AÇÕES DA AIPA - EA
LEIS DE EA
NO BRASIL
TEXTOS INSPIRADORES
TRATADOS
DICAS
PRÁTICAS
CONCURSO
DA PRIMAVERA
RELATOS

 



um espaço aberto à sua contribuição!

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
RELATOS -2


 

FAZENDO UM MINHOCÁRIO NA ESCOLA

O minhocário que foi montado no Colégio Almeida Jr., em Itu, no segundo semestre de 2002, pode servir como dica para quem quer observar um pouco da vida animal, dentro do solo, para torná-lo mais fértil.

A descrição é de Marcelo Mattiuci, coordenador de Educação Ambiental da AIPA

 

MATERIAIS

  • 1 garrafa PET (2 litros) transparente,
  • areia,
  • terra
  • esterco (pequena quantidade),
  • um pouco de água
  • saco de lixo preto
  • minhocas de diversos tamanhos (no máximo 5 o ou 6).

 

COMO MONTAR

Pegue a garrafa e corte o gargalo. Vá dispondo em camadas, de 2 cm aproximadamente na seguinte ordem terra (no fundo da garrafa, 2 cm), em seguida de areia (2cm), esterco (2cm), novamente a terra e assim sucessivamente. A última camada deverá ser de esterco. (chamaremos de substrato esta combinação)

Coloque as minhocas sobre o substrato e observe que em poucos minutos elas irão se esconder no meio deste substrato. Em seguida, coloque cuidadosamente o equivalente a meio copo de água no centro da garrafa (não deixar escorrer no canto para não desmanchar as camadas). Por último cubra toda volta da garrafa com o plástico preto (não cobrir em cima).

 


 

MANUTENÇÃO

Deixe o minhocário num canto da sala de aula ou em casa. Não pode receber sol diretamente, porém, deve haver luminosidade. Sempre que necessário molhar com meio copo de água (cuidado para não encharcar).

minhocário bem feito não tem cheiro algum. Para observar o que está acontecendo, basta baixar o plástico. Mas é importante coloca-lo novamente na posição original, para permitir o desenvolvimento normal das minhocas.


 

O QUE OBSERVAR:

Para realizar a observação, basta baixar o plástico que encobre a parte lateral da garrafa, colocando-o de volta, para proteger o local da luz. Será possível notar que:

  • Quando se baixa o plástico, as minhocas "fogem" para o meio do substato. Isso acontece pois elas não suportam muita claridade.

  • Pouco tempo após a montagem do minhocário, as minhocas misturarão as camadas, o que quer dizer que elas "comem" a terra, areia, esterco, transformando tudo em húmus, que constitui um excelente adubo natural para as plantas.

  • O húmus (pequenos grânulos bem escuros) aparece primeiro na parte superficial do minhocário.

  • Depois de aproximadamente dois meses (vai depender do material utilizado), não será possível visualizar as camadas pois as minhocas terão transformado tudo em húmus.

 

MAIS ATIVIDADES

  • O húmus produzido poderá ser utilizado na horta, jardim, vasos de flores, etc.

  • É interessante ao final da experiência, contar o número de minhocas e comparar com a quantidade colocada no início do minhocário.

  • O ideal é que seja feito um registro (desenho ou escrita) semanal do que está acontecendo no minhocário.


MINHOCÁRIO NO AQUÁRIO

Em vez da garrafa PET, também pode se usar um aquário (pequeno ou médio), podendo-se então aumentar a quantidade de minhocas (não colocar mais do que 15 minhocas). Neste caso, ao invés de meio copo de água, molhar o substrato com o dobro (um copo), sempre que necessário.

Em uma escola, onde o número de crianças é maior, a observação se torna mais fácil com o aquário, mas atenção: é preciso tomar muito cuidado no transporte, já que o aquário é de vidro, mais frágil portanto.


 


mande seu e-mail
Clique na imagem para mandar seu e-mail
com comentários, críticas, sugestões


relato anterior              
voltar            próximo relato

 


Conheça e participe dos programas da AIPA



inicio desta página

      Home    Conheça a AIPA    Nossas Árvores/Viveiro     Jornal Urtiga    
Notícias     Educação Ambiental/Projeto Hortas     Cursos     Visite a AIPA   
Vitrine de Produtos     Associe-se     Parceirizando     Quem faz a AIPA