AÇÕES DA AIPA - EA
LEIS DE EA
NO BRASIL
TEXTOS INSPIRADORES
TRATADOS
DICAS
PRÁTICAS
CONCURSO
DA PRIMAVERA
RELATOS

 

 

CONCURSO DA PRIMAVERA 1999
CATEGORIA 7ª SÉRIE

"OS ANIMAIS MARINHOS"


1º LUGAR - LUCIANA MADALENA CALAZAN      2º LUGAR - DÉBORA SOARES VAZ

=> volta à lista dos Premiados em 1999


1º LUGAR - LUCIANA MADALENA CALAZAN

"LEÃO MARINHO"

Arte - Luciana Calazan - 14 anos - Categoria 7.a Série

Do oceano para o circo, este simpático animal é o conhecido leão-marinho. Sua pelagem castanho clara parece negra quando molhada. Ele é a "foca" dos zoológicos e dos circos.

Ao equilibrar uma bola em cima do focinho, está revivendo as brincadeiras de sua infância nas águas da Califórnia ou do Japão, onde perseguia bolhas na água.

Ganhou fama de malabarista, graças à sua habilidade e boa memória. Quando mergulha, suas nadadeiras traseiras funcionam como um leme.

Em terra não é uma coisa fácil para o leão-marinho andar, ele usa o corpo inteiro e mantém o equilí-brio com seu pescoço musculoso e forte.

O macho chega a pesar até 200 Kg. As fêmeas, que se reúnem em haréns, são mais leves. Um novo acasalamento acontece poucos dias depois da fêmea ter dado à luz um filhote.

Os filhotes são castanhos avermelhados. Pesam cerca de 5 kg, en-tram na água dez dias depois do nascimento e são amamentados durante seis meses.

As focas e seus parentes têm o costume de engolir pedrinhas. O leão-marinho adulto se alimenta de polvos e de muitas espécies de peixes.

Observa-se, portanto, que esta harmonia só se desequilibra com a ação de outro animal, agora racional, que ainda não se sente peça deste quebra-cabeça natural e que pode sofrer, como os outros, as conseqüências de seus próprios atos.

Autor: Luciana Calazan - 14 anos
Escola Estadual Prof. Acylino Amaral Gurgel

 
 
 
 
 
 
 
=> volta ao início desta página

2º LUGAR - DÉBORA SOARES VAZ

"POIS É..."

Arte - Débora Soares Vaz- 13 anos - Categoria 7ª Série

Pois é, aqui estou no final de minha vida, que nem consegui apreciar como deveria. Nasci, e juro que faria qualquer coisa para que isso não acontecesse.

Você deve estar se perguntando: e por que um simples peixinho tem tanta raiva de sua vida?

Mas, me digam: e por que viver num mundo poluído, onde sua casa está virando um lixo e você não pode fazer absolutamente nada para melhorá-lo?

Os únicos que podem mudá-lo são aqueles que o deixaram assim: os homens.

Eles sujam as águas com esgotos e lixo. Não pensam na nossa importância e que se um dia deixarmos de existir quem vai sofrer, são eles. Não pensam no desequilíbrio ecológico que irá acontecer e que está acontecendo!

Além da poluição, existem as indústrias pesqueiras, ou seja, servimos como alimento para alguns animais e para os homens.

Alguns peixes, como o atum, estão ameaçados de extinção devido a pesca em exagero. É melhor ir terminando por aqui, pois não estou conseguindo respirar com toda essa poluição e se os humanos não se conscientizarem, acabaremos todos assim: em extinção!

Autora: Débora Soares Vaz - 13 anos
Colégio Voiron Objetivo

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
=> volta ao início desta página
=> volta ao início desta página

VOLTAR
 


 
Educação Ambiental => Concurso da Primavera => Premiados - 1999