URTIGA
EDIÇÕES ANTERIORES
MAIS SOBRE O URTIGA
NOTÍCIAS DA AIPA
DOCUMENTOS COLETIVO CONSEMA



TEMPO DE BALÕES ECOLÓGICOS

(Publicado no URTIGA 167 - abril/junho 2005 - pág. 7)



Junho é tempo de pipoca, quentão e...muitos balões. O céu fica cheio daqueles pontos luminosos. Mas, aqui embaixo o resultado é triste: fogo que incendeia matas, casas, mata animais. Porque a maioria quer ver balões, há mais de 20 anos, o ecologista Ernesto Zwarg criou um balão ecológico, que usa gás hélio, em vez de fogo para voar. Que tal ex-perimentar a receita?


PESQUISANDO E CR4IANDO (CAMPANHA)
MAIS DICAS DA AIPA

AIPA - vale à pena conhecer, participar, apoiar

inicio desta página

ATIVIDADE 1
COMO FAZER UM BALÃO ECOLÓGICO

O primeiro passo é reunir a turma, para construir o balão. Use o mesmo papel de seda, colando as folhas bem direitinho, sem deixar buracos. Mas deixe a boca bem larga.

Agora os ingredientes principais. Compre várias bexigas e uma pequena lanterna à pilha. Se preferir, use várias lâmpadas e pilhas pequenas. E o prin-cipal: um botijão de gás hélio. Ele é bem caro, mas é o único gás que não pega fogo e rende: um botijão de 5 litros enche pelo menos cem balões. Se a idéia é fazer só um balão, dá para chamar um animador de festas infantis que tenha o gás: ele encherá as bexigas. Senão. como a validade deste gás é indeterminada, pode-se reunir um grupo e comprar um bo-tijão em conjunto, ou tentar patrocínio para a compra. Aí, usa-se o necessário, guardando o resto em lugar fresco e seguro.

O resto é simples. Aproveitando o bocal largo, coloque a primeira bexiga dentro do balão, encha com o gás hélio e amarre. Vá repetindo a operação até que o balão fique lotado. Mas ainda não é hora dele voar. Se for à noite, pegue as lâmpadas e dê o to-que final. Acenda e prenda na boca do balão. Assim, ele será um ponto lu-minoso. Também dá para promover a criatividade, inventando formatos diferentes para o balão. Recorte formas animais em garrafas pet, isopor, ou papel alumínio, e pendure nele.

 

AIPA - vale à pena conhecer, participar, apoiar

inicio desta página ATIVIDADE 2:
PESQUISANDO E CRIANDO

Quer criar outra atividade para envolver crianças e jovens numa campanha que divulgue o perigo do fogo nesta época, em geral a mais seca do ano? Que tal reunir a turma, propondo que estudem o perigo, nas cidades e no campo? Dá para formar duplas, que entrevistarão bombeiros, gente da defesa civil, pesquisarão em bibliotecas. O próximo passo é discutir as informações, para criar algo mobilizador. Por exemplo, uma peça teatral, sobre o balão que levou um tombo e feriu a natureza..

AIPA - vale à pena conhecer, participar, apoiar

inicio desta página ATIVIDADE 3:
ENTREVISTA COLETIVA

Outra dica, já usada em Santo André e Mauá com adolescentes, é convidar um bombeiro para um bate-papo. O ideal é que a turma se prepare antes, como se fosse fazer uma entrevista para um jornal. Durante o bate-papo, todos devem anotar os principais dados. Aí, dá para fazer redações, com estilo de reportagem, e mandar para o jornal da cidade. Ou publicar na internet...

(Fonte: Rede AIPA/ entrevistas)

mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões

voltar

Mais dicas de Educação Ambiental da AIPA


inicio desta página
      Home   => Conheça a AIPA   => Jornal Urtiga    => Índice Urtiga 167