
No Planeta Terra existem muitos tipos de animais. Estes animais são divididos em reinos, dependendo de suas características. Eles podem ser divididos em animais mamíferos, carnívoros, herbívoros, etc. Também existem os animais peçonhentos, que são aqueles que possuem veneno.
Os animais peçonhentos comuns são cobras, escorpiões, aranhas, vespas, abelhas, etc. São chamados peçonhentos porque têm peçonha que é o seu veneno.
As aranhas, por exemplo, fazem parte da classe Arachnidae. Elas são terrestres e existem mais ou menos 60 mil espécies de aranhas. As aranhas têm um par de palpos para pegar alimentos. A pessoa que é picada pela aranha fica com araneísmo, aí precisa um antídoto produzido pela Fundação Oswaldo Cruz.
Outro animal dessa classe é o escorpião. É carnívoro, pois come pequenos animais. O veneno que o escorpião injeta pelo seu ferrão causa muitas dores e pode até matar a pessoa, principalmente se for uma criança.
Os ofídios possuem membros atrofiados, reduzidos a vestígios apenas no esqueleto. Muitas espécies são venenosas. Ao contrário dos demais répteis, as cobras não possuem tímpano nem ouvido. A língua bífida recolhe partículas odoríferas e tateia o ar a sua volta.
Portanto, os animais podem ser perigosos, mas eles também nos ajudam em muitos casos. Como por exemplo a abelha que nos dá o mel, que pode ajudar numa gripe comum e até seu veneno que pode ser usado numa vacina.
Andréia Dias Pacheco - 11 anos
Escola Estadual Regente Feijó
|
 |