cidades, começaram a se ver pequenos e simpáticos logotipos com o perfil do mamífero aquático e o slogan: "Salve as baleias", ou então: "Extinção é para sempre".

Cartilhas e folhetos explicativos, literatura de cordel (livretos poéticos), tudo o que a criatividade permitisse, serviu para informar não só sobre a ameaça aos cetáceos (no Brasil causada por uma única empresa, que caçava e exportava a carne das baleias), como mostrando que cada um poderia se engajar para mudar a lei, e salvar as amigas baleias.

No dia da votação, ambientalistas levaram uma "baleia gigante" (enorme boneco-baleia, inflável) ao Congresso Nacional, em Brasília. Isto gerou imagens para todos programas jornalísticos, que destacaram o tema. Deu certo. A caça aos cetáceos foi proibida no país.

Este é um exemplo de campanha eficiente com tema ecológico. Como se vê, dá para usar vários instrumentos - elaboração de cartazes, frases chamativas (slogans), materiais impressos, promoção de eventos, divulgação para mídia, anúncios em rádios e TVs, camisetas e outros objetos estampados com símbolos e slogans...

filie-se à AIPA e receba o Urtiga em casa inicio desta página


COMO FAZER

 
Logotipo do Programa AIPA-Recicla

Conscientizar para um problema e engajar a comunidade para a solução. Quem prepara a campanha, precisa estudar bem o assunto, para conseguir apresentar o problema de forma clara, atrativa e resumida, sempre que possível já indicando como cada um pode atuar, para chegar à solução desejada.

Criar uma campanha com o tema "Lixo- Redução, Reuso, Reciclagem" é o desafio do Concurso da Primavera 2004. A proposta é usar apenas dois instrumentos: Cartazes (que podem ter slogans) e folders explicativos (veja a explicação, logo abaixo).

A expectativa é aproveitar as boas idéias que surgirem nos trabalhos dos concorrentes, para inspirar cidadãos da região, e de todo país. Os melhores trabalhos serão publicados na Internet (site da AIPA, que já contém o regulamento do Concurso). E, o primeiro lugar em cada categoria será divulgado neste Urtiga, sempre com destaque para os autores. Que também receberão certificados, e prêmios doados por empresas da região...

Neste 2004, mais uma novidade: o Concurso abre as portas para Grupos de Terceira Idade, que constituem uma categoria especial. Confira os detalhes, no regulamento. E participe!


filie-se à AIPA e receba o Urtiga em casa

 

FOLDER, NESTE CONCURSO

Para as categorias em que se pede um folder: imagine um folheto sobre um balcão, com um texto informativo (e criativo) sobre determinado assunto. Título e conteúdo devem chamar a atenção, para que a pessoa queira guardá-lo. Assim é um folder. No Concurso da Primavera, nas categorias em que se pede um folder explicativo, sugerimos que o texto tenha, no máximo, 30 linhas. Deve ser escrito à mão.

filie-se à AIPA e receba o Urtiga em casa

 

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O REGULAMENTO DO CONCURSO DA PRIMAVERA 2004

 


VOLTAR


mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões

inicio desta página
      Home   => Conheça a AIPA   => Jornal Urtiga    => Índice Urtiga 163