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CAMPANHAS PELA REDUÇÃO, REUSO E RECICLAGEM DO LIXO(Publicado no URTIGA 163 - julho/agosto 2004- pags. centrais) |
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UMA CAMPANHA VITORIOSA Na década de 1980, quando a caça às baleias era permitida em mares brasileiros, ambientalistas criaram uma campanha, usando pouquíssimos recursos e muita criatividade, para sensibilizar a população e os políticos, em defesa destes animais. Em grandes cidades, começaram a se ver pequenos e simpáticos logotipos com o perfil do mamífero aquático e o slogan: "Salve as baleias", ou então: "Extinção é para sempre". Cartilhas e folhetos explicativos, literatura de cordel (livretos poéticos), tudo o que a criatividade permitisse, serviu para informar não só sobre a ameaça aos cetáceos (no Brasil causada por uma única empresa, que caçava e exportava a carne das baleias), como mostrando que cada um poderia se engajar para mudar a lei, e salvar as amigas baleias. No dia da votação, ambientalistas levaram uma "baleia gigante" (enorme boneco-baleia, inflável) ao Congresso Nacional, em Brasília. Isto gerou imagens para todos programas jornalísticos, que destacaram o tema. Deu certo. A caça aos cetáceos foi proibida no país. Este é um exemplo de campanha eficiente com tema ecológico. Como se vê, dá para usar vários instrumentos - elaboração de cartazes, frases chamativas (slogans), materiais impressos, promoção de eventos, divulgação para mídia, anúncios em rádios e TVs, camisetas e outros objetos estampados com símbolos e slogans... COMO FAZER
Conscientizar para um problema e engajar a comunidade para a solução. Quem prepara a campanha, precisa estudar bem o assunto, para conseguir apresentar o problema de forma clara, atrativa e resumida, sempre que possível já indicando como cada um pode atuar, para chegar à solução desejada. Criar uma campanha com o tema "Lixo- Redução, Reuso, Reciclagem" é o desafio do Concurso da Primavera 2004. A proposta é usar apenas dois instrumentos: Cartazes (que podem ter slogans) e folders explicativos (veja a explicação, logo abaixo). A expectativa é aproveitar as boas idéias que surgirem nos trabalhos dos concorrentes, para inspirar cidadãos da região, e de todo país. Os melhores trabalhos serão publicados na Internet (site da AIPA, que já contém o regulamento do Concurso). E, o primeiro lugar em cada categoria será divulgado neste Urtiga, sempre com destaque para os autores. Que também receberão certificados, e prêmios doados por empresas da região... Neste 2004, mais uma novidade: o Concurso abre as portas para Grupos de Terceira Idade, que constituem uma categoria especial. Confira os detalhes, no regulamento. E participe!
FOLDER, NESTE CONCURSO
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