AÇÕES DA AIPA - EA
LEIS DE EA
NO BRASIL
TEXTOS INSPIRADORES
TRATADOS
DICAS
PRÁTICAS
CONCURSO
DA PRIMAVERA
RELATOS

 


CONCURSO DA PRIMAVERA 2004
DÉCIMA SEGUNDA EDIÇÃO!!!

(regulamento publicado no Jornal Urtiga 163 - páginas centrais)


TEMA CENTRAL
“LIXO: REDUÇÃO, REUSO, RECICLAGEM - CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO”
CLIQUE AQUI E CONFIRA A AGENDA DESTE CONCURSO

 

Veja aqui, como participar


apoie e prestigie o Concurso da Primavera


inicio desta página

REGULAMENTO 2004

O Concurso da Primavera chega à décima segunda edição lançando um desafio às escolas, e também aos grupos de Terceira Idade.
“LIXO: REDUÇÃO, REUSO, RECICLAGEM - CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO”
É o tema central do Concurso da Primavera 2004, com sub-temas diferentes para cada categoria (nível de ensino). Verifique abaixo o Regulamento, com detalhamento das datas, sub-temas por categoria, e demais regras
E participe!!!

Do Tema

 Das categorias e Condições de inscrição 

Da premiação
Para ter mais informações
Dicas para fazer o folder
Concursos anteriores - resultados


INSTRUÇÕES GERAIS


DO TEMA:

  • O tema geral do Concurso da Primavera 2004 é: "Lixo: Redução, Reuso e Reciclagem - Campanhas de Conscientização". Para cada nível (Categoria) há um tema específico e uma forma de desenvolvê-lo, sempre tendo em vista a proposta de servir como atividade de Educação Ambiental para quem está preparando o trabalho, e estimular a criação de campanhas que visem a conscientização da população.


=> início regras DAS CATEGORIAS E CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO:

  • Podem concorrer trabalhos (individuais ou de grupos de até 6 pessoas) de estudantes dos níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental (Ciclo I e Ciclo II), Ensino Médio; Curso de Magistério, Suplência I à III do Ensino Supletivo, Apae, Cemada, Senai, Escola Agrícola, bem como grupos de Terceira Idade, que constituem categoria especial do Concurso.
  • Cada instituição participante entregará, no máximo, três trabalhos para cada categoria (nível de ensino, no caso de escolas). Sugere-se que as escolas e os grupos de Terceira Idade promovam a escolha interna dos trabalhos, para a seleção dos três de cada categoria que serão enviados. A instituição que transgredir este item estará desclassificada.
  • Os trabalhos deverão ser entregues entre 01 e 03 de setembro, das 08h00 às 17h00, na sede da Pró-Tur, à R. Paula Souza, 492, Centro, Itu.
  • Cada trabalho deverá ser acompanhado da ficha de identificação, conforme anexo. Esta ficha deve vir preenchida em letra legível.


=> início regras DO JULGAMENTO E EXPOSIÇÃO DOS MELHORES:

  • Os trabalhos enviados pelas escolas e grupos de Terceira Idade serão avaliados por uma Comissão Multidisciplinar, que escolherá os dois de cada Categoria que mais se destacarem por seu conteúdo, forma, de acordo com o nível de ensino (no caso das escolas). Também poderão ser indicadas menções honrosas. A avaliação dos trabalhos observará os dois aspectos pedidos - arte e texto -, e a adequação ao tema da Categoria.
  • Os melhores trabalhos de cada Categoria, escolhidos pela Comissão Multidisciplinar (1.º e 2.º lugares, e menções honrosas), serão expostos no Teatro Budapeste do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp - Bloco II, Rua do Patrocínio, 176, Centro, Itu) entre 14 e 20 de setembro. A mostra poderá ser visitada gratuitamente.


=> início regras DA PREMIAÇÃO:

  • A premiação dos melhores será em 20 de setembro, marcando o início da Primavera, no Teatro Budapeste do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp - Bloco II, Rua do Patrocínio, 176, Centro, Itu), às 14h00.
  • Na ocasião, serão entregues certificados, produzidos em papel reciclado, aos autores dos trabalhos vencedores, bem como às instituições que encaminharam os trabalhos (escolas e grupos de Terceira Idade). Os primeiros e segundos colocados de cada categoria poderão receber prêmios, ofertados por empresas da região.
  • Ainda a título de prêmio, todos trabalhos escolhidos pela Comissão Multidisciplinar serão publicados no site da AIPA (www.aipa.org.br, seção Concurso da Primavera). Os agraciados com primeiro lugar, em cada categoria, também terão seus trabalhos reproduzidos no Jornal Urtiga, da Associação Ituana de Proteção Ambiental.
  • Os candidatos que tiverem trabalhos premiados serão avisados previamente à premiação, pelo telefone constante na ficha de inscrição (horário comercial).


=> início regras DA INICIATIVA:

  • O Concurso da Primavera 2004 é uma realização da AIPA - Associação Ituana de Proteção Ambiental, em parceira com a Diretoria de Ensino de Itu. Tem apoio do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo da Estância Turística de Itu (Pró-Tur), Secretaria de Educação do Município de Itu, das empresas que doam prêmios e das instituições participantes, responsáveis pela pré-seleção.
  • A organização é de responsabilidade da Equipe de Educação Ambiental da AIPA, com apoio da Coordenação de Comunicação da AIPA.


=> início regras PARA MAIS INFORMAÇÕES:

  • O regulamento do Concurso da Primavera 2004, a ficha de inscrição (disponível para download), e notícias sobre seu andamento estarão no site www.aipa.org.br, seção Concurso da Primavera. Lá também podem ser conferidos os trabalhos premiados nos Concursos da Primavera anteriores (desde 1999).
  • Dúvidas poderão ser esclarecidas
    • pelo telefone 4026.1320 ou 4897.7689 (13h30 às 16h30).
    • Ou mandando e-mail para: aipa@aipa.org.br
IMPORTANTE:
  • O prazo para a entrega dos trabalhos encerra-se impreterivelmente na 6.ª feira, 03 de setembro, às 17h00 (horário de funcionamento da sede da Pró-Tur). Não serão aceitos trabalhos após esta data e horário.



  • Durante a exposição e no ato da premiação dos trabalhos, esperamos a participação dos alunos, pais, professores e diretores das escolas, bem como dos concorrentes da Categoria Especial (Terceira Idade) e seus familiares.



Participe!!!



SUB-TEMAS E DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS,
POR NÍVEL DE ENSINO



=> início regulamento

PRIMEIRO GRAU


Educação Infantil / Ensino Fundamental (Ciclos I e II) / APAE / CEMADA
  • Tema: O lixo pode ser prejudicial, por que?
  • Desenvolvimento: Pesquisar quais os bichinhos que podem aparecer, se deixarmos o lixo da casa ou do quintal espalhados.
  • Elaboração: Desenho livre ou outra técnica em artes plásticas (colagem, etc) sobre cartolina (uma cartolina), resultando em cartaz para conscientizar a população.

Terceira série
  • Tema: Qual o "lixo" útil para a horta? -
  • Desenvolvimento: Pesquisar o que sobra na cozinha, na limpeza, ou em pequenos consertos domésticos, que podem ser úteis na horta (incluindo compostagem).
  • Elaboração: Criação de cartaz (uma cartolina) e redação explicativa (até 20 linhas), para a conscientização da população.


Quarta série

  • Tema: O que acontece com o lixo orgânico no seu aproveitamento?
  • Desenvolvimento: Pesquisar como montar um composto orgânico caseiro com sobras de cozinha, folhas de jardim e outros materiais orgânicos do nosso dia-a-dia.
  • Elaboração: Criação de cartaz (uma cartolina) e redação explicativa (até 20 linhas), para demonstrar e divulgar o processo de transformação do composto orgânico.

Quinta série;
  • Tema: Lixo reciclável - estímulo à coleta seletiva.
  • Desenvolvimento: Pesquisar forma do reaproveitamento de materiais.
  • Elaboração: Criar uma campanha educativa com cartaz (uma cartolina) e frases (slogans), para conscientização da população.

Sexta série
  • Tema: Reaproveitamento e reciclagem de resíduos - fonte alternativa de renda.
  • Desenvolvimento: Pesquisar quais as transformações possíveis dos diferentes materiais recicláveis, que, sem isso, iriam para o lixo.
  • Elaboração: Criar uma campanha educativa com cartaz (uma cartolina) e frases (slogans), para conscientização da população.

Sétima série
  • Tema: Reciclagem de resíduos como forma de preservação da natureza.
  • Desenvolvimento: Pesquisar como a reciclagem substitui a matéria-prima inicial (ex: derrubada de matas, uso de água, energia e minérios).
  • Elaboração: Criar uma campanha educativa com cartaz (uma cartolina) e folder explicativo (formato A4, ver explicação ao final), para conscientização da população.

Oitava série
  • Tema: A turma da cooperativa.
  • Desenvolvimento: Pesquisar como a cooperativa de catadores atua e como vivem os cooperados.
  • Elaboração: Criar campanha educativa com cartaz (uma cartolina) e folder explicativo (formato A4, ver explicação ao final), para conscientizar a população.


Participe!!!

=> início regulamento

ENSINO MÉDIO


Primeira série
  • Tema: As empresas que compram e transformam materiais recicláveis.
  • Desenvolvimento: Pesquisar na sua cidade a existência ou a necessidade de empresas que reciclem plástico, papel, vidro ou metais.
  • Elaboração: Criar uma campanha educativa com cartaz (uma cartolina) e folder explicativo (formato A4, ver explicação ao final), para conscientizar a população.

Segunda série
  • Tema: Benefícios da reciclagem de lixo para a cidade.
  • Desenvolvimento: Pesquisar como o reaproveitamento e reciclagem de lixo podem gerar empregos e mudar a sociedade local.
  • Elaboração: Criar uma campanha educativa com cartaz (uma cartolina) e folder explicativo (formato A4, ver explicação ao final), para conscientização da população.

Terceira série
  • Tema: A vida dos catadores de lixo.
  • Desenvolvimento: Pesquisar como vivem os catadores independentes.
  • Elaboração: Criar uma campanha educativa com cartaz (uma cartolina) e folder explicativo (formato A4, ver explicação ao final) sobre esta atividade, para conscientizar a população.

Magistério - Terceira e Quarta séries
  • Tema: Conscientização sobre os 3 R's (Redução, Reuso, Reciclagem).
  • Desenvolvimento e elaboração: Criar uma atividade didático-pedagógica ou lúdica para Ensino Infantil ou Fundamental (Ciclo Básico, Terceira e Quarta séries), relativa ao tema.

    Participe!!!

    => início regulamento

SUPLÊNCIA


Suplência I (1ª a 4ª série)
  • Tema: Como contribuir para a coleta seletiva?
  • Desenvolvimento: Pesquisar por que cada um deve se envolver nesse projeto.
  • Elaboração: Criar uma campanha educativa com cartaz (meia cartolina) e frase (slogan), para conscientização da população.

Suplência II (5ª a 8ª série)
  • Tema: Reciclagem x Aterro sanitário.
  • Desenvolvimento: Pesquisar como a coleta seletiva e reciclagem do lixo contribuem para aumentar a vida útil do aterro sanitário.
  • Elaboração: Criar campanha educativa com cartaz (meia cartolina) e frase (slogan), para conscientização da população.

Suplência III (Ensino Médio)
  • Tema: Doenças geradas pelo lixo.
  • Desenvolvimento: Pesquisar as doenças provocadas pelo contato direto ou indireto com lixo (ex: multiplicação de animais que transmitem doenças, contaminação da água e do solo).
  • Elaboração: Criar campanha educativa com cartaz (meia cartolina) e folder explicativo (formato A4, ver explicação abaixo), para conscientização da população.

    Participe!!!

=> início regulamento

ENSINO PROFISSIONALIZANTE


SENAI
  • Tema: Utilização do lixo industrial.
  • Desenvolvimento: Pesquisar a redução, reaproveitamento e reciclagem de lixo nas indústrias.
  • Elaboração: Criar campanha de conscientização (meia cartolina) e folder explicativo (formato A4, ver explicação abaixo) para incentivar a redução dos resíduos, seu reuso e reciclagem nas indústrias.

ESCOLA AGRÍCOLA:
  • Tema: Reaproveitamento de resíduos orgânicos na agricultura.
  • Desenvolvimento: Pesquisar os materiais orgânicos que podem ser utilizados para produzir composto na agricultura, e forma de utilizá-lo.
  • Elaboração: Criar uma campanha de conscientização (meia cartolina) e folder explicativo (formato A4, ver explicação abaixo) para incentivar o uso de adubo orgânico (proveniente de restos de matéria orgânica e dejetos animais) na agricultura.

.

    Participe!!!

=> início regulamento


CATEGORIA ESPECIAL: GRUPOS DE TERCEIRA IDADE

Escolher e desenvolver um dos temas propostos:

  • Tema 1: Escultura com sucata;
    Desenvolvimento e elaboração: Criar objetos artesanais ou esculturas com resíduos domésticos reaproveitáveis (garrafas pet, latas, papel, e outros), como forma de conscientização da população para a possibilidade de reaproveitar materiais.

  • Tema 2: Memórias do Lixo;
    Desenvolvimento e elaboração: Relatar como era o problema do lixo no passado, quando as pessoas reutilizavam embalagens (exemplo: garrafas de leite), e quando ainda eram raras embalagens descartáveis, como garrafas Pet (25 a 60 linhas).

 

Participe!!!

Para as categorias em que se pede um FOLDER

Imagine um folheto, destes com dobras, sobre um balcão, com um texto informativo (e criativo) sobre determinado assunto. Título e conteúdo devem chamar a atenção, para que a pessoa queira guardá-lo. Assim é um folder.

No Concurso da Primavera, nas categorias em que se pede um folder explicativo, sugerimos que o texto seja feito em folha sulfite (formato A4, com duas dobras), tendo, no máximo, 30 linhas. Deve ser escrito à mão.

Clique aqui para ver mais dicas (matéria Jornal Urtiga 163)

Participe!!!

FICHA DE INSCRIÇÃO
(CLIQUE PARA FAZER DOWNLOAD)

FICHA PARA AS ESCOLAS
FICHA PARA GRUPOS DE TERCEIRA IDADE
REGULAMENTO DO CONCURSO 2004

Participe!!!

=> início regulamento

MAIS INFORMAÇÕES
Tel: (11) 4026.1320 - D. Guenia ou Marcelo
(13:30 às 16:00 horas, 2.ª a 6.ª feira);
E-mail: aipa@aipa.org.b

Veja aqui, como participar

ANOS ANTERIORES


VOLTAR

SEÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL

JORNAL URTIGA 163

apoie e prestigie o Concurso da Primavera


inicio desta página
      Home    Conheça a AIPA    Nossas Árvores/Viveiro     Jornal Urtiga    
      Notícias     Educação Ambiental/Projeto Hortas     Cursos     Visite a AIPA   
Vitrine de Produtos     Associe-se     Parceirizando     Quem faz a AIPA