AÇÕES DA AIPA - EA
LEIS DE EA
NO BRASIL
TEXTOS INSPIRADORES
TRATADOS
DICAS
PRÁTICAS
CONCURSO
DA PRIMAVERA
RELATOS

 

 

Clique aqui para conferir os vencedores!!!

PRIMAVERA 2000
CATEGORIA 8ª SÉRIE

Os melhores trabalhos


TEMA: A água de minha região. Descrever os rios, córregos e outros mananciais que compões a(s) bacia(s) hidrográfica(s) que abastecem sua cidade ou região.


1º LUGAR - ÁGUA DE MINHA REGIÃO - A. CAROLINA FERREIRA


2º LUGAR - ÁGUA DE MINHA REGIÃO- LUCAS RODRIGUES, M. AMELIA SPIZZA

MENÇÃO HONROSA - A ÁGUA DE MINHA REGIÃO- MARCELO ROEDEL

MENÇÃO HONROSA - A ÁGUA DE MINHA REGIÃO- MARILDA VESMA

MENÇÃO HONROSA - A ÁGUA DE MINHA REGIÃO- ROSANA GRACIANO, FLAVIA DAMY, DÂMARIS DIAS

=> volta ao jornal Urtiga 140


1º LUGAR

"A ÁGUA DE MINHA REGIÃO"

Ana Carolina Ferreira - premio Concurso da Primavera 2000

"Sinto minha boca molhada de água, a doce umidade que a Terra sente ao ser percorrida por corredeiras d'água, um desenho traçado, trazendo vida a quem a bebe.

Nasce na Serra do Mar, humilde e cristalino o Rio Tietê, abrindo caminhos pelo interior, e a cada quilometro ele é mal recebido pela população que ignora seu sofrimento, jogando toda a sujeira imaginável em seu curso. Coitado, quando ele chega na Capital, vai passando tão lento, que parece estar parado, é negro e pesado. Jogam-se toneladas de impurezas, e ele reclama, chora e se vinga pelas enchentes, devolvendo tudo que lhe faz mal.

Continua o seu caminho, cada vez mais sujo, chega a Porto Feliz, que felizmente não precias mais contar com ele. Hoje, o manancial que é responsável pelo abastecimento da população é o Ribeirão Avecuia, que tem mais de quinhentas vertentes, que juntas formam seu volume d'água.

Temos um órgão que é o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), que trabalha na conscientização pela preservação das margens dos leitos, para que continue sem faltar água, sem problemas futuros.

Proteger o Ribeirão Avecuia é a nossa missão, pois sem eles perderemos toda a nossa fonte de abastecimento de água potável. E nosso planeta, formado na maior parte por água, chamado de Planeta Azul, que poderia ter outro nome sem ser Terra.

Vamos crescer para mudar a mentalidade: não destruir, e sim preservar e amar."

Autora: Ana Carolina Ferreira - 14 anos
Escola: E. E. "Profª Maria Aparecida F. Leite" - Porto Feliz

 
 
 
 
 
=> volta ao início desta página


Ajude a divulgar as atividades da AIPA


2º LUGAR

"A ÁGUA DE MINHA REGIÃO"

Trabalho premiado no Concurso da Primavera 2000

"A água ocupa 70% da superfície terrestre, onde 97% são águas salgadas e apenas 3% são água doce. E muito pouco pode ser aproveitado. Isso ocorre por causa da poluição e do descaso do Homem com a Natureza.

Um bom exemplo é o Rio Tietê, que no seu trajeto atravessa Porto Feliz. Ele foi muito importante no movimento das Monções. Naquela época, ele era limpo e abastecia a cidade. Hoje em dia, é um dos rios mais poluídos do mundo. E assim a região de Porto Feliz, que também recebe boa parte da poluição que vem com o rio, não pode contar mais com o Tietê para abastecer a cidade.

Por isso, atualmente o Ribeirão Avecuia é a única fonte de água do município. O Ribeirão Avecuia tem 150 km² e vertentes que contribuem para sua formação. Essas vertentes estão distribuidas em propriedades rurais, e andam sofrendo graves agressões.

Isso, devido ao consumo de água desnecessário, a irrigação do solo além do necessário, açudes irregulares, a poluição através do lixo, e uso de insumos agrícolas, que em épocas de chuva vão para o Ribeirão.

Outro motivo importante é o desmatamento da mata ciliar, pois sem ela a erosão (acumúlo de areia) invade o Ribeirão, provocando o assoreamento. De acordo com a lei, deveriam existir 27 km² de mata ciliar. Atualmente são apenas 8 km². Além de prejudicar a saúde do Ribeirão, também compromete a quantidade e a qualidade da água.

Por isso temos que colaborar juntamente com o SAAE de Porto Feliz (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), para que o Avecuia não sofra mais 25 anos essas agravações em sua bacia hidrográfica.

Pois o Avecuia é o Futuro de um Porto Feliz."

Autor: Lucas Aparecido Rodrigues, Maria Amélia Spizzia - 14 e 13 anos
Escola: E. E. "Prof.ª Maria Aparecida F. Leite" - Porto Feliz

 
 
 
 
 
 
=> volta ao início desta página
Ajude a divulgar as atividades da AIPA


MENÇÃO HONROSA

"A ÁGUA DE MINHA REGIÃO"

Trabalho premiado no Concurso da Primavera 2000

"A água é a essência da vida. Esta é a definição mais real e própria para caracterizar a importância da água para o ser humano. Fundamental nisso, a E.T.A. (Estação de Tratamento de Água) trabalha para que a população saltense receba o valioso líquido dentro dos mais altos padrões de pureza.

A E.T.A. é abastecida de água bruta através de duas adutoras, que recebem água do rio Piraí e do ribeirão da Fazenda Conceição, no município de Itu.

A água bruta ''in natura'' chega na E.T.A nas mesmas condições em que saiu do rio, lá, ela passa por um longo processo até se obter, com segurança, uma água potável, tanto para fins industriais como para consumo doméstico. Em Salto, suas águas servem também como ponto turístico, uma vez que a origem de seu nome se dê as suas quedas d'água.

Quanto aos rios, o mais importante deles é o Tietê que, apesar de poluído, nos revela um cenário encantador. Em certa parte do Tietê, encravada à sua margens encontra-se a antiga Usina das Lavras, hoje um monumento histórico, que fica com o compromisso de num futuro próximo ser um centro responsável na despoluição do rio Tietê.

Por isso tudo, creio que as águas de minha cidade estão sendo bem utilizadas, tanto para consumo, quanto na parte turística da cidade, além de nos revelarem pouco da nossa história."

Autor: Marcelo Roedel - 14 anos
Escola: EE Acylino Amaral Gurgel - Salto

 
 
 
 
 
 
=> volta ao início desta página
Ajude a divulgar as atividades da AIPA


MENÇÃO HONROSA

"A ÁGUA DE MINHA REGIÃO"

Trabalho premiado no Concurso da Primavera 2000

"Navegando num rio com árvores frondosas e floridas às margens, descansávamos à sombra de um alto paredão, onde araras em festas comiam suas areias salitrosas.

Esse imenso rio era denominado 'Tietê', com belíssima paisagem, onde a água brilhava como diamantes e com inúmeras espécies de peixes. Cheguei à conclusão de que não existia riqueza maior do que aquela imensidão de águas cristalinas.

Hoje já não posso navegar, a água está negra, araras só têm lembranças, onde a poluição destruiu o que a natureza levou milhões de anos de anos para construir.

A água com a qual a cidade era abastecida não existe mais, restando o Ribeirão Avecuia com águas limpas, sendo a única fonte de abastecimento da cidade. E novamente o Homem começa a destruí-lo.

Começando com o desmatamento em sua margem, jogando lixo na água e usando agrotóxicos que contaminam a água tornando-a prejudicial à saúde e o Homem "denominado inteligente'', comete os mesmos erros.

O que será de Porto Feliz sem a água?

Agora mais do que nunca entraremos na luta com a ajuda do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), para que não percamos a vida. Água é o elemento essencial à vida, sendo a única fonte de sobrevivência dos seres vivos.

O Ribeirão Avecuia pede:

- Socorro! Eu dependo de vocês e vocês dependem de mim!"

Autora: Marilda Vesma - 16 anos
Escola: EE "Profª Maria Aparecida F. Leite" - Porto Feliz

 
 
 
 
 
 
=> volta ao início desta página
Ajude a divulgar as atividades da AIPA


MENÇÃO HONROSA

"A ÁGUA DE MINHA REGIÃO"

Trabalho premiado no Concurso da Primavera 2000

"Nasce no município de Porto Feliz, próximo a divisa com o município de Sorocaba e encontra o Rio Tietê, após um percurso de aproximadamente 25 quilometros. Possui 500 vertentes. Algumas infelizmente secaram, outras acabaram por falta de cuidado dos moradores próximos.

A Bacia do Avecuia tem 150 km². E o uso ao redor dessa área é predominantemente agropecuário. Ele acaba sofrendo com degradação do solo e com o uso de defensivos agrícolas e adubos químicos, fontes potenciais de poluição dos corpos d' água. Também nesse espaço existem atividades de mineração (extração de areia e argila para a fabricação de tijolos), granjas avícolas e suínas e o uso não agropecuário, como sítios de lazer.

O Ribeirão Avecuia, sofre também com a destruição da mata ciliar, com açudes irregulares com grande retenção de água, e com a poluição através do lixo. Mas, foi finalmente promulgada a Lei Municipal Nº 2.502, de 22 de julho de 1981, que tem como pontos principais:

  • Estabelecer multa e outras providências para os casos de infração.

  • Proibir a descarga de resíduo poluidor no solo, ar ou em qualquer corpo d'água.

Sendo a bacia hidrográfica do Ribeirão Avecuia o único recurso viável para o abastecimento da cidade de Porto Feliz, torna-se preocupante orientar sua ocupação e uso.

Portanto, cabe às autoridades e a comunidade proteger o Avecuia, no sentido de preservar a quantidade e a qualidade da água nele existente, características essas que são bastante prejudicadas principalmente no verão, quando aumenta o consumo de água e, na seca, quando diminui o volume das águas.

Não esquecendo do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) de Porto Feliz, um órgão muito importante para a cidade e também responsável por muitos projetos de orientação e preservação do Ribeirão Avecuia.

Portanto, colabore com a proteção do meio ambiente, em especial com as águas do nosso Ribeirão Avecuia."

Autoras: Rosana Graciano, Flávia de Souza Damy, Dâmaris de Souza Dias - 14 anos
Escola: EE "Profª Maria Aparecida F. Leite" - Porto Feliz

 
 
 
 
 
 
=> volta ao início desta página

mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões

VOLTAR

=> volta ao início desta página 


 
Educação Ambiental => Concurso da Primavera 2000 => Premiados 2000