- O tema geral do Concurso da Primavera
2004 é: "Lixo: Redução, Reuso e Reciclagem - Campanhas de
Conscientização". Para cada nível (Categoria) há um
tema específico e uma forma de desenvolvê-lo, sempre tendo em vista
a proposta de servir como atividade de Educação Ambiental para quem
está preparando o trabalho, e estimular a criação de campanhas
que visem a conscientização da população.

DAS CATEGORIAS
E CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO:
- Podem concorrer trabalhos (individuais
ou de grupos de até 6 pessoas) de estudantes dos níveis: Educação
Infantil, Ensino Fundamental (Ciclo I e Ciclo II), Ensino Médio; Curso
de Magistério, Suplência I à III do Ensino Supletivo, Apae,
Cemada, Senai, Escola Agrícola, bem como grupos de Terceira Idade, que
constituem categoria especial do Concurso.
-
Cada instituição participante entregará, no máximo,
três trabalhos para cada categoria (nível de ensino, no caso de escolas).
Sugere-se que as escolas e os grupos de Terceira Idade promovam a escolha interna
dos trabalhos, para a seleção dos três de cada categoria que
serão enviados. A instituição que transgredir este item estará
desclassificada.
- Os trabalhos
deverão ser entregues entre 01 e 03 de setembro, das 08h00 às 17h00,
na sede da Pró-Tur, à R. Paula Souza, 492, Centro, Itu.
-
Cada trabalho deverá ser acompanhado da ficha de identificação,
conforme anexo. Esta ficha deve vir preenchida em letra legível.

DO JULGAMENTO
E EXPOSIÇÃO DOS MELHORES:
- Os trabalhos
enviados pelas escolas e grupos de Terceira Idade serão avaliados por uma
Comissão Multidisciplinar, que escolherá os dois de cada Categoria
que mais se destacarem por seu conteúdo, forma, de acordo com o nível
de ensino (no caso das escolas). Também poderão ser indicadas menções
honrosas. A avaliação dos trabalhos observará os dois aspectos
pedidos - arte e texto -, e a adequação ao tema da Categoria.
-
Os melhores trabalhos de cada Categoria, escolhidos pela Comissão Multidisciplinar
(1.º e 2.º lugares, e menções honrosas), serão expostos no
Teatro Budapeste do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio
(Ceunsp - Bloco II, Rua do Patrocínio, 176, Centro, Itu) entre 14 e 20
de setembro. A mostra poderá ser visitada gratuitamente.

DA PREMIAÇÃO:
- A premiação dos melhores
será em 20 de setembro, marcando o início da Primavera, no Teatro
Budapeste do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp
- Bloco II, Rua do Patrocínio, 176, Centro, Itu), às 14h00.
-
Na ocasião, serão entregues certificados, produzidos em papel reciclado,
aos autores dos trabalhos vencedores, bem como às instituições
que encaminharam os trabalhos (escolas e grupos de Terceira Idade). Os primeiros
e segundos colocados de cada categoria poderão receber prêmios, ofertados
por empresas da região.
-
Ainda a título de prêmio, todos trabalhos escolhidos pela Comissão
Multidisciplinar serão publicados no site da AIPA (www.aipa.org.br, seção
Concurso da Primavera). Os agraciados com primeiro lugar, em cada categoria, também
terão seus trabalhos reproduzidos no Jornal Urtiga, da Associação
Ituana de Proteção Ambiental.
-
Os candidatos que tiverem trabalhos premiados serão avisados previamente
à premiação, pelo telefone constante na ficha de inscrição
(horário comercial).

DA INICIATIVA:
- O Concurso da Primavera 2004 é
uma realização da AIPA - Associação Ituana de Proteção
Ambiental, em parceira com a Diretoria de Ensino de Itu. Tem apoio do Centro Universitário
Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), Associação Pró-Desenvolvimento
do Turismo da Estância Turística de Itu (Pró-Tur), Secretaria
de Educação do Município de Itu, das empresas que doam prêmios
e das instituições participantes, responsáveis pela pré-seleção.
-
A organização é de responsabilidade da Equipe de Educação
Ambiental da AIPA, com apoio da Coordenação de Comunicação
da AIPA.

PARA MAIS
INFORMAÇÕES:
- O regulamento
do Concurso da Primavera 2004, a ficha de inscrição (disponível
para download), e notícias sobre seu andamento estarão no site www.aipa.org.br,
seção Concurso da Primavera. Lá também podem ser conferidos
os trabalhos premiados nos Concursos da Primavera anteriores (desde 1999).
-
Dúvidas poderão ser esclarecidas
- pelo
telefone 4026.1320 ou 4897.7689 (13h30 às 16h30).
- Ou
mandando e-mail para: aipa@aipa.org.br
IMPORTANTE:
- O
prazo para a entrega dos trabalhos encerra-se impreterivelmente na 6.ª feira,
03 de setembro, às 17h00 (horário de funcionamento da sede da Pró-Tur).
Não serão aceitos trabalhos após esta data e horário.
Durante a exposição e no ato da premiação dos trabalhos,
esperamos a participação dos alunos, pais, professores e diretores
das escolas, bem como dos concorrentes da Categoria Especial (Terceira Idade)
e seus familiares. |
SUB-TEMAS
E DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS, POR NÍVEL DE ENSINO
PRIMEIRO
GRAU
Educação Infantil / Ensino Fundamental (Ciclos I e II) / APAE
/ CEMADA - Tema:
O lixo pode ser prejudicial, por que?
- Desenvolvimento:
Pesquisar quais os bichinhos que podem aparecer, se deixarmos o lixo da casa ou
do quintal espalhados.
- Elaboração:
Desenho livre ou outra técnica em artes plásticas (colagem, etc)
sobre cartolina (uma cartolina), resultando em cartaz para conscientizar a população.
Terceira série - Tema:
Qual o "lixo" útil para a horta? -
- Desenvolvimento:
Pesquisar o que sobra na cozinha, na limpeza, ou em pequenos consertos domésticos,
que podem ser úteis na horta (incluindo compostagem).
- Elaboração:
Criação de cartaz (uma cartolina) e redação explicativa
(até 20 linhas), para a conscientização da população.
Quarta série - Tema:
O que acontece com o lixo orgânico no seu aproveitamento?
- Desenvolvimento:
Pesquisar como montar um composto orgânico caseiro com sobras de cozinha,
folhas de jardim e outros materiais orgânicos do nosso dia-a-dia.
- Elaboração:
Criação de cartaz (uma cartolina) e redação explicativa
(até 20 linhas), para demonstrar e divulgar o processo de transformação
do composto orgânico.
Quinta série; - Tema:
Lixo reciclável - estímulo à coleta seletiva.
- Desenvolvimento:
Pesquisar forma do reaproveitamento de materiais.
- Elaboração:
Criar uma campanha educativa com cartaz (uma cartolina) e frases (slogans), para
conscientização da população.
Sexta série - Tema:
Reaproveitamento e reciclagem de resíduos - fonte alternativa de renda.
- Desenvolvimento: Pesquisar
quais as transformações possíveis dos diferentes materiais
recicláveis, que, sem isso, iriam para o lixo.
- Elaboração:
Criar uma campanha educativa com cartaz (uma cartolina) e frases (slogans), para
conscientização da população.
Sétima série - Tema:
Reciclagem de resíduos como forma de preservação da natureza.
- Desenvolvimento: Pesquisar
como a reciclagem substitui a matéria-prima inicial (ex: derrubada de matas,
uso de água, energia e minérios).
- Elaboração:
Criar uma campanha educativa com cartaz (uma cartolina) e folder explicativo (formato
A4, ver explicação ao final), para conscientização
da população.
Oitava série - Tema:
A turma da cooperativa.
- Desenvolvimento:
Pesquisar como a cooperativa de catadores atua e como vivem os cooperados.
- Elaboração:
Criar campanha educativa com cartaz (uma cartolina) e folder explicativo (formato
A4, ver explicação ao final), para conscientizar a população.

 ENSINO
MÉDIO
Primeira
série - Tema:
As empresas que compram e transformam materiais recicláveis.
- Desenvolvimento:
Pesquisar na sua cidade a existência ou a necessidade de empresas que reciclem
plástico, papel, vidro ou metais.
- Elaboração:
Criar uma campanha educativa com cartaz (uma cartolina) e folder explicativo (formato
A4, ver explicação ao final), para conscientizar a população.
Segunda série - Tema:
Benefícios da reciclagem de lixo para a cidade.
- Desenvolvimento:
Pesquisar como o reaproveitamento e reciclagem de lixo podem gerar empregos e
mudar a sociedade local.
- Elaboração:
Criar uma campanha educativa com cartaz (uma cartolina) e folder explicativo (formato
A4, ver explicação ao final), para conscientização
da população.
Terceira série - Tema:
A vida dos catadores de lixo.
- Desenvolvimento:
Pesquisar como vivem os catadores independentes.
- Elaboração:
Criar uma campanha educativa com cartaz (uma cartolina) e folder explicativo (formato
A4, ver explicação ao final) sobre esta atividade, para conscientizar
a população.
Magistério - Terceira e Quarta séries
- Tema: Conscientização
sobre os 3 R's (Redução, Reuso, Reciclagem).
- Desenvolvimento
e elaboração: Criar uma atividade didático-pedagógica
ou lúdica para Ensino Infantil ou Fundamental (Ciclo Básico, Terceira
e Quarta séries), relativa ao tema.
SUPLÊNCIA
Suplência I (1ª
a 4ª série) - Tema:
Como contribuir para a coleta seletiva?
- Desenvolvimento:
Pesquisar por que cada um deve se envolver nesse projeto.
- Elaboração:
Criar uma campanha educativa com cartaz (meia cartolina) e frase (slogan), para
conscientização da população.
Suplência
II (5ª a 8ª série) - Tema:
Reciclagem x Aterro sanitário.
- Desenvolvimento:
Pesquisar como a coleta seletiva e reciclagem do lixo contribuem para aumentar
a vida útil do aterro sanitário.
- Elaboração:
Criar campanha educativa com cartaz (meia cartolina) e frase (slogan), para conscientização
da população.
Suplência
III (Ensino Médio) - Tema:
Doenças geradas pelo lixo.
- Desenvolvimento:
Pesquisar as doenças provocadas pelo contato direto ou indireto com lixo
(ex: multiplicação de animais que transmitem doenças, contaminação
da água e do solo).
- Elaboração:
Criar campanha educativa com cartaz (meia cartolina) e folder explicativo (formato
A4, ver explicação abaixo), para conscientização da
população.
ENSINO
PROFISSIONALIZANTE
SENAI - Tema:
Utilização do lixo industrial.
- Desenvolvimento:
Pesquisar a redução, reaproveitamento e reciclagem de lixo nas indústrias.
- Elaboração:
Criar campanha de conscientização (meia cartolina) e folder explicativo
(formato A4, ver explicação abaixo) para incentivar a redução
dos resíduos, seu reuso e reciclagem nas indústrias.
ESCOLA AGRÍCOLA:
- Tema:
Reaproveitamento de resíduos orgânicos na agricultura.
- Desenvolvimento:
Pesquisar os materiais orgânicos que podem ser utilizados para produzir
composto na agricultura, e forma de utilizá-lo.
- Elaboração:
Criar uma campanha de conscientização (meia cartolina) e folder
explicativo (formato A4, ver explicação abaixo) para incentivar
o uso de adubo orgânico (proveniente de restos de matéria orgânica
e dejetos animais) na agricultura.
.
CATEGORIA ESPECIAL: GRUPOS DE TERCEIRA IDADE
Escolher e desenvolver um dos temas propostos:
- Tema 1: Escultura com sucata;
Desenvolvimento e elaboração: Criar objetos artesanais ou esculturas
com resíduos domésticos reaproveitáveis (garrafas pet, latas,
papel, e outros), como forma de conscientização da população
para a possibilidade de reaproveitar materiais.
- Tema
2: Memórias do Lixo;
Desenvolvimento e elaboração: Relatar
como era o problema do lixo no passado, quando as pessoas reutilizavam embalagens
(exemplo: garrafas de leite), e quando ainda eram raras embalagens descartáveis,
como garrafas Pet (25 a 60 linhas).
| Para
as categorias em que se pede um FOLDER
Imagine um folheto, destes com dobras, sobre um balcão, com um texto informativo
(e criativo) sobre determinado assunto. Título e conteúdo devem
chamar a atenção, para que a pessoa queira guardá-lo. Assim
é um folder. No Concurso
da Primavera, nas categorias em que se pede um folder explicativo, sugerimos que
o texto seja feito em folha sulfite (formato A4, com duas dobras), tendo, no máximo,
30 linhas. Deve ser escrito à mão. Clique
aqui para ver mais dicas (matéria Jornal Urtiga 163) |
|