AÇÕES DA AIPA - EA
LEIS DE EA
NO BRASIL
TEXTOS INSPIRADORES
TRATADOS
DICAS
PRÁTICAS
CONCURSO
DA PRIMAVERA
RELATOS

 

 

Concurso da Primavera 2001!!!

PRIMAVERA 2001
CATEGORIA SEXTA SÉRIE

TEMA: ECONOMIA DA ENERGIA ELÉTRICA


ENERGIA E
MEIO AMBIENTE


1º LUGAR - GABRIELA A. A. MOREIRA 

 2º LUGAR - ANA CAROLINA RIBEIRO

MENÇÃO HONROSA - SYBILLE C. O. A. NASCIMENTO

MENÇÃO HONROSA - PAULA L. DE SOUZA CRUZ

=> volta à lista dos Premiados em 2001


1º LUGAR - Gabriela Alves A. Moreira

"ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA"

Nós temos que economizar energia por um simples fato: para não ficarmos sem ela, e também para não aumentar o roubo nas ruas, ou nas escolas. Não é só um ou outro que tem que economizar, agora é todo mundo.

Só porque tem que economizar energia, não tem que ficar sem o uso do computador, por exemplo. Pode usar, mas na medida certa, na hora que gastar menos para usar a Internet.

Como economizar energia? Quando sair de um lugar para ir ao outro, desligar a luz. Vamos dar um exemplo: quando estiver assistindo televisão e quiser usar o computador, desligue a televisão. Mexa no computador, mas não vá ficar muito tempo. Mais tarde, você mexe mais um pouco.

Outro caso é o do chuveiro elétrico. Todo mundo gosta muito de ficar vários minutos, ou até uma hora. Infelizmente, não podemos mais ficar aquele tempo todo no chuveiro. Agora temos que ficar muito menos. É ruim, mas se não economizarmos, podemos ficar sem tomar banho.

Muitas cidades, estados, já passaram pelo apagão. Se a sua cidade ou estado ainda não passou por isso, faça de tudo para evitar o apagão. Imagine: é noite e você saiu de casa com o seu irmão, por exemplo para comprar pão na esquina. De repente apaga tudo. As luzes das ruas estão todas apagadas. Você e o seu irmão voltam para casa rapidinho, mas de repente, vem um homem de roupa preta, com um gorro na cara, e rouba o pão de vocês.

É horrível, né? Mas infelizmente isso é realidade. Então, vamos economizar. Porque essa luta para ser vencida depende de você!

Gabriela Alves A. Moreira - 12 anos
Col. Mère Marie Theodore Voiron - Objetivo Jr.

 
 
 
 
 
 
 
=> volta ao início desta página
Ajude a divulgar as atividades da AIPA


2º LUGAR - Ana Carolina Ribeiro

"ECONOMIA DE ENERGIA"

 

Todos nós sabemos que está acontecendo o racionamento de energia. E todos têm que economizar, pois isso não custará nada. Para economizar, siga as dicas:
  • Mercadinho: Desligou dois freezers, só acende as luzes à noite.
  • Padaria: Desligaram a geladeira que pouco se usava, acende as luzes só à noite.
  • Fátima: Não usa microondas, não usa rádio relógio, não usa centrífuga, trocou as lâmpadas comuns para fluorescentes.
  • Rosa: Toma banho de caneca, acende a luz quando necessário, não liga o dia inteiro a televisão.
  • Em casa: Desligou o microondas, não usa ventilador, desligou o freezer, acende a luz quando está escuro, desligou o telefone sem fio.
  • A escola: Acende as luzes quando é necessário ligou o bebedouro automático quando precisa de água gelada, não usa o ventilador todos os dias nem toda hora.

Fazendo assim, todos nós economizaremos energia e ninguém ficará sem.

Ana Carolina Ribeiro - 12 anos
EE Prof Rogério Lázaro Toccheton - Itu

 
 
 
 
 
 
=> volta ao início desta página


=> volta à lista dos Premiados em 2001
MENÇÃO HONROSA - Sybille C. O. A. do Nascimento

"FALTA DE ÁGUA , FALTA DE ENERGIA: ECONOMIZE !"

Um ser conhecido como "homem" é muito egoísta, só pensa em si próprio. Polui rios lagos e mares, desmata as margens, corta barrancos, joga todo tipo de lixo na água, desde recicláveis e orgânicos até altamente poluidores como o mercúrio, polui o ar atmosférico.Faz de tudo pensando em dinheiro. Acaba alterando todo o eco - sistema , alterando o clima, o relevo, o leito dos rios, o solo, o ar. Mas chega uma hora que a natureza corresponde, " dá o troco " . Isso é o que está começando a acontecer.

O volume de água dos rios diminuiu, falta água para abastecer as usinas hidrelétricas, o que significa que quem não utilizar pouca e corretamente a energia elétrica, pode ficar sem.

Economizar energia não é só apagar a luz quando não há ninguém no cômodo, desligar a TV quando ninguém está assistindo, desligar uma das geladeiras, diminuir o uso do microondas, usar o chuveiro elétrico na posição de " verão ", passar toda roupa de uma vez só, substituir as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, não deixar a geladeira aberta por muito tempo na hora de pôr e retirar alimentos e verificar se, quando fechada, vasa ar , diminuir o tempo de banho, utilizar vassoura no lugar do aspirador de pó, é também contribuir com a reciclagem, não poluir rios, mares e lagos, não jogar lixo nas ruas, não desperdiçar água, e saber aproveitar os elementos naturais , como a luz solar.

Assim estaremos todos garantindo um futuro com água potável, e energia elétrica. Não se esqueça de ECONOMIZAR

Sybille C. O. A. do Nascimento - 12 anos - Colégio Integrado Monteiro Lobato - Itu

 
 
 
 
 
 
=> volta ao início desta página


=> volta à lista dos Premiados em 2001
MENÇÃO HONROSA - Paula Larissa de Souza Cruz

"ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA"

Embora muitas pessoas acreditem que a crise energética teve inicio com Fernando Henrique Cardoso, ela já vinha sendo ameaçada há muitos anos atrás . Há décadas, já se faziam alertas sobre a fragilidade do sistema energético brasileiro e que os sonhos de crescimento dopais, se frustrariam, sem mais investimento neste setor. Enfim, nada se fez e a crise foi inevitável.

Agora o governo investe em projetos que não permitam que essa crise aumente. As usinas termelétricas, são as mais rápidas alternativas para o Brasil. Existem 49 delas já projetadas, mas somente 9 , estão em fase avançada. Juntas poderiam produzir tanta energia quanto Itaipu.

A crise de energia não ocorre somente no Brasil. A demanda por energia elétrica, cresce mais a cada ano e muitos países , no mundo todo , sofrem com falta de energia. A previsão, é que vá dobrar essa demanda até 2030.

Um estudo recente, apontou o perigo de blecautes na Espanha, no mês de agosto, devido à visita de muitos turistas nesta época. O motivo é a falta de investimentos e aumento de consumo. Os apagões são comuns em países mais precários, como Índia, Paquistão, Nigéria, Geórgia e Armênia, pois, nesses países falta dinheiro para a manutenção.

São muitas as alternativas de energia para o Brasil, mas, ainda assim, as hidrelétricas é a melhor das alternativas, pois aproveita a abundancia de rios que temos neste país, não polui o meio - ambiente e é mais barata para o consumidor, em relação as outras fontes de energia.

Paula Larissa de Souza Cruz - 12 anos
Colégio Cidade de Salto - Objetivo

 
 
 
 
 
 
=> volta ao início desta página

 

mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões

voltar

=> volta ao início desta página 


 
Educação Ambiental => Concurso da Primavera 2001 => Premiados 2001

Jornal Urtiga