UNIDADE DIDÁTICA
Uma unidade didática é "um conjunto ordenado de atividades,
estruturadas e articuladas para a consecução de um objetivo
educativo em relação a um conteúdo correto".
(Ver Construtivismo na Sala de Aula, de Cesar Coll e outros, Editora
Atual, 1996, capítulo 6: "Os Enfoques Didáticos".)
Quando os educadores planejam uma unidade didática, pensando
em como os conteúdos podem ser trabalhados com os alunos, as
propostas de ensino podem ser organizadas de duas formas básicas:
- Uma unidade didática simples
ou
- Uma unidade didática organizada como projeto.
Nos dois casos, o planejamento da unidade didática deve conter:
- Uma definição clara dos conteúdos a serem ensinados
e seus respectivos objetivos educativos, isto é, o enfoque
e a profundidade com que o processo de aprendizagem deve ocorrer.
(Um objetivo em educação é sempre um processo
de crescimento pessoal que se pretende proporcionar ao aluno por meio
do ensino).
- Uma seqüência ordenada de atividades que serão
propostas aos alunos com o propósito de atingir os objetivos
relacionados acima.
- Uma avaliação permanente das propostas de ensino e
dos processos de aprendizagem que ocorrem durante todo o desenvolvimento
da unidade.
PREOCUPAÇÕES COM O PLANEJAMENTO
Tanto na unidade didática simples, quanto nos projetos, o educador
deve sempre considerar algumas preocupações relacionadas
à concepção construtivista de aprendizagem escolar
(Ver Construtivismo na Sala de Aula, César Coll e outros,
Editora Ática, 1996, capitulo 1: "Os professores e a concepção
construtivista"), tais como:
- Para agir, o professor deve considerar o estado inicial de seus
estudantes, a partir do qual ele construirá situações
de ensino com o propósito de desencadear nos alunos um processo
cognitivo e afetivo que envolva os conteúdos escolhidos, de
modo a provocar aprendizagens significativas relacionadas a esses
conteúdos.
- O estado inicial dos alunos é definido pelos conhecimentos
anteriores que eles possuem sobre os conteúdos envolvidos em
cada proposta de ensino. Conhecimentos esses que serão a base
a partir da qual os alunos poderão fazer relações
e construir significados para aquilo que estão aprendendo.
- Para que haja desenvolvimento integral do cidadão é
preciso que os alunos aprendam também o que é aprender.
Esta preocupação deve se refletir na prática
pedagógica através de aprendizagens que permitam realizar
reflexões de natureza metacognitiva, isto é, aquelas
que tratam de explicar o que se está fazendo para aprender
e por quê. A Concepção Construtivista da Educação
Escolar diferencia-se de outras concepções educacionais
por considerar que pensar-se como estudante é um CONTEÚDO
da educação, incluindo aqui, ainda, o desenvolvimento
da autonomia intelectual desse estudante.
UNIDADE DIDÁTICA SIMPLES x UNIDADE POR PROJETO
Mas, o que DIFERENCIA uma unidade didática simples, de uma unidade
didática desenvolvida por projeto? A principal resposta a essa
questão é: em um projeto há uma idéia, uma
possibilidade de realização, uma meta, um querer que orienta
e dá sentido às ações que se realizam com
a intenção de transformar a meta (o sonho) em realidade.
Num projeto há sempre um futuro que pode tornar compreensível
e dar sentido a todo o esforço de busca de informações
e construção de novos conhecimentos.
- " [...]o projeto é a possibilidade eleita. Aquela
que está orientada para a ‘realização’, palavra
magnífica que deveria reservar-se para a livre ação
humana".
(Teoria da Inteligência Criadora, José Antonio Marina,
Editorial Caminho, Lisboa, 1995, p.168).
- "Esta é a Segunda tese deste livro, que pode enunciar-se
assim: a pessoa inteligente dirige a sua conduta mediante projetos,
e isso permite-lhe aceder a uma liberdade criadora." [...]
Criar é submeter as operações mentais a um
projeto criador".
(Idem, p.169)
- "A primeira componente do projeto é a meta, o objetivo
antecipado pelo sujeito, como fim a realizar".
(Idem, p.178)
Nesse sentido, em uma unidade didática desenvolvida por projeto,
todos os alunos devem conhecer e compreender qual é a idéia
que esta sendo posta em prática, todos devem conhecer e compreender
a meta: fazer um livro; preparar uma campanha de esclarecimento; organizar
um passeio ecológico.
Este conhecimento inicial da meta que dá origem ao projeto
é fundamental para que os alunos possam compreender as decisões
que vão sendo tomadas durante a realização do mesmo.
Durante o desenrolar do projeto deve-se estabelecer uma cumplicidade
de propósitos entre os alunos e destes com o(s) professor(es),
provocando o surgimento de um ambiente de trabalho criativo, onde cada
indivíduo pode contribuir com aptidões, ou estar disposto
a enfrentar o esforço de aprender algo novo e que se mostrou
necessário em função do próprio projeto.
O trabalho com projetos pode dar conta de alguns objetivos educacionais
com maior profundidade, em particular o desenvolvimento da autonomia
intelectual, o aprender a aprender, o desenvolvimento da organização
individual e coletiva, bem como a capacidade de tomar decisões
e fazer escolhas com o propósito de realizar pequenos ou grandes
projetos pessoais.
MAIS ALGUNS CUIDADOS
Para que o trabalho com projetos dê bons resultados, o professor
deve tomar alguns cuidados, além daqueles necessários em
qualquer situação de ensino:
- O projeto precisa estar bem definido, ou seja, alunos e professores
devem ter uma idéia bem clara daquilo que se vai fazer, a meta:
um objeto (livro, maquete, desenho, cartaz, escultura) ou uma ação
(passeio, campanha, seminário, show musical).
- É a idéia básica do projeto (a meta, o sonho)
que determina e justifica as fases do projeto. Essas fases podem envolver
estudo, pesquisa, construção, ensaio, e todas as ações
que forem necessárias para a realização do projeto.
Neste sentido costuma-se dizer que, para ser um projeto, o desenvolvimento
do trabalho na sala de aula deve ter a participação
dos alunos em algumas decisões, para que eles aprendam também
a analisar situações, tomar decisões e ter a
experiência de por em prática o que foi planejado. Dizendo
de outro modo: no desenvolvimento de um projeto, as decisões
dever ser partilhadas entre professor e alunos. Mesmo as decisões
que são tomadas previamente pelo professor devem ser explicadas
e justificadas (partilhadas) aos alunos, tendo como referência
a realização do projeto.
- É sempre importante que os professores comentem com seus
alunos as semelhanças e diferenças que existem entre
o projeto desenvolvido na escola pelos alunos e o mesmo tipo de projeto
quando é desenvolvido em situações reais, naquilo
que podemos chamar " mundo real".
COMO
USAR ESTE TEXTO
Este texto nasceu de conversas do Professor Vinícius com
outros professores, durante seminários e oficinas e
outros eventos. Tem sido usado em discussões sobre
a criação e desenvolvimento de projetos. Foi
instrumento para uma das atividades promovidas na Oficina
"Parâmetros Curriculares Nacionais - Educação
Ambiental", ministrado pela AIPA em Ribeirão Preto,
em 06/05/2000. Através dele, é possível
refletir sobre temas como a participação dos
alunos em todo o processo e a pesquisa. A proposta é
que ele continue sendo usado com esta finalidade
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