URTIGA
EDIÇÕES ANTERIORES
MAIS SOBRE O URTIGA
NOTÍCIAS DA AIPA
DOCUMENTOS COLETIVO CONSEMA

 


ENERGIA SOLAR - GARANTIDA (E GRATUITA)
PARA MAIS 6 BILHÕES DE ANOS!!

(Artigo publicado no Urtiga 155 - março/abril 2003 - pág. 2)

apoia esta seção



Confira, neste artigo dos engenheiros Jorge e Rodrigo Rosendo, proprietários da empresa Eco-solar Energia Alternativa, com sede em Itu, quais as diferenças entre o uso da energia solar para o aquecimento da água e para a produção de energia elétrica.

"No sol, fonte de vida e origem das demais formas de energia que o homem já utilizou desde o começo da vida, pode satisfazer todas as nossas necessidades, se aprendermos como aproveitar de maneira racional a luz que continuamente derrama sobre nós.

Ele, o sol, já brilha há cerca de cinco bilhões de anos, e se calcula que ainda não tenha chegado nem à metade de sua existência.Durante o ano, o sol irradia sobre a Terra 4 mil vezes mais energia do que consumimos no mesmo período.

O Brasil, por seu clima e localização privilegiada, se vê particularmente favorecido em relação a outros paises do mundo, especialmente do hemisfério norte, já que sobre cada metro quadrado de solo incidem cerca de 3.000 Kw/h por ano.

Por que então não aproveitar, por todos os meios possíveis, essa fonte energética gratuita, limpa e inesgotável, que pode nos liberar da dependência de alternativas poucas seguras, devastadoras, esgotáveis e contaminadoras como o petróleo, hidroelétricas, termoelétricas e nucleares? Basicamente, captando de forma adequada a radiação solar, podemos obter energia térmica e elétrica

ilustraçao-Dian StorchO aquecimento de água (energia térmica), se faz através de coletores térmicos. A energia elétrica se obtém através de módulos de silício chamados fotovoltaicos. Ambos nada têm a ver entre si, nem quanto à tecnologia e nem quanto à aplicação.

No primeiro, o calor absorvido pelos coletores aquece a água, que é estocada em reservatórios térmicos para consumo em residências, hotéis, indústrias, hospitais e inclusive aquecimento de piscinas (sem utilização de reservatório), permitindo assim sua utilização durante o ano inteiro praticamente.

ilustração Dian StorchJá para a geração de energia elétrica, são utilizados módulos fotovoltaicos, dispostos em painéis solares, que captam a radiação solar, transformam em energia, que é armazenada em baterias para utilização em iluminação, som, imagem, bombeamento de água, cerca elétrica, luz de emergência, luminárias para decoração de ambientes, etc. Tem como vantagem, em relação às outras formas de energia, o fato de não consumir combustíveis, não gerar poluição e não necessitar de manutenção, tendo uma vida útil de mais de 25 anos.

Uma outra forma eficiente e ecológica de geração de energia é a eólica (através dos ventos), mas deixaremos esse assunto para uma próxima ocasião."

Jorge Rosendo e Rodrigo L. Rosendo - Itu -Proprietários da Eco-solar Energia Alternativa
(empresa parceira da AIPA, que apóia o Jornal Urtiga)

inicio desta página


mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões

voltar


inicio desta página
      Home   => Conheça a AIPA   => Jornal Urtiga    => Índice Urtiga 155