AÇÕES DA AIPA - EA
LEIS DE EA
NO BRASIL
TEXTOS INSPIRADORES
TRATADOS
DICAS
PRÁTICAS
CONCURSO
DA PRIMAVERA
RELATOS

 

 

Clique aqui para conferir os vencedores!!!

PRIMAVERA 2000 - CATEGORIA SENAI

Publicado no Jornal Urtiga 140 - set/out 2000 - pag. 2


Tema: Soluções para o problema da escassez da água no nosso Planeta. Desenvolvimento: Pesquisar sobre o que gera a escassez e o soluções para minimizar o problema.
=> volta ao indice do Urtiga 140
"COMO SE DISTRIBUI A ÁGUA NA TERRA"

1º LUGAR - ANTONIO CARLOS DE SÃO JOSÉ (TEXTO)
2º LUGAR - ANDERSON TOLEDO RODRIGUES (DESENHO)

PLANETA ÁGUA       SITUAÇÃO NO BRASIL       O QUE FAZER?

Anderson T. Rodrigues - 2.o Lugar - Categoria Senai

"Todo mundo sabe que o Planeta Terra é formado por muita água, mas 97% dessa água toda está os oceanos e mares, e é salgada; 2% está armazenada nas geleiras, em lugares quase inacessíveis. Apenas 1% de toda a água do Planeta está disponível para uso, armazenada nos lençóis subterrâneos, lagos, rios e na atmosfera: Oceanos - 97,40%, Geleiras - 1,979%, Águas Subterrâneas - 0,59%, Rios e Lagos - 0,03% e Atmosfera - 0001%.

Mesmo assim, durante milênios a água foi considerada um recurso infinito. A generosidade da natureza fazia crer em inesgotáveis mananciais, abundantes e renováveis. Hoje, o mau uso, aliado à crescente demanda pelo recurso, vem preocupando especialistas e autoridades no assunto, pelo evidente decréscimo da disponibilidade de água limpa em todo o planeta.

Onze países da África e nove do Oriente Médio já não têm água. A situação também é critica no México, Hungria, Índia, China, Tailândia e Estados Unidos.


=> volta ao início desta página  

A SITUAÇÃO DO BRASIL

O desperdício hoje é apontado por órgãos das Nações Unidas como um dos principais inimigos a serem combatidos. A maioria da população não dá o mínimo valor para o líquido da vida. Age como se água fosse um bem inesgotável. De acordo com estudos feitos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o consumo poderia ser reduzido em um terço se os consumidores adotassem medidas simples de economia.

Países como o Brasil e os EUA, que dispõe de muitas reservas de água, ainda convivem com a cultura do desperdício. Nos países europeus, que já enfrentaram períodos de escassez de vários produtos, a economia de água faz parte dos hábitos da população. Até as instalações hidráulicas são projetadas para reduzir o consumo. As válvulas de descarga são reguladas para usar menor quantidade de água. Somente nos últimos anos é que as associações das empresas de saneamento e dos fabricantes de equipamentos sanitários no Brasil começaram a se preocupar com ações para combater o desperdício.

A reciclagem é uma das práticas mais eficientes para a preservação dos recursos naturais. O que pouca gente sabe é que isso vale também para a água. O presidente da Seção Paraná da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Nicolau Obladen, revela que já se estuda a possibilidade de reaproveitar os esgotos para a produção da água potável." Hoje, após o tratamento, o esgoto é jogado fora" lembra. "A reutilização da água seria uma alternativa para períodos de escassez."

Além de água potável, outro subproduto aproveitável do esgoto é o lodo formado nas estações de tratamento. As pesquisas para o uso desse material na produção de fertilizantes agrícolas estão bem adiantadas.


=> volta ao início desta página
O QUE NÓS PODEMOS FAZER?

* Chuveiro: em 15 minutos de banho, são gastos 105 litros de água. Se reduzirmos o tempo para dez minutos, o consumo cai para 70 litros.

* Pia do banheiro: quem mantém a torneira aberta o tempo todo enquanto lava as mãos, consome sete litros. Ao fazer a barba, gasta-se 65 litros, contra menos de um litro consumido pelos usuários que só abrem a torneira para enxaguar. E possível escovar os dentes com apenas um copo de água, mas as pessoas que não fecham a torneira durante a escovação gastam mais de 10 litros.

* Descarga: o vaso sanitário pode ser responsável por até 50% do consumo residencial, por isso não jogue no vaso cigarros, absorventes ou papéis, que exigem maior gasto de água na descarga.

* Vazamentos: uma torneira que pinga durante um mês desperdiça dois metros cúbicos, o suficiente para atender as necessidades de uma pessoa por duas semanas.

* Maquinas de lavar roupa: quando lavar roupas, use a capacidade máxima da máquina. A água do último enxágue, no tanque ou na máquina, pode ser reaproveitada para ensaboar tapetes, tênis e até cobertores. Serve ainda para lavar o carro.

* Mangueira: lavando o carro com a mangueira aberta, o consumidor gasta 360 litros, o que corresponde à cota diária de 2,5 pessoas. O correto é usar balde ou mangueira com bico de pressão."

Autor: Antonio Carlos de São José (texto - 1º lugar)
Anderson Toledo Rodrigues (desenho - 2º lugar)
Escola: Senai Ítalo Bologna - Itu - Curso Profissionalizante

 
 
 
 
 

mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões

VOLTAR

=> volta ao início desta página 


 
Educação Ambiental => Concurso da Primavera 2000 => Premiados 2000

Jornal Urtiga  =>  Urtiga 140