AÇÕES DA AIPA - EA
LEIS DE EA
NO BRASIL
TEXTOS INSPIRADORES
TRATADOS
DICAS
PRÁTICAS
CONCURSO
DA PRIMAVERA
RELATOS

 

 

CONCURSO DA PRIMAVERA 1999
CATEGORIA 8ª SÉRIE

"ANIMAIS EXTINTOS"


1º LUGAR - LUCIANA SPINARDI     2º LUGAR - THAIS TREVISAN

=> volta à lista dos Premiados em 1999


1º LUGAR - LUCIANA SPINARDI

"ANIMAIS EM EXTINÇÃO"

Luciana Spinardi - 14 anos - Categoria 8º série

O meio ambiente é um patrimônio que pertence à toda Humanidade. Pertence à nossa geração e às próximas, que devem herdá-lo como nós herdamos. Todos os seres vivos do Planeta, desde os mais frágeis, dependem do equilíbrio existente entre a fauna e a flora.

A floresta amazônica, a caatinga do Nordeste, o cerrado do Centro-Oeste, as restingas do nosso litoral, todas essas comunidades vegetais são responsáveis pela renovação de grande quantidade de oxigênio da atmosfera, além de interferir no clima da região, evitando o excesso de evaporação, ressecamento do solo e a erosão.

De acordo com meus conhecimentos, o Brasil possui 26 parques nacionais, 14 reservas biológicas e 14 florestas nacionais, que correspondem a 1,5% da área total do país. Isto é muito pouco, é preciso aumentar.

O nosso país é muito extenso e não há verbas nem fiscalização suficiente. Por esse motivo cabe a nós, estudantes conscientes da gravidade do problema, nos informarmos e colaborarmos para a preservação dos animais, principalmente aqueles em extinção. No Brasil, estudos revelam que existem cerca de 78 tipos diferentes de animais em extinção.

Entre as espécies razoavelmente controladas, sabe-se que estão em extinção, por exemplo, a onça pintada do Pantanal, o mico-leão-dourado, o peixe-boi, a ariranha, tartarugas e mesmo animais menos conhecidos como o macuco, bastante procurado para caça na Mata Atlântica no sul da Bahia.

Não podemos deixar nossas boas idéias apenas no papel, pois corremos o risco de alguém virar a página e o assunto ser esquecido.

Luciana Spinardi - 14 anos
Colégio Integrado Monteiro Lobato

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
=> volta ao início desta página

2º LUGAR - THAÍS TREVISAN

"PRESERVANDO O FUTURO"

Thais Trevisan - 12 anos - Categoria 8ª Série

Era uma vez, o rinoceronte negro que vivia tranqüilamente nos desertos da África, o cervo tailândes que corria pelos bosques alegremente, o pingüim grande da Islândia e do Canadá que todo dia ia pescar seu alimento; o cavalo selvagem europeu que vivia a galopar; o pelicano branco francês que vivia a voar; o bisão da França vivendo sossegadamente.

Essas histórias só poderão ser ouvidas ou contadas com Era uma vez, pois eles foram extintos agora, como os dinossauros e o dodô não passam de uma história.

Esses animais foram friamente exterminados por pessoas que não se importaram com o futuro. Uns mataram pelo troféu, outros pelo dinheiro e outros por pensarem que os animais seriam uma ameaça. Mas a real ameaça era o próprio Homem. Mas tudo isso são águas passadas, não se pode voltar e correr atrás do prejuízo. O melhor a fazer agora, é pensar no futuro.

Hoje, temos instituições ambientalistas que tentam controlar o desaparecimento de mais espécies, mas isso não pode ser uma luta isolada e sim, haver a conscientização de todos. Temos que zelar pelo nosso futuro, para que animais como o mico-leão-dourado, a jaguatirica, a lontra, a onça-pintada, o tamanduá-bandeira, o macuco, o flamingo, o jacaré-de-papo-amarelo e muitas borboletas não façam parte de contos de Era uma vez.

Atualmente, 57 espécies de mamíferos, 108 espécies de aves, 9 espécies de répteis, 32 tipos de invertebrados, além de 117 espécies pouco conhecidas são vítimas da destruição de seus habitats e a caça indiscriminada.

Para ter uma idéia do que destruímos sem saber, podemos dar como exemplo, um certo tipo de camarão com menos de 5mm, super sensível à poluição. O derramamento de petróleo e a poluição dos mares, podem fazer dele mais uma espécie extinta. Por isso devemos estar atentos até para as coisas mais simples como jogar um papel na rua.

Se cada um fizer a sua parte, o futuro será preservado. Preservar é melhor que remediar.

Thaís Trevisan - 14 anos
Colégio Voiron Objetivo

 
 
 
 
 
 
 
=> volta ao início desta página
=> volta ao início desta página

VOLTAR
 


 
Educação Ambiental => Concurso da Primavera => Premiados - 1999