Os animais peçonhentos proliferam nas cidades. Isso causa uma grande preocupação, pois a saúde sempre foi uma prioridade do ser humano.
O desmatamento empurra o rato para lugares onde há meios de sobrevivência para ele, esgotos a céu aberto, restos de comida em latas de lixo destampadas, etc... O rato é só um exemplo. Convivemos com milhares de insetos nocivos, correndo o risco de contaminarmos com as mais diversas moléstias.
As baratas além de transmissoras, são nojentas, vivem nos lugares mais sujos. E o pior é que elas se adaptam em qualquer ambiente. O mosquito da dengue é outro inimigo mortal muito próximo de nós, escondido em um bonito vaso de flores. A população tem que se conscientizar e tomar providências, olhando seu quintal e até o do vizinho se for necessário. Afinal é segurança de todos que está em jogo.
Além desses animais existem milhares de outros que ameaçam a saúde de cidades inteiras.
Como podemos ajudar a diminuir o problema? Recolhendo o lixo de nossas casas e depositando no lugar certo, lugar de lixo é no lixo. Educando nossas crianças. Dando exemplos, o bem será para todo mundo.
O ser humano se acha superior ante os outros animais, mas ao mesmo tempo mostra-se o menos racional. Todo dia ele tenta destruir o seu meio ambiente.
Nosso lixo é jogado em qualquer lugar, dando chances para aumentar ainda mais a população de ratos, baratas, escorpiões, etc. É o nosso dever como cidadãos, colaborarmos para que a saúde e o bem estar de todos seja uma realidade.
Maria das Graças Oliveira Pereira e Antonia Maria Bueno Dias - 5ª Série Supletivo
EMEISU Maria da Glória II