AÇÕES DA AIPA - EA
LEIS DE EA
NO BRASIL
TEXTOS INSPIRADORES
TRATADOS
DICAS
PRÁTICAS
CONCURSO
DA PRIMAVERA
RELATOS

 

Concurso da Primavera 2001!!!

PRIMAVERA 2001
CATEGORIA SUPLETIVO

TEMA: HIDRELÉTRICAS E CONSUMO DE ENERGIA



ENERGIA E
MEIO AMBIENTE
 


1º LUGAR - CRISTIANE GIACOMELI OLIVEIRA  

 2º LUGAR - ELIETE QUERINA DOS SANTOS

MENÇÃO HONROSA - RITA DE CASSIA L. DE CONCEIÇÃO

MENÇÃO HONROSA - CLARICE A. ALEIXO SILVA

MENÇÃO HONROSA - SÉRGIO A. DE OLIVEIRA ROSSETO

=> volta à lista dos Premiados em 2001


1º LUGAR - Cristiane Giacomeli Oliveira

"ENERGIA QUE UTILIZAMOS"

Desde os tempos mais remotos, o homem buscou fontes energia para realizar seus trabalhos, e meios para aumentar a sua produção.

Através de tentativas e experiências, ele utilizou a força do vento e da água para movimentar seus moinhos e outras máquinas rudimentares. Com isso, acabou descobrindo a energia elétrica e suas aplicações.

Todos ouvimos falar em eletricidade, mas o que é eletricidade? Cientificamente é dito que é o movimento contínuo dos elétrons em fios condutores.

A energia elétrica é produzida, em hidrelétricas, pelo movimento da água, que faz funcionar enormes geradores, e assim, é enviada às redes elétricas através de condutores, chegando até a nossa casa.

Quando a eletricidade é liberada da hidrelétrica, ela sai com milhões de kW para serem distribuídos às cidades. Mas não observamos que há uma enorme perda de energia que passa pelas torres de transmissão, causada pelas queimadas. De acordo com a norma da Bandeirante, deve haver uma distância de 15 metros desde as torres até as plantações, ou outras plantas na região. Outro fator é a seca que nos castiga. Não havendo chuvas, não há água suficiente para a produção de energia.

Assim começa um ciclo de redução no consumo de energia elétrica, e também da água tratada. Outro fator é o grande crescimento das populações e indústrias. Há, também, o mau uso e o desperdício, que contribuíram para a crise de energia elétrica.

Agora, todos nós estamos conscientes da necessidade de economizar. Devemos apagar as luzes dos cômodos, quando não houver ninguém. Desligar todos os aparelhos das tomadas, pois se estiverem em tempo de espera estarão consumindo energia. Sempre acumular as roupas para lavar e passar, pois o ferro elétrico também sobrecarrega o relógio de força, e também ser breve nos banhos. Trocar lâmpadas comuns pelas fluorescentes, pois consomem menos energia.

Assim, cada pessoa recebeu uma meta a ser cumprida. Aqueles que economizarem receberão bônus por isso.

Aqui estão algumas informações que consegui coletar. Se cada um fizer um pouquinho de sacrifício, conseguiremos vencer essa crise.

O governo disse que está tomando as providencias cabíveis para acabar com este problema que tanto afeta a população. Instalando, assim, novos geradores para aumentar a capacidade de produção de energia.

Com certeza, todos juntos conseguiremos vencer!

Cristiane Giacomeli Oliveira - 25 anos - Maria da Gloria A. Amirat - Itu

 
 
 
 
 
 
 
=> volta ao início desta página
Ajude a divulgar as atividades da AIPA


2º LUGAR - Eliete Querina dos Santos

"OS PROBLEMAS GERADOS PELA FALTA DE ENERGIA"

O consumo de eletricidade em nosso país vem aumentando a cada ano. O governo brasileiro tem promovido inúmeras campanhas com o objetivo de conscientizar a população para evitar o desperdício de energia. A falta de energia elétrica gera muitos transtornos no dia a dia do país, porque dependemos da eletricidade para trazer mais conforto.

Com o racionamento da energia para evitar o apagão, poderá aumentar o desemprego que é um dos grandes problemas sociais do mundo todo.

Com a falta de energia o comércio é prejudicado, nos hospitais, nas escolas os transtornos são grandes.

A falta de energia elétrica atrapalha toda a rotina de uma dona de casa, num escritório de contabilidade cheio de computadores e outras máquinas, num supermercado com refrigeradores e freezers necessários para resfriar ou congelar alimentos.

E ainda, imagine como é horrível viver na escuridão! E porque estamos quase sem energia?

Por que nossas reservas de água estão muito baixas pela falta de chuva, e também pela incompetência dos nossos governantes, que não tomam as devidas providências antes que os problemas apareçam!

Eliete Querina dos Santos - 30 anos - Supletivo Municipal Unidade II

 
 
 
 
 
 
=> volta ao início desta página


=> volta à lista dos Premiados em 2001

MENÇÃO HONROSA - Rita de Cassia Lima de Conceição

"VAMOS ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA?"

... sim, vamos, porque dela depende a sociedade em que vivemos.

Lembramos que a energia elétrica no Brasil depende de usinas hidrelétricas que são movidas a água. O governo federal impôs um plano de racionamento provisório de energia, ou seja, todos os consumidores residenciais, comerciais, industrias e rurais deverão economizar determinadas porcentagens.

E o poder executivo, o que está fazendo para resolver esse problema, que não deveria esperar ter chegado a esse ponto !

Já foi alertado por especialistas quanto à necessidade de investimentos neste setor. Mas, como não foram providenciadas soluções anteriores ao acontecimento, cabe a nós como cidadãos e consumidores tomarmos alguns cuidados quanto a economia.

Como por exemplo:

* Apagando a luz em ambientes em que ninguém estiver ocupando,
* Ficando o tempo mínimo no banho,
* Desligando alguns aparelhos domésticos e usando-os só quando for muito necessário.
*
Usando o gás de cozinha ao invés do microondas.

Há também algumas opções de uso racional de energia:

* Manter limpo os furos do espalhador do chuveiro.
* Posicionar o refrigerador e ou freezer na temperatura ambiente,
* Não colocar alimentos quentes dentro da geladeira, verificando se a porta está bem vedada.
*
Utilizar máquina de lavar, secadora e tanquinho na sua capacidade máxima de roupas.
*
Acumular roupas para passar, usando o ferro elétrico pelo menos a cada 15 dias.
*
Trocar lâmpadas incandescentes por compactas fluorescentes.
*
Verificar se não há fuga de corrente elétrica nas instalações, ou seja, desligar todos os aparelhos da tomada, e também as lâmpadas verificando se o disco do medidor continua girando (caso isso ocorra, indica que está havendo fuga de corrente elétrica e o problema deverá ser solucionado por um profissional).

E finalizando, se nós todos como cidadãos assim como nossos governantes devemos promover constantemente o uso racional de energia elétrica, água e recursos naturais em geral.

Assim, certamente teremos um futuro com desenvolvimento e melhor qualidade de vida.

Rita de Cassia Lima de Conceição - 42 anos
Supl. Maria da Gloria I ª Amirat - Itu

 
 
 
 
 
 
=> volta ao início desta página

=> volta à lista dos Premiados em 2001


MENÇÃO HONROSA - Clarice Aparecida Aleixo Silva

"HIDRELÉTRICAS BRASILEIRAS"

As maiores usinas hidrelétricas do Brasil são : a usina hidrelétrica de Tucuruí e a usina hidrelétrica de Itaipu.

A usina hidrelétrica de Tucuruí está localizada no trecho inferior do Rio Tocantins, a 350 Km ao Sul de Belém , capital do Estado. Durante a segunda etapa desta usina, serão acrescidas 11 turbinas que vão ampliar a capacidade de geração de 4.000 para 8.370 MW, em 2006.

A usina hidrelétrica de Itaipu pertence ao Brasil e ao Paraguai. Ela visa o aproveitamento dos recursos hídricos do rio Paraná. O Tratado de Itaipu estabelece que a energia deve ser dividida igualmente entre ambos os países. As obras de construção foram iniciadas em 1975 e em maio de 1984, começou a funcionar a primeira unidade geradora.

Em 2000, a Usina Itaipu produziu cerca de 93.428 GWh. Itaipu, em conjunto com a Eletrobrás e a Ande, decidiu instalar duas unidades geradoras adicionais de 700 MW. Prevê-se que essas duas unidades entrem em operação comercial até o segundo trimestre de 2004, o que elevará a potência de Itaipu para 14.000 MW.

Clarice Aparecida Aleixo Silva - 34 anos
Supletivo Municipal Unidade 2 - Itu

 
 
 
 
 
 
=> volta ao início desta página


=> volta à lista dos Premiados em 2001

MENÇÃO HONROSA - Sérgio A. de Oliveira Rosseto

"QUAIS PROBLEMAS CAUSADOS PELA FALTA DE ENERGIA?"

 

São muitos os problemas que a falta de energia elétrica nos causa. Imaginem um hospital sem energia, os pacientes que dependem dos aparelhos elétricos para sobreviver... isso acabaria causando muitas mortes.

Em nossa casa quase tudo o que fazemos depende de energia elétrica como: tomar banho, assistir tevê, nossa geladeira sem energia o que seria de nós?

Imaginem quantos acidentes aconteceriam com o sistema de trânsito desligado, se ele ligado já causa muitos acidentes, isto é , já é um caos total.

A verdade é que se não tomarmos as devidas providências nesta questão, pode ser que daqui alguns anos fiquemos sem luz, ou pior, que nossos filhos nem cheguem a conhecê-la.

Então aqui vai um recado de amigo: "Vamos economizar energia elétrica."

Sérgio Aparecido de Oliveira Rosseto - 23 anos - Supletivo Municipal Unidade 2 - Itu

 
 
 
 
 
 
=> volta ao início desta página

mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões

voltar

=> volta ao início desta página 


 
Educação Ambiental => Concurso da Primavera 2001 => Premiados 2001

Jornal Urtiga