TEMA: Desperdício de água.
|
1º LUGAR - PESQUISA PREMIADA "NÃO AO DESPERDÍCIO DE ÁGUA" |
|
---|---|
![]() |
|
N
osso planeta chamado Terra deveria de fato se chamar Planeta Água, pois 72% da superfície global é ocupada por essa substância química essencial à vida. É dela que vem a manutenção dos ecossistemas tornando possível o desenvolvimento humano.
Embora tenhamos tanta água, em cada 10.000 litros de água do planeta, apenas 2 litros de água doce estão disponíveis superficialmente. Ao contrário de outros recursos naturais classificados como renováveis, a água é finita. Se fizermos a análise de onde o consumo de água é maior, veremos que a agricultura consome 70% de toda água utilizada pelo homem. Técnicas mais eficientes de irrigação ajudariam a evitar o desperdício. A industria consome 10% do montante, sobrando então 20%, utilizados no consumo residencial. Foi aí que iniciamos a nossa pesquisa, elaborada através de um questionário, que foi respondido por famílias de um mesmo bairro, perfazendo um total de 39 famílias e 7 bairros. Percebemos que as pessoas têm feito o uso devido da água, evitando desperdícios como: cuidados com vazamentos em torneiras e canos, redução de lavagem dos carros, bem como baixa incidência de regas no jardim. Continuando as nossas pesquisas achamos importante sabermos como é feito o abastecimento de água em Itu. Pesquisando no SAAE, descobrimos que o tipo de manancial utilizado é superficial e que temos oito estações de tratamento de água. A maior delas é a ETA I, no bairro Rancho Grande, cuja água é captada do Braiaiá, Pirapitingui, Santo Antonio. O SAAE conta também com oito adutoras e 18 reservatórios em atividade. Nossa pesquisa nos fez refletir sobre o desperdício de água e sobre a necessidade de encontrarmos maneiras racionais para evitar esse desperdício. Em relação à agricultura (maior consumidora de água), podemos substituir o método convencional que rega todo o pé, carregando os nutrientes do solo, através de um método mais seletivo que atenda individualmente cada planta, como a técnica de gotejamento junto à raiz. No entanto, é no consumo residencial que se tem maior expectativa de evitar o desperdício e é onde podemos atuar. Percebemos que o racionamento de água sofrido em nossa cidade em parte já levou a população a fazer melhor uso da água recebida nas residências. Novos produtos foram lançados no mercado visando a diminuição do volume de água. Por exemplo, os modernos reservatórios de descarga de vasos sanitários passaram de 12 para 6 litros. A captação da água de chuva para aproveitamento na irrigação dos jardins das residências e descargas seria uma boa solução. Todo nosso trabalho e nossas reflexões foram enriquecidos através de palestras do presidente do instituto Pró Sustentabilidade, Fábio Feldmann, engenheiro Alfredo Garcia da Deca, e Dr. Antonio Carlos de Mendes Thame, atual secretário de recursos hídricos de São Paulo. Água é vida: preserve!!!
* Gerais: Média de consumo mensal em m3. Quantas vezes lava roupa por semana? Quantas pessoas tomam banho diariamente e quantos banhos cada um toma? Quanto tempo leva em média cada banho?
* Uso da água na limpeza doméstica : Lavar louça (n.º por dia); cozinha, terraço e derivados, quintal, carro (n.º por semana); n.º de banheiros na casa e quantas vezes são lavados por semana; n.º de regas do jardim por semana
* Outros gastos: Torneiras pingando? Algum tipo de vazamento?
Realizada em bairros ituanos: Centro, Jd. Aeroporto, Jd. Eridiano, Jd. Santa Tereza, Rancho Grande, São José, São Luiz, Vila Nova, além do Bairro Chapadão, Porto Feliz, a pesquisa encontrou famílias que gastam de 10 a 35m3 de água por mês. As pessoas tomam de um a dois banhos por dia, demorando de 7 a 30 minutos no banho.
Lavar roupas? O número vai de um a 7 dias por semana, dependendo da família. Quanto às louças, varia de 2 a 5 vezes por dia. A maior parte das casas pesquisadas têm 1 ou 2 banheiros, mas uma delas tem 5. São lavados de uma a, numa única casa, 7 vezes por semana. Dois dos quintais são lavados 5 vezes por semana! Os carros, são no máximo lavados semanalmente. Em todas as casas, moradores dizem que não há vazamentos, nem torneiras pingando.
Para saber mais, consulte a íntegra dos questionários aplicados, clicando aqui.
Autores: Bruna Gabriela, Carolina Nunes, Fernando Prado, Kelly Lauriane de Moraes, Leda Cecília, Maisa Michele, Mateus Candiani, Patrícia Regina, Renato Lima |
![]() |
Clique na imagem para mandar
seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões