AÇÕES DA AIPA - EA
LEIS DE EA
NO BRASIL
TEXTOS INSPIRADORES
TRATADOS
DICAS
PRÁTICAS
CONCURSO
DA PRIMAVERA
RELATOS

 

 

Clique aqui para conferir os Premiados do Concurso 2000!!!

PRIMAVERA 2000
CATEGORIA COLÉGIO AGRÍCOLA

Publicado no Jornal Urtiga 140 - set/out 2000 - pag 3


TEMA: Desperdício de água.
Pesquisar como ocorre o desperdício de água e alternativas para diminuí-lo, na região.

1º LUGAR - PESQUISA: QUANTA ÁGUA CADA FAMÍLIA CONSOME EM ITU?


 PRÊMIO ESPECIAL - UMA MAQUETE QUE DEMONSTRA O TRATAMENTO E ÁGUA

=> volta indice do Urtiga 140


1º LUGAR - PESQUISA PREMIADA

"NÃO AO DESPERDÍCIO DE ÁGUA"

maquete produzida pelo grupo de pesquisa    QUANTO CADA CASA CONSOME?

      PERGUNTAS DO QUESTIONÁRIO

      RESUMO DAS RESPOSTAS

  PESQUISA - ÍNTEGRA DAS RESPOSTAS

N osso planeta chamado Terra deveria de fato se chamar Planeta Água, pois 72% da superfície global é ocupada por essa substância química essencial à vida. É dela que vem a manutenção dos ecossistemas tornando possível o desenvolvimento humano.

Embora tenhamos tanta água, em cada 10.000 litros de água do planeta, apenas 2 litros de água doce estão disponíveis superficialmente. Ao contrário de outros recursos naturais classificados como renováveis, a água é finita.

Se fizermos a análise de onde o consumo de água é maior, veremos que a agricultura consome 70% de toda água utilizada pelo homem. Técnicas mais eficientes de irrigação ajudariam a evitar o desperdício. A industria consome 10% do montante, sobrando então 20%, utilizados no consumo residencial. Foi aí que iniciamos a nossa pesquisa, elaborada através de um questionário, que foi respondido por famílias de um mesmo bairro, perfazendo um total de 39 famílias e 7 bairros.

Percebemos que as pessoas têm feito o uso devido da água, evitando desperdícios como: cuidados com vazamentos em torneiras e canos, redução de lavagem dos carros, bem como baixa incidência de regas no jardim.

Continuando as nossas pesquisas achamos importante sabermos como é feito o abastecimento de água em Itu. Pesquisando no SAAE, descobrimos que o tipo de manancial utilizado é superficial e que temos oito estações de tratamento de água. A maior delas é a ETA I, no bairro Rancho Grande, cuja água é captada do Braiaiá, Pirapitingui, Santo Antonio. O SAAE conta também com oito adutoras e 18 reservatórios em atividade.

Nossa pesquisa nos fez refletir sobre o desperdício de água e sobre a necessidade de encontrarmos maneiras racionais para evitar esse desperdício.

Em relação à agricultura (maior consumidora de água), podemos substituir o método convencional que rega todo o pé, carregando os nutrientes do solo, através de um método mais seletivo que atenda individualmente cada planta, como a técnica de gotejamento junto à raiz.

No entanto, é no consumo residencial que se tem maior expectativa de evitar o desperdício e é onde podemos atuar.

Percebemos que o racionamento de água sofrido em nossa cidade em parte já levou a população a fazer melhor uso da água recebida nas residências. Novos produtos foram lançados no mercado visando a diminuição do volume de água. Por exemplo, os modernos reservatórios de descarga de vasos sanitários passaram de 12 para 6 litros. A captação da água de chuva para aproveitamento na irrigação dos jardins das residências e descargas seria uma boa solução.

Todo nosso trabalho e nossas reflexões foram enriquecidos através de palestras do presidente do instituto Pró Sustentabilidade, Fábio Feldmann, engenheiro Alfredo Garcia da Deca, e Dr. Antonio Carlos de Mendes Thame, atual secretário de recursos hídricos de São Paulo.

Água é vida: preserve!!!


=> volta ao início desta página

PERGUNTAS DA PESQUISA:

* Gerais: Média de consumo mensal em m3. Quantas vezes lava roupa por semana? Quantas pessoas tomam banho diariamente e quantos banhos cada um toma? Quanto tempo leva em média cada banho?

* Uso da água na limpeza doméstica : Lavar louça (n.º por dia); cozinha, terraço e derivados, quintal, carro (n.º por semana); n.º de banheiros na casa e quantas vezes são lavados por semana; n.º de regas do jardim por semana

* Outros gastos: Torneiras pingando? Algum tipo de vazamento?


=> volta ao início desta página

RESPOSTAS (RESUMO):

Realizada em bairros ituanos: Centro, Jd. Aeroporto, Jd. Eridiano, Jd. Santa Tereza, Rancho Grande, São José, São Luiz, Vila Nova, além do Bairro Chapadão, Porto Feliz, a pesquisa encontrou famílias que gastam de 10 a 35m3 de água por mês. As pessoas tomam de um a dois banhos por dia, demorando de 7 a 30 minutos no banho.

Lavar roupas? O número vai de um a 7 dias por semana, dependendo da família. Quanto às louças, varia de 2 a 5 vezes por dia. A maior parte das casas pesquisadas têm 1 ou 2 banheiros, mas uma delas tem 5. São lavados de uma a, numa única casa, 7 vezes por semana. Dois dos quintais são lavados 5 vezes por semana! Os carros, são no máximo lavados semanalmente. Em todas as casas, moradores dizem que não há vazamentos, nem torneiras pingando.

Para saber mais, consulte a íntegra dos questionários aplicados, clicando aqui.

Autores: Bruna Gabriela, Carolina Nunes, Fernando Prado, Kelly Lauriane de Moraes, Leda Cecília, Maisa Michele, Mateus Candiani, Patrícia Regina, Renato Lima
Escola: CEETEPS Martinho di Ciero - Itu (Colégio Técnico Agrícola)

 
 
 
 
=> volta ao início desta página
Ajude a divulgar as atividades da AIPA


PRÊMIO ESPECIAL
MAQUETE PREMIADA

"ESCASSEZ DE ÁGUA E AS SOLUÇÕES"

A maquete

Tratamento de água bem explicado, no trabalho premiado

Legenda:

  1. Caixa d'água;
  2. Filtro a (pedrisco);
  3. Filtro b (areia);
  4. Casa das máquinas;
  5. Água limpa

    OBS.:a maquete, em funcionamento, reproduz o percurso da água nesta sequência.
detalhe da maquete premiada"A escassez da água está sendo causada pelo mau uso e desperdício, principalmente nas empresas de distribuição. Supõe-se que o vazamento de água chegue a 60% do que é distribuído. Para diminuir esse desperdício deve haver investimentos focados na manutenção e troca de tubulações antigas.

Segundo o que se estuda hoje, a água potável do mundo acabará, por volta do ano de 2025. Isso é uma inverdade! Provavelmente, regiões, como Oriente Médio, e países sem recursos naturais, ficarão sem água potável, pois esses já utilizam algum meio de dessalinização, que é o processo que tentaremos explicar.

O Brasil não terá, tão cedo, esse problema da insuficiência da água potável, pois nossas reservas naturais são abundantes (presume-se que 16% de toda água potável do Planeta). Não é possível estipular uma data para que ela se acabe.

O que ocasiona a falta de água em alguns pontos do País é a má distribuição, o desperdício das distribuidoras e a má armazenagem.

Para que não haja problemas, é necessário investimento e melhor gerenciamento ( no nosso caso) do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos.

Nosso País é o maior detentor de águas fluviais do mundo, o subsolo é um emaranhado de rios subterrâneos. A dessalinização é uma técnica conhecida desde o fim do século passado e passou a ser aplicada na década de 60 (osmose reversa). Filtrar, usar carvão ativo ou luz ultravioleta, não retiram os sais dissolvidos. Com viabilidade, só a Osmose Reversa pode tomar a água ultra-pura.. Veja, no projeto, como funciona esse processo". (obs.: a maquete em funcionamento mostra as etapas de filtragem da água, veja na foto, acima)

Eder Luis Lumardão, José Celso J. Pinheiro Jr., Julio Cesar J. Pinheiro, Alessandro M. Navarro
Escola: CEETEPS Martinho di Ciero - Itu (Colégio Técnico Agrícola)

 
 
 
 
 
 
 
=> volta ao início desta página

mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões

VOLTAR

=> volta ao início desta página 


 
Educação Ambiental => Concurso da Primavera 2000 => Premiados 2000

Jornal Urtiga  =>  Urtiga 140