DOCUMENTOS | COLETIVO CONSEMA |
ÁGUA - SEMENTE DA VIDA(Publicado no URTIGA 166 - janeiro/março 2005 - pág. 7) |
Eis uma experiência simples, do Programa Hortas Escolares sem Agrotóxicos da AIPA, que demonstra para crianças como água é essencial à vida. Pegue dois vasos com plantas iguais. Um deles, regue do jeito certo: início da manhã ou fim de tarde, sem "empoçar", com carinho. Deixe seco o segundo. Ambos devem receber luz, pelo menos 5 horas por dia. Observem. A planta do vaso que ganha água na medida certa se desenvolve. A outra morrerá.
Há muita água em na nossa cidade? De onde vem? Para onde vai, ao ir das torneiras para o ralo? Após debater essas perguntas, dá para preparar uma 'excursão urbana'. Basta uma volta ao quarteirão, observar como as pessoas usam a água e entrevistar algumas, anotando nome, idade, se estuda ou trabalha, e as respostas. As questões devem ser simples: Sabe de onde vem a água que chega às suas torneiras? Para onde vai? Sofre com falta d'água? Quando não falta, toma banhos demorados? "Varre o quintal, com esguicho"?, Enquanto escova dentes, fecha a torneira? Se as respostas revelarem desperdício, que tal criar cartazes e montar uma exposição na escola? Famílias e comunidade podem ser convidadas para visitá-la.
Água dissolve muitas substâncias, e muda com isso. Para checar, basta 4 copos com água. No primeiro, coloque uma colher de sal. No segundo, um pouco de terra. No terceiro, óleo. Deixe o último só com água potável. Óleo não é solúvel em água, todos verão. Terra se mistura, e a água fica turva ("suja"). O sal some no líquido, mas basta experimentar, para sentir o gosto salgado. A discussão do experimento pode gerar explicações sobre poluição, processos de purificação (tratamento), importância de preservá-la limpa, sem desperdiçar. Que tal programar uma visita à Estação de Tratamento de Água, depois disso? E ao poluído rio Tietê, para ver os efeitos da poluição nos rios de nossa região? (fonte: Projeto Hortas Escolares sem Agrotóxicos) |
Clique na imagem para mandar
seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões
Mais dicas de Educação Ambiental da AIPA
Home => Conheça a AIPA => Jornal Urtiga => Índice Urtiga 166 |