AÇÕES DA AIPA - EA
LEIS DE EA
NO BRASIL
TEXTOS INSPIRADORES
TRATADOS
DICAS
PRÁTICAS
CONCURSO
DA PRIMAVERA
RELATOS




CONCURSO DA PRIMAVERA - 11ª EDIÇÃO

TEMA CENTRAL
“VAMOS PROTEGER NOSSOS RECURSOS NATURAIS?”



AQUI OS PREMIADOS DA CATEGORIA ENSINO FUNDAMENTAL - 8ª SÉRIE

Veja aqui, como participar
SUBTEMA: UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS NÃO RENOVÁVEIS

apoie e prestigie o Concurso da Primavera


 

PRÊMIO
CARTA DE APRESENTAÇÃO

CARO PRESIDENTE DA REPÚBLICA...
(também publicado no Urtiga 158 - set/out 2003 - p. 2)

inicio desta página

Somos um grupo de estudantes do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio. Por meio desta carta, comunicamos que estamos criando uma ONG para tentar solucionar alguns dos muitos problemas nacionais relacionados aos recursos naturais não renováveis.

Temos a água, o ar e o solo .... Cada vez mais notamos problemas preocupantes que vêm acontecendo com esses recursos, fundamentais ao homem. Aqui se fala da poluição causada pelo descaso, devido à não utilização de filtros, nas chaminés e escapamentos automobilísticos, só para citar o mínimo de exemplos.

O rio Tietê é o exemplo mais visível de poluição. Sujeiras como garrafas e até produtos químicos geralmente são despejados diariamente pelas indústrias.

O solo vem sofrendo grande desgaste por causa das queimadas, desmatamentos e extração demasiada do petróleo.

Com infinitas idéias, nossa ONG tem como finalidade criar projetos com o apoio da sociedade, empresas e organismos internacionais, sempre a fim de conscientizar a todos sobre a importância da preservação do meio ambiente e não fazer o uso inadequado dos recursos naturais não renováveis. Se não são renováveis é porque um dia irão se esgotar no planeta.

É nessa evidência que depositamos nossa preocupação.

Certos do apoio e sem mais para o momento, aproveitamos para apresentar os nossos cumprimentos. Contamos com a sua consideração e uma carta-resposta. Obrigado!

Cada vez mais notamos problemas preocupantes que vêm acontecendo com esses recursos, fundamentais ao homem. Aqui se fala da poluição causada pelo descaso, devido à não utilização de filtros, nas chaminés e escapamentos automobilísticos, só para citar o mínimo de exemplos.

O rio Tietê é o exemplo mais visível de poluição. Sujeiras como garrafas e até produtos químicos geralmente são despejados diariamente pelas indústrias.

O solo vem sofrendo grande desgaste por causa das queimadas, desmatamentos e extração demasiada do petróleo.

Com infinitas idéias, nossa ONG tem como finalidade criar projetos com o apoio da sociedade, empresas e organismos internacionais, sempre a fim de conscientizar a todos sobre a importância da preservação do meio ambiente e não fazer o uso inadequado dos recursos naturais não renováveis. Se não são renováveis é porque um dia irão se esgotar no planeta. É nessa evidência que depositamos nossa preocupação.

Certos do apoio e sem mais para o momento, aproveitamos para apresentar os nossos cumprimentos. Contamos com a sua consideração e uma carta-resposta. Obrigado!

Autores (14 anos)

Gabriel de Salles Ferro
Thiago Roberto Ortega Camargo
Fernando Marcellus Fernandes Duque
Taís Carneiro Ghiotto
Mariana dos Santos de Campos
Luiz Henrique Lino

Prof.ª Nirlei S. L. Fioravante / Colégio Voiron Objetivo - Itu



apoie e prestigie o Concurso da Primavera

2º PRÊMIO
UTILIZAÇãO DOS RECURSOS NATURAIS NãO RENOVáVEIS
(também publicado no Urtiga 158 - set/out 2003 - p. 2)

 
inicio desta página
 

Hoje em dia, todos os países vivem do petróleo, do qual são feitos os principais combustíveis usados atualmente, como a gasolina, o diesel e querosene de aviação: não podem faltar, pois a vida na cidade para.

As reservas de petróleo são grandes, mas breve devem acabar. Por isso o homem precisa encontrar e utilizar outras fontes de energia. Num século, este combustível assumiu uma importância enorme para o desenvolvimento de todos os países.

No Brasil, a exploração de petróleo está entregue à Petrobrás. São realizadas diversas pesquisas para localizar lençóis petrolíferos, mesmo em zona submarina, assim como em subsolo.

O petróleo, somente na segunda metade do século, começou a ser explorado industrialmente. Com o advento do automóvel, sua importância tornou-se incalculável, sendo hoje utilizado para inúmeros fins, seja na terra, no mar ou no ar, seja, outrossim, em tempos de guerra ou paz.

No fundo, essa corrida mundial sem precedentes à procura de petróleo é movida pela poderosa pressão dos povos, no sentido do desenvolvimento de suas economia pelo aumento dos recursos energéticos.

Num vazamento, a contaminação é resultante da descarga de navios petrolíferos e de acidentes com navios de refinarias, e de extração de petróleo no mar. Os efeitos ecológicos são desastrosos: poluição de praias, envenenamento de plâncton, de peixes, mamíferos e aves marinhas.

A humanidade cresce vertiginosamente. A cada ano contam-se mais casas, mais veículos, mais indústrias, mais aparelhos eletrodomésticos, o consumo de energia não para de aumentar. As reservas de carvão, gás e petróleo diminuem rapidamente. Como sabemos, esses recursos naturais não são renováveis.

Os governantes e a sociedade civil chegaram a duas grandes conclusões: é preciso utilizar os combustíveis do modo mais econômico possível; é preciso pesquisar novas fontes de energia, dar prioridade às fontes alternativas que custam mais barato e não destruam para sempre nosso meio ambiente.

Autora:
Pamela Cristina dos Santos
(14 anos)

Prof.a Edna, Prof.ª Sônia e Prof.ª Maximila / E.E. Prof.ª Maria Aparecida Fernandes Leite - Porto Feliz

 



apoie e prestigie o Concurso da Primavera

MENÇÃO HONROSA
UTILIZAÇãO DOS RECURSOS NATURAIS NÃO-RENOVáVEIS
inicio desta página

Existem várias alternativas na utilização de recursos naturais não-renováveis, que poderiam contribuir na preservação da natureza e beneficiar muitas pessoas em nosso cotidiano.

Uma delas é a rotação de culturas, que torna o solo mais fértil e produtivo, pois, a monocultura desgasta o solo, provocando erosões e deixando-o improdutivo e de baixa fertilidade.

Um outro exemplo é o petróleo, muito usado como combustível para automóveis, e de grande importância para outros setores. Pode se esgotar e, para resolver o problema, o gás natural, já implantado como alternativa entre os combustíveis, seria a solução. Pois, o preço é baixo, muito econômico e os poluentes lançados na atmosfera seriam em um número menor.

Um assunto muito discutido é sobre as usinas nucleares, em que é fabricada a energia nuclear: com alto poder radioativo, portanto, muito perigoso aos seres humanos.

Muitos dizem que seria importante investir em energia nuclear no país, já que temos uma usina nuclear e um reator que são seguros e haveria um aumento de tecnologia.

Muitas pessoas são contra, porque acham desnecessários, poderia ocorrer um acidente como na usina soviética de Chernobyl, que matou muitas pessoas. E esta alternativa energética é de alto investimento. As usinas nucleares seriam importantes, pois o país está consumindo energia demais e as hidrelétricas não estão suprindo o consumo.

Mas, a maioria da população acha que poderiam ser feitas usinas termoelétricas, que seriam de baixo custo e teriam segurança.

A água utilizada nas atividades domésticas e industriais é devolvida ao meio ambiente carregada de substâncias tóxicas ou de matérias orgânicas acima da capacidade de absorção dos rios, lagos e mares. A poluição orgânica desequilibra o ecossistema aquático, matando vários seres vivos. A solução seria o tratamento dos esgotos domiciliares e industriais, retornando limpa à natureza.

O país tem alternativas e soluções para os recursos naturais não-renováveis, que seriam importantes para o nosso meio ambiente e para a nossa utilização, pois, assim teremos um país melhor.

Autor:
João Cleber Almeida - 13 anos

Prof.ª Edna e Prof.ª Neusa / E.E. Prof.ª Maria Aparecida Fernandes Leite - Porto Feliz




apoie e prestigie o Concurso da Primavera

MENÇÃO HONROSA
UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS NÃO RENOVÁVEIS
inicio desta página

Os recursos naturais não-renováveis não podem ser repostos, pois são esgotáveis. São eles: o petróleo, o ferro, o ouro, a prata, a água, etc. Sua utilização impõe limites pois, para recriá-los, a natureza levaria milhões de anos.

O petróleo é conhecido desde a antiguidade e adquiriu importância decisiva na economia mundial a partir de fins do século passado, com o aperfeiçoamento dos motores, tornando-se o combustível mais usados nos meios de transportes em geral. O petróleo é um combustível formado por uma mistura de hidrocarbonetos de cor prata esverdeada.

Atualmente, as reservas de petróleo são equivalentes a um bilhão de barris, o que seria suficiente para o consumo mundial de apenas uns quarenta anos, no máximo, no máximo, baseando-se no atual nível de consumo máximo. Mas isto é relativo, porque há possibilidade de existir mais petróleo e o consumo tende a um declínio. Mesmo assim um dia ele pode se esgotar.

O ferro é encontrado em diversos continentes. Há enormes reservas de minério de ferro. Por apresentar impurezas contidas, há sério problema para o seu aproveitamento. O Brasil é o 2o. exportador mundial, sendo superado apenas pela Austrália. O ferro é usado na produção de aço, para a construção de máquinas, chapas para automóveis, etc.

As maiores minas mundiais de extração de ouro encontram-se na região do Rand no Transvoal, áfrica do Sul. O ouro é utilizado na fabricação de medalhas, troféus, jóias, etc.

A prata perdeu em parte a sua importância econômica, depois que passou a ser utilizada na fabricação de moedas, relógios, adornos, etc.

Já a água é fundamental para todos os seres vivos. Ela é indispensável em nossas atividades domésticas, nas indústrias, na navegação e como fonte geradora de energia elétrica.

Por isso, o homem precisa zelar para que esses materiais sejam explorados com cuidado e respeito, a fim de que continuem existindo como fontes de matéria-prima para o seu trabalho, economia e conforto.

Autores:

Aron Alberg Francisco Cruz - 14 anos
André Citroni Silva - 14 anos
Bruna Rodrigues Nakajima - 15 anos
Fábio Pontojo Silva - 16 anos
William Orlando Santos - 14 anos

Prof.ª Maria José / E.E. Nelson Alves Vianna - Tietê


ANTERIOR               PRÓXIMA

VOLTAR À LISTA DE PREMIADOS

FOTOS DA PREMIAÇÃO (22/09/2003)

VOLTAR


apoie e prestigie o Concurso da Primavera

apoie e prestigie o Concurso da PrimaveraVALE SABER

Todos premiados receberam certificados.

Além disso, 1
º e 2º colocados ganharam prêmios oferecidos por empresas da região e têm seus trabalhos reproduzidos no jornal Urtiga (edições 158 e 159).

As escolas e professores de alunos vencedores, com importante participação no Concurso da Primavera, ganharam certificado da AIPA.



mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões

inicio desta página

URTIGA  =>   EDIÇÃO 158

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
  => PREMIADOS NA PRIMAVERA 2002

HOME PAGE