TEMA: Sistemas de coleta e tratamento da esgoto. Pesquisar a como é a coleta de esgotos em sua cidade, os diferentes sistemas de tratamento dos efluentes que existem e o que seria preciso melhorar este sistema. |
2º LUGAR - "O TRATAMENTO DE ESGOTO"
MENÇÃO HONROSA -"SISTEMAS DE COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO"
2º LUGAR "O SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO" |
|
---|---|
"A
água consumida pelas pessoas é devolvida ao ambiente natural
de forma impura, ou seja, através dos esgotos. Nos esgotos são
encontradas as matérias fecais, entre outra impurezas, que despejadas
nos rios e nos mares, causam doenças que acabam matando um numero
considerável de pessoas. Além disso, os compostos orgânicos
provocam a poluição, os esgotos, quando despejados nos rios,
diminuem o oxigênio existente na água, causando a morte e o
desaparecimento dos peixes, além de exalar odores fétidos
da anaerobiose. Portanto, antes dos esgotos serem despejados nos rios, precisam ser tratados de forma aeróbia ou anaeróbia, criando condições favoráveis para o desenvolvimento rápido dos microorganismos que estabilizarão os compostos orgânicos. O tratamento primário compreende a remoção de materiais grandes e insolúveis presentes na água. O esgoto passa por grades (gradeamento) que retêm esse material; depois passa por reservatórios (caixas de areia) nos quais areia, terra e partículas minerais se precipitarão; finalmente passará pelo processo de decantação primária, no qual o material é sedimentado no fundo dos reservatórios e depois passará pelo tratamento secundário. O tratamento secundário ou aeróbio compreende a introdução de ar na massa líquida. Isso é feito através de um sistema de tratamento de esgotos por lodos ativados. Nesse processo, os microorganismos permanecem em suspensão e deverão ser removidos, enquanto o líquido passa pelo processo de decantação secundária. Outra maneira seria espalhar o líquido sobre uma grande superfície, para assim reduzi-lo a uma camada bem fina que entra em contato direto com o oxigênio do ar. Há também outra alternativa, que é usar microorganismos fotossintetizantes, as algas: nesse processo, os esgotos são lançados em lagoas de estabilização, onde existe um grande número de algas que, com a luz solar, desenvolvem a fotossíntese, produzindo assim o oxigênio. Quando a massa orgânica se torna anaeróbia, os microorganismos procuram oxigênio nas moléculas oxidantes. Assim, as moléculas perdem o oxigênio, e então começam os processos de fermentação, resultando em compostos orgânicos simples. Neste caso, cabe o sistema de tratamento anaeróbio, no qual procura-se obter metano, um gás combustível quase inodoro, de largo emprego industrial. A matéria sólida é decomposta através do processo de solubilização, chamado de digestão. Neste sistema de tratamento são usados os biodigestores para as matérias insolúveis retiradas do decantador primário das estações de tratamento de esgotos. Desta forma, para que não haja a contaminação de pessoas com doenças causadas pelas impurezas da água, é necessário em certo tratamento da mesma. Além disso, o tratamento também é necessário para manter o equilíbrio ecológico, já que a água poluída faz com que haja a morte de muitos peixes. Trata-se, portanto, de algo muito importante para todos os seres vivos: a restituição da qualidade de água."
Autoras: Ana Magali Pinheiro, Eliana Naomi Inaba, Hevanessa A de F. Silva, Paloma Almudena da Silva M. Barra |
![]() |
MENÇÃO HONROSA "SISTEMA DE COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO" |
|
---|---|
"O
sistema de coleta e tratamento de esgoto, é ainda hoje, inferior
ao que já devia ser. Podemos notar que somente em algumas cidades
do mundo existe método tão eficaz e despoluidor que tanto
ajudaria a situação do ecossistema hoje.
Na maioria das cidades, o sistema é bem simples, "prático e barato": coloca-se toda tubulação da cidade indo de encontro ao rio, jogando-se nele todo o lixo orgânico e inorgânico, causando á natureza um grande impacto, poluindo todo o rio, matando os peixes, destruindo toda a vegetação existente nas suas margens; e por fim, pondo em risco a existência do Homem na Terra. Parece cinematográfico demais, mas não é. É a realidade que nós e nosso Planeta hoje vivemos. Mas com o sistema de tratamento de esgoto, pode-se transformar o vilão em mocinho. Existem os postos de tratamentos de esgotos, que têm por objetivo básico nesse tratamento a autodepuração. Basicamente o tratamento compreende a ação de condições favoráveis ao desenvolvimento rápido de microorganismos, e uma intensa atividade decompositora, de modo a tornar possível, em espaço e tempo muito menores que os ocupados em um rio, a estabilização dos compostos orgânicos. Trata-se, em última análise, de uma alta depuração em ambiente confinado e restrito. Primeiro vem o tratamento primário, que é um conjunto de processos físicos que têm como finalidade remover materiais de maiores dimensões e insolúveis contidos no esgoto.
Temos depois o tratamento secundário, que usa hélices, com a função de introduzir o ar na massa liquida - como fonte de oxigênio para os microorganismos decompositores. O lodo aí se sedimenta, sendo formado exclusivamente de microorganismos; parte dele é devolvida ao tanque de aeração. Há alternância para a distribuição de oxigênio para esses microorganismos.
Nos processos anaeróbios, o rio recebe esgotos. A parte sólida é sedimentada no fundo em forma de lodo. Com a alta demanda de oxigênio desse lodo orgânico, a dificil circulação da água e a difusão do oxigênio, essa massa torna-se anaeróbia. Os organismos procuram obter oxigênio a partir de moléculas oxidantes, como sulfatos, e essas moléculas são reduzidas quimicamente e se transformam em compostos como gás sulfidrico, nitrogênio molecular ou metano; trata-se assim de processo de fermentação. A oxidação da matéria orgânica neste caso, não é completa. Neste sistema de tratamento anaeróbio procura-se obter o metano (gás combustivel quase inodoro) de largo emprego industrial. Existem também os biodigestores, que são as fossas ou tanques sépticos. Fossa significa tanque, e séptico é tudo aquilo que contém vermes. E este é um dos tratamento mais usados nas cidades, hoje em dia. Mesmo assim, só desde os anos 70, os homens se preocuparam com esta poluição causada por esgotos e a preocupação deve se intensificar ainda mais, pois a cada dia, o ecossistema é muito abalado por essas formas de destruição, causando grandes danos à Humanidade". Autores: Anderson Alexandre, Guilherme da Costa, Rodrigo Castro de
Jesus |
![]() |
Clique na imagem para mandar
seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões